domingo, 11 de maio de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Corpo, Mente, Yin-Yang e Acupuntura

 Corpo, Mente, Yin-Yang e Acupuntura




yin-yang












A lei do YIN-YANG é um princípio cósmico universal que diz que tudo o que existe no universo é criado pela interação de duas forças contrárias e, ao mesmo tempo, complementares e relativas. Estas duas forças são conhecidas como Yin (negativo, passivo, feminino, frio, escuro, úmido, etc.) e Yang (positivo, ativo, masculino, quente, claro, seco, etc.) formando assim, uma polaridade energética.
Yin e Yang não existem como um valor absoluto e separado. Todo fenômeno tem um aspecto yin e outro yang e seu equilíbrio depende em primeiro lugar entre estas duas forças que são:
·         Opostas                          ·         Complementares
·         Se interconsomem    ·         Se retroalimentam.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA POLARIDADE ENERGÉTICA
YIN
YANG
YIN
YANG
Escuro
Contração
Descendente
Passivo
Frio
Negativo
Pesado
Interior
Côncavo
Pressão baixa
Bradicardia
Sonolência
Pessimismo
Claro
Expansão
Ascendente
Ativo
Quente
Positivo
Leve
Periferia
Convexo
Pressão alta
Taquicardia
Insônia
Otimismo
Água
Próton
Vegetal
Verdura
Sistema Nervoso Parassimpático
Feminino
Espaço
Flacidez
Sensibilidade a tempo úmido
Falta de reação
Medo
Processos crônicos
Fogo
Elétron
Animal
Cereal
Sistema Nervoso Simpático
Masculino
Tempo
Espasmos
Sensibilidade a tempo seco
Reação excessiva
Raiva
Processos agudos

A ENERGIA – MERIDIANOS
KI, em japonês, C’HI, em chinês ou PRANA, em sânscrito, poderia ser traduzido como energia vital, ou essência da vida. Se refere a certa energia vital que envolve a superfície de todo ser que esteja vivo. Essa energia, ou C’hi, circula pelo nosso corpo por uma vasta rede de canais chamados meridianos e pontos de acupuntura.
Esse sistema circulatório-energético é formado por um grande circuito principal bilateral por onde circula a maior parte desta substância.
meridianos
Esse grande circuito principal é dividido em 12 segmentos, que são chamados meridianos.
Cada meridiano leva o nome do órgão a que está ligado pelo seu percurso interno e pode ser considerado uma projeção energética do mesmo. No seu percurso, o final de cada meridiano está ligado ao princípio do meridiano seguinte na ordem abaixo:
Pulmão – Intestino Grosso – Estômago – Baço/Pâncreas – Coração – Intestino Delgado – Bexiga – Rins – Pericárdio – T. Aquecedor – V. Biliar – Fígado.
Os meridianos são ligados aos órgãos e às vísceras e levam a energia destes para o resto do corpo, através dos seus trajetos internos e externos.
A acupuntura se utiliza deste conhecimento para a harmonização do corpo e no tratamento das doenças.

INTERAÇÃO CORPO-MENTE
corpo e mente

Na Medicina Tradicional Chinesa sabemos que cada órgão gera um tipo de atividade mental e é susceptível de se adoecer se sofrer algum tipo de agressão também mental.
Temos assim, energeticamente falando, que:
·         O Rim gera a vontade e é lesado pelo medo
·         O Fígado gera a criatividade e é lesado pela cólera
·         O Coração gera a alegria e é lesado pela euforia
·         O Baço gera o pensamento e é lesado pela preocupação
·         O Pulmão gera a sensibilidade e é lesado pela tristeza
O excesso de trabalho, a fadiga física, o excesso de atividade sexual lesa o Rim Energético, deixando a pessoa desmotivada e sem interesse.
O Rim Energético, lesado, deixa escapar sua energia Yang, e esta, por sua vez, vai direto ao Fígado, promovendo uma irritabilidade que, progressivamente, pode chegar até a um estado de cólera.
O Rim pode jogar este Yang diretamente no Coração e este, sem ter a energia nutritiva do Yin, faz com que a pessoa perca a alegria.
Além disto, o Coração, na medicina Chinesa, é o grande interpretador das emoções e, ele estando lesado, fica impedido de interpretar os sinais que lhe chegam dos outros órgãos.
O Fígado, trabalhando anormalmente, exerce uma função de dominação sobre o Baço e este deixa de funcionar, parando de pensar. A pessoa deixa de ser um ser pensante e torna-se um “tocador de serviço”, perdendo a faculdade de questionamento, além de engordar.
O Baço, por sua vez, deixa de nutrir o Pulmão e este, sendo o mestre das energias do corpo, faz com que a pessoa torne-se cada vez mais cansada, com a fala arrastada, além de ser vencido pela tristeza.
Para finalizar, a Medicina Chinesa não trata de doenças, isoladamente. Ela trata de um todo muito maior, ou seja, de um universo que se comunica com outros universos utilizando-se de uma metodologia holística, utilizando-se sempre do conceito de harmonização.

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Olhe ao seu redor


Olhe ao seu redor

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Olhe ao seu redor

E não veja apenas as pedras que o levaram ao chão, mas recorde-se que em cada queda, uma Mão lhe ajudou a se reerguer.
Reconheça os tristes caminhos que o levaram à dor, mas não detenha-se ao sofrimento, relembre que a Luz sempre se fez presente, lhe guiando a novos destinos.

Olhe ao seu redor...
Admita os enganos já cometidos, mas aprenda que a porta para o recomeço sempre está e estará aberta...
Note a prova que se aproxima, mas antes de temê-la e desistir, volte-se para o seu íntimo e lá descubra a centelha de luz que irá lhe fortalecer por qualquer estrada que venha passar.

Olhe ao seu redor...
Perceba os problemas que enfrenta, mas antes de se render ao desânimo, sinta a esperança que permanece em seu coração e com ela reencontre a certeza de que poderá vencer as adversidades.
Encontre a tempestade que de repente se formou diante de ti, mas encontre também, o amparo dos amigos espirituais que sempre permanecem ao seu lado e lhe guiam pelas trilhas da escuridão.

Olhe ao seu redor...
Conheça os medos que o afligem e lhe impedem de evoluir, mas conheça também, a confiança de que sozinho, nessa jornada não caminha e nem caminhará.
Relembre o passado, mas sem as algemas da culpa ou da nostalgia, mas sim, com as páginas marcadas pelas grandes lições já aprendidas e com elas, a sabedoria de que ainda há muito a ser escrito no caderno da vida.

Olhe ao seu redor...
Emocione-se com as perdas, mas creia a cada instante que o Espírito é imortal e parte para outras conquistas, assim, não desista de lutar por sua evolução.
Valorize as vitórias, mas lembre-se sempre e que apenas os bens espirituais que acumular seguirão contigo quando chegar a hora de retornar a pátria espiritual.

Olhe ao seu redor...
Contabilize os milhões de minutos que já viveu, mas também, tenha a consciência de que nesse minuto pode realizar a renovação em sua existência.
Chore pelos fatos já vividos, mas também, faça com que seus olhos enxerguem o colorido que ainda sobrevive e com ele, pinte uma nova aquarela ao seu dia, viva e sinta a benção que a cada manhã bate a sua porta.

Olhe ao seu redor...
Sensibilize-se pelas feridas sofridas pelo caminho, mas saiba que elas cicatrizam-se e que é prosseguindo que encontrará sempre a cura para suas dores, porque a cada esquina, uma nova oportunidade nos aguarda, desde que acreditemos.
Saiba os difíceis períodos que atravessou e talvez ainda atravesse, mas saiba primeiramente que a perseverança é a chave que o fará chegar a novos horizontes.

Olhe ao seu redor...
Visualize a terra seca e sem flores que está a sua frente, mas rende-se fé e a coragem e com elas começa o arado, fazendo com que a semente brote e assim, novos frutos surjam a sua frente.
Encontre o grande desafio a lhe aguardar, mas ao invés de desespero ou de permitir que seu íntimo seja abalado e seu equilíbrio se perca, eleva seu Espírito ao Alto e senti a Providência Divina lhe envolver em seus braços.
E com ela, compreenderá definitivamente que não importa o caminho que venha a trilhar...
As trevas a serem enfrentadas...
As batalhas que precisam ser travadas...
As obsessões a serem vencidas...
O fantasmas a serem superados...
As frias noites a serem deixadas para trás.
As fraquezas morais a serem abandonadas...
A rota a ser modificada...
As mágoas a serem esquecidas...
E o sofrimento a ser lapidado...
Nada disso importa!
Eleve o seu Espírito ao Alto e o Pai, o Eterno Pai de Amor e Misericórdia, lhe mostrará o caminho.
Novamente lhe mostrará o caminho...
Porque você é o filho amado que o Pai jamais abandonará.
Não importam quais tenham sido suas escolhas.
O Pai continua ao seu lado, lhe oferecendo provas para que possa evoluir.
Mas também, oportunidades para que Dele possa se aproximar mais ainda.
O Pai enxuga suas lágrimas, mesmo quando no desespero da dor, acredita-se sozinho...
O Pai permanece contigo!
Ele é a base que te sustenta, quando os fatos inesperados chegam e parecem tirar o seu chão.
O Pai está ao seu lado!
Ele lhe abre portas quando tudo ao seu redor o leva a crer que não há mais salvação.
O Pai vem ao seu encontro!
Ele se faz presente quando acredita que não possuir mais forças para prosseguir em sua jornada.
O Pai lhe abençoa.
Ele se aproxima seja nos dias ensolarados ou nas manhãs onde reinam as nuvens.
O Pai permanece...

Olhe ao seu redor...
E será a Luz Divina que enxergará a sua frente a lhe guiar.
Confie e siga-a.
O Pai está de braços abertos a lhe esperar...

(Sônia Carvalho)

O PODER DA VIDA - Mãe, uma dádiva de Deus

Mãe, uma dádiva de Deus

o que é ser mãe o que é maternidade