segunda-feira, 24 de março de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Os Meridianos - O CAMINHO DO EQUILÍBRIO




Os Meridianos  





A energia, que podemos chamar de energia vital, bioenergia ou energia eletromagnética, é chamada dechi ou ki pela Medicina Tradicional Chinesa e de “prana” na medicina Ayurvédica. Ela flui pelo corpo através de canais invisíveis, mas eletronicamente mensuráveis chamados de meridianos. Estes canais formam uma intrincada e contínua rede por todo o corpo, transportando e distribuindo a energia vital.
• 12 Meridianos principais relacionados a órgãos e/ou glândulas, cujos nomes são associados aos órgãos e glândulas, estão aos pares e situados simetricamente de cada lado do corpo;
• mais 2 conhecidos como vasos, o vaso governador e o vaso da concepção.

acupunturApesar de existirem 59 meridianos na literatura médica chinesa, vamos ver apenas os 14 principais: pulmão, intestino grosso, estômago, baço-pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio (ou circulação-sexo), triplo aquecedor, vesícula biliar e fígado, mais
o vaso governador e vaso da concepção.

Existem mais de 2000 pontos ao longo dos meridianos na superfície de todo o corpo e são como os meridianos sobre a superfície da Terra, obedecendo as correntes eletromagnéticas (2) e formando uma espécie de campo magnético ao redor do corpo. A energia chi entra pelas costas do corpo por um Ponto de Entrada, flui pelo meridiano, que atravessa os órgãos e termina na parte da frente do corpo. Aqui se liga ao início do meridiano seguinte em um ponto chamado de Ponto de Reunião formando um círculo contínuo de energia circulante pelo corpo. Na parte da frente do corpo existe um Ponto de Reunião para cada meridiano que carregou um órgão. A energia começa então a descer pelos braços e pernas, formando um meridiano para cada corrente energética e terminando nas pontas dos dedos e artelhos em pontos chamados Ponto Poço.
(2) O Livro do Do In, Michio Kushi, Editora Ground
Os meridianos podem ser estimulados através de vários métodos, como massagem, acupressão, percussão e acupuntura. Aliás, a acupuntura diz-nos que trabalhando estes pontos localizados na superfície do corpo podemos alterar e equilibrar o funcionamento dos órgãos internos que respondem à estimulação ou sedação, conforme seja necessário.
Quando a energia vital flui sem restrições através dos meridianos, tanto a mente como o corpo físico revelam equilíbrio e harmonia. Qualquer stress ou excesso rompe este equilíbrio. Se forem se acumulando, como é o caso na maioria das pessoas, logo esta ruptura do equilíbrio manifesta-se em problemas de saúde e outros distúrbios.
Existe uma relação direta entre a qualidade das emoções e pensamentos e a saúde física. Cada meridiano (e seus órgãos) está relacionado a uma gama específica de emoções e seus respectivos pensamentos/idéias/crenças. Os órgãos desequilibrados influenciam a expressão
de certos pensamentos e emoções e, por sua vez, as emoções e pensamentos afetam os órgãos formando um círculo vicioso de influência uns sobre os outros. Em Medicina Oriental sempre pensamos em movimentos circulares ou cíclicos. Por isso quase não se faz nenhuma distinção entre o corpo e a mente na elaboração uma diagnose. Mantendo esta idéia em mente, será fácil observar o importante papel das emoções e dos pensamentos na saúde ou ausência desta.

A energia vital flui constantemente pelo corpo através dos 12 meridianos começando pelos pulmões, vai para o intestino grosso, estômago, baço e pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesicular biliar, terminando no fígado. Sem a circulação constante do chi a morte é imediata.
A energia vital flui:
• do torso à ponta do dedo (passando pelo interior do braço)
• da ponta do dedo ao rosto (passando pela parte anterior do braço)
• do rosto aos pés (passando pela parte anterior da perna)
• dos pés para o torso (subindo pelo interior da perna)

Este padrão repete-se 3 vezes formando um ciclo ao longo dos 12 meridianos maiores, e cada meridiano contem um tipo único de energia qualificado segundo o órgão ao qual está associado. Em outras palavras, a energia vital que passa pelo meridiano dos pulmões controla a função dos pulmões tanto física quanto psicologicamente.
Os meridianos também são classificados em yin ou yang (3), expansão e contração, de acordo com a direção que fluem pela superfície do corpo. Uma pessoa em pé com os braços esticados acima da cabeça tem todos os meridianos yin fluindo para cima e os yang fluindo para baixo.
Os meridianos yin correm pela parte mais interior dos braços e pernas e os yang pela parte mais exterior.

Cada meridiano yin tem sua contraparte yang:

YIN
YANG
 Pulmões
Intestino Grosso
Coração
Intestino Delgado
Pericárdio (Circulação-Sexo)
Triplo Aquecedor
Baço-Pâncreas
Estômago
Fígado
Vesícula Biliar
Rins
Bexiga

Na Medicina Tradicional Chinesa os órgãos têm uma relação estreita com todo nosso sistema físico, mental, emocional e espiritual. A atenção não é dirigida apenas à quantidade de energia circulante no corpo, mas também sua direção, distribuição, qualidade e equilíbrio através dos meridianos são igualmente importantes.
A tabela abaixo servirá como uma orientação para se reconhecer o que conhecemos por “órgão de choque”, isto é, o órgão que é sempre o mais afetado numa situação traumática ou de stress.
  Nascido
  Órgão associado
  07 Fev – 08 Mar
  Pulmões
  09 Mar – 07 Abr
  Cólon / Intestino Grosso
  08 Abr – 07 Mai
  Estômago
  08 Mai – 07 Jun
  Baço/Pâncreas
  08 Jun – 07 Jul
  Coração
  08 Jul – 07 Ago
  Intestino Delgado
  08 Ago – 07 Set
  Bexiga
  08 Set – 07 Out
  Rins
  08 Out – 07 Nov
  Pericárdio
  08 Nov – 07 Dez
  Triplo Aquecedor
  08 Dez – 07 Jan
  Vesícula Biliar
  08 Jan – 06 Fev
  Fígado


É aconselhável, neste nosso estudo dos meridianos, que se leia aos pares pois as características e sintomas se complementam.
Pulmão/Intestino Grosso • • Estômago/Baço e Pâncreas • • Coração/Intestino Delgado  Bexiga/Rins • • Pericárdio/Triplo Aquecedor • • Fígado/ Vesícula Biliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário