domingo, 16 de setembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - s Chakras e os Orixás

GRÁFICO: Os Chakras e os Orixás


CHAKRAS E ORIXAS

O “chakra da coroa ou coronal”, ele é o chakra do sentido da fé. O sentido da fé está ligado a Oxalá, a pai Oxalá e mãe Logunan. Então, este é o chakra de Oxalá? Sim. Este é o chakra do sentido da fé que pertence a Oxalá e Logunan. No entanto, no centro desse chakra estará vibrando do meu Orixá ancestral. 

No meu “chakra de frente” que é esse chakra que está na glândula pineal, que está mais relacionado ao raciocínio e ao pensar, aqui está o sentido do conhecimento. Esse sentido do conhecimento pertence a pai Oxóssi e mãe Obá. Na frente do frontal vibra o meu Orixá de frente e na parte de trás do frontal vibra o meu Orixá de juntó. 

No terceiro chakra que é o “chakra laríngeo”, eu tenho aqui o chakra da lei, da ordem, da ordenação. Então, esse sentido pertence ao pai Ogum e a mãe Iansã. Ainda assim, nesse chakra na sua abertura da frente vai ter um Orixá vibrando aqui e outro Orixá aqui, que diz respeito de que maneira eu lido com essa força. 

Então, se eu tenho um Orixá de frente no chakra do conhecimento, da informação, esse Orixá diz respeito da forma racional como eu lido com as questões do conhecimento, do meu dia-a-dia, o tempo todo. A parte de trás é a parte emocional, então, o Orixá de juntó diz respeito como eu lido de forma emocional com as coisas do dia-a-dia. 

Da mesma forma quando eu chegar no “cardíaco”, que é o chakra do amor. Então, independente de quem seja o meu Orixá ancestral, o meu Orixá de frente ou o meu Orixá de juntó, o“chakra cardíaco” é o chakra de Oxum e Oxumaré. 

O lado racional pra frente, o lado emocional pra trás ou o lado universal pra frente, o lado cósmico pra trás. Independente de quem seja os meus Orixás, independente, há um Orixá que vibra no centro do meu cardíaco, o meu cardíaco é o chakra do amor e no centro dele está vibrando um outro Orixá, que vai dar uma nuance, uma sutileza de como eu lido com as questões do amor. Então, independente de ser um filho, uma filha de Oxum, de Iemanjá, de Oxóssi, de Ogum, aqui você tem mais um Orixá que está te direcionando nas questões do coração. 

E a gente dá essa sequência chegando no “chakra esplênico”, que é o chakra da evolução. A evolução pertence ao pai Obaluaiyê e a mãe Nanã Buruquê, da mesma forma nesse chakra vai haver um outro Orixá vibrando nesse chakra, que a parte da frente é racional, a de trás emocional. 

O “chakra umbilical”, que é o chakra do meio, que aqui é considerado o chakra de fogo, o caldeirão da vida. É o chakra da justiça, o chakra da balança, o chakra do equilíbrio, ele é o chakra do nosso pai Xangô e da nossa mãe Egunitá. 

Do “chakra básico”, que é o chakra do sétimo sentido da vida, é o chakra da energia criadora, o chakra da energia geradora, é o chakra da nossa mãe Iemanjá e do nosso pai Omulú.


DESPERTANDO O CONHECIMENTO - DEUSES INDIANOS - Significado e Simbolismo

DEUSES INDIANOS 


A maioria das pessoas reconhece que estas belas imagens são indianas, pois demonstram o esplendor da cultura do hinduísmo: cores vivas, jóias extravagantes, enfeites exagerados e presença de alguma flor ou fruto em personagens antropomorfos misturadas com animais coloridos de encher os olhos.

Mas quando vemos tudo isso em uma imagem só, não é a toa, cada detalhe tem um significado profundo,simbolismos que tem o objetivo de transformar nossa consciência. 

Na série a seguir, iremos explicar via infográfico, alguns desses belíssimos deuses reverenciados na Índia.


BRAHMA

O Deus da Criação – Brahma, o primeiro Deus da Trimurti, trindade dos Deuses do hinduísmo (Brahma, Vishnu e Shiva). Representação da força da criação do universo.

Como terceiro membro da trimúrti hindu, Brahma representa o equilíbrio, enquanto Vishnu e Shiva representam as forças opostas da conservação e da destruição, respectivamente.

Simboliza a mente universal e por possuir atributos humanos (mente e intelecto), ele não é muito popular entre os indianos porém é mais reverenciado ao redor do mundo.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…



KRISHNA

O Deus do amor. Krishna é um dos principais nomes de Deus e significa “o todo atraente”. Nos Vedas encontramos muitos e muitos nomes para Deus, pois para cada qualidade, podemos ter um nome. Como Deus tem qualidades ilimitadas, tecnicamente Ele tem ilimitados nomes. Porém, o nome Krishna tem uma conotação muito especial, pois refere-se ao aspecto mais atraente, íntimo e completo de Deus.

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito:beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Ele é infinitamente misericordioso. Ele é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas.

Para conhecer em maior detalhe sobre Sua última vinda a Terra, cerca de 5.200 anos atrás, leia o livro “Krsna, A Suprema Personalidade de Deus” ou escute-o, de graça, em MP3, aqui.

Para conhecer Seus principais ensinamentos, leia o Bhagavad-gita, disponível aqui.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta toda atraente figura…



VISHNU

O Deus protetor – Vishnu, uma das três deidades supremas do hinduísmo, o Deus supremo do Vaishnavismo. Suas qualidades são incontáveis, porém as 6 principais são:
Jnana (Omnisciência); é consciente de todos os seres;
Aishvarya (Soberania), é autoridade suprema;
Shakti (Energia), é capaz de fazer possível o impossível;
Bala (Força), é capaz de suportar qualquer coisa apesar de fadiga ou cansaço;
Virya (Vigor), é capaz de manter a imaterialidade;
Tejas (Esplendor), é autosuficiente.
As quatro mãos:

As quatro mãos de Vishnu simbolizam além das quatro direções do espaço, os quatro estagios da vida (quatro ashrams):

1) A busca do conhecimento (Brahamacharya)
2) Vida familiar (Grihastha)
3) Retiro na floresta (Vana-Prastha)
4) Renunciação (Sannyasa)

Também, representam as atividades primordiais que uma entidade desfrutando existência mundana deve se empenhar em alcançar (Purusharthas):

a) Deveres e virtudes (Dharma)
b) Bens materiais, riqueza e sucesso (Artha)
c) Prazer, sexualidade e curtição (Kama)
d) Libertação (Moksha)

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…





SHIVA NATARAJA

Nataraja, “O rei da Dança”, é uma representação do Shiva como o dançarino cósmico, quem apresenta sua dança divina para destruir o que for necessário no universo e assim poder fazer a preparação para o Deus Brahma começar o processo de criação.

No centro de um arco de chamas de fogo, Shiva dança a dança da bem aventurança, dança durante a qual o universo foi criado. Ele dança sobre uma anão que é um demônio (Apasmara), quem além de representar a superação da escuridão, também simboliza a passagem do divino ao material. O rosto neutro de Shiva dá a impressão de equilíbrio, enquanto uma cobra se enrola no pescoço, representando Shakti e o caráter atemporal desta energia, também as vezes conhecida como Kundalini.

Esta estatua é um dos mais populares enfeites numa sala de Yoga, sem dúvida é muito vistosa e harmoniosa à vista. Veja no infográfico mais outros simbolismos que ajudam a entender o significado da beleza que nesta estatua fica sempre implícita.




GANESHA

GANESHA é o Deus do sucesso ou o Deus removedor de obstáculos – É um dos deuses mais comuns no hinduísmo, é uma deidade de fama popular na cultura hinduísta e atualmente tem grande influência das massas.

Filho dos Deuses Shiva e Parvati, de figura antropomorfa-elefantosa é também adorado como o Deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza. É um das 5 principais deidades hinduístas (Brahma, Vishnu, Shiva e Durga os outros quatro)

A cabeça de elefante simboliza Atman ou alma, que é a suprema realidade da existência humana e o corpo de humano representa Maya ou a existência terráquea dos humanos. E a razão pela qual ele está com um colmilho faltando é porque ele quebrou ao escrever o livro sagrado Mahabharata.

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




SARASWATI

Deusa da sabedoria, das artes e da música. Esposa, de Brahma, o criador do mundo, ela faz parte da Trimurti – trindade das Deusas do hinduísmo (Saraswati, Lakshmi e Shakti).

É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência, sendo representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical). Seus símbolos são um cisne e um lótus branco.

Na mitologia hindu, o cisne é a ave sagrada à qual se for oferecida uma mistura de leite e água, é capaz de beber só o leite, distinguindo a essência do superficial e o eterno do evanescente. Representa a qualidade de discriminação entre o bom e o mau.

A esta deusa era consagrado o chamado dia de Savitu-Vrta, normalmente comemorado no dia 16 de maio.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




LAKSHMI

A Deusa da prosperidade – Lakshmi, representação da prosperidade e riqueza (material e espiritual), da beleza e do amor. É a esposa e energia ativa de Vishnu.

É uma das deusas mães, sendo assim, chamada de “mata” – mãe: “Mata Lakshmi.” Também é chamada de “Shri” – a energia feminina do Ser Supremo. É a deusa que, através da sua representação, convoca à prosperidade, riqueza, pureza, generosidade e incorporação da beleza, graça e charme.

A importância de Lakshmi no lar tradicional hinduísta, faz dela uma deidade doméstica, pois é reverenciada a cada sexta-feira no altar na casa dos indianos hinduístas que se dedicam aos negócios (vivi isso como experiência própria na minha viagem pra India).

Um dos principais ensinamentos desta poderosa mulher é que com esforço constante governado com sabedoria e pureza e de acordo com o dharma próprio, a prosperidade espiritual e material são facilmente atingidas. 

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




HANUMAN

O Deus super poderoso – Lord Hanuman, simbolicamente representa devoção pura, a ausência total de ego ou “eu inferior.” Representa a natureza neanderthal do ser humano, mesma que quando refinada e transformada, pode se estabilizar em Deus.

Hanuman simboliza a mente humana, que pula igual macaco para um lado e para o outro, desejando as coisas e comprometendo-se com inumeráveis atividades que distraem a paz interna. A mente, igual Hanuman, pode viajar a onde desejar na velocidade do pensamento. Pode também se expandir ou se contrair.

Enquanto ela permanecer apegada as paixões animais e os sentidos, permanecerá instável, causando distúrbios. Mas uma vez que se entregue à paz interna, e se dedica a ela disciplinadamente, pode chegar a manifestar poderes benéficos inimagináveis, igual Hanuman.

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…



DURGA

A  Deusa inacessível ou invencível.  Foi criada como uma deusa guerreira para combater os demônios.

A palavra “Durga” em sânscrito, significa – barreira que não pode ser derrubada – ou também – aquela que elimina sofrimentos –

Protege aos seus devotos dos demônios do mundo e remove os mistérios.

Durga também é conhecida com a Deusa dos três olhos. O olho esquerdo representa o desejo (lua), o olho direito representa a ação (sol), e o terceiro olho (ponto vermelho no meio da testa) representa a sabedoria (fogo).

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta toda atraente figura…


RAMA

Rama, avatar de Vishnu e marido de Sita é um símbolo de sacrifício, um modelo de fraternidade, um administrador ideal, e um guerreiro incomparável. A essência da Rama é, portanto, a essência da excelência em cada exercício.

Rama é o exemplo supremo de como as pessoas devem se comportar no mundo, como um país deve ser governado, como a integridade e moralidade dos seres humanos devem ser protegidos. Ações elevados, qualidades ideais e pensamentos sagrados são fundamentos básicos de caráter. Rama é a própria personificação destes três atributos.

O Princípio de Rama é uma combinação do divino no humano e do humano no Divino. A inspiradora história de Rama apresenta o código de ética tripla relativa ao indivíduo, à família e à sociedade. Se a sociedade está progredindo bem, a família também estará feliz, harmoniosa e unida. Para a unidade na família, os indivíduos que a compõem devem ter um espírito de sacrifício.

Fonte: yogui.co

DICAS TERAPÊUTICAS - Saiba como preparar o poderoso Banho de Coentro

Como fazer o banho de coentro?

banho de coentro
coentro é uma folha de origem asiática que ficou famosa no Brasil como tempero. É totalmente rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, e é por isso que com facilidade encontramos matérias mostrando quais são seus benefícios para a saúde.
Além de ser um grande aliado contra as doenças físicas, ele também tem um poder energético único, podendo afastar as vibrações negativas e trazer proteção, paz, amor e prosperidade. Tudo isso através do banho de coentro, onde ele se torna a chave para que as coisas que estão sendo almejadas sejam alcançadas com mais facilidade.

Banho para atrair dinheiro e amor

Material: 1 litro de água, louro, junípero, jasmin, coentro, murta, verbena e mel.
Modo de Fazer: Ferva 1 litro de água e desligue o fogo, acrescente todo os ingredientes, dizendo em cada erva:
“Eu te conjuro para que traga prosperidade e amor para a minha vida.”
Fazendo isso com cada item, tampe a panela e deixe por 20 min.
Tome seu banho normalmente e jogue a mistura do pescoço para baixo. Mentalizando que os caminhos estão se abrindo para as energias positivas, as vibrações do amor, da prosperidade e do dinheiro chegando em sua casa, em sua vida.
Seque-se naturalmente e coloque uma roupa leve, de preferência de cor clara. O restante do banho poderá ser enterrado em uma vaso ou colocado em um jardim.

Banho para prosperidade e proteção de coentro

Material: 1 litro de água, coentro, alecrim, alho e anis.
Modo de fazer: coloque a água para ferver, e acrescente todos os ingredientes, repetindo cada qual com sua frase:
” Adiciono o coentro para aflorar o amor e a proteção”
” Adiciono o alecrim para minha proteção e alegria”
” Adiciono o Alho para proteção contra a inveja e olho gordo”
“Adiciono o anis para o toque final para eu ter dias tranquilos”
Após isso, tampe a panela, desligue o fogo espere todo o banho amornar.
Tome seu banho de higiene como de costume e logo após, jogue toda a mistura do pescoço para baixo, mentalizando sempre coisas boas.
Descarte tudo que sobrou em uma praça ou jardim.

Banho de descarrego, purificação e cura com coentro

Material: coentro, sal grosso, arruda, hortelã, mel, canela e 7 cravos da índia, 1 incenso de mirra e 1 litro de água.
Modo de Fazer: Coloque a água para ferver, desligue o fogo e acrescente o coentro, arruda, hortelã, mel, sal grosso, canela e os 7 cravos da índia.
Deixe a mistura descansar por 20 minutos e vá para seu banho de higiene normalmente. Logo após, acenda o incenso de mirra, tente relaxar e descansar seus pensamentos. Jogue toda a mistura do pescoço para baixo imaginando todos os problemas saindo de você, te entregando purificação e a cura que tanto você procura.
Deixe que seu corpo se seque naturalmente, coloque roupas limpas e claras.
O restante do banho poderá ser descartado no lixo.
Os banhos são ótimas alternativas para quem procura qualidade de vida espiritual, além de caminhar pelo autoconhecimento e equilíbrio. Lembre-se que para potencializar ainda mais os resultados de sua simpatia tudo depende da maneira com que você direciona sua fé e consequentemente suas vibrações energéticas. Se você deseja um banho ou simpatia direcionado para você, fale com um esotérico e receba o melhor banho para seu momento.

DICAS TERAPÊUTICAS - 4 banhos energéticos para lavar a alma e renovar as energias

 banhos energéticos para lavar a alma e renovar as energias

banho para lavar a alma
Os banhos energéticos te ajudam em diversas áreas da sua vida e melhoram o seu astral
Para descarregar a  tensão do dia-a-dia nada melhor do que um bom banho energético. Nossa rotina não é nada fácil, não é mesmo? São tantos problemas no trabalho, estresse com a família, desilusões amorosas…
Enfim, existem muitos motivos pelos quais nos sentimos sobrecarregados e cansados, tanto física quanto emocionalmente.
Os banhos energéticos são perfeitos para eliminar as energias negativas que nos cercam e ajudam a renovar a alma. É uma excelente maneira de repor as boas energias que os problemas diários consomem. Os banhos te ajudam em diversas áreas da sua vida, melhorando o seu astral.

Conheça alguns banhos para a limpeza energética

Banho para limpeza espiritual

Se você quer se livrar das cargas negativas que acumulou no corpo durante o dia ou então quer proteger o seu corpo de diversos sentimentos ruins, o banho de ervas para descarrego vai ajudar. Para fazer isso, primeiro você deve tomar o seu banho comum como todos os dias.
Em uma panela com um 1 litro de água já aquecida (não deixe ferver) acrescente 1 casca de canela, 1 folha de boldo, 1 folha de laranjeira, 1 folha de louro, 1 rodela fina de maçã e 1 folha de Ipê roxo ou um pedaço da casca da árvore. Você pode coar essa mistura antes de jogá-la no corpo.

Banho para levantar o astral

Se você anda meio desmotivada e sem coragem para encarar o dia a dia, então está precisando repor as suas energias. Esse banho também é excelente para quem anda triste ou com sintomas de depressão. Para isso, você pode usar uma infusão com alguns desses ingredientes: manjericão, malva, alecrim, canela (3 paus de canela ou uma colher de sopa rasa de canela em pó) e sálvia. Todos eles ajudam a equilibrar corpo e mente, deixando você disposta para um novo dia.

Banho para o amor

Muitas pessoas desejam encontrar um grande amor e outras estão querendo sair de uma relação destrutiva. O banho de amor ajuda em todas essas situações. Você deve colocar 3 rosas vermelhas, 4 pedaços de canela em pau, 4 sementes de maçã e 7 pedaços da mesma fruta. Misture tudo isso com jasmim. Ponha todos esses ingredientes num saquinho de tecido e deixe na banheira com água quente enquanto você toma seu banho.

Banho relaxante

O que mais se quer no final de um dia exaustivo? Relaxar, é claro! O banho é o momento certo para isso e, usando os ingredientes corretos, você terá um relaxamento pleno e um sono tranquilo. É o banho perfeito para atletas e também para praticantes de exercícios físicos em geral. Ele também beneficia pessoas que sofrem com tensão muscular.
Dois ingredientes conhecidos por ajudar no relaxamento muscular são o tomilho e a arnica, que devem fazer parte desse banho. Outro importante item e bem fácil de encontrar é a erva cidreira, que muitos têm no quintal de casa. Essa erva possui propriedades anti-inflamatórias, o que é excelente para os músculos.
Na hora de tomar os seus banhos energéticos, não se esqueça de mentalizar boas energias e tenha pensamentos relacionados ao que você deseja. Por exemplo, se o banho é para melhorar a área amorosa, pense na pessoa amada e nos bons momentos juntos. Use sempre as ervas corretas.Elas podem ser desidratadas se não forem encontradas frescas.
Imagem relacionada