sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - FUNÇÕES ENERGÉTICAS DOS PULMÕES

Conhecendo os pontos de Acupuntura-(P3)



O que é inspiração e expiração?

Resultado de imagem para a função energetica dos pulmões

A inspiração e a expiração são processos que controlam a entrada e a saída de ar e são determinados pela movimentação dos músculos intercostais e do diafragma.
respiração é um processo essencial para os seres humanos, uma vez que é através dela que é disponibilizado o oxigênio que será utilizado pelas células para a produção de energia. Além disso, o sistema respiratório é responsável por retirar o gás carbônico resultante do metabolismo celular.
Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração.

Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax aumente de tamanho e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar acaba entrando pelas vias respiratórias e chegando até os alvéolos para que ocorram as trocas gasosas.
expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.
Podemos resumir esses dois processos da seguinte maneira:

Observe o que ocorre no nosso corpo no momento da inspiração e da expiração
Observe o que ocorre no nosso corpo no momento da inspiração e da expiração
Por Ma. Vanessa dos Santos
Os pulmões energéticos e a gripe
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), existe uma relação de cada órgão do corpo humano com as estações do ano e também com a energia predominante em cada estação.
Falamos da parte energética dos órgãos, ou seja, da energia que nutre o mesmo.
Em relação aos pulmões, a teoria diz que o outono e a energia predominante desta estação, que é a “secura”, podem afetar o equilíbrio energético destes órgãos.
Os pulmões energéticos tem uma função importante de captação da energia celeste através da respiração, e também na distribuição desta energia defensiva do organismo chamada de “ Wei Qi” na M.T.C.
Segundo ainda esta teoria, existe uma emoção ligada a cada órgão energético e no caso dos pulmões, a emoção seria a tristeza e a depressão. Então isto significa que ficar triste ou deprimido pode afetar energeticamente estes órgãos tornando-os predispostos a infecções por vírus, bactérias e outros agentes nocivos.
Por isto, nesta época do ano existe uma predisposição maior para contrairmos gripes e resfriados e a melhor maneira de prevenir, já que a estação é da “ secura” e a umidade do ar está muito baixa, é melhorar a hidratação ingerindo mais líquidos e também melhorando a hidratação externa, “umidificando” o ar a nossa volta com vaporizadores no quarto, por exemplo.
Outros cuidados importantes são em relação a ambientes fechados com aglomeração, que podem disseminar com mais intensidade estes agentes infecciosos que vão ter mais facilidade para agredir as mucosas respiratórias que estão mais irritadas pela diminuição da umidade do ar.
E finalmente o emocional, que é sempre o mais importante. Portanto, mantenha sempre o bom humor e a alegria e não deixe as preocupações e as pequenas coisas do dia a dia afetarem seu dia e assim, com certeza, estará energeticamente mais equilibrado.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O Pulmão e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

O Pulmão é um órgão esponjoso localizado em nossa caixa torácica, protegido pelas costelas, temos dois, um pulmão direito e outro esquerdo, o direito é razoavelmente maior que o esquerdo por conta do coração que repousa em nosso tórax ligeiramente a esquerda.

É nos pulmões que acontece a troca gasosa, a conhecida hematose, ou seja a troca do gás carbônico pelo oxigênio, acontece entre os alvéolos e os microvasos que estão em íntimo contato. Cada pulmão possui milhares de alvéolos que são semelhantes a pequenos balões, estes são os responsáveis por receber o ar e passá lo a nossa corrente sanguínea.

O Pulmão e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Segundo a tradição chinesa, os pulmões governam o Chiexatamente porque são eles quem governam a respiração. esta por sua vez é quem traz para o meio interno o Chi do Ar através da inspiração, num movimento descendente, já a expiração dispersa o ar impuro por um movimento ascendente.
249258_priroda_-kitaj_-gora_-vozdux_-nebo_-sosna_-skala_1600x1200_www.Gde-Fon.com
O Chi do Ar tem que chegar a todo o corpo, e isso acontece pelo sangue, ou seja o Chi do Ar está diretamente relacionado ao Chi do Sangue, se houver desarmonia nos pulmões, o Chi pode estagnar ou ainda tornar-se deficiente em qualquer parte do corpo.
Ainda segundo a tradição chinesa os pulmões são responsáveis por mover e ajustar os canais de água. Eles movem a água da mesma forma que movimentam o Chi. Com o movimento descendenteliquefazem o vapor de água encaminhando o para os rins. No movimento ascendente fazem o vapor circular e penetrar no corpo pelos poros da pele.
Fica fácil entender agora que problemas ou desarmonias na função descendente dos pulmões podem gerar edemas na parte superior do corpo. E problemas na função ascendente causam desarmonias na transpiração.
Existe também um fator desencadeante de desarmoniasnos pulmões e suas funcionalidades, esse fator é a Tristeza, essa emoção ataca diretamente os pulmões e não raro é encontrar pessoas por aí sofrendo de depressão e tendo crises respiratórias ou pneumonias persistentes.

O Meridiano do Pulmão

O meridiano ou canal energético do Pulmão apresenta 11 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no tórax, região subclavicular, percorre o braço e o antebraço pela face anterior e termina no leito ungueal do polegar.
m pulmão
É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado o Intestino Grosso, pertence ao elemento Metal. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 3 h às 5h. O meridiano do pulmão comanda o órgão em questão e todas as vias respiratórias, superiores e inferiores.
Sintomas de alterações energéticas do Pulmão:
Sintomas de excesso de Chi – lábios gretados, boca seca, etc…
Sintomas de deficiência de Chi – sensação de frio, prurido, diarreia, etc…