sexta-feira, 20 de julho de 2018

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Hipotálamo e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) regulando através da respiraçã

O Grande Regulador e Integrador: como regular o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) através da respiração




O SNA é a parte do nosso sistema nervoso que é responsável pela regulação de nossas funções vitais e que não estão sob o comando de nossa vontade. O SNA é o nosso grande regulador interno. Uma área do cérebro chamada hipotálamo é a grande integradora de suas funções.

Ele integra o que chamamos de supersistema neuro-imuno-endócrino, constituindo uma única unidade funcional. Uma alteração em um desses sistemas certamente afetará os outros. Por exemplo, se nos sentimos permanentemente preocupados, frustrados, chateados e com problemas, acabaremos afetando nosso sistema de defesa imunológico, nosso sistema hormonal (endócrino) e nos estaremos predispostos a apresentar alguma dor, por mudanças em nosso sistema neurológico .

O SNA nos capacita a enfrentar melhor as adversidades do meio ambiente, quer sejam estressores emocionais ou perigos reais à nossa integridade física. Cada vez que o organismo se encontra sob ameaça, uma parte do SNA ,chamado sistema nervoso simpático, é acionado. Ele prepara o corpo para “lutar ou fugir”. Depois que o perigo cessa, a contraparte, que se chama sistema nervoso parassimpático, entra em ação para que o organismo volte à normalidade.

Se esse sistema não for “desligado”, por estar disfuncionado, ou por sofrermos agressão contínua de estressores, o organismo apresentará disfunções hormonais, hipertensão, alterações no sono, na fome, cansaço crônico etc. Por isso, para termos saúde, é preciso que o SNA esteja funcionando adequadamente.

A acupuntura age sobre esse sistema, pois o estímulo com agulhas leva ao cérebro impulsos que regulam a função do SNA, levando o organismo ao equilíbrio.

A prática de meditação, ioga, técnicas de controle mental (filtrar os estímulos exteriores que nos afligem) e técnicas respiratórias são aprendizados úteis que ajudam também a normalização desse sistema.

Os monges e iogues estão sempre equilibrados mentalmente, passando a ideia de que nada os afeta, e isso se deve ao fato do trabalho mental dedicado à espiritualidade e também porque meditam longas horas por dia. E durante a meditação há sempre o exercício de uma  respiração controlada, que é favorável à manutenção de nossa saúde.

Hoje a ciência explica os efeitos da respiração sobre o nosso sistema nervoso autônomo e comprova como as técnicas de controle mental e respiratório ensinadas há milênios são úteis na manutenção de nossa saúde mental e física.

Exemplo de respiração terapêutica: Respiração Pranayana. Tente fazer esse exercício deitado sobre suas costas.




A respiração deve ser diafragmática lenta e mais profunda. Um ciclo de inspiração mais expiração deve durar em média 10 segundos. Sendo que a inspiração dure 3 segundos e a expiração dure 7 ou mais segundos.

Deve-se inspirar até a plenitude do pulmão, observando o abdômen se expandir (experimente colocar as mãos sobre o abdômen para sentir seu movimento). E na expiração, o abdômen vai murchando, levando o dobro do tempo (experimente deixar seus lábios relaxados e entreabertos, controlando a saída do ar com sua língua encostada no céu da boca).

                                         

Deve-se expulsar o ar dos pulmões aos poucos, de forma a controlar a duração do tempo que o ar leva para ser expulso do pulmão.

Nesse processo de lentificar a respiração, a frequência  cardíaca também lentifica, levando ao relaxamento da mente e do corpo. Isso é usado para controlar crises de ansiedade extrema, síndrome do pânico, cefaleias tensionais etc.

Com disciplina de prática de 10 a 20 minutos diários, esse exercício funciona como uma “academia” para o nosso sistema nervoso.

Assim como vamos à academia para condicionamento físico e não sofrermos de dores no dia a dia, treinar o SNA através dessa técnica respiratória é preparar o organismo para voltar ao normal com mais rapidez e facilidade, especialmente quando for submetido ao estresse.

Portanto, precisamos urgentemente dedicar alguns minutos de nossa vida para acionarmos esse sistema fantástico de autorregulação interna. Vivendo uma vida plena, com a calma e a tranquilidade de um monge, com a mente produtiva e lúcida, enfrentando de maneira equilibrada todas as atribuições da vida moderna.





Autora: Jeanne Ming Chao , MD - CRM: 14122

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Síndrome da bexiga dolorosa ou cistite intersticial. Conhecendo um pouco mais...

Síndrome da bexiga dolorosa ou cistite intersticial



Cistite bacteriana

A cistite bacteriana se desenvolve quando a bactéria entra no trato urinário. Antibióticos geralmente são a melhor maneira de proporcionar o alívio da cistite para pacientes com a forma bacteriana da doença. De acordo com os doutores da Mayo Clinic, seu médico irá prescrever um antibiótico baseado na sua saúde e no tipo de bactéria encontrada em sua urina. Certifique-se de informar qualquer alergia que tenha para que o médico não prescreva algum remédio que possa causar uma reação desagradável. Assim que começar a tomar o antibiótico, pode notar que os sintomas começarão a diminuir em alguns dias. No entanto, você deve continuar a tomá-lo por todo o curso do tratamento. Parar o remédio antes de completar o tratamento pode permitir que a bactéria permaneça na sua bexiga e infecção volte.

Cistite não infecciosa

Em alguns casos, a cistite não é causada por infecção, mas pela sensibilidade do paciente com os químicos presentes em detergente e sabonetes. Espermicida também pode causar irritação no aparelho urinário, levando a um caso de cistite não infecciosa. A Mayo Clinic recomenda evitar esses produtos para poder evitar uma irritação no trato urinário. Você pode ter que parar de usar sais de banho ou evitar usar camisinhas que contenham lubrificante e espermicida. Assim que esses irritantes forem removidos de sua vida, a cistite pode desaparecer.

Cuidados domésticos

É possível tentar a aliviar um pouco da dor e desconforto da cistite em casa. Primeiro, beba muito líquido, especialmente água, para limpar o trato urinário. Suco de cranberry é útil para alguns pacientes. De acordo com o Merck Manuals Online Medical Library, fazer algumas mudanças na dieta pode ajudar também. Evite comidas apimentadas, cafeína, refrigerantes e alimentos com alto teor de potássio, como brócolis, farelos e bananas. Se ocorrer uma sensação de queimação ao urinar, o Women's Health Queensland recomenda colocar uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha entre as pernas por alguns minutos antes de urinar. Isso deixará a pele ao redor da uretra mais quente que a urina na bexiga e pode proporcionar algum alívio.

FITOTERAPIA CISTITE


Existem inúmeras plantas que ajudam aprevenir e a tratar as cistites.
No entanto, estas plantas devem ser utilizadas sob prescrição de um especialista (farmacêutico, médico...) que indicará qual a mais adequada, em função dos sintomas, da freqüência e da duração das cistites.
Nos casos de infecção bacteriana, os médicos costumam prescrever os  antibióticos com bastante freqüência. Ressaltamos que o papel  das plantas com bagas (cranberry, arando vermelho) naprevenção das cistites recidivantes é bastante positivo. 
Você encontrará abaixo as plantas mais utilizadas no tratamento e na prevenção das cistites.

Plantas utilizadas na prevenção das cistites

Arando vermelho (uva-do-monte), utilizadas em sucos.

Cranberry, utilizada em sucos ou em cápsulas. 

Plantas utilizadas no tratamento das cistites

Bétula, utilizada em chás ou cápsulas.  
Urze (Erica cinera), utilizada em cápsulas
Urtiga, utilizada em chás ou cápsulas.
- Cavalinha, utilizada em chás ou cápsulas.
Uva-ursi, utilizada em chás ou cápsulas.

A síndrome da bexiga dolorosa (SBD) ou cistite intersticial (CI) é uma doença crônica de etiologia desconhecida, que se caracteriza pela presença de dor pélvica crônica, noctúria, aumento da frequência urinária e urgência....


Entre as teorias sobre sua etiologia, alguns estudos sugerem que a ativação dos mastócitos e a liberação subsequente de histamina, estimulados pela acetilcolina, pelo estresse e pelas flutuações hormonais, podem relacionar-se com os sintomas da SBD/CI. 

A teoria da doença autoimune baseia-se em algumas características clínicas que se assemelham às alterações do sistema imunológico, como a cronicidade, as exacerbações e remissões e a resposta a agentes imunossupressores. A SBD/CI associa-se às doenças autoimunes e às síndromes dolorosas como a vestibulite vulvar, a fibromialgia, tireoidite de Hashimoto e a síndrome do intestino irritável, assim como, a depressão e a história de abuso sexual. 

Entre as inúmeras teorias propostas nenhuma explica completamente todas as manifestações. A maioria dos especialistas concorda que a SBD/CI é uma síndrome clínica heterogênea consequente a diferentes processos fisiopatológicos e sua etiologia multifatorial explica a dificuldade em defini-la, diagnosticá-la e trata-la.

A urgência urinária anormal, principal sintoma da SBD/CI, pode ou não ser acompanhada de dor, pressão ou espasmo. A sensação da urgência leva a frequência urinária. O doente urina damente 16 vezes por dia, com volume médio de 106 ml/micção. A noctúria acompanha a requência urinária diurna e pode aumentar à medida que aumenta a gravidade da SBD/CI.
 

Podem ocorrer sintomas como dor nas regiões suprapúbica, vagina, períneo, na lombar ou na face medialdas coxas. Habitualmente, estes sintomas aliviam com a micção e pioram com o enchimento vesical. Os doentes também podem apresentar sintomas atípicos como dores articulares ou musculares, enxaquecas, reações alérgicas e disfunções gastrointestinais.

Os sintomas pioram pelo estresse físico e ou emocional, durante o período pré-menstrual e a menstruação, com o consumo de café, álcool, refrigerantes, frutas cítricas, tomate e chocolate.


A privação do sono e de viagens, as restrições alimentares e a evitação da relação sexual são queixas frequentes.

O diagnóstico diferencial inclui o câncer de bexiga, afecções renais, bexiga hiperativa, infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, endometriose, cistite por radiação e diverticulite uretral. Durante a anamnese é essencial avaliar o início, a duração, a localização e as características da dor, os fatores de piora e melhora.
No exame físico encontra-se a sensibilidade do lorosa na região suprapúbica e a maioria dos doentes refere dor na bexiga durante o toque bimanual à pressão da parede anterior vaginal.


Aproximadamente, 81% dos doentes com SBD/CI apresentam disfunção da musculatura pélvica como a síndrome dolorosa miofascial dos músculos pelviperineais.


O diário miccional é um instrumento importante no controle da ingestão de líquidos, número de micções, volume urinário e avaliação dos efeitos do tratamento. Os exames laboratoriais incluem exame de urina tipo I e a urocultura, que geralmente são normais, assim como as culturas vaginais para clamídia ou outras infecções sexualmente transmissíveis.


A cistoscopia frequentemente é normal em doentes com SBD/CI. A cistoscopia com hidrodistensão é utilizada como método diagnóstico e, em alguns casos, como tratamento sintomático. O tratamento de eleição é o multimodal. Entre os tratamentos conservadores, as mudanças na dieta ou restrições alimentares devem ser implementadas para o doente que refere piora dos sintomas após a ingestão de alimento ou bebida. A alcalinização urinária com citrato de potássio ou com bicarbonato de sódio pode ser benéfico para aumentar o pH da urina e diminuir a dor.


Mudanças comportamentais como a micção temporizada ou a reeducação urinária podem ser indicadas para os doentes com frequência urinária e urgência, mas não dor. As terapias como acupuntura, massagem, relaxamento, psicoterapia, hipnose podem complementar as modalidades de tratamentos convencionais melhorando a qualidade de vida do doente. 


Programas de exercícios leves como os aeróbicos de baixo impacto, caminhada, ioga, natação e exercícios musculares do assoalho pélvico podem ser úteis na redução dos sintomas da SBD/CI.

Entre as medicações usadas para aliviar os sintomas da SBD/CI, tem-se o Pentosan Polysulfate Sodium, único medicamento oral aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), que parece reparar os defeitos no revestimento da bexiga; o cloridrato de hidroxizina, cuja sedação pode ser útil para os que sofrem da privação do sono secundária a noctúria; antidepressivos, como a amitriptilina, devido aos seus efeitos anti-histamínicos, anticolinérgicos e sedativos, a inibição da nocicepção no sistema nervoso central e no tratamento da dor crônica associada a doença. 


Os anticonvulsivantes, como a gabapentina, atuam para aliviar a dor neuropática comumente encontrada nos doentes com SBD/CI. Analgésicos urinários, tais como fenazopiridina, os analgésicos opioides, os analgésicos simples e os anti-inflamatórios não hormonais (AINH), podem ser utilizados episodicamente, em curto prazo, para o alívio da dor.

O tratamento intravesical é outra opção de tratamento farmacológico. O dimetil sulfóxido (DMSO), aprovado pela FDA, apenas para uso intravesical, é um líquido orgânico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e de relaxante muscular. O DMSO pode ser combinado com a heparina, hidrocortisona e bicarbonato de sódio, para potencialização dos seus efeitos. Variedades de “coquetéis” intravesicais são descritos para proporcionar alívio dos sintomas urinários.


A SBD/CI é, portanto, uma condição crônica da bexiga que normalmente afeta as mulheres. O diagnóstico baseia-se nos sintomas da frequência urinária, urgência e dor e na exclusão de outras etiologias e características avaliadas na cistoscópia. Embora a patogênese da doença seja incerta, sua natureza é multifatorial, de modo que os tratamentos para a SBD/CI são multimodais e destinados a aliviar os sintomas.
Há grande valor terapêutico, simplesmente, em ser um médico que compreende a doença e leva o doente a sério.


Colaboraram neste texto: a ginecologista e obstetra Telma R. Mariotto Zakka, o neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira e a fisiatra Lin Tchia Yeng.

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Como se iniciar no sexo tântrico

Como se iniciar no sexo tântrico


Imagem relacionada

O tântra é o ramo do hinduísmo que inclui técnicas de meditação que, através do sexo, aumentam o nível de consciência e afinidade do casal. Não se trata do ato sexual como o conhecemos habitualmente, pois nesta prática o prazer imediato obtido pelo orgasmo e a ejaculação fica para segundo plano, para se concentrar no crescimento individual e do casal através da intimidade. Claro que no princípio praticá-lo pode ser bastante difícil, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como se iniciar no sexo tântrico.
Foto: runrun.es
Instruções
Durante o sexo tântrico o contato físico é extremo, mas a meta ou chave não é ejacular e alcançar o orgasmo, mas sim experimentar com intensidade cada sensação, coordenar a respiração e avançar junto ao nosso parceiro(a) um nível de união superior, em que a exploração e o conhecimento do corpo através de carícias e massagens aumenta o prazer e a afinidade.
Dado que o sexo tântrico não é uma prática simples de realizar, aconselha-se que ambos tenham conhecimentos prévios de meditação antes de começar a praticá-lo. Desta forma, aspetos básicos neste tipo de encontros, como a concentração ou a respiração, já serão conhecidos por ambos.
Para começar devem escolher o espaço ideal. Não se recomenda praticar o sexo tântrico na cama, pelo menos nas primeiras fases. O habitual é fazê-lo no chão, adequadamente condicionado com esteiras ou tapetes de ioga para que ambos estejam confortáveis.
Ambiente o sítio com incensos ou essências naturais e ilumine-o de forma ténue pois pode ajudá-los a conseguir um bom encontro de sexo tântrico, estimulando a intimidade e favorecendo a meditação.
Uma vez que ambos estejam confortáveis e prontos deve iniciar-se a exploração. Para praticar o sexo tântrico requere-se tempo, por isso se estão com pressa o melhor é adiar o encontro.
Comece a beijar, suavemente, depois com intensidade mas sem limites. Uma vez que o sexo tântrico não tem como finalidade um único orgasmo, os beijos podem ser intensos e ilimitados, com a finalidade de unir mais o casal.
Acaricie o corpo do seu parceiro(a) por completo, explore-o na sua totalidade de cima para baixo com suaves mas intensos movimentos. As massagens, o uso de acessórios para acariciar como as penas, e o contato direto mas pausado são chaves importantes no sexo tântrico.
Lembre-se que a ideia é ir adquirindo pouco a pouco uma maior capacidade de se concentrar e poder desfrutar sem alcançar rapidamente o prazer.
Desfrute das sensações, mas mantenha-se sempre concentrado na sua respiração, um aspeto fundamental dentro do sexo tântrico e da meditação. Deve-se manter inspirando e expirando durante o encontro, concentrado preferivelmente neste ato e não apenas nas sensações de prazer que se percebem.
No caso dos homens, evitar a ejaculação durante o sexo tântrico é fundamental, por isso neste artigo damos-lhe alguns conselhos para o conseguir.
Aproveite as posições sexuais ideais para o sexo tântrico para otimizar os resultados e conseguir aumentar a sua resistência, desta forma poderá desfrutar dele muito mais.
Não espere que no primeiro encontro de sexo tântrico consiga alcançar uma duração máxima. Trata-se de um processo evolutivo que requer muita concentração, meditação e paciência para alcançar os resultados, que se obtêm de forma gradual. Aumente a periodicidade dos encontros, trabalhe a respiração e concentração e verá como conseguirá melhorar no sexo tântrico.
Imagem relacionada
Se deseja ler mais artigos parecidos a como se iniciar no sexo tântrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexo e Beijos.


Continuar lendo: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-se-iniciar-no-sexo-tantrico-5066.html#ixzz344DPTiSF



PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Mestres da Meditação

Mestres da Meditação.

.
.

“Existem apenas dois enganos que se pode cometer ao longo da estrada para a verdade; não começar a andar e não permanecer no caminho até o fim.”

Buddha

.
.
.

“Uma vez que começamos a mudar nossa percepção e nosso pensamento, é incrível como outras coisas em nossas vidas começam a mudar também; o efeito dominó começa com o primeiro passo dentro de nós mesmos. Não é esotérico; é a natureza da energia humana.”

Kingsley Dennis

.
.
.

“Na prática da tolerância, seu inimigo é seu melhor professor.”

Dalai Lama

.
.
“Esteja atento 24 horas por dia e não apenas durante a hora que você pode separar para a meditação formal ou ler escrituras e recitar orações. Cada ato deve ser realizado em plena consciência. Cada ato é um ritual, uma cerimônia. Levantar sua xícara de chá da boca é um rito. Será que a palavra “rito” parece muito solene? Eu uso essa palavra a fim de sacudi-lo para o entendimento da questão, de vida e morte, da consciência.”...
Thich Nhat Hanh
.
.
.
.
“Para estar no “aqui”, tudo que você tem a fazer é abrir mão do que você pensa que é. Isso é tudo! E então você perceberá: ” eu estou aqui.” Aqui é o lugar onde pensamentos não são acreditados. Toda vez que você vem para o “aqui” você se torna um “nada”. Um radiante nada. Absolutamente e eternamente um zero. Um vazio que está desperto. Um vazio que está cheio. Um vazio que é tudo. “ 
Adyashanti
.
.
Foto: "To be here, all you have to do is let go of who you think you are. That’s all! And then you realize, "I’m here." Here is where thoughts aren’t believed. Every time you come here, you are nothing. Radiantly nothing. Absolutely and eternally zero. Emptiness that is awake. Emptiness that is full. Emptiness that is everything."</p>
<p>~ Adyashanti” /></span></p>
<p style=.
“Meditação é aceitação. É a aceitação da vida ocorrendo dentro de nós e em tudo ao nosso redor. Sem a nossa interferência. A aceitação da vida é o início da satisfação humana. A transformação da vida é a culminância da satisfação divina.”
Sri Chinmoy
.
.
.
Meditação é um estado de não-mente. Meditação é um estado de consciência pura sem conteúdo. Normalmente, sua consciência está repleta de lixo, como um espelho coberto de poeira. Há um tráfego constante na mente: pensamentos estão se movendo, desejos, memórias, ambições estão se movendo — é um tráfego contínuo! Dia após dia! Mesmo quando você está dormindo, a mente está funcionando, sonhando; continua pensando, continua com suas preocupações e ansiedades. Ela está se preparando para o dia seguinte; no fundo, uma preparação já está acontecendo. 
Esse é o estado não-meditativo. A meditação é exatamente o oposto. Quando o tráfego cessa e não há mais pensamentos movendo-se e desejos agitando-o, você está totalmente silencioso — este silêncio é meditação. E só nesse silêncio a verdade é conhecida, nunca de outro modo. Meditação é um estado de não-mente. 
Você não pode encontrar a meditação através da mente, pois a mente perpetua a si mesma. Você só pode encontrar a meditação colocando a mente de lado, sendo calmo, indiferente, desidentificando-se dela; vendo seu movimento, mas sem se identificar, sem pensar que você é a mente. 
Meditar é ter consciência de que você não é a mente. Quando esta consciência vai mais e mais a fundo em você, bem lentamente alguns momentos chegam – momentos de silêncio, momentos de total pureza, momentos de transparência nos quais nada o agita e tudo está sereno. Nesses momentos de tranquilidade você sabe quem você é, e conhece o mistério dessa existência. 
E chega um dia, um dia abençoado, no qual a meditação se torna seu estado natural. 
A mente não é natural; ela nunca se torna natural. E a meditação é um estado natural que foi perdido. É um paraíso perdido, mas o paraíso pode ser recuperado. Olhe para os olhos de uma criança, olhe e verá um profundo silêncio, uma inocência. Toda criança vem com um estado meditativo, mas ela tem que ser iniciada nos caminhos da sociedade — tem que aprender como pensar, como calcular, como raciocinar, como argumentar; tem que aprender palavras, linguagens, conceitos. E, pouco a pouco, ela perde o contato com sua própria inocência. Torna-se contaminada, poluída pela sociedade; torna-se um mecanismo eficiente e deixa de ser humana. 
Recuperar esse estado novamente é tudo o que é preciso. Você já o conheceu antes, por isso, quando entrar pela primeira vez na meditação, ficará surpreso – um sentimento muito forte de que você já conheceu esse estado antes surgirá em você. E essa sensação é verdadeira: você já o conheceu antes; apenas se esqueceu. O diamante se perdeu num monte de lixo. Mas se você puder tirar esse lixo de cima, descobrirá o diamante novamente – ele é seu. 
Na verdade, ele não pode ser perdido; apenas esquecido. Nós nascemos como meditadores, depois aprendemos os caminhos da mente. Mas nossa natureza real permanece escondida em algum lugar, bem no fundo, como uma subcorrente. Qualquer dia, cavando um pouquinho, você descobrirá que a fonte, a fonte de águas puras, ainda está fluindo. E a maior felicidade na vida é descobrir isso.

Osho – O Livro Orange
.
.
.
.

“Pode-se dizer que meditação seja a “arte da simplicidade” – simplesmente sentar, simplesmente respirar, simplesmente ser.”

Dilgo Khyentse Rinpoche 

.
.
Foto: “Não desperdicem suas vidas sendo escravos da sua mente e da opinião de outros.”Amma
.
.

“A meditação é um retorno a uma condição natural: a condição natural da mente. Por ficarmos muito ocupados em diferentes “bolhas de ralidade”, mergulhados em emoções e pensamentos variados, surge uma aflição, uma necessidade de retornarmos a alguma coisas mais sólida, mais real; isso nos induz e leva a buscar a meditação. 

A meditação é algo muito simples, porque a própria mente já tem esse espaço interno, não é alguma coisa fabricada, alguma coisa nova, frente a qual nossa mente não saiba o que fazer.”

Lama Padma Santen

.

”A Mente é a grande assassina do Real”.

Helena Blavatsky

O vácuo experimentado na meditação é como o vácuo do espaço, que contém todo o Universo. Tudo, o Sol, as estrelas, as montanhas, os rios, os homens bons, os homens maus, os animais, os insetos e tudo o mais – está contido nesse “nada”. A partir desse “nada” surge tudo o que você é – sua presença. O que mais poderia você ser?

Alan Watts.

“Cesse toda a atividade física e sente-se naturalmente, à vontade. Permaneça em silêncio e deixe o som ser como um eco. Não pense a respeito de nada, olhe para a experiência além do pensamento; com a mentalidade aberta como o espaço. Deixe o controle ir-se e detenha-se e descanse com fluidez neste espaço. A experiência consciente sem projeções é a maior meditação. Treine e desenvolva-se desta maneira e você vivenciará o mais profundo “despertar”.”

Tilopa.. 

“Você alcança paz mental não ao imaginar ou pensar nessa paz, mas ao aquietar e relaxar a agitada mente. Sua natureza é a paz absoluta. Você não é sua mente. Explore o silêncio na mente através da meditação, e você descobrirá a paz de espírito que você é, e sempre foi.”

Remez Sasson

“Se há paz em sua mente você encontrará paz em todo mundo. Se sua mente está agitada, você encontrará agitação em todos os lugares. Encontre primeiro a paz dentro de si e você verá essa paz interna refletida em todos os cantos. Você é essa paz. Você é felicidade, descubra. Onde mais você poderá encontrar a paz se não dentro de você?”

Papaji.

“A iluminação é como a Lua refletida em gotas de orvalho. Embora sua luz seja ampla e extensa, a Lua, por inteiro, é reproduzida mesmo em um pequeno pingo de garoa. Cada reflexo manifesta a vastidão imensurável do luar no céu. Da mesma maneira como a iluminação é refletida em um indivíduo.”

Dogen Zenj

... 

“A meditação não irá levá-lo a outro mundo, mas irá revelar as mais profundas e extraordinárias dimensões do mundo no qual você já vive. Contemplar calmamente essas dimensões e colocá-las a serviço da compaixão e da amabilidade é o caminho adequado para se obter progressos rápidos na meditação, assim como na vida.” 

 Hsing Yun – Mestre Zen.

“Erga-se acima das decepções e tentações da mente. Essa é a tarefa. Aprenda a tornar-se sábio, abra mão de todo desejo e seja feliz. O real progresso espiritual do meditante é medido pela extensão de tanquilidade interna e liberdade do desejo.”

Swami Sivananda.

“Quando você puder deixar que o que o está incomodando se vá, a alegria e a felicidade naturalmente voltarão à tona… O que é realmente penoso é ficar revivendo um evento ruim de novo e de novo, segurando-o, sem ser capaz de deixá-lo ir-se. A questão não é que coisas ruins tenham acontecido, é se queremos viver lutando com elas ou eventualmente deixar que se vão. Esta é a chave para a meditação, ir dissolvendo e liberando tudo o que for trauma, no claro espaço da lucidez.”

Bruce Frantzis..

“Não tenho desejo algum por riqueza ou posses, então, não possuo absolutamente nada. Eu não experiencio o sofrimento inicial de ter que acumular posses, o sofrimento intermediário de ter que protegê-las e preservá-las, e nem o sofrimento final de perdê-las.”

Milarepa

“Lembre, você não medita para ganhar algo, mas para abrir mão de algo. Nós o fazemos, não com desejo, mas “deixando ir”. Se você quer algo específico da meditação, não encontrará; não será capaz de encontrar. Mas, quando seu coração estiver pronto, a paz virá, procurando por você.”

Arjahn Chah

.
.

“Na mesma medida em que cultiva certos desejos sobre como a vida devia ser, você se torna impedido de enxergá-la.”

Ram Dass

.
.
.
.
“Vá além de tudo. Não colete nada. Um rei não não necessita ir às compras em seu próprio reino. E ele também não esmola. Lembre, você é apenas a consciência da “genuína realidade interna”. Tudo o que brota  são aparências na consciência. Não se perturbe com tudo isso. Repouse apenas na consciência. Esse é o segredo.”
Mooji

“A vida irrefletida
não vale a pena ser vivida.”

Sócrates

.
.
..
“Não acreditem em mim, testem.”
Buda
Qual a função da meditação?
Monge Genshô – Nós vivemos numa grande turbulência. Como um copo d’agua com areia que está sendo constantemente mexido e a areia deixa a água turva, porque não paramos em nenhum momento. As pessoas tomam banho todos os dias porque suam, e aí começam a cheirar mal. Então adquirimos o hábito de tomar banho todos os dias. Nos lugares onde as pessoas não podem tomar banho todos os dias, o cheiro torna-se rapidamente muito forte.
Mas as pessoas deixam que suas mentes sejam sujas todos os dias. Secretam maus pensamentos, más atitudes, se perturbam, se preocupam com memórias, se preocupam com o futuro. Ninguém pára para limpar sua mente, muitas pessoas deitam na cama para dormir e começam a pensar – Amanhã, semana que vem, etc – e não conseguem dormir direito. O sono já tem a função de deletar muitos arquivos. Arquivos temporários que estão atravancando a mente. Mas ele não é suficiente, tanto que vemos muitas pessoas ansiosas ou com depressão. Se nós sentarmos em zazen, começaremos a mudar nossa mente. E se começarmos a ter experiências de despertar cada vez maiores, nosso cérebro torna-se cada vez mais feliz. Há uma mudança verdadeira verificável por ressonância magnética. De vez em quando a gente vê uma noticia assim, “Os médicos examinaram tal Monge Budista que pratica meditação e ele é o homem mais feliz do mundo”. Então já tivemos o homem mais feliz do mundo da Índia, o homem mais feliz do mundo do Butão, o homem mais feliz do mundo da França, etc. Isso é bobagem, basta você praticar meditação e você se torna uma pessoa mais feliz por natureza, porque você começa a descartar essas coisas, começa a aprender, ouvindo o Dharma, praticando o treinamento da mente, usando o zazen para estabilizar a mente e ganhar força psíquica. Isso é mero treinamento, não existe nada de milagroso, não existem milagres no Zen. Não existem poderes sobrenaturais que vêm de fora, não existem bençãos sobrenaturais que um monge pode dar. As imagens são só para nos lembrar.
Manjushri, discípulo de Buda, está sentado tranquilamente sobre um leão, está colocado na sala de meditação porque vocês sentam nos “leões turbulentos” de suas mentes. É só isso, na realidade é apenas pedra sabão. Mas fazemos reverências. Fazemos reverências para quem? Não para pedras, mas para “idéias”. Para treinar a nós mesmos, porque corpo e mente estão ligados e porque corpo e mente estão ligados, adotamos posturas corretas. Dessa forma, nossa mente começa a se corrigir, a ser disciplinada. Usamos roupas também para isso. Tudo são métodos de treinamento. Podem ser outros métodos, não importa, não há nada de “o verdadeiro” ou “o certo” no Zen. Não se trata disso, trata-se só de método de treinamento. Que é um método bastante interessante, tem uma certa tradição, são 2.600 anos mais ou menos de prática, então ele já foi bastante aperfeiçoado, não tente aperfeiçoá-lo apressadamente. Depois que você praticar uns trinta anos, então pode começar dar alguns palpites. Ficou bem claro para que serve o zazen? Treinamento, limpeza, felicidade, despertar. Aqueles que despertaram estão livres. O dedo do Budismo aponta para a liberdade. O Budismo não é nenhuma prisão e não depende de nenhuma crença, só de experiência. A única coisa que você precisa é acreditar que vale a pena treinar, que você desconfia que dá certo. E pronto. Buda mesmo disse – “Não acreditem em mim, testem”. Eu como Monge Zen digo a mesma coisa para vocês – “Não acreditem em mim, testem”.
Monge Genshô
.
.

“Quando você está inspirado por algum grande propósito, algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem as próprias amarras: sua mente transcende limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você encontra um mundo novo e maravilhoso. Forças adormecidas, faculdades e talentos tornam-se vivos e você se descobre uma pessoa maior, muito além do que você jamais sonhou ser.”

Patanjali

.

“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”

Osho.

.

“Meditação não é uma fuga do mundo, ao contrário, ela significa olhar mais profundamente dentro dele, sem os entraves dos preconceitos ou da familiaridade com hábitos que nos cegam para as maravilhas e os profundos mistérios que nos cercam.”

Lama Anagarika Govinda

.

Leia Também:

Osho – Crescimento Espiritual: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1023
Krishnamurti – A verdade é um estado de ser: http://pedrotornaghi.com.br/blogger/?page_id=1984
.
.