segunda-feira, 16 de outubro de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - A MENTE HUMANA E SEU PODER DE REALIZAÇÃO

VOCÊ É O QUE PENSA!!
LIBERTE-SE E DEIXE FLUIR SEU VERDADEIRO "EU"
O QUE VOCÊ GRAVA NA MENTE SUBCONSCIENTE, ESTÁ PROGRAMADO PARA SE TORNAR REALIDADE FÍSICA. O PENSAMENTO DÁ A ORDEM E O SUBCONSCIENTE CUMPRE. POR ISSO, VOCÊ É O RESULTADO DOS SEUS PENSAMENTOS. SEU PENSAMENTO É SUA VERDADEIRA ORAÇÃO. TODO PENSAMENTO QUE O SUBCONSCIENTE ACEITA COMO VERDADEIRO, ELE MOVE CÉUS E TERRA PARA REALIZÁ-LO.
VOCÊ MESMO JÁ TEVE SONHOS, EM OUTROS TEMPOS, QUE LHE PARECIAM INATINGÍVEIS, MAS HOJE ELES SÃO REALIDADE NA SUA VIDA. PARA REALIZAR UM SONHO VOCÊ DEVE CRIAR FORTE CONVICÇÃO E NÃO APENAS ALGUMA ESPERANÇA.
SE VOCÊ TEM CONVICÇÃO, SUA IDEIA SURGIRÁ, A CADA INSTANTE, ELETROMAGNETIZADA E ESSA FORÇA EMOCIONAL SENSIBILIZARÁ O SUBCONSCIENTE, FAZENDO-O AGIR NA CONCRETIZAÇÃO DESSE DESEJO.
O SUCESSO CHEGA PARA AQUELES QUE TÊM CERTEZA DO SUCESSO E, CONSEQUENTEMENTE, CAMINHAM NA DIREÇÃO DELE. NUNCA DIGA QUE ALGO É IMPOSSÍVEL. TODO DESEJO REFORÇADO PELA FÉ TORNA-SE REALIDADE FÍSICA.
PARA ALCANÇAR
A VIDA É UMA FESTA E ESTÁ AÍ DE BRAÇOS ABERTOS PARA ACOLHER-NOS CARINHOSAMENTE E NOS OFERECER TODAS AS DÁDIVAS. ISSO É VIVER NO MUNDO DOS SONHOS, POIS QUEM VIVE, SABE QUE TODO SONHO SE TORNA REALIDADE. TODO SONHO JÁ É UMA REALIDADE MENTAL QUE CAMINHA Á PASSOS LARGOS PARA A REALIDADE FÍSICA.
MAS É PRECISO SONHAR E USAR OS MEIOS CERTOS PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO. É PRECISO QUERER UMA COISA COM O CORAÇÃO E SINTONIZAR A MENTE NA MESMA FREQUÊNCIA DO CORAÇÃO.
SE VOCÊ É UMA PESSOA HONESTA, LEAL E DE BOM CARÁTER, MERGULHE NA ABUNDÂNCIA DIVINA QUE JORRA PARA VOCÊ COMO UMA CHUVA TORRENCIAL. AS RIQUEZAS DO UNIVERSO NÃO SÃO LIMITADAS NO SENTIDO PREGADO PELOS ECONOMISTAS. AS RIQUEZAS, NO SENTIDO METAFÍSICO, SÃO INESGOTÁVEIS E TODOS PODEM EXTRAÍ-LAS PARA SEU BENEFÍCIO E PARA BENEFÍCIO DA HUMANIDADE.
QUANTO MAIS VOCÊ ACREDITA NAS RIQUEZAS INFINDÁVEIS DO UNIVERSO, MAIS RIQUEZAS ATRAIRÁ PARA SI. QUANTO MAIS VOCÊ ACREDITA QUE AS RIQUEZAS DA TERRA ESTÃO À SUA DISPOSIÇÃO, MAIS RAPIDAMENTE ELAS CHEGARÃO ATÉ VOCÊ. SE EXISTEM RICOS AO SEU REDOR E VOCÊ É POBRE, ISTO É A PROVA MAIS CABAL DE QUE VOCÊ PODE SER RICO COMO ELES, E ATÉ MUITO MAIS, SE ASSIM O DESEJAR.
VOCÊ ESTÁ PENSANDO CERTO QUANDO IMAGINA – E A FORÇA DO SUBCONSCIENTE ESTÁ NA SUA IMAGINAÇÃO – A RIQUEZA FLUINDO AOS BORBOTÕES PARA VOCÊ, CIRCULANDO POR VOCÊ E SEGUINDO ADIANTE. VOCÊ É O UNIVERSO E, AO MESMO TEMPO, É PARTE DO UNIVERSO. RECEBA OS BENS, USE-OS À VONTADE, TRANSFORME-OS E DEVOLVA-OS À LIVRE CIRCULAÇÃO NOVAMENTE.
VOCÊ NASCEU PARA VIVER NA ABUNDÂNCIA. ESTA É SUA ÚNICA VERDADE. O RESTO É ILUSÃO. E NÃO É CERTO QUE SÓ PODERÁ PROGREDIR DANDO MURRO E TRABALHANDO COMO UM MOURO. UTILIZE SEU TALENTO, SUA SIMPATIA, SUA PERSONALIDADE MARCANTE E FAÇA A RIQUEZA FLUIR NATURALMENTE PARA VOCÊ. APROPRIE-SE DELA PORQUE ELA LHE PERTENCE. DESEJE O QUE É BOM E ESTE BEM SERÁ SEU.
O HOMEM É AQUILO QUE PENSA O DIA INTEIRO, PORQUE É O FERVOR COM QUE PENSA QUE FAZ O DESEJO TORNAR-SE REALIDADE FÍSICA. É A LEI DA AÇÃO E DA REAÇÃO. O PENSAMENTO É A AÇÃO E A RESPOSTA DO SUBCONSCIENTE É A REAÇÃO.
DIGA MUITAS VEZES AO DIA, ATÉ IMPRESSIONAR VIVAMENTE SEU SUBCONSCIENTE: “AS RIQUEZAS DIVINAS ESTÃO JORRANDO VIVAMENTE PARA MIM E TODAS AS MINHAS CONTAS SÃO PAGAS DEVIDAMENTE E SEMPRE SERÃO PAGAS. AINDA ME SOBRA A ABUNDÂNCIA INFINITA. SOU IMENSAMENTE GRATO AO PODER SUPREMO POR FAZER COM QUE O DINHEIRO SEMPRE APAREÇA PARA PAGÁ-LAS E TOMO O DINHEIRO NECESSÁRIO NO MEU BANCO DIVINO. A CADA PEDIDO, O PODER SUPREMO SEMPRE ME ATENDERÁ PORQUE ESSA É UMA LEI QUE NUNCA FALHA. TODO PEDIDO JÁ VEM JUNTO COM O PROVIMENTO. É A LEI DA OPULÊNCIA. SEMPRE QUE PEÇO, JÁ ESTOU “IPSO FACTO”, ATENDIDO”.
O PODER DE PENSAR
COMO É O PENSAMENTO QUE ACIONA O PODER DO SUBCONSCIENTE, NA VERDADE PENSAR É PODER. ACREDITE QUE VOCÊ E A DIVINA FONTE PAI/MÃE FORMAM UMA SÓ UNIDADE TODA PODEROSA E POR ISSO VOCÊ IRRADIA PAZ PARA TODAS AS PESSOAS. NÃO DEVE EXISTIR LUGAR PARA TRISTEZA, MÁGOAS, RESSENTIMENTOS, SOLIDÃO E NERVOSISMO. ESSE ENLACE COM A FORÇA DIVINA NOS FORTALECE PARA ENFRENTAR A VIDA. ISSO É MUDAR O PADRÃO DOS PENSAMENTOS E, CONSEQUENTEMENTE, MUDAR OS RUMOS DA PRÓPRIA VIDA.
A FÉ COMO LEI DO PODER MENTAL
DURANTE TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE A FÉ TEM SIDO O GRANDE SUPORTE DO HOMEM. TODOS OS GRANDES LÍDERES DA BÍBLIA EXTRAÍRAM SUA FORÇA DA FÉ. SÓ EXISTE UMA FORMA DE ACIONAR O PODER INFINITO, QUE É ATRAVÉS DA FÉ. NÃO A FÉ NO SENTIDO DE UM SENTIMENTO VAGO, INDEFINIDO, ESPERANÇA IMPRECISA, MAS FÉ NO SENTIDO DE CERTEZA DE QUE SEU PENSAMENTO É VERDADEIRO. ACREDITAR, PORTANTO, É ACEITAR DEFINITIVAMENTE UMA COISA COMO VERDADEIRA.
A MENTE TEM SUAS LEIS E SEUS PRINCÍPIOS QUE NUNCA FALHAM QUANDO USADOS CORRETAMENTE. O PENSAMENTO CRIA, O DESEJO ATRAI E A FÉ REALIZA. ISTO QUER DIZER QUE TUDO O QUE VOCÊ PENSA, DESEJA E ACREDITA QUE VAI ACONTECER, ACONTECE OBRIGATORIAMENTE.
PEÇA E RECEBERÁ! É UM PRINCÍPIO SIMPLES, MAS VERDADEIRO, PORQUE TODO PEDIDO JÁ TRAZ, SUBJACENTE, O RECEBIMENTO. QUANDO SE PEDE, AUTOMATICAMENTE, JÁ SE ESTÁ SENDO ATENDIDO, ASSIM COMO QUANDO SE BEBE ÁGUA, JÁ SE ESTÁ MATANDO A SEDE. O PEDIDO EXISTE PARA SER ATENDIDO.
ENTRETANTO, PARA TER SEU PEDIDO ATENDIDO, DEVE-SE SEGUIR O PRINCÍPIO BÁSICO DA FÉ: ACREDITE QUE O SEU PENSAMENTO É VERDADEIRO, OU SEJA, QUE O SEU PEDIDO JÁ ESTÁ SENDO ATENDIDO SÓ PELO FATO DE TER SIDO FORMULADO.
PERMITIR A DÚVIDA, NÃO ACREDITANDO QUE VAI SER ATENDIDO, É MANDAR DUAS ORDENS OPOSTAS E CONFLITANTES AO SEU SUBCONSCIENTE. E COMO SEU SUBCONSCIENTE É O SEU SUBORDINADO TODO PODEROSO, QUE NÃO DISCUTE ORDENS, QUE NÃO RACIOCINA NEM SELECIONA, VAI FICAR SEM CONDIÇÕES DE REALIZAR SEU PEDIDO.
MANDAR DUAS ORDENS OPOSTAS AO SUBCONSCIENTE É O MESMO QUE NÃO DESEJAR SER ATENDIDO. É POR ESSE MOTIVO QUE MUITOS PEDIDOS E ORAÇÕES NÃO SÃO ATENDIDOS.
QUANDO O ATENDIMENTO É AO CONTRÁRIO
OBSERVE QUE, SEMPRE QUE O SEU PEDIDO NÃO É ATENDIDO, É PORQUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DUAS ORAÇÕES OPOSTAS. ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ FOI ATENDIDO, SÓ QUE NEGATIVAMENTE ATENDIDO, PORQUE, ENTRE DUAS ORDENS OPOSTAS E CONTRADITÓRIAS, NUMA VOCÊ ACREDITOU MUITO MAIS DO QUE NA OUTRA. E, NESSES CASOS, COM CERTEZA, VOCÊ PÔS MUITO MAIS EMOÇÃO, MUITO MAIS ENERGIA, NO PENSAMENTO NEGATIVO.
ESTÁ ERRADO, TAMBÉM, MENTALIZAR DURANTE DEZ OU QUINZE MINUTOS POR DIA AQUILO QUE SE DESEJA, E PASSAR O RESTANTE DAS VINTE E TRÊS HORAS E QUARENTA E CINCO MINUTOS MENTALIZANDO IDÉIAS DE FRACASSO E INSEGURANÇA. VOCÊ PRECISA ACREDITAR. DESFAÇA-SE DAS BARREIRAS NEGATIVAS. A SUA MENTE É CÓSMICA, E, ATRAVÉS DELA, VOCÊ PODE ENTRAR EM CONTATO COM TODO O UNIVERSO.
QUANDO O SUBCONSCIENTE ESTÁ LIGADO A SENTIMENTOS DE MEDO, DE EXPECTATIVA, DE INCERTEZA, TUDO ACONTECE AO CONTRÁRIO DAQUILO QUE SE DESEJA.
AO PEDIR, VEJA A PESSOA OU AQUILO QUE DESEJA. NÃO SE VOLTE PARA AS IMAGENS CONTRÁRIAS AO SEU DESEJO. FIXE NA MENTE APENAS A IMAGEM QUE VERDADEIRAMENTE DESEJA E O SEU SUBCONSCIENTE REAGIRÁ DE ACORDO COM ISSO.
TER FÉ É ACREDITAR QUE A IMAGEM COLOCADA NA MENTE SE TORNARÁ REALIDADE FÍSICA. E QUANTO MAIS EMOCIONALMENTE CARREGADO FOR SEU PENSAMENTO, COM MAIS FORÇA E RAPIDEZ VAI OCORRER O RESULTADO ALMEJADO.
É A FÉ QUE OPERA NO SUBCONSCIENTE. NA REALIDADE NÃO É A RELIGIÃO, O OBJETO OU A IMAGEM QUE PRODUZEM O RESULTADO, MAS A CRENÇA QUE VOCÊ TEM DE QUE ESSES ELEMENTOS PRODUZEM RESULTADO É QUE FARÁ COM QUE AS COISAS ACONTEÇAM.
A FÉ É UMA FORÇA IRRESISTÍVEL IMANENTE EM VOCÊ, NO FUNDO, É A PRÓPRIA FORÇA DIVINA EXISTENTE EM VOCÊ. ESSA FORÇA NÃO AGE MOVIDA POR APARATOS EXTERIORES, MAS UNICAMENTE PELO SEU PENSAMENTO. LEMBRE-SE QUE ACREDITAR É ACEITAR O SEU PENSAMENTO COMO VERDADEIRO, QUER ELE SEJA, DE FATO, VERDADEIRO OU NÃO.
QUANDO VOCÊ ACREDITA EM ALGUMA COISA O SEU PENSAMENTO SE DIRIGE APENAS NESSA DIREÇÃO E ENTÃO ACIONA O PODER INFINITO QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ E O PODER INFINITO CUMPRE. ENTÃO É O SEU PENSAMENTO QUE SE CRIA NA SUA MENTE, A CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO.

PENSAMENTOS POESIAS E REFLEXÕES - NEM TUDO É FÁCIL - CECÍLIA MEIRELES



NEM TUDO É FÁCIL 

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada.
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos, realidade!!!
CECÍLIA MEIRELES

Dicas Terapêuticas - O BANHO COMO UM PASSE MAGNÉTICO - Você vai Purificar e Revitalizar suas Energias!

O BANHO COMO UM PASSE MAGNÉTICO


Imagem relacionada

Você vai Purificar e Revitalizar suas Energias!

O contato da água no corpo provoca um estímulo magnético, que percorre todo o organismo, deixando-o calmo, e preparando-o para o sono reparador ou as lutas de cada dia. O banho diário, quando encontra na mente apoio, torna-se um passe. Além das virtudes curativas da água, enxertar-se-ão fluidos magnéticos, de acordo com a irradiação da alma. A disciplina dos pensamentos é uma fonte de bem-estar, na hora da higiene do corpo. No instante do banho é preciso que se entenda a necessidade da alegria, que nosso pensamento sustente o amor, até um sentimento de gratidão à água que nos serve de higiene. Visualize, além da água que cai em profusão, como fluidos espirituais banhando todo o seu ser. O impulso dessa energia destampa em nosso íntimo a lembrança da fé, da esperança, da solidariedade, do contentamento e do trabalho.
Por este motivo, banho e passe, conjugados, são uma magia divina ao alcance de nossas mãos.

A água no banho é o fluido que vivifica o corpo. Poder-se-á vincular o banho ao passe, e ele poderá ser uma transfusão de energias eletromagnéticas.

Uma mente ordenada na disciplina, em segundos, selecionará, em seu derredor, grande quantidade de magnetismo espiritual, e os adicionará, pela vontade, na água que lhe serve de veículo de limpeza física,passando a ser útil na higiene psíquica. Observem que, ao tomar banho, sentimo-nos comovidos, a ponto de nos tornarmos cantores! E a alegria advinda da esperança, nos chega da água, que é portadora dos fluidos espirituais, que lhes são ajustados por bênção do amor. O lar é o nosso ninho acolhedor, e nele existem espíritos de grande elevação, cuja dedicação e carinho com a família nos mostrará como Deus é bom. Essa assistência atinge, igualmente, as coisas materiais, desde a arborização, até o preparo das águas que nos servem.

Imagem relacionada
Quantas doenças surgem e desaparecem sem que a própria família se conscientize disso? É a misericórdia do Senhor pelos emissários de Jesus, operando na dimensão oculta para os homens, e encarregados de assistir ao lar. Eles colocam fluidos apropriados nas águas para o banho, e nas que bebemos. E, quando eles encontram disposições mentais favoráveis, alegram-se pela grande eficiência do trabalho.

Na hora das refeições, é sagrado e conveniente que as conversas sejam agradáveis e positivas. No momento do banho, é preciso que ajudemos, com pensamentos nobres e orações, para que tenhamos mãos mais eficientes operando em nosso favor. Se quisermos quantidade maior de oxigênio nitrogenado, basta pensarmos firmemente que estamos recebendo esses elementos, e a natureza nos dará isto, com abundância. É o "pedi e obtereis" do Cristo. A alegria tem também bases físicas. Um corpo sadio nos proporcionará facilidades para expressar o amor.

Quando tomar o seu café pela manhã, tome convicto de que está absorvendo, juntamente com os ingredientes materiais, a porção de fluidos curativos, de modo a desembaraçar todo o miasma pesado que impede o fluxo da força vital em seu corpo. E sairá da mesa disposto para o trabalho, como também para a vida.

Despeça-se de sua família com carinho e atenção, e deixe que vejam o brilho otimista nos seus olhos, de maneira a alegrar a todos que o amam; assim, eles lhe transmitirão as emoções que você mesmo despertou neles e isso lhe fará muito bem. O banho mais importante é aquele feito antes de dormir para tirar as contaminações materiais, mentais e espirituais do dia.

Basta uma ducha rápida e relaxante. Daí garantirá uma noite repousante de sono e, ao acordar, todo o perfume de limpeza estará conosco.

Lembre-se de que um copo de água que tome, onde quer que seja, pode ser tomado e sentido como um banho e passes internos. Não se esqueça de bebê-lo com alegria e amor, lembrando com gratidão de Quem lhe deu essa água tão necessária pois, se ela vem rica de coisas espirituais, aumentará sua conexão com o divino poder interno. É muito bom estar consciente de cada coisa que nos acontece e estar agradecido, se sentindo abençoado e cheio de amor. A consciência, a gratidão e o amor são três caminhos paralelos, que a felicidade percorre com alegria.


Autor: desconhecido

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - JUNG E AS MANDALAS - 'Carl Jung & A Ciência da Alma que Ilumina o Mundo das Sombras'

JUNG E AS MANDALAS



Carl Gustav Jung estudou a mandala e a utilizou em seu consultório. Constatou que seus pacientes melhoravam ou relaxavam com o uso da mesma. Ele dizia que as mandalas poderiam trabalhar a Psique, atuando no processo de autoconhecimento do cliente.

Ele  descobriu que as mandalas expressavam conteúdos interiores do ser humano. No seu estudo das manifestações do inconsciente, seus pacientes produziam de forma espontânea desenhos de mandalas, sem saber o que ela é ou o que estavam fazendo. Ele dizia que isso tende a acontecer com pessoas que progridem no seu processo de autoconhecimento e individuação.

Ficou muito interessado no símbolo mandálico taoísta chamado A Flor de Ouro, dizia que era um material trazido frequentemente por seus pacientes.

A Flor de Ouro é desenhada tanto como um ornamento geométrico regular, ou de cima, ou um borrão crescendo de uma planta. A planta com freqüência nasce da escuridão, possui cores ardentes e tem um botão de luz no topo.

Jung publicou um livro chamado “O Segredo da Flor de Ouro”, junto com Richard Wilhelm




Quando começou a  estudar as mandalas e sua manifestação no mundo oriental como instrumento de culto e de meditação, passou a desenhá-las.  Observando-as no mundo ocidental, descobriu o efeito de auto-cura que elas exerciam, inclusive em si mesmo.

Em seguida, passou a utilizá-las como método psicoterapêutico. E conclui que esses círculos mágicos da tradição cultural oriental, hinduísta ou budista, eram representações instintivas de um símbolo universal desenhadas desde os primórdios da humanidade.

A mandala nas tradições culturais hinduísta e budista-tibetana, aparece como instrumento de concentração mental.  O termo mandala, em sânscrito, indica “círculo” e ocorre para designar, de maneira genérica, uma figura circular, esférica, o círculo em um quadrado e vice-versa.  Foi Jung que introduziu o conceito de mandala na psicologia analítica.

Portanto, as mandalas podem expressar um potencial para a totalidade, como procede nas tradições religiosas hinduísta e budista-tibetana, podem ser empregadas como instrumento de concentração e como um meio para unir a consciência individual com o centro da personalidade.

Mandala na tradição hinduísta
A mandala tradicional hinduísta faz parte do ritual de orientação e do espaço sagrado central, que são: o altar e o templo. Ela é a passagem de um estado para outro, ou seja, do material ao espiritual. Seu centro é uma entidade; sua periferia é a perfeição. É um instrumento visual para a concentração ou meditação  que conduz à realização das formas sobrenaturais que se encontram na mandala.

Mandala na tradição budista
Essas figurações concêntricas das mandalas são imagens dos dois aspectos que são complementares e idênticos à realidade: o aspecto da razão original, que é inata nos seres humanos (e que utiliza imagens e idéias do Mundo material, ilusório) e o aspecto do conhecimento terminal produzido pelos exercícios físicos e mentais que são adquiridos pelos Budas (Iluminados) e que se fundem uns com os outros, na intuição do estado da mais alta felicidade possível, chamado Nirvana.Admite-se que esse estado mental é de grande liberdade e espontaneidade interior em que a mente humana goza de tranqüilidade suprema, pureza e estabilidade.

Mandala na tradição tibetana
Jung descobriu que as mandalas na tradição budista tibetana derivam do conhecimento religioso dos lamas. Essa expressão, lama, significa guru, na tradição hinduísta, mestre. Nesse sentido, os lamas consideram a verdadeira mandala uma imagem interior que, gradualmente, é construída nos momentos de equilíbrio psíquico perturbado ou quando um pensamento não pode ser encontrado e deve ser procurado, porque não está contido na doutrina sagrada.

Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - JUNG E AS MANDALAS
“Todo tipo de coisas me desviam para longe de minha ciência à qual eu acreditava estar dedicado firmemente. Através dela, queria servir à humanidade, e agora, minha alma, tu me levas para essas coisas novas. Sim, o mundo do meio, intransitável, multiplamente cintilante. Esqueci que cheguei a um mundo novo, que antes me era estranho. Não vejo caminho nem trilha. Aqui deverá tornar-se verdade o que acreditei sobre a alma, que ela sabia melhor seu próprio caminho e que nenhum desígnio lhe poderia prescrever um caminho melhor. Sinto que é tirado um grande pedaço da ciência. Deve estar certo, por amor à alma e por amor à sua vida. Dolorosa é apenas a idéia de que isto só aconteceu para mim e que talvez ninguém  consiga tirar alguma luz daquilo que eu produzo. Mas minha alma exige esta produção. Devo poder dizê-lo também só para mim sem esperança—por amor a Deus. Deveras um caminho duro. Contudo, aqueles eremitas dos primeiros séculos cristãos—o que faziam de diferente? E eram, por acaso,as piores e mais imprestáveis pessoas que viviam naqueles tempos? De modo nenhum, pois eram aqueles que tiravam a mais inexorável conseqüência da necessidade psicológica de seu tempo. Eles deixavam mulher e filhos, riqueza, fama, ciência—e se dirigiam ao deserto—por amor a Deus. Assim seja.” (Carl Gustav Jung, Livro Negro 3)

in:http://www.marcelodalla.com/2012/02/jung-e-as-mandalas.html

'Carl Jung & A Ciência da Alma que Ilumina o Mundo das Sombras'(Stephan A. Hoeller) 
"O tempo passou e o mundo mudou; os 'Sete Sermões' [de Jung] continuaram sendo um objeto de respeito e de interesse para seu antigo copista"... [Stephan Hoeller].

Treze anos depois, na distante Califórnia, os mortos "voltaram" a seu entusiástico admirador uma vez mais. Eles não vieram de Jerusalém, mas de Zurique, e apareceram num livro que havia acabado ser impresso pela Rascher Verlag, sob o título 'Erinnerungen Traume Gedanken' von C. G. Jung - ('Memórias, Sonhos e Reflexões').

Como uma cópia da pré-publicação tinha sido presenteada por um amigo suíço, nosso protagonista logo descobriu que o apêndice desse livro continha o texto em alemão dos misteriosos 'Sermões'. A página introdutória aos 'Sermões' encerrava uma estranha nota: "A ser publicada somente na edição alemã"...
"Uma vez mais o entusiasmo do escriba atingiu o seu pico. Veio-lhe a mente, com certa força, o pensamento de que o texto alemão deveria tornar-se cessível a muitas pessoas de bem que liam apenas inglês, e não deveriam ser privadas da experiência por essa razão".

Agora apresentava-se-lhe um trabalho um pouco menos romântico, porém ainda intrigante, que consistia em traduzir o original alemão para o inglês. Essa tradução foi impressa em caráter particular e distribuída a um número restrito de amigos pessoais, como a edição alemã original, pelo próprio Jung.

Por essa época, naturalmente, o velho sábio de Zurique e Kusnack havia deixado o palco de sua carreira terrena. Sua personalidade, ainda sujeita a especulação e falatório, já emergia com muito mais clareza do que anteriormente...
"A psicologia junguiana lentamente ganhava impulso fora do mundo de língua alemã, e os interesses espirituais não-convencionais de seu fundador já se encontravam em parte documentados pelo aparecimento de suas grandes obras sobre alquimia e sua investida gnóstica contra a teologia convencional na sua 'Resposta a Jó'.

No entanto, a tradução dos 'Sete Sermões' continuou sendo um assunto reservado a um texto a ser estudado por um pequeno número de pessoas com interesses no campo do gnosticismo e da psicologia de Jung.

Durante anos, essa foi a única tradução e, além disso, era quase desconhecida. Outro pequeno fragmento do trabalho concluía-se, mas o mistério persistia e o mundo das sombras estendeu-se por mais tempo...
"Em cada era da história humana existiram indivíduos imbuídos de uma qualidade especial de conhecimento ou Gnosis. Carl Jung foi um deles. Tal conhecimento, como ele repetidas vezes afirmou, não poderia ser encontrado nas tradições da ciência e da religião existentes em sua época, ou em qualquer outra"...

Havia apenas um caminho aberto, uma única opção; Jung precisou viver a experiência original. Essa experiência de Gnosis, a Urerfahrung (experiência arcaica original), como ele a chamou, levou-o ao mundo de sombras de Basilides e aos mortos inquiridores.

Mesmo enquanto vivia no mundo radiante e iluminado pela luz do sol de seus primeiros anos, ele nunca pôde escapar a uma condição que ele posteriormente descreveu como premonição de um mundo de sombras no qual não se podia escapar. Essa premonição certamente não constitui a experiência exclusiva de Jung, mas compartilhada até certo ponto por toda a humanidade...
"A natureza gnóstica da vocação humana evidencia-se pela presença em todas as pessoas de uma percepção desse mundo de sombras. Apesar de sua não-racionalidade e improbabilidade, o elemento transcendente de uma gnose interior encontra-se indelevelmente gravado no coração do homem".

Todas as trivialidades do mundo cotidiano, decorrentes da desatenção e da consequente ignorância, são incapazes de apagar a sua lembrança. A negação da Gnosis apenas afirma secretamente o seu poder. Como Meister Eckhart expressou: "Quanto mais o homem blasfema, mais louva a Deus"...

O estado de esquecimento da Gnose sempre carrega consigo um perturbador senso de privação, que não se aplacará até que seu único objetivo verdadeiro - e não os muitos falsos e enganosos - seja novamente encontrado.

Os antigos gnósticos, a partir de cujo mundo de sombras Jung produziu os 'Sete Sermões', costumavam dizer que todos os desejos de uma pessoa, todas as suas tentativas de obter estímulo, felicidade e amor a partir de algo ou de alguma experiência, não passam de uma inesgotável saudade [ou nostalgia] do Pleroma, a "plenitude do Ser", que é o verdadeiro Lar da Alma...
"Somente aqueles que descobriram o caminho de casa podem revelá-lo aos outros. Um homem que perdeu seu rumo revela-se um guia medíocre. O argumento igualitário de que os desinformados podem prestar serviço ao mundo desde que bem intencionados é invalidado por esse fato.

A longo prazo, só os que sabem podem prestar serviço útil, pois são eles que conhecem o caminho por tê-lo percorrido...

"Carl Jung era um curador de almas e um curador da cultura. O mundo raramente viu servidor mais eficiente da humanidade. Essa eficiência e essa sabedoria resultaram não de hereditariedade, ambiente, educação, mas do fato de ele ter percorrido o caminho que conduz à terra das sombras, onde reside o conhecimento secreto da Alma.

Trilhar essa estrada e encontrar o próprio objetivo significa ir contra o mundo e as noções do que é sensato e do que é provável...
"Certa vez, Jung escreveu que a imagem que temos do mundo somente corresponde à realidade quando o improvável tem lugar nela. É improvável que a ordem prevaleça sobre o caos e que o significado vença a falta de sentido. No entanto, o improvável acontece; ele é possível e não está fora do alcance. Num sentido muito verdadeiro, o improvável representa a verdadeira vocação, o destino autêntico do ser humano".

Pode-se dizer que é essa vocação que nos torna humanos, pois somos menos humanos na medida em que a negligenciamos ou ignoramos. As árvores e as flores, os pássaros e os animais que seguem o próprio destino são superiores ao homem que trai o seu...
"Este prólogo, agora em seu final, constitui um testemunho pessoal... Para o seu autor, os 'Sete Sermões' e a maneira pela qual um dia ele os descobriu foram e continuam sendo um grande símbolo de um curioso destino, ao mesmo tempo profundamente pessoal e totalmente universal".

A vida não foi nem poderia ser a mesma depois daquele mágico momento na aconchegante sala de leitura, na fria e nevada cidade de Innsbruck nos Alpes. 

Como um volume de escritura sagrada ou códice de fórmulas de poder que levam à transformação, as palavras transcritas do pequeno livro misterioso ['Sete Sermões'] mudaram o curso de uma vida. O porto seguro da ortodoxia havia perdido todos os seus atrativos e, com eles, os sistemas de crença e tradição de idade venerável.

A perda da fé e das lealdades convencionais bem poderia ter trazido consigo os sinais do desenraizamento espiritual, tão característico daqueles que substituem a fé pelo pensamento e a tradição pela busca. Como, num momento como esse, um indivíduo pode condenar-se prontamente ao destino do 'Holandês Voador' [de Wagner] e navegar incessantemente de cá para lá no oceano da vida, aterrorizado por suas tempestades e fascinado por suas calmarias, enquanto busca um porto jamais encontrado!
"Esse não poderia ser o destino de uma pessoa que entrou em contato como espírito de Jung e dos gnósticos; tal não será a sorte de quem entrar no mundo encantado das sombras arquetípicas armado com a espada da Gnosis"...

A partir de uma premonição, a vida criou ma realização e uma experiência. Assim é com frequência; as realidades, a princípio não mais do que uma intrigante, mas longínqua visão, revelam-se mais próximas do que se sonhou.

Encontram-se "mais próximas do que sua veia jugular", como disse o Profeta do Islã falando com a eloquência concisa do deserto. O mundo de sombras a que não se pode escapar está presente no espaço de cada um, como certamente esteve no de Jung. É lamentável que para tantos ele permaneça invisível para sempre.

No entanto, aqueles que em sonho ou vigília, nas mágicas sincronicidades da luz do dia ou na obscura magia do sono, contataram efetivamente essas sombras, não apenas conservam a sua visibilidade, mas tornam-se na verdade as fontes da própria existência. 

Foi talvez essa qualidade imperativa do mundo das sombras que Jung desejou expressar quando disse a Laurens van der Post: "O sonho é como uma mulher. Terá a palavra final, como teve a primeira"...
"Define-se prólogo como a primeira palavra. Em outro sentido, também deve ser a última, pois nele deve-se resumir o Alfa e o Ômega da obra que se segue. Se essas linhas conseguiram realizar isso, não cabe ao escritor julgar. Só lhe resta nutrir a esperança de que o leitor receba uma premonição da estrutura mental ou do estado de espírito que serviu como força motriz para o seu trabalho".

"Jung disse que só um poeta poderia começar a entendê-lo, assim, talvez seja oportuno concluirmos com alguns versos do poeta húngaro Ady Endre, outro andarilho no estranho reino da Gnosis":
"De um mundo atemporal/ Sombras caem sobre o Tempo,/ A partir de uma beleza mais antiga que a Terra,/ A alma pode subir uma escada./ Eu ascendo por uma escadaria espectral/ A uma pureza mais antiga que o Tempo"...
[Extratos de 'A Gnose de Jung', p. 26/28, 29/33. Cultrix. Título original: 'The Gnostic Jung and the Seven Sermons to the Dead'].