sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Meditações e Afirmações para Curar cada um dos Chakras

Meditações e Afirmações para Curar cada um dos Chakras

Os Chakras são pontos de energia presentes em todo o nosso corpo que influenciam a nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. Eles detêm certas mensagens para nós e nos permitem compreender tais mensagens quando mantemos seu fluxo livre.
Estamos em paz quando nossos chakras estão em equilíbrio, e por isso somos capazes de compreender as mensagens que nos enviam corretamente. Mas isso nem sempre ocorre naturalmente…
À medida que caminhamos pela vida, encontramos uma variedade de experiências, o que inevitavelmente nos tirará do equilíbrio às vezes. Então, ao longo de nossas jornadas espirituais, devemos sempre verificar nossos chakras para garantir que tudo esteja trabalhando em harmonia. Tais mensagens nos ajudam a encontrar as ferramentas e meios necessários para viver uma vida saudável e equilibrada.
Alguma das maneiras de equilibrar nossos Chakras é através do grande poder das afirmações positivas e da meditação, uma das formas mais eficazes. Nossos pensamentos criam nossa realidade e, ao praticar regularmente afirmações positivas de equilíbrio para os chakras, podemos alcançar resultados surpreendentes em nossas vidas. Quando você lê e repete essas afirmações, você se sentirá mais conectado a alguns chakras mais do que outros; Isso significa que você provavelmente já trabalhou este chakra anteriormente ou que ele está em equilíbrio, mas o trabalhe mesmo assim para reforçar sua energia. Os que você não sentir conectado ao repetir as mensagens, é porque está disperso, portanto você terá que se esforçar mais para equilibrá-lo.
Eu escolhi organizar em ordem crescente, portanto, a partir do Chakra Raíz crescendo até o Chakra Coronário, pois eu me sinto melhor ao trabalhar meu caminho de baixo para cima, ascendo a minha intuição. Mas se você é uma pessoa que deseja mais aterramento, então seria mais benéfico trabalhar do Coronário até a Raiz. Sinta-se livre para escolher o caminho que deseja seguir, de cima para baixo ou de baixo para cima.
Faça o seu próprio ritual de cura e você ficará centrado e mais em paz consigo mesmo.
Segue tabela com os símbolos dos Chakras, suas respectivas localizações, cores e elementos:
chakras+2
Colocamos aqui Sons Vibracionais de Cura e em seguida as afirmações! Você pode fazer como preferir, mas para se conectar com mais facilidade indicamos que medite sobre cada chakra com ambas ferramentas. 
(Obs.: ao fazer essas meditações, é sempre importante descansar a mão ou colocar alguma coisa na parte do corpo indicada. Isso direcionará a energia das afirmações diretamente para o local e ajudará você a se concentrar claramente na área.)
Chakra Raiz ( base da coluna), é a conexão com a Terra, mundo material e físico, nossa sobrevivência básica e necessidades físicas. Quando este chakra está fora de equilíbrio, podemos nos sentir muito desconectados das nossas necessidades terrestres. A sensação de insegurança ou flutuar no mundo também podem se manifestar. Para curar o Chakra Raiz, sinta uma luz vermelha preencher a base da coluna e o imagine irradiando luz para a Terra; Aterrando e conectando você ao Todo afirmando:
“Eu me sinto profundamente enraizado.”
“Estou conectado ao meu corpo.”
“Eu me sinto seguro.” 
“Assim como uma árvore ou uma estrela, eu tenho o direito de estar aqui.”
“Eu tenho o que eu preciso.”
“Eu sou firmado, estável e parado em meus próprios pés.”
“Eu nutro meu corpo com alimentos saudáveis, água, exercício, relaxamento e conexão com a natureza.”
“Eu confio na bondade da vida.”
“Eu faço escolhas que são saudáveis e boas para mim. “
” Confio em mim mesmo .”
Chakra Sacral (dois dedos abaixo do umbigo), é a conexão da reprodução, está relacionado com a sexualidade, curiosidade e o prazer material. Quando este chakra está fora de equilíbrio, nossa energia sexual é bloqueada como também o compromisso e a capacidade de desfrutar de experiências ou cuidar adequadamente do nosso corpo.
Para curá-lo, coloque a mão sobre a parte inferior do abdômen e preencha-a com uma luz laranja e afirme:
“Eu amo e aceito o meu corpo.”
“Tenho limites saudáveis.”
“Estou aberto a experimentar o momento presente através dos meus sentidos.”
“Eu sou apaixonado.”
“Sinto prazer e abundância com cada respiração que eu levo.”
” Eu nutro meu corpo com alimentos saudáveis e água limpa. “
” Eu sei como cuidar das minhas necessidades. “
” Eu valorizo e respeito o meu corpo. “
” Eu me permito experimentar o prazer. “
” Minha sexualidade é sagrada .”
Chakra do Plexo Solar (boca do estômago), é a conexão da identidade, das qualidades de força vital. Quando desequilibrado, pode ter problemas com o poder pessoal e a auto-estima. O nosso ser crítico interior surge neste desequilíbrio, e os temores de rejeição, crítica e julgamento se fazem presentes. Para curar este chakra, imagine uma luz amarela preenchendo este ponto. Uma vez que este chakra trata de auto-respeito, sente-se ou fique de pé em linha reta e sinta o poder da luz amarela enquanto lê essas afirmações:
“Eu me amo e me aceito.”
“Sou forte e corajoso.”
“Eu sou digno de amor, bondade e respeito.” 
“Estou orgulhoso de minhas conquistas.”
“Eu honro a mim mesmo.” 
“Escolho relacionamentos saudáveis.”
“Eu dirijo minha própria vida.”
“Eu sou livre para escolher em qualquer situação.”
“Procuro oportunidades de crescimento pessoal e espiritual.”
Chakra do Coração (região cardíaca), é a conexão do Amor Incondicional, o coração e as emoções. Elo de ligação das energias dos chakras inferiores e superiores.
Quando este chakra está fora de equilíbrio, podemos experimentar “excesso de amor” que se manifesta como obsessão, ciúmes, sentimentos de abandono, raiva, amargura ou solidão. Para curá-lo, coloque a palma ou o objeto sobre o peito (perto do coração) e imagine uma luz verde (ou esmeralda) brilhante no seu peito.
“Eu, profundamente e completamente, me amo e me aceito.”
“Estou aberto ao amor.”
“Eu nutro meu filho interior.”
“Eu sou querido e amado.”
“Eu vivo em equilíbrio; Em um estado de graça e gratidão.”
“Eu me perdoo. “
“Estou conectado com outros seres humanos. “
“Sou grato pelos desafios que me ajudam a me transformar e me abrir ao amor.”
“Estou aberto ao amor e a bondade.”
Chakra da Gargantagoverna a comunicação, a expressão e a criatividade. Quem sente que não pode ou não tem o direito de expressar sua verdade ou opiniões, pode ter um chakra de garganta em desequilíbrio que os bloqueia. Para curar este chakra, toque sua garganta e imagine que se enche de uma luz azul. Depois de ler essas afirmações, imagine sua garganta sendo preenchida por suas verdades, opiniões ou qualquer expressão bloqueada que você sente e expire até que você não sinta mais bloqueio. Uma vez que o Chakra da garganta está localizado nos acordes vocais, tente usar sua voz o máximo possível durante esta meditação, seja lendo as afirmações em voz alta ou apenas cantando uma melodia rápida para vibrar suas cordas vocais.
“Eu sou aberto, claro e honesto, na minha comunicação.”
“Eu tenho o direito de falar minha verdade.”
“Eu comunico meus sentimentos com facilidade.” 
“Eu tenho uma forte vontade que me permite resolver meus desafios.”
“Eu me expresso através da criatividade, da escrita ou da arte.”
“Eu nutro meu espírito através da criatividade.”
“Eu vivo uma vida autêntica. “
“Eu tenho integridade.”
“Posso compartilhar minhas experiências e sabedoria.”
“Eu escuto meu corpo e meus sentimentos para saber a minha verdade.”
Chakra Frontal (o terceiro olho, no centro da sua testa), é conexão dos sentidos, habilidades psíquicas e intuitivas. Quando este chakra está desequilibrado, podemos sentir que estamos desconectados de nossa sabedoria interior e poder para guiar nossa vida. A incapacidade de ver nossos próprios medos e aprender lições importantes de outros também podem se manifestar. Para curá-lo, concentre-se nessas afirmações, imaginando uma luz azul índigo no centro da sua testa.
“Eu estou em contato com minha orientação interior”. 
“Eu escuto minha mais profunda sabedoria.”
“Eu sou sábio, intuitivo e conectado com meu guia interno.”
“Eu nutro meu espírito.”
“Eu confio na minha intuição.”
“Eu perdoo o passado e aprendo o que estava lá para eu aprender. “
“Estou grato pela bondade na minha vida.”
“Estou aberto a inspiração e idéias.”
“Eu sou a fonte da minha verdade.”
“Minha vida move-se sem esforço.”
Chakra da Coronário (topo da  cabeça), é a conexão espiritual, da luz do conhecimento e consciência do Universo, é o que permite a ligação do ser à Energias Superiores. Quando em desequilíbrio, podemos sentir que essa conexão está bloqueada e podemos ter a sensação de estar muito conectado ao mundo físico, ao racional. Para curá-lo, leia essas afirmações enquanto se concentra no no topo da sua cabeça. Imagine uma luz colorida branca ou roxa conectando você com o que está fora de você.
“Eu sou parte do divino.”
“Eu procuro entender e aprender com minhas experiências de vida.”
“Estou conectado e escuto a sabedoria do universo.”
“Eu sou um com o universo. Eu não posso me afastar, pois não pode me separar. “
“Aprecio meu espírito.”
“Estou aberto à sabedoria divina.” 
“Eu vivo no momento presente.”
” Minha vida se move com graça e harmonia.”
Essas meditações podem ser feitas a qualquer hora do dia. Escolha uma hora e um local tranquilo para você e repita quantas vezes você quiser. Isso só trará ainda mais cura. Se você acredita no poder da cura, você certamente notará as imensas mudanças que as afirmações positivas podem ter em seu espírito.
Espero que essas meditações o ajudem a se centrar e levar uma vida mais saudável e equilibrada.
~~*~~
Gratidão ao Universo, seus sons, suas cores, sua luz, seu amor, à vida em manifestação! Eu vos referencio e agradeço mais um dia, pelos séculos dos séculos! Ahooo irmãos!!
Viva a cura! Curandeiros de si ❤
Fonte: Fractal Enlig. + Youtube
Tradução: YanRam

DICAS TERAPÊUTICAS - Aprendendo a Equilibrar o seu Yin e Yang

Yin e Yang


Yin-Yang é um conceito profundamente enraizado na filosofia Taoísta, representando o constante estado de mudança ou dualidade no Universo formando um Todo. Ele descreve como forças opostas estão interligadas e mutuamente dependentes no mundo natural; e, a harmonia só é alcançada quando as duas forças se combinam e estão em equilíbrio. Qualquer fenômeno dentro da natureza pode ser entendido em relação a outro; um sempre será yin ou yang em comparação com o outro. Por exemplo, a névoa da manhã (yin) é dissipada pelo calor do sol (yang); A escuridão da noite (yin) é substituída pela luz do dia (yang). Simplesmente um não pode existir sem o outro, a sombra não pode existir sem luz.
ying yang jardim
Aspectos de cada polo
“O Lado Direito e Lado Esquerdo de nós possuem interpretações únicas das situações, isso permite a discussão e uma decisão final pode ser feita. Essa interação é chamada de rivalidade hemisférica “. ~ Steven M. Miller
Os dois hemisférios do cérebro trabalham em simbiose e ainda assim, estão envolvidos na “rivalidade hemisférica”, assim como nossas energias Yin e Yang. Na filosofia Chinesa, essas dualidades tangíveis proporcionam uma dança constante e mutante no mundo natural; eles se complementam e são, em última instância, interdependentes, mas quando um é ampliado ou desequilibrado e ultrapassa o outro, então ocorre uma doença e uma rejeição da Dialética Universal.
Essas energias crescentes e decrescentes são a Dança Universal em que estamos, e a Dialética Universal um objetivo transcendental. E, por isso, inspirado por esta ontologia da auto organização que a existência desfruta, podemos assumir que qualquer coisa que incentive o equilíbrio dessas energias nos ajudará.
Embora a dança perpétua e mutante dessas dualidades tangíveis descreva a beleza da vida, dominar o equilíbrio de nossas energias Yin e Yang pode nos dar a chave para desbloquear nosso Eu Superior interno. Mas como podemos fazer isso?

Através do Corpo

Equilibrar os dois hemisférios e as energias de Yin e Yang através do corpo é a maneira mais rápida para que você possa alcançar esse equilíbrio. Yoga, Tai Chi, Qi Gong, Pranayama e várias terapias alternativas, como a Cinesiologia e outras que trabalham com os Meridianos do corpo, fornecerão essa experiência. Mas você nem precisa introduzir tais disciplinas ou terapias (exceto, é claro, se você tem uma afinidade particular por uma); pois ao tornar-se consciente de seus hábitos diários e como você pode favorecer um lado sobre outro já o ajudará a corrigir o equilíbrio entre Yin e Yang.
Você se pega usando um lado para pegar as coisas ou comendo com uma mão em particular? Rudolph Steiner acreditava que uso da mão esquerda (canhoto) refletia uma fraqueza cármica e incentivava os educadores a ensinar as crianças a serem destras para escrever, mas ambidestras em seus movimentos gerais. Se isso é verdade ou não, observe como você favorece um lado sobre o outro. Uma prática fascinante é realizar uma conversa com você usando as duas mãos. Vamos propor um exercício divertido aqui: Primeiro escreva com sua mão de escrita, seus dez principais atributos. Em seguida, escreva outros dez atributos, com a outra mão. Em seguida, faça uma pergunta (escrevendo no papel) com sua mão dominante e “responda” com a sua outra mão. Não analise a resposta, apenas faça. Tenha uma conversa inteira com esse hemisfério não utilizado. Você pode se surpreender com os resultados.
Outro método de equilíbrio através do corpo é adotar o uso da medicina chinesa e transformar sua dieta se você já tem uma pista sobre qual hemisfério está fora de equilíbrio. Por exemplo, se você tem muito Yin, tente comer mais alimentos Yang, como ovos, raízes e grãos. Se perguntar sobre quais áreas temos desequilíbrio é essencial,e para perceber isso é necessário a auto-observação. Aproveito para deixar aqui como dica o estudo desta Apostila PDF – Dietética Chinesa que traz um rico estudo sobre a alimentação Yin e Yang!

Através da Mente

A meditação como prática diária é a melhor via para reequilibrar essas energias e em como elas se manifestam em nossa auto-imagem e identidades. A prática de sentar é iniciada com o corpo, como citado acima; sente-se no equilíbrio de pernas cruzadas que devem ser trocadas e usadas em rotação, com as palmas descansando levemente nos joelhos ou voltadas para cima. Durante a nossa prática, podemos visualizar nossos dois hemisférios trabalhando em equilíbrio, ou usar a respiração para canalizar a luz e amar igualmente ambos os lados do corpo. Ao fazer isso, você pode encontrar emoções e certos pensamentos e é importante adotar uma posição de observador desses, como faria em qualquer meditação.
36f540173dec076809658759f7e7ef58Outra prática de meditação que cura certos elementos das polaridades existentes em nós é segurar um travesseiro no lado que você está reequilibrando e conversar com ele, segure-o como você faria com uma criança dando-lhe a um pouco de nutrição necessária. Enquanto nós trazemos esses “eu” para fora de nós mesmos, não devemos focar muito no desapego deles e sempre mantê-los próximos, reconhecendo-os como elementos da mesma pessoa. Equilibrar os Chakras e meditações de cores também podem nos dar uma grande visão sobre quais energias estão esgotadas ou que precisam ser trabalhadas. Enquanto os chakras não se relacionam diretamente com Yin ou Yang, concentrando-se neles, você pode ter uma ideia de como eles são direcionados. Por exemplo, o chakra da garganta pode precisar de mais energia Yin se for muito fragmentada ou agitada. A visualização de texturas aquosas agradáveis e amorosas que passam por ela ajudará a corrigir esse desequilíbrio e a criar palavras compassivas e energias receptivas em sua área de expressão, onde antes tenha sido usado uma linguagem de oposição e de raiva que causasse conflitos. Você também pode falar diretamente com suas energias de pai e mãe através dessa jornada.
Você também pode usar Sons Bineurais ou Tons Isocrônicos para conciliar seus polos.


Através do Espírito

Integração e não-dualidade são práticas que questionam o próprio tecido do que acreditamos saber e podemos trabalhar para reescrever completamente nossa percepção da realidade. A não-dualidade significa deixar todas as nossas percepções de polaridade escorrer e questionar nossa realidade até as porcas e parafusos dela; acreditamos que temos um cérebro que envia informações ao resto de nossos corpos para que eles possam funcionar. Nós sabemos disso porque nos ensinaram na escola e isso é resultado de horas e horas de pesquisas científicas realizadas antes mesmo de nascermos. Mas você já viu seu cérebro? Se você nunca viu isso, então, como você sabe que está lá? Toda a nossa percepção da realidade, quando pensamos sobre isso, baseia-se em ouvir-dizer e na nossa aceitação das experiências de outros.
a104e18c633a444ade93c7bd41372986
Esse tipo de inquérito espiritual também pode nos ajudar a trabalhar com nosso conhecimento da morte, e como meditar sobre momento da morte pode enriquecer nossas vidas infinitamente. A dualidade de luz/escuridão, vida/morte, homem/mulher pode ser dissolvida através da meditação, e a morte é um momento de integração. Se o gênero é ilusório, então também são todas as dualidades, e no nosso reequilíbrio, podemos deixá-los ir. Se aceitarmos apenas a realidade, pois nasce constantemente e renasce através de nossos sentidos, então podemos aproximar-nos da “verdade” ou de uma experiência do “Eu Superior”.
“Se tudo está mudando, se tudo é impermanente, o que há que realmente durável ou que sobrevive?” Quando alguém realmente faz essa pergunta cada vez mais profundamente, percebe-se que tudo nesta vida é interdependente. Nada tem uma natureza inerente existente, mas ainda assim, como tudo é impermanente, a própria natureza é vazia.”~ Sogyal Rinpoche
Ao reequilibrar as energias Yin e Yang dentro de nós, podemos passar por essa existência dualista para além do céu azul. O que está sempre lá, além da vida e da morte.
~*~
Que possamos sempre nos aceitar como somos, aceitar nossos desequilíbrios pois apenas a aceitação consciente e amorosa das nossas deficiências é que nos dá coragem para nos trabalharmos e nos curar! ❤ Bem vindo, guerreiro e guerreira! Você é o seu próprio poder de amor e cura. Ahooooo!!
Elaboração: YanRam