quinta-feira, 18 de abril de 2013

DESCUBRA SEU SIGNO CELTA E SEU TALISMÃ

Os Talismãs Celtas de Nascimento – Signos Celtas 

Os Signos Celtas são dezasseis e cada um corresponde a uma determinada época do ano:


Sidellu Gwynder – 1 de Janeiro a 22 de Janeiro
Imbolc – 23 de Janeiro a 13 de Fevereiro
Cwn Annwn – 14 de Fevereiro a 8 de Março
Alban Eiler – 9 de Março a 31 de Março
Twr Tewdws – 1 de Abril a 23 de Abril
Beltane – 24 de Abril a 16 de Maio
Sidhe – 17 de Maio a 8 de Junho
Litha – 9 de Junho a 1 de Julho
Syr Kai – 2 de Julho a 24 de Julho
Lughnasadh – 25 de Julho a 16 de Agosto
Mourie – 17 de Agosto a 8 de Setembro
Alban Elfed – 9 de Setembro a 1 de Outubro
Keyne – 2 de Outubro a 24 de Outubro
Samhain – 25 de Outubro a 16 de Novembro
Hop Tu Naa – 17 de Novembro a 9 de Dezembro
Heulsaf Y Gaeaf – 10 de Dezembro a 31 de Dezembro


Sidellu Gwynder - 1 de Janeiro a 22 de Janeiro

Sidellu Gwynder significa qualquer coisa como "brancura rodopiante" e está relacionado com o meio do Inverno. É representado sob a forma do hircocervo, um animal mítico que reúne as semelhanças de um veado e de um carneiro. Segundo as tradições antigas, este animal abençoado é portador de sorte e de força interior. Sidellu Gwynder concede os dons da graça, da beleza e da vitalidade, sendo também usado para atrair as atenções do sexo oposto. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente pode ser usado como talismã de nascimento e por todos que desejem invocar a sua energia.
 
 
 
 

Imbolc - 23 de Janeiro a 13 de Fevereiro

Brighid, uma das deusas mais amadas pelos povos celtas, é a personificação da Deusa Tríplice, celebrada pela altura do Imbolc, no início de Fevereiro. As suas três facetas são representadas pela curandeira, pela ferreira e pela poetisa, sendo designada no seu todo como "Deusa da Tripla Chama", pois é o Fogo que aquece o caldeirão, alimenta a fornalha e incendeia a paixão nos poetas. A presença de Brighd faz-se sentir até hoje através do culto a Santa Brígida da Irlanda. Imbolc traz consigo a pureza do Inverno, juntamente com a luz e a beleza da Primavera que se avizinha. Pendente em prata de lei com 22 mm de medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 

Cŵn Annwn - 14 de Fevereiro a 8 de Março

Cŵn Annwn são os Cães do Submundo que aparecem no folclore e nas lendas do Mabinogion. Demonizados depois da colonização cristã, os Cães são frequentemente retratados de forma feroz, uivando pela noite em temíveis caçadas e levando as almas para a morte. Até aos nossos dias considera-se um mau presságio quando os cães uivam de noite... No entanto, o pensamento celta não entendia a morte desta forma e os Cães tinham muito mais uma função de guias e de companheiros do que de predadores. Algumas remniscências passaram até à actualidade através do culto a S. David, celebrado a 1 de Março. Segundo a tradição cristã, S. David também era um guia para a morte, pois recebia visões que o avisavam do falecimento iminente de um membro da comunidade. O religioso partia então para casa dos familiares, para os preparar psicologicamente e para ajudar o moribundo na sua travessia. Cŵn Annwn ajudam à compreensão dos grandes mistérios, a ultrapassar perdas e a ter segurança em cada passo. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Alban Eiler - 9 de Março a 31 de Março

Alban Eiler corresponde ao equinócio da Primavera, fase personificada pela Virgem, noiva do Deus-sol. Aqui ela aparece-nos na sua forma de cisne, símbolo de pureza e beleza. Alban Eiler concede os dons da leveza, da elegância e da nobreza. Pendente em prata de lei com 24 mm de medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Tŵr Tewdws - 1 de Abril a 23 de Abril

A ascensão das Pleiades, ou Tŵr Tewdws, marca a chegada das chuvas de Abril, um momento muito significativo para as antigas sociedades agrárias. Estas sete estrelas, chamadas as "Sete Sacerdotisas", eram um foco importante das práticas mágicas nesta época do ano. Tŵr Tewdws concede os dons da força espiritual, da integridade, do discernimento e da liberdade. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã de nascimento mas pode ser usados por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Beltane - 24 de Abril a 16 de Maio

Este período é regido por Bel, deus celta da luz. Beltane quer dizer, precisamente, "Fogo de Bel", sendo celebrado com festas exuberantes e fogueiras. O objectivo dos rituais da época é, sobretudo, o de exaltar a energia da Terra e garantir a fertilidade das plantas, do gado e da população humana. Beltane é retratado como um Dragão, concedendo os dons da vitalidade, da prosperidade e do poder pessoal. Pendente em prata de lei com 27 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Sidhe - 17 de Maio a 8 de Junho

O termo Sidhe refere-se ao Povo das Fadas, uma espécie distinta da humana que, segundo a tradição celta, seria descendente dos míticos Tuatha Dé Danann. De acordo com o Lebor Gabála Érenn (n'O Livro das Invasões), os Tuatha Dé Danann, foram derrotados em batalha pelos mortais, tendo sido forçados a abandonar a Irlanda. Reza a lenda que passaram a habitar o interior da terra, deixando como sinal da sua presença pequenas colinas - ou síde - espalhadas pela paisagem. O Povo das Fadas é celebrado no final da Primavera, altura em que é mais frequente observar as estranhas luminescências que emanam das colinas mágicas. Sidhe concede os dons da magia, do encantamento e da visão interior. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 
 

Litha - 9 de Junho a 1 de Julho

Litha, também chamado Alban Hefin e Gŵyl Ganol yr Haf, refere-se ao solstício de Verão e ocorre por volta do dia 21 de Junho no Hemisfério Norte. É o dia mais longo do ano, representado pelo êxtase do deus-sol antes de iniciar o seu declínio. Este dia é celebrado por muitos neo-pagãos que se deslocam a lugares como Stonehenge para observar o nascer do sol entre as pedras centrais. O Verão instala-se na sua plenitude e as dádivas da terra são celebradas com optimismo e alegria. Litha concede abundância, saúde e prosperidade. Pendente em prata de lei com 22 mm medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Syr Kai - 2 de Julho a 24 de Julho

A ascensão de Sirius, a Estrela do Cão, juntamente com o Sol, assinala a chegada das semanas mais quentes do ano. O símbolo é orlado pelos raios do astro-rei, retratando o momento em que até mesmo as noites transpiram a luz do Verão. Syr Kai transmite a energia solar em todo o seu esplendor, estimula a força de vontade, a criatividade e uma atitude expansiva perante a vida. Pendente em prata de lei com 22 mm medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Lughnasadh - 25 de Julho a 16 de Agosto

Lughnasadh, celebrado a 1 de Agosto é o festival do deus solar Lugh e das primeiras colheitas. O seu símbolo é a Espada de Luz, com que Lugh combateu e derrotou as forças das trevas na mítica batalha de Magh Tuireadh. Lughnasadh representa a força do sol, a abundância da terra e a habilidade dos líderes. Pendente em prata de lei com 38 mm de medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Mourie - 17 de Agosto a 8 de Setembro

Mourie era uma divindade tutelar nas Terras Altas da Escócia, era um deus hidróforo, ou seja, condutor de águas, encontrando-se associado a determinadas nascentes e poços de águas milagrosas. O símbolo de Mourie era cultuado através das águas e também através das árvores, razão pela qual estas se tornaram no seu símbolo. As remniscências das antigas práticas sobreviveram, em certa medida, até aos dias de hoje através do culto a S. Maelrubha, celebrado a 25 de Agosto. Um santo deveras curioso do ponto de vista cristão, pois é invocado para a cura da loucura, como auxiliar em feitiços e cultuado com oferendas de gado, à antiga maneira pagã, nas margens de Loch Maree. Mourie concede os dons da cura, da fluidez de espírito e da sabedoria. Pendente em prata de lei com 22 mm medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Keyne - 2 de Outubro a 24 de Outubro

A Serpente é uma figura importante na mitologia celta, tal como em muitas outras. Simboliza a sabedoria, a transformação e também o poder. A Serpente ficou associada a Keyne, filha do rei galês Brychan de Brycheiniog. Keyne foi uma mulher santa que passou à história como uma das primeiras devotas cristãs no país de Gales, sendo celebrada a 8 de Outubro. Diz-se que era muito bondosa e sábia, que detinha poderes mágicos e que podia, pela força das suas orações, transformar serpentes venenosas em pedra. Outra curiosa tradição diz que ela encantou um determinado poço, existente até aos dias de hoje, para que conferisse o poder sobre a vida em comum ao primeiro cônjuge que bebesse da sua água depois de contrair o matrimónio. Naturalmente, continua a ser um poço muito visitado! Keyne concede os dons da força, da determinação e do conhecimento. Pendente em prata de lei com 22 mm diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Samhain - 25 de Outubro a 16 de Novembro

O Samhain, celebrado a 31 de Outubro, é o fim do ano celta. Esta é uma das noites mais mágicas do ano e a altura em que os espíritos dos mortos podem vir reunir-se com os seus familiares. O Samhain é uma noite de festa e família, mas também o momento em que o "Véu Entre os Mundos" se dilui, facilitando a adivinhação e o lançamento de toda a espécie de feitiços. Morrigan, sob a forma de um corvo, é a divindade tutelar desta época, concedendo os dons da visão, do poder pessoal e da magia. Pendente em prata de lei com 31 mm medida máxima. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Hop Tu Naa - 17 de Novembro a 9 de Dezembro

Hop Tu Naa refere-se ao final do Outono. Os últimos trabalhos de preparação para o Inverno devem ser concluídos rapidamente, antes da Terra mergulhar finalmente na noite boreal. Na Ilha de Man esta data é celebrada em canções, como na ladaínha infantil que diz "Jinny Squinny voou sobre a casa! Hop Tu Naa, Hop Tu Naa!"... Squinny quer dizer "bruxa", a senhora dos poderes da Lua no seu voo extático pelos céus escurecidos. O Pentagrama, como representação dos Cinco Elementos, é o seu símbolo de eleição. Hop Tu Naa concede os dons da magia, da força de vontade e da comunicação com os espíritos. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 
 

Alban Arthan - 10 de Dezembro a 31 de Dezembro

Alban Arthan ou Yule representa o Solstício de Inverno, momento em que os Druidas colhiam o visco sagrado. Esta é uma época lunar, de recolhimento interior e de desenvolvimento dos potenciais. O visco permanece como símbolo da Lua Cheia, surgindo ainda nas decorações da época e relembrando que durante as longas noites de Inverno é ela que reina sobre o mundo. Heulsaf Y Gaeaf concede os dons da austeridade, do carisma e da intuição apurada, ao mesmo tempo que traz consigo a esperança no retorno da luz. Pendente em prata de lei com 22 mm de diâmetro. Este pendente é um talismã celta de nascimento mas pode ser usado por todos que desejem invocar a sua energia.

 
 
 

10 comentários:

  1. Faltou o Alban Elfed – 9 de Setembro a 1 de Outubro. Agora fiquei curiosa :-(
    Grande abço,
    Jô Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Alban Elfed ESTÁ FALTANDO SNIF JUSTO O MEU ANIVERSÁRIO.

    ResponderExcluir
  3. Como posso adquiri o pingente do meu aniversário 24 de abril?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como proceder para adquirir o pingente por favor.

    ResponderExcluir
  5. Alban Elfed - 9 de Setembro a 1 de Outubro

    Alban Elfed corresponde ao equinócio de Outono, o momento em que a noite se encontra de novo com o dia. A partir de agora, a noite irá crescer e dominar a Terra até ao próximo solstício. O veado é Cernunnos, o Deus Cornífero, tal como o encontramos no xamanismo e na mitologia. O veado é também símbolo da força anímica e da sobrevivência durante os difíceis meses de Inverno. Alban Elfed concede os dons da resistência, da dignidade e da determinação.



    ResponderExcluir
  6. Muita obrigada adorei.O meu talismã é sou Leonina com ascendência em virgem foi perfeito! Quem nasceu em 19 de setembro qual o Talismã?

    ResponderExcluir