quinta-feira, 11 de abril de 2013

ÁGUA UM SANTO REMÉDIO - 5 razões surpreendentes para beber água

5 razões surpreendentes para beber água

Previna e desidratação
De todas as opções de alimentos e bebidas qual a que realmente é livre de calorias, a custo zero e essencial para nos manter vivos? É a água.

“A água garante o funcionamento básico do corpo”, diz Beth Reardon, directora de nutrição da Universidade de Duke. “Todos os sistemas do corpo necessitam de água para funcionarem adequadamente tal como 90% de todas as reacções químicas no organismo”.
Veja estas cinco razões surpreendentes para matar a sede com água:

1. Alivia o stress

Beber água ao longo de um dia de stress alivia sintomas tais como dores de cabeça, tensão muscular, pensamentos confusos, ritmo cardíaco acelerado e falta de energia. O stress mexe com todos os nossos sistemas corporais básicos e quando estamos desidratados os efeitos são amplificados.
Dado que mais de metade do nosso peso corporal é água, diz Reardon, apenas uma redução de 2% na hidratação tem um impacto dramático sobre os níveis de energia e a função cognitiva. A desidratação também aumenta os níveis de cortisol – a hormona do stress. A água não irá acabar com o stress mas fornece mais energia, alivia a tensão, acalma a respiração e reduz a pressão sobre o coração.
Dica: Beber 8 copos de água por dia, é uma boa regra, diz Reardon, no entanto isto varia de pessoa para pessoa consoante o tipo de organismo, a idade, o nível de actividade, o nível de saúde, medicamentos que toma e outros. Como saber? Siga a sua sede e se tiver a urina transparente, está no caminho certo.

 2. Ajuda a perder peso

Num estudo feito com adultos entre os 55 e 75 anos, dois copos de água antes das refeições originaram a perda de dois quilos a mais em 12 semanas, em comparação com um grupo com dieta semelhante mas sem o consumo de água antes das refeições.
A água enche, logo a pessoa sente-se mais saciada e come menos. Um estudo mais recente descobriu que aqueles que bebem água antes de refeições consomem em média menos 75 calorias por refeição o que equivale a menos 6 kilos por ano.
E mais, quando está bem hidratado, o organismo trabalha próximo da máxima eficiência, optimizando funções ligadas à perda de peso, como a digestão e a função muscular.
Dica: Tente variar o sabor da água. Coloque frutas num jarro com água e deixe descansar alguns minutos. Limão, laranja ou melancia servem muito bem. Ou então deite uma saqueta de chá verde na água para acentuar o sabor.

3. Menos Doenças

A hidratação mantém as membranas mucosas a funcionar correctamente e estas são as guardiãs do sistema de defesa natural que ajuda a manter longe o vírus da gripe e constipações. Quando estes tecidos secam, os germes penetram mais facilmente na nasofaringe. Se de qualquer forma contrair a doença, a gravidade é tanto menor quanto maior for a quantidade de água que bebe.
A água é especialmente aconselhável quando se viaja. Os aviões voam em altitudes próximas dos 10 mil metros, onde a humidade é 10 por cento mais baixa. Significa que está a respirar ar seco num espaço exíguo, cheio de germes de outras pessoas. A água mantem as mucosas hidratadas e as defesas altas.
Dica: Traga uma garrafa de água vazia consigo quando for para o aeroporto e encha depois de passar a segurança, ou então compre uma garrafa antes de embarcar e beba-a toda ao longo do voo. Peça mais água à assistente de bordo se necessitar.

4. Mais confortável.

Não importa se a água que bebe está morna ou gelada. O acto de beber água vai mantê-lo quente num dia frio e refresca-o num dia quente.
“O termostato interno funciona melhor quando você está bem hidratado”, diz Beth Reardon. A água ajuda a regular a temperatura corporal.
O sistema de regulação da temperatura do corpo, governado pelo hipotálamo do cérebro, está constantemente a ler informação fazendo ajustamentos para manter uma temperatura correcta e constante. Ao sol, ficamos quentes logo suamos para arrefecer. Na neve sem chapéu, o hipotálamo detecta que estamos a perder calor através da cabeça e trabalha para produzir energia extra.
Mas estes mecanismos trabalham pior se estamos desidratados e a desidratação é um risco tanto no inverno como verão. No frio, por exemplo, perdemos o vapor de água através da respiração e muitas pessoas tendem a beber menos água pois acham que não precisam de tanta como nos dias quentes.
Dica: Substitua um refrigerante, um café ou um chocolate quente cheio de calorias, por uma quantidade igual de água. Leve uma garrafa de água consigo durante o dia para fazer uma pausa e beber. Beba mais quando se sentir fisicamente activo, seja na água, na neve, ou em qualquer condição climatérica.

5. Regula a tensão arterial.

Em 2010, a Cruz Vermelha Americana descobriu que quando foi dado a beber a dadores de sangue dois copos de água antes do acto, 20 por cento desmaiaram a logo seguir. Foi uma importante descoberta porque muitos dos que desmaiaram passaram a associar a doação de sangue a uma má experiência e desistiram de vez.
Não ficou perfeitamente claro qual o mecanismo em causa. No entanto a Cruz Vermelha sentiu a necessidade de levar a cabo um estudo, sobretudo quando investigadores da Universidade de Vanderbilt associaram o consumo de água ao sistema nervoso parassimpático que actua ao nível da pressão arterial e energia.
Não beber água suficiente pode elevar a pressão arterial. Isto porque a desidratação faz com que os vasos sanguíneos se contraiam à medida que o corpo se esforça para conservar a água que perde através da transpiração, urina e respiração. Quando se contraem os vasos sanguíneos, o coração bombeia mais dificilmente, causando a subida da tensão arterial.
Dica: Comece o seu dia com um copo de água para obter energia que compense a desidratação que ocorreu durante a noite. Tenha sempre um copo cheio na mesa-de-cabeceira.

Adaptado de 5 Most Surprising Reasons to Drink Water de Paula Spencer Scott

O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

A língua é um espelho da saúde.
A língua é um espelho da saúde.
Veja-se ao espelho e coloque a língua de fora. Nada por aí além, apenas um órgão para saborear e falar certo? Errado, os especialistas Ayurvédicos podem deduzir pistas estonteantes sobre a sua saúde através da língua. O tratado clássico Ayurvédico ‘Charaka Samhita’, escrito no séc. III a.C. diz que “a sujidade acumulada na base da língua cria obstruções à respiração e produz um mau cheiro, daí a necessidade em raspar a língua”.
Apesar de uma língua saudável ser cor-de-rosa e não ter quaisquer altos ou manchas, grande parte das pessoas têm uma cobertura nas suas línguas.
Se toda a sua língua tem um revestimento branco, significa que o seu Kapha dosha está com problemas. Esta camada indica que existem resíduos tóxicos não-digeridos acumulados no interior do seu sistema digestivo e que o seu ‘agni’ ou fogo digestivo tem a chama fraca. Não só deve limpar a língua, como também tomar as precauções necessárias para comer saudável e descarregar essas toxinas. Aumente o seu consumo de água. Planeie o horário das suas refeições. Evite alimentos gordurosos e sobremesas. Procure e siga uma dieta equilibrada Kapha.
Se a superfície da língua tiver uma cor entre o esverdeado e amarelado, então é porque a sua quota da bílis é alta e a culpa é do Pitta dosha que aumentou exponencialmente. Tente equilibrá-lo evitando alimentos picantes. Beba muita água. O Pitta dosha não tolera irregularidade nos horários das refeições, por isso assegure-se que está a seguir um ritmo predeterminado para comer as suas refeições.
Uma superfície escura da língua demonstra um desequilíbrio do Vata. Isto pode causar tanto prisão de ventre como insónia. O que a sua língua está a tentar dizer-lhe é que o seu sistema está ‘seco’ e precisa de muita hidratação. Uma vez mais, o consumo de muita água e muitas frutas sumarentas devem ajudar. Inclua um pouco de azeite na sua dieta. Hidrate bem a sua pele. Faça uma massagem a si mesmo diariamente com um óleo de boa qualidade, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Em suma, tente reequilibrar o seu Vata dosha ao aumentar a quota de hidratação do seu corpo.
Se prestar atenção à sua língua e aproveitar para saber mais sobre o seu estado de saúde pode aprender se está tudo bem e tomar as medidas necessárias para melhorar.
Adaptado de What Your Tongue Says About Your Health por Shubhra Krishan.

AS UNHAS REFLETE NOSSO ESTADO DE SAÚDE - 10 Formas Das Unhas Refletirem O Estado De Saúde

10 Formas Das Unhas Refletirem O Estado De Saúde

As unhas dizem muito sobre si!
As unhas dizem muito sobre si!
Não sabe o que significam aquelas manchas brancas, altos ou rugas nas suas unhas? Diz-se que este tipo de situações podem ser indícios que algo de errado se passa com o seu corpo. Podem ajudar a saber o seu estado nutricional e de saúde. Conheça a forma mais simples para descodificar as suas unhas:
  • Cor
    • Manchas brancas – falta de zinco
    • Unhas amarelas – problemas no fígado e/ou vesícula biliar
    • Unhas azuladas ou cinzentas – problemas cardíacos
    • Unhas castanhas – disfunção da glândula adrenal
  • Rugas
    • Rugas verticais – distúrbios metabólicos ou problemas nos pulmões
    • Rugas horizontais – gota, problemas de coração e circulação
    • Pequenos altos – fungos nas unhas ou falta de ferro
  • Formato
    • Formato de colher – falta de ferro ou dano por detergentes fortes
    • Formato de ampulheta – problemas nos brônquios ou pulmões
    • Formato de azeitona – problemas arteriais e espinha dorsal
    •  
Adaptado de 9 Ways Fingernails Can Reflect Health por Michelle Schoffro Cook.

EMAGRECIMENTO - 15 Alimentos que Limpam o Organismo e Ajudam a Emagrecer

15 Alimentos que Limpam o Organismo e Ajudam a Emagrecer

Alimentos que Limpam o Organismo e Ajudam a Emagrecer
Saiba escolher os alimentos certos para compor a sua ementa!
No processo de perda de peso, os alimentos funcionais são grandes aliados, basta saber escolher bem o que deve compor ou não a sua dieta. Existe uma grande variedade de alimentos indicados para limpar o organismo, manter a saúde em dia e garantir a boa forma. Se está em dúvida sobre quais escolher, apresentamos-lhe uma lista de 15 alimentos que prometem nutrir e ao mesmo tempo saciar a sua fome sem excessos!
Cereais e folhas frescas
São indicados na recuperação do organismo e das medidas da cintura depois de um dia de exageros à mesa. Eles aumentam a sensação de saciedade durante a refeição e previnem problemas intestinais como a prisão de ventre, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diminuem das taxas de colesterol.
Cenoura 
A cenoura é rica em vitaminas que estimulam o metabolismo. Ainda contém dois minerais: silício e potássio que actuam juntos eliminando o excesso de líquido no organismo. É um dos melhores antioxidantes, estimula a eliminação de resíduos, combate gases, previne infecções do trato urinário e estimula a actividade dos rins.
Levedura de cerveja
Rica em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, cobre, magnésio, potássio, selénio, silício e zinco, que diminuem a absorção do açúcar. Também facilita a recuperação do fígado, quando há exageros à mesa.
Farelo de aveia
Rico em betaglucanas (substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura), contém fibras que melhora o trânsito intestinal, além de prolongar a sensação de saciedade.
Camomila e melissa
Contêm substâncias com efeito relaxante como o flavonóide apigenina (camomila) e óleos essenciais (melissa) que aliviam o stress.
Melancia 
Repleta de fibras e água, a fruta desincha e limpa o organismo. Para garantir um efeito diurético mais eficiente é possível centrifugar a fruta com as sementes e coar o sumo.
Kiwi 
Rico em clorofila, a fruta garante a limpeza do organismo. Os minerais que carrega como o cálcio, o magnésio e o potássio diminuem o inchaço.
Mel 
Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. Também ajuda a diminuir a vontade de comer doces, dando uma mãozinha para manter a dieta em dia.
Abacaxi
A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína como as carnes. Suas fibras solúveis controlam os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias. Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante, pois actua eliminando a retenção de líquidos.
Alface 
Rica em clorofila e flavonóides, a alface contribui para diminuir o excesso de líquidos acumulados, ajudando a desinchar.
Chá verde 
Contém catequina (um fitonutriente com forte acção antioxidante). Ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de diminuir os níveis de colesterol.
Arroz integral
Contém fitoquímicos que reduzem a absorção da gordura pelo organismo e também é rico em fibras, que limpam o intestino.
Chia
As fibras presentes na semente são solúveis e em contato com a água transformam-se num gel que ‘incha’ o estômago e retarda a fome. As sementes absorvem 12 vezes do seu peso em água hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.
Cavalinha e hibisco
Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante. A cavalinha repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo.
Couve 
Tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.


Adaptado de 15 alimentos que limpam o organismo e ajudam a emagrecer de Paula Faciroli.