domingo, 24 de março de 2013

COLOCANDO O PODER MENTAL EM PRATICA

  O PODER DA ATITUDE MENTAL
 
 
 O PODER DA ATITUDE MENTAL

1. A atitude mental é a soma das crenças, valores, identidades, expectativas, convicções, hábitos, decisões, opiniões e padrões de pensamentos e temos em relação a nós mesmos, aos outros e à vida.
2. Muitas atitudes mentais são transmitidas pelas famílias, pela sociedade, pelas autoridades religiosas e pelos professores mas é possível mudar os pensamentos e as atitudes mentais para atrair tudo que desejarmos.
3. A mente compõe-se de corpo, mente consciente e inconsciente. A parte consciente dá a ordem e a inconsciente a realiza no corpo. Para escolher um novo caminho, crie uma imagem mental clara de sua nova atitude e direcione toda a sua atenção e energia para esses novos pensamentos, convicções e crenças. A antiga atitude mental perderá força e morrerá.
O PODER DA VISÃO
“Por falta de visão, o povo vive sem freios.” – SALOMÃO/ PROVÉRBIOS 29:18
O PODER DAS ATITUDES MENTAIS REVELA QUE podemos de fato mudar nossos pensamentos, crenças, valores, opiniões e convicções de modo a refletir a pessoa que queremos ser, bem como para atrair o relacionamento, a situação e o sucesso que sonhamos ter em nossa vida.

O terceiro Princípio do Poder, o poder da visão, ajuda a criar uma imagem mental perfeita da vida que queremos, além de programar os pensamentos para produzir os resultados desejados.
Como vimos, existe uma lei básica que diz que tudo é energia. Também sabemos, graças à Lei da Atração, que vibrações similares se atraem e que diferentes se repelem. Portanto, cativamos pessoas e circunstâncias que vibram em harmonia ou em consonância com nossos pensamentos.
Para sermos bem-sucedidos, precisamos incorporá-los com firmeza em nossa mente. Alimentá-los, dar-lhes atenção, direcioná-los e nos tornarmos parte deles. E essencial alinhar o corpo, a mente e o espírito com o que desejamos.
O primeiro passo é definir com clareza o que queremos. A Bíblia diz: “Por falta de visão, o povo vive sem freios.”...
O QUE VOCÊ DESEJA?
A maioria de nós não possui o que deseja na vida porque não consegue definir exatamente o que quer. Em geral, nos deixamos levar por nossos condicionamentos e aceitamos as atitudes mentais e as opiniões da nossa família, da sociedade, da religião e de outras autoridades.
Essas ideias, crenças e processos mentais do passado se fixam em nosso inconsciente e nós os aceitamos sem questionar. A verdade é que criamos as circunstâncias que acatamos.
É preciso entender (ter consciência) esse processo para ter a possibilidade de mudá-lo. Quando percebemos que nossas atitudes mentais não nos beneficiam, devemos substituí-las. Assim, nos livramos de antigos condicionamentos e criamos nossos próprios sonhos.
Precisamos ter consciência do nosso personagem no filme da vida, quando nascemos entramos na estória da família, nosso personagem filho, criança... segue os pais - o carma familiar, a  consciência  de ser um cidadão do mundo, de ser parte da família da unidade, de ser Alma que está no movimento da unidade muda o final da estória.
Mais uma vez, pense na mente inconsciente como um jardim. Os hábito, atitudes mentais e perspectivas do passado são como ervas daninhas que crescem sozinhas. Não é necessário cultivá-las para que floresçam. Mesmo que cubra suas sementes com concreto, elas crescem através das fendas. No entanto, as belas flores do jardim simbolizam a nova atitude mental e a visão sem fronteiras. Essas precisam de amor e cuidado, ou seja, necessitam ser alimentadas regadas, tocadas, mimadas e protegidas das ervas daninhas.
Como a natureza abomina o vácuo, não adianta simplesmente arrancar as ervas daninhas. Se não forem repostas por novas flores, as pragas crescerão de novo. A antiga maneira de pensar deve ser constantemente substituída por novos pensamentos, de modo a manter o jardim de sua vida bonito e saudável.
A melhor forma de fazer isso é manter uma visão clara e forte de sua nova vida. Ela o conduzirá a um novo caminho e impedirá que as ervas daninhas voltem a crescer. É preciso se desprender do passado para abraçar o novo....
Faça com as crenças destrutivas desapareçam da sua mente, tendo a coragem de seguir  a lei da Unidade e da Atração.
O QUE É UMA VISÃO?
A visão é a imagem mental da vida que desejamos. Clareza é poder. Para conquistar o sucesso, crie a imagem mental mais arrojada que puder e a deposite na mente inconsciente.
Antes de iniciar o processo, quero explicar a diferença entre visão e meta. As metas são importantes, além de necessárias para que possamos progredir na vida. Mas uma visão não é uma meta sim algo muito mais amplo e poderoso. E a imagem completa de sua vida, inclusive os desafios pessoais e profissionais.
As metas fazem parte da visão e ajudam a nos conduzir aonde queremos chegar. Janet, por exemplo, gostaria de ser médica. Esse desejo incluía metas como se formar com louvor na faculdade de medicina, concluir a residência e abrir um consultório. Essas metas ajudaram Janet a se manter no caminho certo, porém “ser médica” era um projeto muito maior e inspirador do que “concluir a residência”.
“Ser médica” fazia parte de uma projeto mais amplo, que envolvia constituir família e ter uma casa. Essa visão manteve seu coração brilhando e suas emoções vivas mesmo quando eram as metas individuais que guiavam seus passos.
A visão de uma pessoa determina quais são suas metas e estas, por sua vez, são os marcos que registram seu progresso em direção à visão, que continuará influenciando cada pessoa depois que as metas individuais se realizarem.
Só você pode criar a sua visão. Outras pessoas — mulher, pais, irmãos, seu chefe e colegas — podem dar sugestões, mas a escolha final é sua.
 
OS TRÊS NÍVEIS DA VISÃO
 
Para criar uma visão elevada para você, considere os seguintes aspectos:
• O que deseja ser
• O que deseja fazer
• O que deseja ter
O poder da visão
O que “temos” e “fazemos” são partes importantes e maravilhosas de nossas vidas, mas a única parte imutável é o “ser”. É ótimo ter uma bela casa, tirar boas férias e conquistar outras metas materiais, porém é bom não esquecer que somos apenas administradores temporários desses bens.
Nós os aproveitamos durante algum tempo enquanto nosso eu é eterno. Você pode criar o sucesso material que desejar, mas precisará também idealizar um “ser” merecedor se quiser vivenciá-lo em sua plenitude. A vida não é apenas que temos ou fazemos. É também o que nos tornamos.
Toda mudança e crescimento duradouro acontecem de dentro para fora. Você pode fazer e ter o que desejar, porém o ideal é se envolver em algo que nos ajude a nos transformarmos cada vez mais em quem somos de fato.
Ao criar sua visão, inicie com o nível mais importante e poderoso: “ser”. Depois se desloque para o que quer “fazer” e, por fim, explore o que deseja “ter”. Johann Wolfgang Goethe disse: “Antes de fazer algo é preciso ser alguma coisa.”
CRIANDO SUA VISÃO
Como começar? As diretrizes para elaborar uma visão são as mesmas usadas para formar uma nova atitude mental:
1. Elabore uma visão tão real, concreta e compreensível quanto possível. Crie uma imagem que inclua seu ser físico, mental, emocional e espiritual. Encontre a harmonia entre seu lado pessoal e profissional.
Para algumas pessoas, trabalhar doze horas por dia é um bom equilíbrio. Para outras, não. Seja honesto sobre qual é um bom equilíbrio pessoal para você e leve em consideração os três níveis de sua visão (“ser”, “fazer” e “ter”).
A vida foi feita para ser plena em todos os níveis. Isso pode ajudá-lo a refletir sobre como quer ser lembrado, O que gostaria que as pessoas dissessem a seu respeito após sua morte? Como desejaria que as pessoas se referissem a você? Pense no bem que pode fazer às pessoas à sua volta e depois imagine-se nessa posição. Sinta como é ser essa pessoa. Torne-se essa pessoa em sua mente.
2. Pense de maneira livre. Liberte-se de todas as limitações em seu pensamento e permita-se sonhar. Aborde sua visão sabendo que pode ter qualquer coisa que desejar. Tudo é possível por meio da força de sua mente extraordinária.
3. Use sempre o presente do indicativo. Você é capaz de vivenciar o que deseja. Diga “Sou um bilionário” em vez de “Serei bilionário”. Seus bilhões ainda não chegaram, mas estão programados em sua mente inconsciente.
Se disser “Serei um bilionário”, não está se comportando como um. Se disser “Quero um carro novo”, sua mente inconsciente reproduzirá o desejo, não a realidade. Portanto, escreva: “Estou feliz e entusiasmado ao dirigir meu carro tão sonhado.”
4. Crie uma visão emocional. Deixe a emoção estimular sua visão. Seu inconsciente não consegue distinguir entre o que de fato acontece e algo que é intensamente imaginado. Por isso use palavras intensas, vibrantes e emocionantes que reforcem o poder de sua visão.
S. Seja cuidadoso ao expressar o que quer, em vez do que não quer. Se eu disser “Não pense numa casquinha de sorvete”, você terá de refletir sobre o que não pensar a fim de não pensar no sorvete. Se uma de suas metas for “não ficar doente”, pensará em doença, mas é melhor pensar em ser “sempre saudável”.
6. Inclua-se na imagem, não seja um mero observador. Quando peço para as pessoas fazerem esse exercício, elas quase sempre acham que estão olhando para si mesmas na imagem. Isso não funciona. É preciso fazer parte da nova visão.
 Se estiver vendo a si mesmo na cena, transmitirá ao seu inconsciente que ainda não se encontra na imagem. Só quando estiver nela, terá iniciado uma nova vida. E poderá dizer ao seu inconsciente: “Isso é real!” Ele então criará imediatamente essa realidade. Observe o que imaginaria ver se estivesse na cena, não se ficasse olhando para você na imagem.
COLOCANDO TUDO NO PAPEL
Pegue três grandes folhas de papel e escreva no cabeçalho de uma delas: “O que Quero Ser.” Assegure-se de incluir os aspectos físicos, mentais e espirituais do que deseja ser. Escreva durante cinco minutos sem papar. Lembre-se de que tudo é possível.
Pegue outra folha de papel e escreva no alto: “O que Quero Fazer.” Redija tudo que deseja fazer na vida durante cinco minutos sem parar, considerando o ponto de vista físico, emocional e espiritual
No alto da terceira folha escreva: “O que Quero Ter.” Mais uma vez, inclua os aspectos físicos, mentais e espirituais que deseja possuir e redija por mais cinco minutos sem parar.
Não se preocupe com o futuro, com o que fará ou se terá o que deseja. Basta que a intenção seja clara e o envolvimento com a visão verdadeiro os meios para sua realização surgirão e as diretrizes se manifestarão de maneiras extraordinárias, muito além de sua imaginação.
Está entusiasmado com que escreveu? Ficou envolvido emocionalmente? Se a resposta for afirmativa, ótimo! Caso contrário, reescreva suas respostas.
A seguir, conte o número de itens de cada uma das páginas (“ser”, “fazer” e “ter”) e divida em três grupos. Se tiver quinze itens na página “ser”, por exemplo, você terá três grupos de cinco; tiver doze itens, terá três grupos de quatro.
Quando souber o número, retorne e disponha cada grupo por ordem de prioridade crescente. Designe um terço dos itens da página “ser” como mais importante e o classifique como “A”. Faça o mesmo com as páginas “fazer” e “ter”. Dê um “B” para o terço dos itens em cada uma das páginas consideradas menos importantes e um “C” para aqueles itens que são menos importantes em cada página. Se tiver quinze itens em cada página, então cinco deles serão “A”, cinco “B” e cinco “C”.
Quando terminar, numere todos os “A” em ordem de prioridade crescente, com 1 para o mais importante e assim por diante. Questione-se: “Se eu pudesse ter apenas um desses itens, qual seria?” Classifique o item que escolher como “1” em ordem numérica. Então pergunte-se novamente: “Se eu pudesse ter um  item a mais, qual seria?” Selecione todos os seus itens “A” e coloque-os em ordem alfabética.
Repita esse processo com as páginas “fazer” e “ter”.
Ao acabar, terá três metas “A1”, referentes às páginas “ser”, “fazer” e “ter”. Esses objetivos são as três coisas mais relevantes em sua vida. Como aproximá-los de sua realidade? Escreva numa folha em branco que atitudes tomará nas próximas 24 horas para ter contato com sua visão.
Caso ela preveja uma situação financeira independente, por exemplo, vá ao banco e abra uma conta de poupança, mesmo que seja com o valor mínimo permitido.
Se fizer parte de sua visão ser um ótimo pai, marque um passeio com seu filho, mas se for dar a volta ao mundo num cruzeiro ligue para o agente de viagem e solicite um prospecto. Se existe um carro novo em sua visão, vá a uma concessionária e faça um test-drive. Sua ação de aproximação precisa apenas demonstrar algum grau de comprometimento com a visão.
USE A EMOÇÃO COMO ESTÍMULO
A emoção é o estímulo que transforma qualquer visão em realidade. Você só terá sucesso se sua visão o fizer vibrar de paixão. Não há palavras suficientes para descrever o papel crucial da energia emocional para o êxito de uma visão. A única maneira de realizar uma visão é se apaixonando por ela. Para ser bem- sucedida, a visão precisa possuir uma força irresistível.
Quando compreendemos que quando o desejo, a Vontade e a necessidade tecem o nosso destino, então seguimos em direção a Vitória.
Durante 33 anos Jim Webb desejou participar da corrida das 500 Milhas de Indianápolis. “Antigamente, eu achava que precisava de dinheiro para que pudesse participar da prova, mas percebi que pensava da maneira errada”, afirma.
Essa mudança de percepção aconteceu porque Webb começou a estudar o que chamo de poder da visão. Ele passou a rever diariamente sua visão e suas metas. Visualizava-se correndo cada etapa, classificando-se e vencendo a lndy 500. Imaginava-se recebendo os prêmios e o cheque do vencedor de US$1,6 milhão. Começou, então, a procurar empresas que estivessem dispostas a patrocinar sua equipe. No fim do dia, relaxava e pensava em sua visão. “Depois de usar as técnicas de visualização, estou empolgado em dizer que vou correr as 500 Milhas de Indianápolis” escreveu.
A emoção impulsiona a ação. Caso não acredite nisso, olhe seu relógio de pulso. Se você pagou mais de US$40 é porque fez uma compra emocional. Um relógio de US$40 mostra as horas tão bem como um de US$4 mil. Portanto, se pagou mais de US$40, comprou o relógio em razão de como ele o faria sentir.
Algumas pessoas gostam de dizer que são sensatas, racionais e lógicas e que não tomam decisões baseadas em emoções. Acredito que, mesmo sendo sensatos e racionais, tomamos decisões baseadas na força da percepção de que aquilo é sensato ou racional. Não é preciso estar envolvido emocionalmente de forma óbvia — amor, ódio, tristeza e alegria — para tomar decisões emocionais.
A emoção é uma grande motivadora. É nosso espírito falando conosco e nos impulsionando. Todos os pensamentos que misturarmos com emoção se transformam em sementes que plantamos em nosso inconsciente. Essa semente crescerá se for alimentada com repetição, fé e crença.
Ray A.

INVOCAÇÃO AO ESPIRITO SANTO

Hoje eu invoco o Espírito Santo de Conselho e Fortaleza.


 
Hoje eu invoco  o Espírito Santo de Conselho e Fortaleza.
Agora, Graça do Consolador nos reúne à Fonte da Unidade do Espírito Santo, com o Pai, a Mãe e o Filho;   com os Elohim, com os Anjos em todos os planos espirituais.
Eu permaneço na Graça! O Espirito - Santo-Divina Presença fazendo fluir para o meu interior a Sua força, a Sua Sabedoria e o seu amor, ajuda-me orienta-me.

Agora, estou abençoada com o Fogo da Graça dos dons do Espírito Santo - Sabedoria, Inteligência, Espírito do Conselho, Fortaleza, Temor de Deus, Ciência e Misericórdia.
Por Força do Espírito Santo seguiremos abençoados com a Graça da Fortaleza, da Justiça Divina para servir ao Plano com  entusiasmo e com a força de caráter do justo.
Eu Sou o templo do Espírito Santo.
Eu consagro  meu coração ao Consolador.
Mostra-me como posso servir ativamente com compaixão , e dá-me a oportunidade de estimular a centelha Divina em todos.
Hoje, o Espírito Santo é a minha Força, o meu escudo e refúgio, a minha fortaleza, coragem, entusiasmo, inspiração e proteção.

Divino Espírito Santo, e todos os Elohim, hoje eu  resgato em mim as qualidades da Força Divina, Julgamento, Poder  e amor para que eu possa vencer e seguir em frente.
Ilumina-me com o Fogo do discernimento para estabelecer os limites adequados que me permitam conservar a consciência, as minhas energias para servir a humanidade.
Divino Espírito Santo, em ti confiarei.
Vinde! Ó consolador com a plenitude de vossos dons, com o Espírito da Verdade.
Divino Espírito Santo guia os meus passos sempre conforme a vontade do Pai, e com o Santo temor de Deus!
“Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu – a rocha do meu  Superior.Pois tens sido o meu refúgio e uma torre forte que me abrigo”.
Amem! Seja feita a vontade do Deus.

METIDATAÇÃO - HARMONIA E AMOR

Eu Sou harmonia e Amor!
















Eu sou Harmonia!
Eu Sou a Luz da harmonia do Universo
Eu sou a beleza da harmonia.
Eu Sou o Eu Sou!


A Força ou a Luz, penetra cada estrato da existência  que o Emanador é todo-abrangente, que cada célula está imbuída com o poder do Or Ein Sof
"A força está dentro e fora de mim, é parte de mim, porém é parte de nós.
Tudo é Luz! O Todo é o corpo da Harmonia.
Estou unida Emuná divina, para me conectar com a Força da Luz, e sei que a força do Bem é soberana em minha vida".
O Senhor é a minha fortaleza, meu escudo e minha proteção.

Eu Sou o amor magnético da harmonia!

Agora, estou mergulhando no Oceano Branco Cristalino da Tua infinita Pureza e de todo o Bem.
Haja Luz, amor e harmonia para compartilhar para o bem de todos.



A Força ou a Luz, penetra cada estrato da existência, que o Emanador é todo-abrangente, que cada célula está imbuída com o poder do Or Ein Sof
"A força está dentro e fora de mim, é parte de mim, porém é parte de nós.
Tudo é Luz! O Todo é o corpo da Harmonia.
Estou unida Emuná divina, para me conectar com a Força da Luz, e sei que a força do Bem é soberana em minha vida".
O Senhor é a minha fortaleza, meu escudo e minha proteção.
Eu inspiro harmonia, eu expiro harmonia. 
Agora eu respiro e visualizo a luz Branca dentro de mim, envolvendo minha aura e tudo a minha volta.
Uma Estrela Branca Radiante brilha acima da minha cabeça.
A luz Branca da Estrela da Harmonia  me envolve com a luz do Dharma, do amor, da alegria, e harmonia.
Minha aura está envolvida magneticamente com a harmonia que há 
no amor da Divina Presença.
Todas as pessoas que se aproximarem de mim, sentirão a Divina Presença da Harmonia, do Amor, da Beleza de Deus.
O universo conspira para minha felicidade.
Aqui e agora estou atraindo oportunidades, pessoas, amigos, trabalho, amor.
"Eu Sou um cintilante Pilar de Luz Branca - da Harmonia, Equilíbrio e Paz - o qual sobe neste momento, através do meu  Cordão Fluídico - (o Cordão Umbilical que me une ao Pai) - até às Oitavas de Luz - onde também se encontram os Mestres da Grande Fraternidade Branca - e de lá então, nossa Luz desce até o interior da Terra - expandindo-se rapidamente em todas as direções — penetrando em todas as coisas, seres e pessoas - transformando assim, a nossa querida Terra - numa Maravilhosa Estrela de Luz Branca  —
Luz da Fé, Força, Poder, Proteção, Coragem, Vontade Divina, Desejo de Servir - e que a tudo e a todos - neste instante mesmo - envolve, transpassa e preenche.
“EU SOU AGORA, JUNTO COM O PAI E OS MESTRES, ESTA CINTILANTE ESTRELA DE LUZ BRANCA - DA PUREZA QUE ESTÁ NO MEU DHARMA. AMEM!”
Que Assim Seja!
Seja feita a vontade de Deus !
Amem!

A TUA DETERMINAÇÃO TE LEVA A CONQUISTAS

O Poder da determinação


O PODER DA DETERMINAÇÃO
Masaharu  Taniguchi
- A Firme  vontade de Vencer
1)    A Vontade manifestada como capacidade de escolher.
Virgílio afirmou enfaticamente:
 “Conseguem a vitória aqueles que acreditam na vitória”.
Numa batalha, é essencial acreditar na vitória. Devemos manter, o dia todo, a disposição mental de vitoriosos.
É verdadeira a frase dita por alguém: “Um bom começo é meio caminho andado para a conquista da vitória”.
 Portanto, assim que acordarmos de manhã, devemos tomar o controle do dia que se inicia. As grandes personalidades da História foram todas pessoas que estabeleceram altas metas em suas vidas e avançaram resolutamente. Se alguém deseja realizar uma grande obra, é preciso, em primeiro lugar, ter um ideal elevado.
 E preciso que o seu ideal seja grandioso a ponto de exigir dele uma firme determinação. Caso contrário, a conquista do objetivo não terá muito valor. Devemos tomar, hoje mesmo, a resolução de alcançar a vitória.

A vontade funciona de várias maneiras. Em primeiro lugar, ela é uma força que nos leva a fazer escolhas. Cada pessoa possui vontade própria. Assim, cada um de nós é dotado da faculdade de escolher o que deseja realizar e o que deseja ser. A faculdade de escolher é um dos componentes essenciais da personalidade.
O solo não pode escolher as sementes que nele serão plantadas; o nosso planeta não pode escolher se girará em torno do Sol, ou não. Mas nós, seres humanos, podemos escolher palavras a proferir, idéias a cultivar, atos a praticar.
 Não somos obrigados a seguir um caminho predeterminado. Podemos escolher o rumo a tomar, as pessoas com quem queremos nos relacionar, a ideologia que vamos seguir. Devemos considerar uma tarefa honrosa escolher com sabedoria, a cada manhã, o caminho a seguir nesse dia.
2) A vontade manifestada como firme determinação
Uma vez escolhido “o que vamos fazer”, temos de usar o poder de ação. A vontade, por si, não pode criar coisas. Porém, ela é a força mental que nos faz avançar rumo ao objetivo, até conseguirmos criar o que desejamos. Pode acontecer de cometermos erro no projeto; pode acontecer de “a correia soltar-se da polia”.
 Mas a força da vontade faz com que as coisas e os fatos retomem o bom andamento. Talvez os amigos falhem; mas a vontade sempre nos chama de volta ao caminho traçado. Os pequenos projetos individuais talvez falhem. Porém o grande projeto — o grandioso objetivo rumo ao qual avançamos — jamais falha. Mesmo que surjam pontos fracos de vez em quando, a força da vontade “emenda” essas falhas e nos permite avançar rumo ao objetivo.
 Mesmo quando um paciente é desenganado pelo médico, a força da vontade faz com que ele se agarre à Vida. Mesmo quando parece não haver mais esperança, a força da vontade faz com que a pessoa persevere no trabalho. Superando os fracassos, podemos transformar a derrota em vitória.
 É verdadeira a afirmação:
 “Conseguem vitória aqueles que acreditam na vitória”.
A vontade é também uma força magnética, que fez de Henry Ford o “rei do automóvel”, de Thomas Edison um grande inventor, de George Washington e Abraham Lincoln grandes benfeitores da humanidade, de Goethe e Shakespeare escritores mundialmente famosos.
Saiba, leitor, que sua vontade possui um sutil poder atrativo. Sua vontade fervorosa tem a força de mover as pessoas e fazê-las agir a seu favor. A sorte sorri para as pessoas que têm coragem e determinação; ela abençoa os corajosos.
Se você deseja ser respeitado, precisa mostrar o seu  grande ideal. Se você quer que o ambiente ao seu redor atenda suas exigências, deve tomar a decisão de assumir hoje, neste momento, a posição de senhor de si mesmo e do seu ambiente.
3) Palavras a serem mentalizadas
Hoje estou com a sensibilidade especialmente aguçada para captar a suprema Sabedoria de Deus — portanto, sou capaz de escolher o que será melhor para mim e para os outros.
Eu escolho isto (mentalize o “teor” do seu propósito). Avanço com determinação para atingir o objetivo. Hoje não me intimido diante das pessoas e das circunstâncias, pois sei que sou eu próprio o criador das minhas situações.
 Sou o dono do meu destino. Sou livre para pensar e agir como quiser. Sinto a força de Deus agindo dentro de mim. Uma força misteriosa flui para o meu interior. A minha firme vontade é uma espécie de ímã que atrai tudo que me é necessário. Este ímã atrai bons amigos que jamais se afastarão de mim.
 Tenho alma destemida. Recebo a revelação da Verdade suprema. Nas minhas obras, demonstro sempre a sabedoria vinda do alto. Hoje tenho consciência da minha força infinita. E com essa força que caracteriza as pessoas repletas de Amor e Sabedoria de Deus, desempenho a função que me cabe nesta vida. Eu possuo a vontade de vencer. Deus sempre consegue realizar Seus propósitos; por isso, eu consigo alcançar o meu objetivo conforme a vontade de Deus.
3) Palavras a serem mentalizadas
Sou espírito. Sou Vida. Deus habita o meu interior.
Nada existe alem de Deus.
 Nenhum infortúnio se abate sobre o ser espiritual.
Minha mente é correta e justa.
 “Deus conserva em perfeita paz os que nEle confiam de todo o
coração” — por ter esta convicção, minha mente é pacífica.
(Mentalizar repetidas vezes.)

CUIDANDO DA SAÚDE

 DICAS TERAPÊUTICA

Salsa - saúde alternativa. Plantas que ajudam a curar




Salsa. Saúde alternativa. 
Plantas que ajudam a curar.


A salsa é riquíssjma e a cenoura leva a fama
Uma amiga nossa, a educadora , conta que o avô, aos 80 anos, lia sem óculos e atribuía isso aos emplastros de salsa sobre os olhos durante a sesta. A cenoura, mais citada fonte de vitamina A, tem 14.500 U.I. (unidades internacionais) por 100 gramas; e a salsa, 70.000!

A falta da “vitamina da beleza” provoca cegueira noturna; ela faz bem à pele, aos dentes e cabelos. A salsa também é rica em vitaminas: C (sangue, pele, dentes; antioxidante, anti-infecciosa); Bi (sistema nervoso); B2 (crescimento; sangue, fígado, coração); B5 (forma anticorpos, regula o açúcar, ajuda a absorver vitaminas e proteínas); tem cálcio (ossos, dentes, tecidos, sangue), potássio (células, músculos), fósforo (nervos, ossos, dentes, músculos) e ferro (sangue).

Combate pedra nos rins; afina o sangue, prevenindo doenças do coração; purifica o hálito.
O chá da raiz combate cistite. Há quem rejeite verduras. Mas quem não aprecia bolinho de arroz, purê, omelete, farofa, patê? Use salsa em tudo — de preferência, crua. A saúde dirá. (2)


 Petrosdinum sativum, família das umbelíferas.
Sinônimos: salsa-de-cheiro, salsa-das-hortas, cheiro verde, salsa-cultivada, salsinha, cheiro-verde.
As folhas contêm cerca de;
 86% de água, 3,2% de proteínas e 8,5% de hidratos de carbono;
 são muito ricas em minerais (cálcio, fósforo, ferro, magnésio) e vitaminas A, C, E e do complexo B.
Benefícios e precauções
O sumo da salsa fresca é rico em vitaminas e a sua celulose ajuda o movimento intestinal,cada 200gramas de salsa contem 6.000 unidades de vitamina B e 200 mg de vitamina C. Além de seu largo uso decorativo, a salsinha provê vários benefícios a saúde. É uma boa fonte de antioxidantes (especialmente Luteolina),ácido fólico,vitamina C  e vitamina A. Dos benefícios à saúde declarados estão: propriedades anti-inflamatórias e melhora no sistema imune.
Entretanto, a salsinha não deve ser consumida em excesso por mulheres grávidas. É seguro em quantidades normais de alimento mas, em grandes quantidades pode ter efeito indutor de parto.

A raiz, aperitiva, é utilizada como legume. As sementes devem ser coletadas quando maduras e dessecadas ao Sol. As raízes e folha devem ser consumidas frescas.
Sob o aspeto nutricional a salsa é um vegetal muito rico em nutrientes, embora seu valor seja limitado pelo consumo de quantidades habitualmente muito pequenas.
Em medicina doméstica, as aplicações da salsa são numerosas e muito versáteis:
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Na medicina tradicional é considerada Diurética, Emenagoga, Carminativa, Expectorante, Emoliente, diurética, emenagoga, sedativa, emoliente e antiparasitária, Antitérmica, Eupéptica, Vitaminizante, Aperiente, Antiinflamatória. Sendo empregada casos de bronquite crônica, asma brônquica, dispepsia (digestão difícil).

  É também amplamente empregada na medicina tradicional em todo o mundo, para a qual são utilizadas todas as suas partes.  Suas raízes e sementes (frutos)  são indicados para uso interno nos casos de problemas menstruais, cistite, edemas, pedras nos rins, prostatite, cólicas, indigestão, anorexia, anemia, artrites e reumatismo.
 Embora não existam dados científicos que comprovem as propriedades que lhe são atribuídas, há um grande número de receitas usadas popularmente.  
INDICAÇÕES
FOLHAS
 
— Febres intermitentes. Uso interno: suco, 1 colher das de sopa três a quatro vezes ao dia.
 — Contra icterícia proveniente do fígado. Uso  interno: ferver folhas de salsa durante 2 minutos em um litro de água, juntamente com 60 g de raízes e mais 30 g de raízes de chicória. Deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras por dia.
— Bronquite asmática, laringite crônica.
 Uso interno: suco adoçado com mel, ½ em jejum.
— Equimoses. Uso externo: suco, sob a forma de compressa, aplicada três vezes ao dia ou mais.
— Disenteria. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Inflamação e edema de pálpebras. Uso externo: sob a forma de cataplasma fria, aplicada várias vezes ao dia.
— Hemorragias nasais. Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.
— Hemorragias de úlceras e feridas, picadas de insetos, nevralgias.
Uso externo: sob a forma de cataplasma, aplicada três a quatro vezes ao dia.
— Abscessos; chagas; feridas; úlceras; picadas de insetos. Uso externo: em um pilão, coloque 3 colheres (sopa) de folhas e hastes frescas bem picadas e adicione 1 colher (chá) de mel. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique, em forma de cataplasma, sobre o local afetado, renovando a aplicação, 2 a 3 vezes ao dia.
Pasta para melhorar o apetite. Uso interno:  em um liquidificador, coloque 2 maços de folhas e hastes frescas de salsa, bem picadas, 1 cebola picada e 1 colher (chá) de vinagre. Bata bem, até engasgar. Adicione 1 colher (sopa) de óleo dc cozinha. Bata novamente até engasgar. Adicione sal à gosto. Espalhe sobre fatias de pão integral e coma antes das principais refeições.

  


RAÍZES


— Gases intestinais. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Nefrite, cistite. Uso interno: chá por infusão, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Anasarca, hidropisia, edemas de membros inferiores.
Uso interno: chá por decocção (de 30 a 100g para 1 litro de água), 1/2 xícara de 4 em 4 horas.
— Diurético (eliminador cálculos, de uréia); inchaços (edemas);cálculos urinários; gota; reumatismos. Uso interno:   em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (chá) de raízes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) dc manhã, em jejum, e outra à tarde.
SEMENTES
— Atonia gástrica, nevralgias em geral.
Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três vezes ao dia.
— Como diurético. Uso interno: colocar 30 g de sementes de salsa em 200 ml de água fervente e, após 10 minutos, beber metade do líquido, filtrado; a outra metade deve ser bebida após 3 horas.
— Para baixar a pressão arterial. Uso interno: deve-se usar infusão preparada com 30 g das sementes em 200 ml de água fervente. Bebe-se morna.
— Regularizador do fluxo menstrual. Uso Interno: coloque 2 colheres (chá) de frutos-sementes em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, de preferência, 10 dias antes do início da menstruação.
D. HABITAT/CULTIVO.
 Natural da Europa e trazida para o Brasil no início da colonização. Presta-se ao cultivo em vasos e adapta-se bem a terreno areno-argiloso, ricos em matéria orgânica e fracamente ácidos. Preferencialmente cresce em climas temperados e frios. Associa-se bem com o tomate e com o aspargo. Erva bianual, originária da Europa e muito cultivada entre nós como condimento.
A salsa, ou salsinha, da qual existem muitas outras variedades, pode medir de 40 a 80 cm de altura e apresenta folhas de contornos triangulares, muito verdes e aromáticas. Juntamente com a cebolinha constitui o chamado cheiro-verde.
Usos — esta planta é possivelmente a mais universal de todas as ervas condimentares usada na culinária em todo o mundo, havendo hoje dezenas de cultivares e variedades em cultivo.Das sementes é extraído um óleo essencial usado para aromatizar alimentos e em perfumaria.
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
Herbácea pequena, bianual, bem ramosa, de raízes fusiformes, grossas e de cor branca. No primeiro ano, surgem somente as folhas, que têm pecíolo longo, formato triangular, são penadas e divididas em segmentos de margens dentadas ou crespas.
 No segundo ano de desenvolvimento, surgem as inúmeras flores brancas, que se reúnem em formato de guarda-chuva. O fruto-semente é um diaquênio. O plantio é feito por semeadura, em qualquer época do ano, em local definitivo. O cultivo pode ser feito em vasos e adapta-se bem a solos arenoargilosos, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos. Prefere climas temperados e frios. Deve ser feito um desbaste na planta quando atingir 5 cm de altura e a colheita começa 60 dias após a semeadura. A raiz deve ser colhida no 1° ano e as folhas em qualquer época, cortando-se as mais desenvolvidas.
ORIGEM
Europa meridional; foi trazida para o Brasil no início da colonização.
PRINCÍPIOS ATIVOS
— Óleo essencial (apiol, apiosídeo e miristicina); sais minerais (ferro, cálcio e fósforo); vitaminas A e C.
OBSERVAÇÃO
— O seu nome científico Petroselinun, provém de petra, que significa pedra e elinun, que é salsa, isto com referência à sua predileção pelos terrenos pedregosos.
— O uso dessa planta dá ao cabelo uma suavidade sedosa, o torna dócil e favorece o ondulado.

A salsa é rica em vitaminha K, e quem faz uso de anticoagulantes deve maneirar seu uso, pois o uso desses medicamentos inibe a formação de fatores de coagulação que são dependentes dessa vitamina, e aumentando seu consumo há uma diminuição do efeito anti-coagulante do medicamento, podendo causar sangramentos.
E. OBSERVAÇÕES
— Uso interno contra-indicado para gestantes e lactantes.
-  A salsa diminui a quantidade de leite das mulheres que amamentam, motivo pelo qual as nutrizes devem restringir seu uso a quantidades muito diminutas.
O uso em excesso das preparações bebidas pode causar inflamação dos nervos, aborto, danos ao fígado e rins e hemorragia intestinal.
— Seu uso é mortal para papagaios e periquitos.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.
Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:
Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro  Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais  . 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)



CUIDANDO DA SAÚDE


DICAS TERAPEUTICAS

Melão - vitamina A,C, B e Potássio




 MELÃO (Cucumis meio)
  
Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:
Calorias - 31 kcal
Proteínas - 0,85 g
Gorduras - 0,15 g
Vitamina A - 2800 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg
Vitamina C
  
B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS Emoliente, Alcalinizante, Diurética, Laxante, Mineralizante, Calmante, Antilítica, Tenífuga.
O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções, e Niacina, que combate problemas de pele.
Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.

Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas.
 Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre.
 Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico.
 As sementes contém óleos como lisina e histidina (óleos graxos poliinsaturados), usados em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.
Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.
Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.
 Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.
C. INDICAÇOÉS FRUTOS
Gota, artritismo, colite, obstinação intestinal, litíase renal, nefrite, cistite, uretrite, acidoses, febre tifóide, hepatite, cirrose hepática, litíase biliar, dismenorréia.
 Uso interno: suco, 1 copo três a cinco vezes ao dia.
SEMENTES
— Teníase. Uso interno: mastigar certa porção das sementes, pela manha, em jejum, e 1 hora depois usar um laxante.
D. HABITAT/CULTIVO
— Planta de origem africana, tem-se notícia de que já era cultivada pelos egípcios por volta de 2000 a.C. Foi introduzida no Brasil, através da Bahia, no século XVI. O frio não lhe faz bem, crescendo e produzindo melhor sob temperaturas que variem entre 25°C e 30°C.
Os solos fracamente ácidos, arenosos ou areno-argilosos, bem drenados
e ricos em matéria orgânica são os de sua preferência.
Valor Nutritivo de 100 gramas de
Melão
Nutriente
Unidades
Valor por 100 gramas de
porção comestível(*)
 Macro Componentes
  Água
g
89      
  Energia
kcal
35      
  Energia
kj
146      
  Proteína
g
0      
  Lipídeos (total)
g
0      
  Carboidratos por diferença
g
8      
  Fibra dietética (total)
g
0      
  Cinzas
g
0      
 Minerais
  Cálcio, Ca
mg
11      
  Ferro, Fe
mg
0      
  Magnésio, Mg
mg
11      
  Fósforo, P
mg
17      
  Potássio, K
mg
309      
  Sódio, Na
mg
9      
  Zinco, Zn
mg
0      
  Cobre, Cu
mg
0      
  Manganês, Mn
mg
0      
  Selênio, Se
mcg
0      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico 
mg
42      
  Tiamina (B-1)
mg
0      
  Riboflavina (B-2)
mg
0      
  Niacina
mg
0      
  Ácido Pantotênico (B-5)
mg
0      
  Vitamina B-6
mg
0      
  Folato (B-9)
mcg
17      
  Vitamina (B-12)
mcg
0      
  Vitamina A, IU
IU
3224      
  Vitamina A, RE
mcg_RE
322      
  Vitamina E
mg_ATE
0      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.
Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:
Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
www.wikipedia.com
www.brazilianfruit.org.br