segunda-feira, 24 de março de 2014

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - SE ALGUÉM PROCURAR VOCÊ...

SE ALGUÉM PROCURAR VOCÊ...

Foto: Curta Salve o Planeta

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - ENERGIA FEMININA : ARCANJO MIGUEL

ENERGIA FEMININA : ARCANJO MIGUEL

 



AMADAS MESTRAS

Amadas Energias Femininas,
Amadas Mulheres, Seres escolhidas do Pai Celestial, para Expandir a Luz e a Vida....

Em Um Universo de Fabulosa Beleza,´é no seu Interior que se mantém a excelência da Perfeição...

A Harmoniosa estrutura de Ser o Feminino Divino, e trazer a Luz todos os Aspectos de Amor de Deus/Deusa e a Vida para elevar a Terra e a Galáxia...

Amadas Mulheres Mestras Divinas, reconheçam a sua Infinita Grandeza e tomem Posse do Maravilhoso poder que as cercam, diante da sua gloriosa forma corporal, arquitetada por Deus e do formoso Amor que só as Mulheres mantém - ativação permanente direto do Coração do Pai....

Amadas Mestras nós as Amamos,
Reverenciamos ao Que e a Quem vocês se tornam no Coração do nosso Criador...

Nossa Gratidão....

Com Amor...

Eu Sou Miguel...
E as Abençoo.
 
ENERGIA FEMININA
ARCANJO MIGUEL
Através de Juracyara Saul da Costa
08 Março 2013

DESPERTANDO O CONHECIEMNTO - O QUE É ACUPUNTURA - PARTE 2

Acupuntura e seus reais benefícios?





Acupuntura é um método eficiente de tratamento tradicional.Sua técnica é indolor, e consiste na introdução de agulhas ultrafinas em determinados pontos do corpo humano.

Estes pontos estão espalhados e distribuídos sobre o nosso tronco nervoso ou em suas concentrações de nervos mais finos,onde a Acupuntura aproveita tais pontos para interferir nas atividades mentais e físicas de nosso corpo.

Desta maneira chamamos tais pontos de pontos de energia,os quais são manipulados de um modo muito especial com as mãos,para regular as funções e equilíbrio energético de nosso corpo e de nosso sistema nervoso.

A Acupuntura chinesa vem obtendo grandes resultados há cerca de 5.000 anos.Nas últimas décadas nos paises de primeiro mundo como E.U.A, paises da Europa e Japão,a Acupuntura chinesa obteve um grande valor de destaque.

Veja como a Acupuntura pode curar uma doença:


1)Regular o nosso sistema nervoso autônomo e endócrino,por meio do equilíbrio energético e fazer alcançar o bom funcionamento de todos os órgãos e aparelhos do organismo.

2)Ativa e desperta o sistema de auto-defesa que se encontra desativado.

Por exemplo: Na artrite reumática,pessoas com auto-defesa normal conseguem se livrar da doença sem tratamento,já pessoas com deficiência de auto-defesa,não conseguem se livrar da doença diretamente.

Nesta situação,a Acupuntura irá provocar uma reação na região afetada,sendo no momento o método mais eficaz para este tipo de doença.

3)Nossa circulação sanguínea e linfática aumenta em potencial no local da doença,promovendo a recomposição dos tecidos,evitando possíveis complicações futuras.

4)O número de glóbulos brancos aumenta,tornando mais poderoso o nosso sistema de defesa,para melhor combater bactérias e vírus causadores de doenças.

Males e doenças onde a Acupuntura é mais eficaz e adequada.

*Úlcera,gastrite,bronquite

*Seqüelas de derrame cerebral

*Problemas de micção,prisão de ventre

*Obesidade,Desequilíbrio do sistema endócrino

*Tensão nervosa,depressão,stress

*Artrite,reumatismo,bursite

*Menopausa,andropausa

*Distúrbio sexual

*Problemas de circulação

*Enxaqueca,sinusite

*Parar de fumar

*Problemas de coluna

*Insônia,dores musculares,etc.

A técnica da Acupuntura tem muito a oferecer em muitos outros casos, permitindo resultados em certas doenças consideradas incuráveis, sensibilizando as pessoas pelo bom resultado.Desta forma o tratamento por Acupuntura proporciona curas de grande mérito.

Se você é atualmente portador de uma doença e há muito tempo não se cura,ou se você tem uma indisposição e não consegue obter um diagnóstico da doença,fica esta técnica de Acupuntura a seu dispor.





GENERALIDADES E CURIOSIDADES SOBRE A ACUPUNTURA

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas
metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Para que serve?

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método constitui um mecanismo que sustenta ou contribui para o efeito terapêutico sobre uma pessoa.

De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores

localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

Curiosidades

Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções antiinflamatórias e analgésicas.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.



Acupuntura: Respostas para dúvidas Frequentes

1-Acupuntura é só agulha?

R. Não. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma série de recursos. Exemplo: Aplicação Sistêmica (agulhas), ventosa, moxa, aurículo, magneto e eletro.

2-Como funciona a Acupuntura?

R. A Acupuntura produz a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo - endorfinas, serotoninas, próstaglandinas e encefalinas.

3-Como é o tratamento?

R. A sessão se divide em três etapas: anamnese, terapêutica e aplicação com duração de 1 hora.

Anamnese é a investigação do quadro clínico do paciente. Cruza-se as informações dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através de diagnósticos pela língua, pulso e linguagem não verbal.

Terapêutica consiste na determinação dos pontos a serem trabalhados e das técnicas que serão utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sessões, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade.

Aplicação é o momento da utilização das técnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, faz-se assepsia com álcool nos locais onde será feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartáveis por um período de 15 a 30 minutos em média. Recomenda-se uso de roupas confortáveis que permitam recolhimento de mangas e calças.

4-Acupuntura sangra?

R. Depende. Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia.

Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia. Este método requer o uso de lanceta descartável.

Por fim, eventualmente pode-se atingir um vaso sanguíneo. Este tipo de sangramento é raro e superficial, não devendo causar preocupação.

5-Como é feito o diagnóstico?

R. O diagnóstico é feito através da soma do relato do paciente às análises da Língua (análise do microssistema), Pulso (observação da função dos meridianos) e Linguagem não verbal (postura, tez, voz).

6-Acupuntura Dói?

R. Depende. A intensidade da sensação varia de acordo com a sensibilidade individual. Cabe ao acupunturista respeitar o limite de cada um encontrando um equilíbrio entre conforto e eficácia.

7-Acupuntura tem contra indicações?

R. Sim. Em caso de gestação, sugere-se receber a aplicação até o terceiro mês de gravidez, para evitar o estímulo da contração. Em caso de portador de marca-passo, não se recomenda o uso de eletroestimulação.

Importante ressaltar que cada terapeuta tem a sua abordagem e nada substitui o bom senso.


acupuntura auricular O que é acupuntura auricular?

O que é acupuntura auricular?

Conheça a técnica que estimula diversas regiões do corpo a partir da orelha

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consegue combater a dor e os desequilíbrios orgânicos de maneira natural e com menos efeitos colaterais que os tratamentos médicos convencionais.

A acupuntura auricular ou auriculopuntura é uma especialidade da acupuntura e visa fazer o corpo funcionar melhor e de forma saudável através da estimulação de pontos energéticos localizados na orelha.

Para os acupunturistas, nossas orelhas têm uma representação completa do corpo humano. Elas possuem mais de 100 pontos reflexos relacionados ao bom funcionamento dos nossos órgãos e sistemas através de uma rede de energia que fica logo abaixo da pele, percorrendo todo o organismo.



Como é feita a acupuntura auricular?

Na acupuntura auricular, agulhas finíssimas são espetadas em pontos-chave da orelha por 20 a 30 minutos para estimular diversos regiões ou pontos do corpo.

São utilizadas também pequenas agulhas semi-permantentes, que ficam na orelha por até uma semana ou sementes de diversas plantas, a mais utilizada é a semente de mostarda.

Quais doenças podem ser tratadas?

A técnica da acupuntura auricular é usada para tratar diversas doenças como distúrbios do sono, alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, obesidade, dores articulares, dores na coluna, cefaléia, hipertensão arterial e distúrbios digestivos. A auriculopuntura também auxilia no tratamento de tabagismo e alcoolismo.


DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É A ACUPUNTURA ? PATE-1

O QUE É A ACUPUNTURA ?




Acupuntura - O que é e para que serve ?

A acupuntura é uma forma de tratamento, descrita e utilizada há mais de 5.000 anos.

Foi reconhecida no Brasil em 1995 como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.E está inserida na Medicina Tradicional Chinesa como um dos cinco eixos de tratamento a saber: Acupuntura e moxa, massagens e exercícios, alimentação, herboterapia, e meditação.




A acupuntura (acus=agulha; punctura= punção) consiste na inserção de agulhas muito finas, na profundidade de alguns milímetros, em pontos da pele especificamente determinados. As agulhas são deixadas no local por alguns minutos e depois removidas. Para o observador leigo pode parecer um fato sem importância, mas dependendo do caso o resultado pode parecer mágico. Porém desde que os princípios desta arte sejam entendidos os resultados podem ser considerados fatos científicos.

Como pode ser que uma agulha inserida em alguma parte especifica do pé possa curar certo tipo de dor de cabeça ou uma dor nas costas? Ou então como pode tratar de um transtorno psíquico, ou de algum outro tipo de desordem física ou funcional ?

Diretamente sob a pele existe uma rede de nervos, disposta em toda a sua extensão(parte do sistema nervoso autônomo), que recebe e transmite todos os impulsos oriundos de partes mais profundas do corpo. Quando uma percepção é recebida de um órgão doente, soa um alarma nos terminais nervosos sob a pele. Este fato pode ser sentido como distúrbio, que pode se tornar doloroso quando o local da pele é pressionado. Estas mudanças geram uma pequena diferença de potencial elétrico, que podem ser inclusives registradas por meio de aparelhos específicos. Os mais importantes filetes dessa rede nervosa correm ao longo do que chamamos "meridianos de energia", e é sobre eles que a maioria dos pontos de acupuntura se situam.




Uma agulha fina é colocada de uma maneira confortável e segura no ponto sensível. As fibras dos nervos do sistema nervoso autônomo são estimuladas: o impulso vai para os centros nervosos distribuídos ao longo da coluna e do cérebro e de lá retorna para o órgão doente, restabelecendo, assim, seu equilíbrio normal.





Se pressionarmos fortemente um ponto doloroso em nosso corpo, poderemos verificar em alguns casos o alívio momentâneo da dor. O objetivo da acupuntura é transformar este alívio momentâneo em permanente. Favorencendo também através destes estímulos que o organismo crie condições internas para retorno de seu equilíbrio ou alívio de suas desordens.



Os chineses conceberam o universo inteiro com sendo ativado por dois princípios básicos, o YIN e o YANG. Que representam qualidades opostas mas também complementares. E consideram que tudo o que vemos, só existe em virtude da constante influência mutua destas duas forças. O YIN e o YANG por sua vez estão contidos no TAO, o princípio básico de todo o universo, sendo considerado o começo e o fim, o princípio sem princípio, o que não pode ser expressado e O que tudo abarca. E por razões de linguagem é denominado de TAO.




Segundo a filosofia taoísta, que é essencialmente monística. O ser humano deve ser considerado como um "todo", que não pode ser dividido em duas partes ou concebido como uma dualidade, como corpo e mente separados.



Na prática isto favorece que as manifestações físicas e psíquicas sejam tratadas com uma igual importância e como uma só entidade. E que, além da preocupação com o tratamento de doenças instaladas a acupuntura permite uma atuação na prevenção, corrigindo previamente os desequilíbrios e os excessos.Isto significa que a acupuntura deveria favorecer a busca do que permanece além da desarmonia. Ou seja, a compreensão e a busca do auto conhecimento do Si ("Self").



O corpo humano possui 360 pontos distribuídos em linhas chamadas pela medicina chinesa de meridianos. A acupuntura estimula esses pontos para aliviar dores e sintomas de certos males.





Os Meridianos


Na Medicina Tradicional Chinesa a Ki (energia) é a essência de todas as coisas, toda a patologia desenvolvida passa primeiro pelo nosso campo energético. O ideograma de Ki representado na grafia tradicional chinesa representa ar, sopro, alento, energia, força. Como referido anteriormente no texto sobre Yin Yang, esta energia resulta da combinação de duas forças opostas — Yang, activa ou positiva e Yin, passiva ou negativa.


A energia vital, Ki, desloca-se a nível subcutâneo, flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais imateriais. Estes canais são designados meridianos. Estes conduzem a energia que percorre o corpo. São vias que formam um sistema circulatório em muito semelhante ao do sangue. É através destes canais que um Acupunctor ou um terapeuta de Shiatsu trabalha.


O traçado dos meridianos e localização dos seus pontos são conhecidos desde tempos remotos. Foram descobertos de forma empírica, através da experiência prática, e mais tarde confirmados pelas pesquisas científicas moderna.


Os meridianos são representados por uma grande linha de energia que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés.. Nessa linha temos os chamados pontos meridionais, os quais trabalhamos para aliviar a pessoa de determinada patologia.


Na sua maioria, os meridianos representam, cada um deles, um órgão ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundários.

O meridiano não representa exclusivamente esse órgão. A medicina chinesa tem uma visão dos órgãos não só como órgão anatómico mas essencialmente como uma função energética. Explicando melhor, os meridianos são de natureza energética. As suas funções e características não se restringem às funções orgânicas e aos aspectos fisiológicos normalmente associados aos órgãos do corpo. Apresentam também características fisiológicas e emocionais. Além disso, os meridianos não são estruturas anatómicas fixas, eles comunicam entre si. Nas extremidades dos membros, todos os meridianos principais encontram-se interligados.


Os Meridianos Principais

Temos 12 meridianos principais representados pelos órgãos vitais e os órgãos secundários); meridianos colaterais: transversais (12) - ligam os meridianos Yin-Yang e vice-versa e longitudinais (15) – surgem ao longo dos 12 meridianos principais; meridianos profundos ou distintos (12); superficiais ou tendino musculares (12) e reguladores / extraordinários (8). Estes meridianos localizam-se entre a pele e os músculos. O seu objectivo é fazer a ligação com os órgãos internos.


Os 12 meridianos principais são pares e simétricos, ou seja simetricamente dispostos em cada lado do corpo e formam a Grande Circulação.


Constituição:

6 meridianos Yin — condutores de energia com predominância da força Yin. Circulam pela parte anterior e interna do corpo e correspondem aos órgãos Zang (vitais), encarregados da depuração, redistribuição e armazenamento da Ki e das substâncias fundamentais (fluidos vitais):


Meridiano do Pulmão, meridiano do Baço/Pâncreas, meridiano do Coração, meridiano dos Rins, meridiano do Fígado e meridiano do Pericárdio (sexualidade circulação).


6 meridianos Yang — condutores de energia com predominância da força Yang. Circulam pela parte posterior e externa do corpo e correspondem aos órgãos Fu (secundários), encarregues da produção de energia, recepção, digestão de alimentos, condução e excreção de resíduos:


Meridiano do Intestino Grosso, meridiano do Estômago, meridiano do Intestino Delgado, meridiano da Bexiga, meridiano da Vesícula Biliar e meridiano da função Triplo Aquecedor.


Lembremo-nos de que a teoria Yin/Yang é a teoria central da Medicina Chinesa, aliás do pensamento chinês, aplicando-se igualmente ao corpo humano.

A função básica de todo este sistema energético é a de transportar Ki para todas as partes do corpo, fazer a conexão dos órgãos internos e equilibrar Yin e Yang e, consequentemente, possibilitar o equilíbrio.

Ordem do fluxo energético:

A energia percorre os meridianos num sentido determinado - do tronco para as mãos; das mãos para a cabeça; da cabeça para os pés; dos pés para o tronco; segundo uma ordem específica:


Tsubos:

Ao longo de cada meridiano encontram-se pontos energéticos definidos sobre os quais se pode actuar para interferir na energia que o percorre. Nesses pontos, a Ki pode mais facilmente ser atingida e manipulada, dado que são pontos que condensam a energia e nos permitem contactar e actuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa.

Do ponto de vista científico, os tsubos são pontos que apresentam baixa resistência eléctrica, ou seja são bons condutores eléctricos, reflectindo o funcionamento interno do sistema corporal, podendo, por isso, ser utilizados tanto para diagnóstico como para tratamento.

Os tsubos funcionam como amplificadores, passando Ki de um ponto para outro. Ao pressionar um ponto situado num meridiano, não estamos apenas a estimular os nervos e tecidos locais, mas a influenciar também o fluxo de Ki ao longo de todo o meridiano.

Cada ponto tem uma característica determinada para actuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, pontos para tonificação — para aumentar o fluxo de energia no meridiano desequilibrado por deficiência de Ki (Kyo) — e pontos de sedação — para diminuir o fluxo de energia no meridiano desequilibrado quando existe um excesso de Ki (Jitsu).

Concluíndo, nestes canais condutores de energia diferenciada em variadas combinações de Yang e Yin, há um intercâmbio alternado de fluxo de energia, num sistema responsável pela defesa, regulação e ressonância do organismo em relação a influências externas.

Saúde implica, em primeiro lugar, a circulação adequada da energia através de meridianos livres e desimpedidos.

Todas as práticas de Medicina Tracional Chinesa incluem o trabalho de desbloqueio dos pontos energéticos. O Shiatsu preocupa-se em normalizar a energia vital do paciente, criando condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios.

Os 12 Meridianos

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Descubra seu signo chinês

Descubra seu signo chinês


TABELA DOS ELEMENTOS

Quando o ano termina em 0 e 1: METAL
Quando o ano termina em 2 e 3: ÁGUA
Quando o ano termina em 4 e 5: MADEIRA
Quando o ano termina em 6 e 7: FOGO
Quando o ano termina em 8 e 9: TERRA

Tabela dos signos de 1940 a 2020

08/02/1940 a 26/01/1941 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Metal (+)
27/01/1941 a 14/02/1942 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Metal (-)
15/02/1942 a 04/02/1943 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Água (+)
05/02/1943 a 24/01/1944 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Água (-)
25/01/1944 a 12/02/1945 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Madeira (+)
13/02/1945 a 01/02/1946 * GALO - Nome Chinês: Ji - Madeira (-)
02/02/1946 a 21/01/1947 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Fogo (+)
22/01/1947 a 09/02/1948 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Fogo (-)

10/02/1948 a 28/01/1949 * RATO - Nome Chinês : Shú - Terra (+)
29/01/1949 a 16/02/1950 * BOI - Nome Chinês : Niú - Terra (-)
17/02/1950 a 05/02/1951 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Metal (+)
06/02/1951 a 26/01/1952 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Metal (-)
27/01/1952 a 13/02/1953 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Água (+)
14/02/1953 a 02/02/1954 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Água (-)
03/02/1954 a 23/01/1955 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Madeira (+)
24/01/1955 a 11/02/1956 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Madeira (-)
12/02/1956 a 30/01/1957 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Fogo (+)
31/01/1957 a 17/02/1958 * GALO - Nome Chinês: Ji - Fogo (-)
18/02/1958 a 07/02/1959 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Terra (+)
08/02/1959 a 27/01/1960 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Terra (-)

28/01/1960 a 14/02/1961 * RATO - Nome Chinês : Shú - Metal (+)
15/02/1961 a 04/02/1962 * BOI - Nome Chinês : Niú - Metal (-)
05/02/1962 a 24/01/1963 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Água (+)
25/01/1963 a 12/02/1964 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Água (-)
13/02/1964 a 01/02/1965 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Madeira (+)
02/02/1965 a 20/01/1966 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Madeira (-)
21/01/1966 a 08/02/1967 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Fogo (+)
09/02/1967 a 29/01/1968 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Fogo (-)
30/01/1968 a 16/02/1969 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Terra (+)
17/02/1969 a 05/02/1970 * GALO - Nome Chinês: Ji - Terra (-)
06/02/1970 a 26/01/1971 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Metal (+)
27/01/1971 a 14/02/1972 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Metal (-)

15/02/1972 a 02/02/1973 * RATO - Nome Chinês : Shú - Água (+)
03/02/1973 a 22/01/1974 * BOI - Nome Chinês : Niú - Água (-)
23/01/1974 a 10/02/1975 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Madeira (+)
11/02/1975 a 30/01/1976 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Madeira (-)
31/01/1976 a 17/02/1977 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Fogo (+)
18/02/1977 a 06/02/1978 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Fogo (-)
07/02/1978 a 27/01/1979 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Terra (+)
28/01/1979 a 15/02/1980 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Terra (-)
16/02/1980 a 04/02/1981 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Metal (+)
05/02/1981 a 24/01/1982 * GALO - Nome Chinês: Ji - Metal (-)
25/01/1982 a 12/02/1983 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Água (-)
13/02/1983 a 01/02/1984 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Água (-)

02/02/1984 a 19/02/1985 * RATO - Nome Chinês : Shú - Madeira (+)
20/02/1985 a 08/02/1986 * BOI - Nome Chinês : Niú - Madeira (-)
09/02/1986 a 28/01/1987 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Fogo (+)
29/01/1987 a 16/02/1988 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Fogo (-)
17/02/1988 a 05/02/1989 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Terra (+)
06/02/1989 a 26/01/1990 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Terra (-)
27/01/1990 a 14/02/1991 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Metal (+)
15/02/1991 a 03/02/1992 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Metal (-)
04/02/1992 a 22/01/1993 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Água (+)
23/01/1993 a 09/02/1994 * GALO - Nome Chinês: Ji - Água (-)
10/02/1994 a 30/01/1995 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Madeira (+)
31/01/1995 a 18/02/1996 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Madeira (-)

19/02/1996 a 06/02/1997 * RATO - Nome Chinês : Shú - Fogo (+)
07/02/1997 a 27/01/1998 * BOI - Nome Chinês : Niú - Fogo (-)
28/01/1998 a 15/02/1999 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Terra (+)
16/02/1999 a 04/02/2000 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Terra (-)
05/02/2000 a 24/01/2001 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Metal (+)
25/01/2001 a 11/02/2002 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Metal (-)
12/02/2002 a 31/01/2003 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Água (+)
01/02/2003 a 21/01/2004 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Água (-)
22/01/2004 a 08/02/2005 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Madeira (+)
09/02/2005 a 28/01/2006 * GALO - Nome Chinês: Ji - Madeira (-)
29/01/2006 a 17/02/2007 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Fogo (+)
18/02/2007 a 06/02/2008 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Fogo (-)

07/02/2008 a 25/01/2009 * RATO - Nome Chinês : Shú - Terra (+)
26/01/2009 a 13/02/2010 * BOI - Nome Chinês : Niú - Terra (-)
14/02/2010 a 02/02/2011 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Metal (+)
03/02/2011 a 22/01/2012 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Metal (-)
23/01/2012 a 09/02/2013 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Água (+)
10/02/2013 a 30/01/2014 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Água (-)
31/01/2014 a 18/02/2015 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Madeira (+)
19/02/2015 a 07/02/2016 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Madeira (-)
08/02/2016 a 27/01/2017 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Fogo (+)
28/01/2017 a 18/02/2018 * GALO - Nome Chinês: Ji - Fogo (-)
19/02/2018 a 04/02/2019 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Terra (+)
05/02/2019 a 24/01/2020 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Terra (-)

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Descubra seu signo ascendente - NO HORÓSCOPO CHINES

Descubra seu signo ascendente


O Signo Ascendente do Horóscopo Chinês é encontrado de acordo com uma tabela fixa de horários, válida para qualquer lugar do mundo. Observe apenas se você nasceu em horário de verão, use sempre o horário original, diminua as horas adiantadas e não considere as horas a mais. Se não teve horário de verão quando você nasceu, basta olhar a tabela abaixo.

Esse animal ascendente será como um acompanhante que lhe confere novas características sem anular o signo principal, ora estimulando-o, ora entrando em conflito com ele, se forem animais muito diferentes. Lembre-se de tentar harmonizar os dois animais, pois o ascendente poderá ajudá-lo a se expressar no mundo e emprestará sua força para realizar os projetos do signo principal.


  • Os nascidos entre 23:00 e 1:00 hs são do ascendente Rato.
  • Os nascidos entre 1:00 e 3:00 hs são do ascendente Búfalo ou Boi.
  • Os nascidos entre 3:00 e 5:00 hs são do ascendente Tigre.
  • Os nascidos entre 5:00 e 7:00 hs são do ascendente Coelho ou Gato.
  • Os nascidos entre 7:00 e 9:00 hs são do ascendente Dragão.
  • Os nascidos entre 9:00 e 11:00 hs são do ascendente Serpente.
  • Os nascidos entre 11:00 e 13:00 são do ascendente Cavalo.
  • Os nascidos entre 13:00 e 15:00 hs são do ascendente Cabra.
  • Os nascidos entre 15:00 e 17:00 hs são do ascendente Macaco.
  • Os nascidos entre 17:00 e 19:00 hs são do ascendente Galo.
  • Os nascidos entre 19:00 e 21:00 hs são do ascendente Cão.
  • Os nascidos entre 21:00 e 23:00 hs são do ascendente Porco ou Javali.


Cada animal rege um mês, que influencia na análise final:
  • Janeiro: Boi ou Búfalo - Água, ao norte e inverno
  • Fevereiro: Tigre - Madeira - Leste e primavera
  • Março: Lebre ou Coelho - Madeira - Leste e primavera
  • Abril: Dragão ou Crocodilo - Madeira - Leste e primavera
  • Maio: Serpente - o Fogo - Sul e verão
  • Junho: Cavalo - o Fogo - Sul e verão
  • Julho: Cabra - o Fogo - Sul e verão
  • Agosto: Macaco - Metal - Ocidente e Outono
  • Setembro: Galo - Metal - Ocidente e Outono
  • Outubro: Cão - Metal - Ocidente e Outono
  • Novembro: Porco - Água, ao norte e inverno
  • Dezembro: Rato - Água, ao norte e inverno


Porco/Rato/Boi:
  • representam a Água, ao norte e inverno
Tigre/Coelho/Dragão
  • representam a Madeira - Leste e primavera
Serpente/Cavalo/Cabra
  • representam o Fogo - Sul e verão
Macaco / Galo / Cão
  • Metal - Ocidente e Outono
Quando todos os elementos estão presentes, cria o elemento terra.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - FENG SHUI E OS ESPELHOS

Espelhos em casa, use-os com cuidado



No Feng Shui, o uso dos espelhos são sagrados instrumentos de cura e cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de ba-guá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas, os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes.

O espelho é um instrumento capaz de nos transmitir mensagens sem dizer nada; é aquele que reflete como somos e estamos, mesmo que isso nos aborreça. É aquele que reproduz e multiplica as mais belas imagens ou reflete e dobra as imagens mais tristes, mas tem importância nos ambientes e para nossa vida. Os espelhos são usados para atrair boas energias e colocados do lado de fora da porta de entrada, rebatem as energias negativas que queiram entrar em sua casa. Porém na sala, não deve haver um espelho em frente à porta, que rebaterá as energias ruins e as boas também. O melhor lugar na sala é ao lado da porta de entrada.

Espelhos também não devem estar diante de janelas. Eles tem o poder de refletir tudo o que a janela mostra e se sua janela dá para um cemitério ou uma fábrica, o espelho irá refletir a imagem e a energia destes locais para dentro de sua casa. A solução mais viável e tirar o espelho ou manter a janela fechada. Porém se a janela oferecer uma vista para um jardim com flores, belas árvores ou uma paisagem agradável, o espelho poderá estar diante da janela.

O espelho usado na sala ou copa refletindo a mesa de jantar traz prosperidade e abundância. Utilizado atrás do fogão, de modo que reflita as chamas do fogão também atrai riquezas. Mas é no banheiro que eles tem um grande poder de cura. Sendo o banheiro um ambiente de energias negativas, usando um pequeno espelho na porta do banheiro pelo lado de dentro, ajuda a estancar as energias. O uso dos espelhos requer alguns cuidados especiais, por isso deve-se ter cuidado ao colocá-lo para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

Em locais muito estreitos ou muito pequenos, um espelho grande em uma das paredes proporciona amplitude e melhora a sensação de estar apertado no ambiente. Também é importante evitar espelhos no quarto de dormir. Se houver, eles devem ser cobertos com uma toalha ou papelão todos as noites antes de dormir. Os espelhos não devem refletir quem estiver deitado numa cama, segundo os chineses os espelhos tanto podem curar um ambiente quanto transmitir outros males, além de trazer má sorte.

Se em sua casa houver um jardim bem cuidado e arborizado que possa ser visto por uma janela ou pela porta, um espelho que refletir esse jardim trará as boas energias para dentro de sua casa. Na China é comum colocar um espelho ao lado da caixa registradora nos comércios, para que duplique os ganhos e a prosperidade. Da mesma forma você pode colocar suas bolsas e carteiras com dinheiro em algum móvel diante de um espelho, para que duplique suas riquezas.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Feng Shui na cozinha - O CAMINHO DA PROSPERIDADE

Feng Shui na cozinha


A cozinha é considerada uma área onde se gera prosperidade, abundância e riqueza. É o local de preparação dos alimentos e, portanto, de reposição de energias que nos dão saúde. Assim, a cozinha se torna um ponto energético da casa e cuidar dessa energia é fundamental.

O posicionamento ideal para a cozinha é em uma das pontas da casa, orientada para o sul, com janelas para o leste ou
oeste. Porém quando não se pode atender esses requisitos ou algo represente uma ameaça exterior para o bom fluxo da energia Chi, podem ser utilizadas algumas medidas de correção. Evite dispor a cozinha ao lado de um banheiro ou com a porta do banheiro de frente para a cozinha, que representam fuga de energia. Não sendo possível o remanejamento, a colocação de um biombo criará uma separação dos ambientes.

Segundo o Feng Shui, a cozinha deve ter janelas para que haja iluminação natural e para que seja arejada. Boa luz e ar
fresco promovem o movimento da energia Chi, beneficiando quem prepara o alimento e para quem o alimento será servido. Quando as janelas são muito pequenas ou não há muitas janelas, é necessário tornar a cozinha mais clara. Pode-se conseguir esse efeito usando a cor branca ou uma cor bem clara nas paredes, no teto, no fogão, na geladeira e nos móveis da cozinha, além da iluminação artificial.

Um dos elementos que devem ter destaque na cozinha são os alimentos. Um bom estoque de comida, de qualidade e em
boa quantidade, faz com que a família se sinta próspera. Embora alguns alimentos necessitem de serem guardados em armários ou na geladeira, deixar alguns alimentos e frutas expostos no balcão atraem boa saúde, pois as pessoas sempre estarão vendo a disponibilidade alimentar à sua frente, e portanto, vendo a prosperidade e riqueza. Porém, nunca mantenha expostas as frutas estragadas.
Outro efeito é ter um quadro com alimentos, frutas ou legumes na parede da cozinha. Um aquário traduz fartura e um vaso de hortelã ou alecrim são ervas que purificam o ambiente. A cor verde na cozinha estimula o lado criativo que pode estar presente em vasos e arranjos. O amarelo também atrai prosperidade e riqueza que podem estar presentes através de flores amarelas. Facas, lâminas e objetos cortantes devem ser guardados em armários, pois pertencem ao elemento Metal que gera o elemento água e cria conflito com o elemento fogo.

Uma cozinha energizada é aquela usada para cozinhar e se alimentar. Dessa forma, a cozinha deve transmitir a ideia de produção. Esse efeito pode ser obtido através de panelas, pratos, talheres e utensílios de cozinha, panos de prato ou livros de receita à mostra. Mas o maior representante da cozinha é o fogão, que merece atenção especial, sendo considerado o Cofre da casa.

O fogão deve estar sempre bem limpo, em bom estado de conservação e funcionando todas as bocas e o forno. O fogão é
um elemento Fogo, uma energia Yang que pode entrar em conflito com outras energias necessitando correção. Por isso, o fogão nunca deve estar próximo à geladeira, ou à pia ou sobre encanamentos de água ou próximos aos ralos, que são elementos de água, uma energia Chi. A solução mais viável é mudar ou afastar o fogão. Se não for possivel, coloque entre o fogão e os elementos água, objetos de cor verde ou de objetos de madeira.

O fogão não deve ser visto pelos outros cômodos da casa, mas se não for possível mudá-lo de lugar mantenha a porta da
cozinha fechada ou pode-se cobrí-lo com um forro ou toalha. Também quem estiver cozinhando deve ter a visão do que se passa na cozinha, para não se sentir vulnerável. A solução é mudar o fogão de lugar ou colocar um espelho atrás do fogão. Além disso, a imagem do fogo se torna multiplicada no espelho o que favorece a prosperidade. Da mesma forma, a limpeza e higiene da cozinha, um pequeno tapete perto da pia, potes com ervas, plantas, flores ou um sino de vento na porta da cozinha fazem com que as energias positivas se espalhem pela casa.

Lixeiras, sacos de lixo, restos de comida, latas e vidros sem utilidade, alimentos deteriorados dentro da geladeira,
acumulam energia estagnada e afetam a prosperidade. Por isso devem estar fora da cozinha e longe da porta da cozinha. Da mesma forma, o fogão próximo a encanamentos e caixas de esgoto ou fossas, sujeira da cozinha ou do fogão, pia com louças sujas, esponjas e panos de pratos sujos, prato de comida de cães e gatos na cozinha, poucos alimentos e geladeira vazia são impedimentos para o fluxo de energias positivas.

Se a casa é um corpo, a água é o sangue. Vazamentos em canos, torneiras pingando, descarga escorrendo, são como um corte aberto em sua casa sem cicatrizar, que levam embora parte da energia positiva de sua casa e da sua prosperidade. .

EQUILÍBRIO EM HARMONIA - Feng Shui e Energia sutil

Feng Shui e Energia sutil


 

No universo várias energias atuam ao mesmo tempo, como a energia térmica, a energia mecânica, a energia gravitacional, a energia eletromagnética e também outros tipos, como as energias sutis. Embora não tenham sido ainda reconhecidas pela ciência, as energias sutis permeiam o espaço e toda a matéria existente na natureza. Nos seres vivos essa energia é responsável pela vida. 
 
A energia sutil da natureza, também conhecida por energia imanente, é absorvida pelos seres humanos através da respiração, ingestão de água e de alimentos, mas principalmente por diversos pontos de entrada espalhados pelo corpo, que são conhecidos como Chacras. Essa energia é conduzida aos órgãos e células físicas pelos nadis e meridianos é que formam uma rede de canais de energia. 
 
Quando a energia imanente é absorvida pelos seres vivos, ela sofre um processo de transformação e adquire qualidades correspondentes ao ser vivo, chamada de bioenergia, energia anímica ou energia consciencial, que é um outro tipo de energia sutil associada aos seres vivos. A energia cósmica que permeia a matéria inorgânica sofre o mesmo processo e também é transformada de acordo com sua composição química.  
 


Algumas substâncias têm mais capacidade de armazenar a energia imanente do que outras. A água é um exemplo de substância que tem grande capacidade de acumular as energias sutis, por isso se utiliza a água benta ou água fluidificada para as curas, como também a unção com óleos.
 
Da mesma forma os planetas acumulam energia cósmica e irradiam essa  energia tradicionalmente estudada pela astrologia.  Estrelas como o sol são potentes fontes emissoras, pois a luz transporta além da energia eletromagnética, uma energia sutil associada. Quando a luz solar atinge a atmosfera, transfere parte de sua energia sutil para o ar, que também acumula a energia cósmica vinda do espaço. 
 
As plantas absorvem as energias imanentes da terra, da luz solar, do ar, da água das chuvas e com isso tornam-se fontes de energias sutis, além de produzir os nutrientes orgânicos. Isso significa que quando ingerimos um alimento natural, estamos ingerindo um pouco da energia física ou calorias dos alimentos que resultam das energias imanentes da natureza absorvida pelas plantas. 
 


Uma evidência dessa realidade é a eficácia dos remédios homeopáticos com altas dinamizações. Na sua preparação, os extratos das ervas são diluídos diversas vezes. Em cada etapa um pouco da energia sutil da planta é extraída e curiosamente quanto mais diluído, mais forte é a sua atuação. O resultado é um remédio puramente formado de energia, que não atua quimicamente no organismo mas atua a partir da energia sutil das ervas.
 
As plantas possuem um tipo de bioenergia pouco elaborada, pelo fato delas serem organismos simples e não possuírem atividade mental ou emocional como os animais. Cada planta tem seu padrão de energia característico, que se mantém praticamente o mesmo exceto em algumas variações sazonais e ciclo vital. Também sofrem as influências de determinados planetas, como da lua e do sol. Assim, a energia das plantas pode ser considerada quase como energia imanente.  
 


Os antigos povos já conheciam a existência de diversas energias, tendo sido utilizadas principalmente pelos egípcios, persas, hebreus, etruscos, gregos, romanos, gauleses, indianos, polinésios, índios americanos, chineses etc. Desde os primórdios da humanidade que sacerdotes, curandeiros e xamãs sabem que as energias sutis tem uma relação com o corpo humano, com os animais, plantas e fenômenos naturais.
 
Os sacerdotes do antigo Egito eram mestres da ciência oculta, tinham profundos conhecimentos sobre a energia sutil e suas manipulações. Antigos magos e feiticeiros trabalhavam com as forças invisíveis e ainda hoje algumas culturas usam essas energias invisíveis em seus rituais.
 
Há mais de 5000 anos os indianos já mencionavam a energia universal chamada de Prana e que é vista como o constituinte básico e a origem de toda vida. Na tradição hindu, a energia sutil é amplamente conhecida pelos yogues e seus discípulos. Através de exercícios respiratórios, meditação e exercícios de concentração, os yogues conseguem alcançar um profundo estado de paz e equilíbrio, podendo até mesmo produzir efeitos físicos através de domínio das energias sutis.
 
Os chineses já tinham desenvolvido as bases de sua medicina tradicional há mais de 5.200 anos, de onde surgiu a acupuntura que tem como objetivo principal reequilibrar o fluxo de energias através de canais energéticos. Chamada Chi, a energia vital contém duas forças polares - o yin e yang e o equilíbrio dessas forças teria influência na saúde física dos seres vivos. Qualquer desequilíbrio acarretaria uma moléstia física. 
 


Muitas vezes, ao estudar e conviver com as energias sutis deparamo-nos com situações inexplicáveis, mas as sensações e os efeitos se fazem presentes. A cabala refere-se a essas energias como a Luz Astral ou Aura. É essa luz que vemos representada nas pinturas religiosas que retratam Jesus e outras figuras espirituais com uma luz em torno de seus corpos, em especial sobre as suas cabeças.
 
Os inúmeros fenômenos e curas promovidas por Jesus e seus apóstolos com a imposição das mãos e o emprego das palavras, são manifestações das energias sutis, potencializadas por esses grandes seres. Isto mostra que Jesus possuía um potencial energético bastante equilibrado, a ponto de contagiar e curar a todos apenas com sua presença.
 
Com a evolução da tecnologia, estudiosos dos diversos setores utilizaram o Campo de Energia Universal para comprovar suas teses. Eles mencionaram muitas propriedades da Energia Universal e como esse campo impregna todo o espaço, tanto em objetos animados e inanimados, que se ligam uns aos outros e fluem de um objeto para outro. Essa energia pode ser visualizada através das fotos Kirlian.   
 


No século 18, Franz Anton Mesmer postulou a existência de um magnetismo animal e através dele promoveu diversas curas. Na ciência do século 19, a teoria da libido de Freud e a teoria do orgônio do Dr. Wilhelm Reich, psiquiatra e colega de Freud, contribuiram para o entendimento da bionergia. Eles estudaram a relação entre os distúrbios do fluxo do orgônio no corpo humano e as doenças psicológicas. A psicanálise demonstrou que as doenças resultam das energias emocionais reprimidas ou em desequilíbrio.
 
No século 19 Helena Blavatsky fundou a sociedade teosófica, tendo um de seus objetivos investigar as leis inexplicadas da natureza e os poderes latentes do homem. Na mesma época Allan Kardec codificou a doutrina espírita. E assim Blavatsky e Kardec popularizaram os ensinamentos que antes eram privilégio de apenas alguns membros das ordens iniciáticas e grupos de ocultismo. A teosofia divulgou muitos dos antigos ensinamentos secretos sobre yoga, chacras, nadis, mantras, etc. 
 
A partir da tesosofia e do espiritismo, diversos movimentos místicos surgiram em todo o mundo trazendo novas abordagens e adaptando o conhecimento milenar dos sábios e mestres de todos os tempos para a nossa realidade atual, mostrando as leis espirituais da natureza que estavam ocultas pela visão distorcida das religiões e pelo misticismo dos povos da antiguidade.
 
 


Um dos meios de absorvermos as energias positivas da natureza é buscarmos um local tranquilo e agradável para que possamos nos concentrar. A circulação das energias se torna mais perceptível quando estamos relaxados, por isso devemos escolher uma posição confortável, de pé, sentado ou deitado com a coluna ereta.
 
Ao relaxarmos a mente e os músculos do corpo, nos desligando do tempo e de qualquer problema, iremos nos sintonizar com o ambiente até fazer parte dele. As energias sutis respondem naturalmente ao pensamento concentrado, mas não forçado.  
 
Outra forma de recepção, é pela absorção de energias cósmicas. Para isso é precisamos elevar a nossa mente e pensamentos até o cosmos e desejar com intensidade que as energias entrem por todos os seus poros. Quem tem uma disfunção física deve impor a mão sobre a área doente e direcionar a energia para essa parte do corpo. Isso também pode ser feito para outras pessoas. O exercício tem duração de poucos minutos, mas se bem feito mostra resultados imediatos.

 

Uma outra maneira de manipular as energias sutis é pela visualização criativa. Quando a mente começa a pensar em algo, as energias se movimentam de acordo com o pensamento. Esse é o princípio básico do pensamento positivo, ou seja, realizamos o que queremos primeiro na mente o que nos ajuda a materializá-lo.

Também podemos nos curar e buscar reequilíbrio energético pela visualização de cores. Cada cor tem um significado e algumas técnicas são muito simples e que consistem em:
  • visualizar luzes ou fluídos coloridos que envolvem e penetram no corpo.
  • imaginar estar entrando numa piscina com a cor desejada
  • imaginar estar envolto numa nuvem na cor desejada
  • imaginar que o corpo se evapora até misturar-se com uma nuvem no céu. 
  • Algumas técnicas utilizam a visualização de esferas, elipsóides, pirâmides ou cubos de luz envolvendo partes do corpo ou o corpo inteiro.  

 
Pode-se ainda visualizar vários raios penetrando todos os chacras ao mesmo tempo ou progressivamente energizando cada um dos chacras. O exercício consiste em relaxar o corpo, a mente e respirar de forma mais lenta.
  • Inicia-se inspirando uma energia branca sendo importante visualizar que o ar entra em seus pulmões como uma energia branca e brilhante e que envolve o cérebro e se concentra no chacra coronário que fica no topo da cabeça. Na expiração, deixe que saia a energia cinzenta de seu corpo. Repetindo algumas vezes esse exercício, a cada expiração estaremos energeticamente mais purificados.
  • O próximo passo é inspirar uma energia violeta e direcioná-la para o cérebro, mas agora concentrando-se no chacra frontal que fica na testa, um pouco acima do ponto entre as sobrancelhas. Na expiração, coloque para fora as energias desarmônicas que estavam na região. Repita algumas vezes. 
  • O passo seguinte é inspirar uma energia azul e direcioná-la para o chacra laríngeo, que fica no meio do pescoço. Da mesma forma anterior, expire as energias ruins que estavam causando bloqueios nessa região do corpo. Repita algumas vezes.
  • O passo seguinte é inspirar uma energia verde e direcioná-la para a região peitoral se concentrando no chacra cardíaco que fica na altura do coração no centro do torax. Da mesma forma anterior, expire todas as energias emocionais desequilibradas. Repita algumas vezes.
  • O próximo passo é inspirar uma energia amarela e concentrá-la no chacra umbilical, uns dois dedos acima do umbigo. Expire todas as energias ruins que possam estar nessa região do corpo. Repita algumas vezes.
  • O próximo passo é inspirar uma energia laranja e concentrá-la no chacra sexual, que fica abaixo do umbigo. Expire todas as energias ruins desse chacra. Repita algumas vezes
  • Finalizando, inspire uma energia vermelha brilhante e concentre-a na região do períneo. Expire todas as energias negativas dessa parte do corpo. Repita algumas vezes. 
 
 
 
Naturalmente os seres humanos trocam energias sutis com o meio, mas existem formas conscientes de manipular essas energias cujos métodos mudam em função dos objetivos a serem alcançados, do padrão energético a ser trabalhado, da intensidade da manobra energética, etc. Os princípios básicos são muito simples e não há segredos, uma vez que se trata de algo que nos envolve a todo o instante. 
 
A energia imanente ou energia consciencial sofre a influência dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Através da nossa vontade concentrada, podemos direcionar com facilidade a energia imanente e imprimirmos uma qualidade transformando essa energia sutil numa energia consciencial. As manobras energéticas básicas são: absorção, circulação interna de energias e exteriorização. 
 
A recepção e troca de energias de uma pessoa para outra ou com o meio ocorre de forma intensa se houver sintonia energética. Por exemplo, quando enviamos um pensamento de cura para um enfermo, ele só absorverá essa cura se estiver receptivo para recebê-la. Se o doente estiver em outro padrão mental de ódio, ressentimento, revolta, ele não irá absorver as energias benéficas que lhe estão sendo doadas.
 
A energia liberada pela imposição das mãos é uma técnica usada tanto através do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil, pelo espiritismo e outras religiões que praticam o Passe, a técnica Reiki e outros que tem mostrado efeitos surpreendentes, tanto fisiológicos quanto psicológicos.
 
Embora a ciência ainda não possa reconhecê-las, acredita-se que elas estejam próximas às frequências eletromagnéticas. Qualquer pessoa que tenha pensamentos elevados e esteja em sintonia com sentimentos positivos é capaz de transmitir bem estar e cura para outras pessoas, animais e ambientes.  
 



Da mesma forma que existem padrões de energia positiva, também existem padrões de energias negativas que são nocivas ao nosso sistema energético. Um exemplo de energias negativas são aquelas emitidas pelas pessoas que estão em determinados ambientes, como presídios, hospitais, hospícios, delegacias, cemitérios, necrotérios  e outros locais que geram uma atmosfera desagradável.
 
Isso ocorre porque são lugares em que há pensamentos e sentimentos negativos diversos. As pessoas que trabalham ou que convivem com esses locais naturalmente acabam por desenvolver defesas contra essas energias densas e negativas. Porém, quando não temos essas defesas naturais, o mais recomendável é estarmos distantes desses locais para não sermos impregnados por essas energias que podem nos causar desde mal estar até doenças.
 
As energias imanentes da natureza ou as energias cósmicas são puras e saudáveis, porém existem lugares que embora não aparentem podem estar impregnados de energias negativas. Bosques, matas e cachoeiras podem estar energicamente poluídos devido a atos de violência, despachos e magias com fins destrutivos. Da mesma forma, os locais onde há aglomeração de pessoas podem concentrar diversos tipos de padrões energéticos, podendo estarem energicamente poluídos.
 
Quando entramos em contato com ambientes considerados energeticamente poluídos, a primeira providência é nos lavarmos e lavarmos a roupa que foi usada com água limpa. Se for possível, faça-o imediatamente. Lembre-se que a água tem o poder de absorver energias. Também há técnicas de autodefesa, como a circulação interna de energias, conhecida por estado vibracional ou a concha áurica que é a técnica do encapsulamento.
 
A técnica de circulação interna de energias é o melhor recurso para se alcançar o equilíbrio emocional e serve também para reequilíbrio energético imediato, autodefesa e desenvolvimento parapsíquico. É muito utilizada por vários pesquisadores como ferramenta básica para se obter pleno domínio bioenergético e pode ser utilizada até no trabalho quando nos sentimos extenuados ou após discussões. Para se obter um bom resultado, recomenda-se essa prática em qualquer situação, várias vezes ao dia.
 
O exercício consiste em permanecer de pé com a mente e o corpo relaxado. Deixando os pés um pouco afastados, concentra-se absorvendo a energia pelos pés e pelas mãos e trazendo até o cérebro, fazendo com que a energia flua indo até os pés/mãos e retorne novamente a cabeça várias vezes de forma que, cada vez haja mais intensidade e velocidade da energia até o corpo vibrar.
 
 

Em nossa vida diariamente ocorrem situações que podem nos levar a desequilíbrios energéticos, como as preocupações, as expectativas, o excesso de boas e más emoções, como grande euforia ou grande decepção. Tudo isso tende a nos deixar energicamente vulneráveis. Quanto mais abrimos nosso campo energético para trocar energias com um ambiente, mais a absorvemos.
 
É por isso que quando estamos alegres, tranquilos e equilibrados, desejando o bem para nós e para todos, sem alimentar mágoas, ressentimentos e nem pensar em vingança e agressões, naturalmente absorvemos boas energias e protegemos o nosso campo energético. Também podemos aumentar essa proteção cuidando com carinho do nosso ambiente, mantendo-o limpo e organizado, utilizando as técnicas do Feng Shui e outras técnicas para atrair boas energias.
 
Da mesma forma, quando nos sintonizamos com sentimentos e pensamentos destrutivos, estamos nos expondo aos ataques energéticos que são influências de energias intrusas e desarmônicas, que tem por objetivo nos desequilibrar e causar doenças físicas e mentais. Ou seja, energias ruins nos alcançam quando estamos em sintonia com elas...

EQUILÍBRIO E HARMONIA - DICAS TERAPÊUTICAS - MOXABUSTÃO- CONHECENDO UM POUCO MAIS....

MOXABUSTÃO

Logo 1 











 





             








 É o uso da erva medicinal "Artemísia Vulgaris". A forma mais comum de usá-la, é através de bastões acesos feitos com suas folhas secas e enrolados.
              O aquecimento de determinados pontos de Acupuntura e/ou Shiatsu com a Moxabustão é extremamente eficaz para curar e prevenir doenças. Às vezes, a Moxabustão é mais eficiente do que a aplicação do Shiatsu, e outras vezes, ambas são sinérgicas.
             Existem inúmeros trabalhos no Oriente e Ocidente sobre os estudos clínicos e pesquisas experimentais, demonstrando a eficácia dos resultados terapêuticos do Shiatsu e da Moxabustão nas doenças do aparelho digestivo, circulatório, respiratório, urinário, sistema imunológico, nervosos, endócrino, bem como nas doenças reumáticas.


EQUILÍBRIO E HARMONIA - DICAS TERAPÊUTICAS - VENTOSATERAPIA - CONHECENDO UM POUCO MAIS....

VENTOSATERAPIA

Logo 1






São copos de acrilico, quecolocados sobre a pele com um aparelho especifico sugando a pele,e após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, gerando uma sucção no local. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, é de fácil execução e acima de tudo, é eficaz.

   O principal objetivo da Ventosaterapia é controlar a corrente sanguínea, tornando-a mais eficiente, fortalecendo os vasos sanguíneos, removendo qualquer tipo de estagnação do corpo, evitando infartos e derrames. Seu efeito relaxante tem relevante aplicação para facilitar movimentos articulares na liberação do Qi, sendo usada também, para combater estresse, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, asma (especialmente em crianças), nevralgias, dores nos ombros, dor de cabeça, lombalgias, etc.

   A Ventosaterapia facilita as trocas gasosas e regula o PH sangüíneo, trazendo um efeito reflexo quando aplicada nos pontos de acupuntura. Pode ser utilizada como massagem, e aplicada junto à drenagem linfática combate a celulite.

   A aplicação de ventosas no corpo traz um extraordinário benefício, tanto físico como psíquico. Além de tratar doenças é usado para a manutenção do bem estar, mantendo a flexibilidade dos músculos, retirando as adesões e as fibrosidades. A aplicação de ventosas é feita sobre os músculos enrijecidos e acalma também os nervos excitados, revitalizando a energia para superar o estresse e suas enfermidades.

   Também pode ser realizada uma massagem com deslizamento utilizando a ventosa, sendo que neste caso a sucção é mais leve. Portanto, nesta situação o risco de hematomas é bem menor. Esta técnica promove um relaxamento muscular rapidamente.



EQUILÍBRIO E HARMONIA - ALONGAMENTOS DOS MERIDIANOS - ATIVANDO A ENRGIA VITAL

ALONGAMENTOS DOS MERIDIANOS


              O objetivo destas manobras , são facilitar o movimento do KI, ou energia vital, que corre nos meridianos ( os canais energeticos)do nosso corpo, e atraves de varias tecnicas e exercicios terapeuticos tradicionalmente usados no Oriente.

Logo 1

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SHIATSU - Quais os Benefícios do Shiatsu?

Libere sua energia vital com shiatsu

Quais os Benefícios do Shiatsu?


Técnica oriental milenar, o Shiatsu, que significa pressão (atsu) com os dedos (shi), é um método terapêutico de manipulação corporal que utiliza as mãos para “curar“. O terapeuta especializado utiliza os dedos, as mãos e os cotovelos para pressionar, alongar e massagear pontos específicos do corpo, conhecidos como tsubos (pontos de pressão). Acredita-se que a pressão em pontos específicos restabelece e mantém a saúde, além de proporcionar muitos outros benefícios.
Através da pressão exercida pelos dedos, o shiatsu trabalha nos canais de energia do corpo humano, também conhecidos como meridianos, para reequilibrar o fluxo da energia vital, desbloqueando-a, corrigindo possíveis deficiências ou excessos. Quando isso é feito e a energia vital é normalizada, o organismo volta a ter a capacidade natural de se defender dos invasores (as doenças) e a funcionar de forma plena e eficaz. Para conseguir esse feito, os movimentos manuais pressionam os cerca de 365 pontos de pressão (tsubos) espalhados pelo corpo.
Um terapeuta saberá identificar quando cada um desses pontos estiver com carência ou excesso de energia, pois quando há excesso de energia vital esses pontos ficam tensos e doloridos, e quando há falta eles ficam suaves e não apresentam dor.
zen shiatsu massage Quais os Benefícios do Shiatsu?
Quais os Benefícios do Shiatsu?
A medicina oriental acredita que  a energia vital, chamada de Ki, percorre o corpo humano de cima par abaixo e de baixo para cima, numa linha simétrica dividida em doze meridianos principais, que são os dos pulmões, do pericárdio, do coração, do intestino delgado, do “triplo-aquecedor”, o intestino grosso e fino, do baço-pâncreas, do fígado, dos rins, da bexiga, da vesícula biliar e do estômago.
Ao reequilibrar a energia, o shiatsu funciona como um processo catalisador da cura que apresenta resultados contínuos. Os benefícios do shiatsu são muitos e, resumidamente, ele proporciona um maior relaxamento, aliviando a tensão, melhora o fluxo linfático, melhora a circulação sanguínea, melhora a vitalidade e o sistema imunológico, reduz dores e rigidez e aumenta a percepção do próprio corpo. O que a técnica visa é devolver o equilíbrio físico, mental e espiritual, sendo indicado para tratar enxaquecas, cefaleias, dores de cabeça, dores nas costas, dores na coluna, dores nos ombros, dores no pescoço, depressão, ansiedade, problemas emocionais diversos, tensão, estresse, insônia, distúrbios do sono, cansaço, fadiga, problemas menstruais, asma, bronquite, rinite alérgica, problemas intestinais, sinusite, tosse, artrite, constipação, tensão muscular, lesões esportivas, dentre outros.
Como se vê, o shiatsu atua não só no corpo físico, mas também no corpo emocional e mental, reabastecendo o equilíbrio e o correto funcionamento dos meridianos e estimulando a energia vital.
Vale ressaltar, contudo, que é uma técnica que serve como coadjuvante e precisa ser associada aos tratamentos convencionais. É sempre bom ressaltar isso porque muitas pessoas confundem as coisas e querem trocar o tratamento convencional pelo método “alternativo” e isso, lógico, não é indicado.
Apesar de ser “apenas” uma massagem, não deve ser feita por qualquer pessoa, por isso verifique direitinho as qualificações da pessoa que pretende te aplicar o shiatsu e busque referências, já que, por se tratar de algo que trabalha com a energia vital deve ser feito somente por quem tenha total domínio da técnica.

Toques de saúde

Na prática, o shiatsu funciona com simplicidade. O shiatsuterapeuta utiliza técnicas de pressão, fricção, vibração e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além de movimentar articulações e manipular estruturas músculo-esqueléticas. Com os polegares ou com as palmas das mãos, pressiona os pontos corretos de modo ritmado, relaxando os sistema nervoso e muscular e garantindo o livre fluxo da nossa energia vital (chamada de Qi) e garantindo bem-estar físico, emocional e mental.
Esse fluxo é conduzido por canais chamados de “meridianos de energia”, cada um ligado a um órgão ou sistema do corpo humano. Assim como os chacras, esses canais formam uma corrente vibracional que circula pelo corpo conectando o céu (yang), no centro espiral da cabeça, à terra (yin), na parte inferior do corpo. Essas partes sofrem interferências e acúmulos de energias, tanto por fatores externos expressos nos fenômenos da natureza como por fatores internos expressos pelas emoções e sentimentos presentes nas experiências do cotidiano. O principal efeito da massagem oriental é justamente a desobstrução dos meridianos principais e secundários, equilibrando assim o yin-yang do homem.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Os Meridianos - O CAMINHO DO EQUILÍBRIO




Os Meridianos  





A energia, que podemos chamar de energia vital, bioenergia ou energia eletromagnética, é chamada dechi ou ki pela Medicina Tradicional Chinesa e de “prana” na medicina Ayurvédica. Ela flui pelo corpo através de canais invisíveis, mas eletronicamente mensuráveis chamados de meridianos. Estes canais formam uma intrincada e contínua rede por todo o corpo, transportando e distribuindo a energia vital.
• 12 Meridianos principais relacionados a órgãos e/ou glândulas, cujos nomes são associados aos órgãos e glândulas, estão aos pares e situados simetricamente de cada lado do corpo;
• mais 2 conhecidos como vasos, o vaso governador e o vaso da concepção.

acupunturApesar de existirem 59 meridianos na literatura médica chinesa, vamos ver apenas os 14 principais: pulmão, intestino grosso, estômago, baço-pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio (ou circulação-sexo), triplo aquecedor, vesícula biliar e fígado, mais
o vaso governador e vaso da concepção.

Existem mais de 2000 pontos ao longo dos meridianos na superfície de todo o corpo e são como os meridianos sobre a superfície da Terra, obedecendo as correntes eletromagnéticas (2) e formando uma espécie de campo magnético ao redor do corpo. A energia chi entra pelas costas do corpo por um Ponto de Entrada, flui pelo meridiano, que atravessa os órgãos e termina na parte da frente do corpo. Aqui se liga ao início do meridiano seguinte em um ponto chamado de Ponto de Reunião formando um círculo contínuo de energia circulante pelo corpo. Na parte da frente do corpo existe um Ponto de Reunião para cada meridiano que carregou um órgão. A energia começa então a descer pelos braços e pernas, formando um meridiano para cada corrente energética e terminando nas pontas dos dedos e artelhos em pontos chamados Ponto Poço.
(2) O Livro do Do In, Michio Kushi, Editora Ground
Os meridianos podem ser estimulados através de vários métodos, como massagem, acupressão, percussão e acupuntura. Aliás, a acupuntura diz-nos que trabalhando estes pontos localizados na superfície do corpo podemos alterar e equilibrar o funcionamento dos órgãos internos que respondem à estimulação ou sedação, conforme seja necessário.
Quando a energia vital flui sem restrições através dos meridianos, tanto a mente como o corpo físico revelam equilíbrio e harmonia. Qualquer stress ou excesso rompe este equilíbrio. Se forem se acumulando, como é o caso na maioria das pessoas, logo esta ruptura do equilíbrio manifesta-se em problemas de saúde e outros distúrbios.
Existe uma relação direta entre a qualidade das emoções e pensamentos e a saúde física. Cada meridiano (e seus órgãos) está relacionado a uma gama específica de emoções e seus respectivos pensamentos/idéias/crenças. Os órgãos desequilibrados influenciam a expressão
de certos pensamentos e emoções e, por sua vez, as emoções e pensamentos afetam os órgãos formando um círculo vicioso de influência uns sobre os outros. Em Medicina Oriental sempre pensamos em movimentos circulares ou cíclicos. Por isso quase não se faz nenhuma distinção entre o corpo e a mente na elaboração uma diagnose. Mantendo esta idéia em mente, será fácil observar o importante papel das emoções e dos pensamentos na saúde ou ausência desta.

A energia vital flui constantemente pelo corpo através dos 12 meridianos começando pelos pulmões, vai para o intestino grosso, estômago, baço e pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesicular biliar, terminando no fígado. Sem a circulação constante do chi a morte é imediata.
A energia vital flui:
• do torso à ponta do dedo (passando pelo interior do braço)
• da ponta do dedo ao rosto (passando pela parte anterior do braço)
• do rosto aos pés (passando pela parte anterior da perna)
• dos pés para o torso (subindo pelo interior da perna)

Este padrão repete-se 3 vezes formando um ciclo ao longo dos 12 meridianos maiores, e cada meridiano contem um tipo único de energia qualificado segundo o órgão ao qual está associado. Em outras palavras, a energia vital que passa pelo meridiano dos pulmões controla a função dos pulmões tanto física quanto psicologicamente.
Os meridianos também são classificados em yin ou yang (3), expansão e contração, de acordo com a direção que fluem pela superfície do corpo. Uma pessoa em pé com os braços esticados acima da cabeça tem todos os meridianos yin fluindo para cima e os yang fluindo para baixo.
Os meridianos yin correm pela parte mais interior dos braços e pernas e os yang pela parte mais exterior.

Cada meridiano yin tem sua contraparte yang:

YIN
YANG
 Pulmões
Intestino Grosso
Coração
Intestino Delgado
Pericárdio (Circulação-Sexo)
Triplo Aquecedor
Baço-Pâncreas
Estômago
Fígado
Vesícula Biliar
Rins
Bexiga

Na Medicina Tradicional Chinesa os órgãos têm uma relação estreita com todo nosso sistema físico, mental, emocional e espiritual. A atenção não é dirigida apenas à quantidade de energia circulante no corpo, mas também sua direção, distribuição, qualidade e equilíbrio através dos meridianos são igualmente importantes.
A tabela abaixo servirá como uma orientação para se reconhecer o que conhecemos por “órgão de choque”, isto é, o órgão que é sempre o mais afetado numa situação traumática ou de stress.
  Nascido
  Órgão associado
  07 Fev – 08 Mar
  Pulmões
  09 Mar – 07 Abr
  Cólon / Intestino Grosso
  08 Abr – 07 Mai
  Estômago
  08 Mai – 07 Jun
  Baço/Pâncreas
  08 Jun – 07 Jul
  Coração
  08 Jul – 07 Ago
  Intestino Delgado
  08 Ago – 07 Set
  Bexiga
  08 Set – 07 Out
  Rins
  08 Out – 07 Nov
  Pericárdio
  08 Nov – 07 Dez
  Triplo Aquecedor
  08 Dez – 07 Jan
  Vesícula Biliar
  08 Jan – 06 Fev
  Fígado


É aconselhável, neste nosso estudo dos meridianos, que se leia aos pares pois as características e sintomas se complementam.
Pulmão/Intestino Grosso • • Estômago/Baço e Pâncreas • • Coração/Intestino Delgado  Bexiga/Rins • • Pericárdio/Triplo Aquecedor • • Fígado/ Vesícula Biliar