sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O Pulmão e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

O Pulmão é um órgão esponjoso localizado em nossa caixa torácica, protegido pelas costelas, temos dois, um pulmão direito e outro esquerdo, o direito é razoavelmente maior que o esquerdo por conta do coração que repousa em nosso tórax ligeiramente a esquerda.

É nos pulmões que acontece a troca gasosa, a conhecida hematose, ou seja a troca do gás carbônico pelo oxigênio, acontece entre os alvéolos e os microvasos que estão em íntimo contato. Cada pulmão possui milhares de alvéolos que são semelhantes a pequenos balões, estes são os responsáveis por receber o ar e passá lo a nossa corrente sanguínea.

O Pulmão e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Segundo a tradição chinesa, os pulmões governam o Chiexatamente porque são eles quem governam a respiração. esta por sua vez é quem traz para o meio interno o Chi do Ar através da inspiração, num movimento descendente, já a expiração dispersa o ar impuro por um movimento ascendente.
249258_priroda_-kitaj_-gora_-vozdux_-nebo_-sosna_-skala_1600x1200_www.Gde-Fon.com
O Chi do Ar tem que chegar a todo o corpo, e isso acontece pelo sangue, ou seja o Chi do Ar está diretamente relacionado ao Chi do Sangue, se houver desarmonia nos pulmões, o Chi pode estagnar ou ainda tornar-se deficiente em qualquer parte do corpo.
Ainda segundo a tradição chinesa os pulmões são responsáveis por mover e ajustar os canais de água. Eles movem a água da mesma forma que movimentam o Chi. Com o movimento descendenteliquefazem o vapor de água encaminhando o para os rins. No movimento ascendente fazem o vapor circular e penetrar no corpo pelos poros da pele.
Fica fácil entender agora que problemas ou desarmonias na função descendente dos pulmões podem gerar edemas na parte superior do corpo. E problemas na função ascendente causam desarmonias na transpiração.
Existe também um fator desencadeante de desarmoniasnos pulmões e suas funcionalidades, esse fator é a Tristeza, essa emoção ataca diretamente os pulmões e não raro é encontrar pessoas por aí sofrendo de depressão e tendo crises respiratórias ou pneumonias persistentes.

O Meridiano do Pulmão

O meridiano ou canal energético do Pulmão apresenta 11 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no tórax, região subclavicular, percorre o braço e o antebraço pela face anterior e termina no leito ungueal do polegar.
m pulmão
É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado o Intestino Grosso, pertence ao elemento Metal. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 3 h às 5h. O meridiano do pulmão comanda o órgão em questão e todas as vias respiratórias, superiores e inferiores.
Sintomas de alterações energéticas do Pulmão:
Sintomas de excesso de Chi – lábios gretados, boca seca, etc…
Sintomas de deficiência de Chi – sensação de frio, prurido, diarreia, etc…

Nenhum comentário:

Postar um comentário