quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - TIPOS DE TPM

Você sabe qual é o grau da sua TPM?

Tipos de TPM
Sabe aqueles dias que você chora sem motivo aparente, que pequenos problemas tomam proporções gigantescas e a vontade de comer doces não para? Pode ter certeza que a TPMchegou. Bastante conhecida entre o sexo feminino, a tensão pré-menstrual é uma síndrome que atinge a grande maioria das mulheres em período fértil. Com costume de aparecer cerca de uma semana antes da menstruação e provoca irritação, ansiedade, mau humor, dores variadas (de cabeça, nos seios, no baixo ventre, nas costas), retenção de líquidos, fadiga entre outros sintomas, cada mulher possui uma particularidade durante a TPM.
Com sinais e intensidade diferentes, há aquelas que apresentem sintam os mais variados desconfortos ao mesmo tempo, enquanto outras sofrem com a intensidade do seu único sintoma e ainda têm algumas as sortudas que praticamente não sentem que estão paramenstruar. Como se não bastasse, em alguns casos, nem sempre quando a menstruação vem a tensão acaba. É comum a mulher também sofrer com a tensão menstrual, que é aquela que ocorre durante a menstruação e que em geral é acompanhada por cólicas e uma vontade maior de comer doces.
O que nem todos sabem é que existem mais de 150 sintomas relacionados aos períodos menstrual e pré-menstrual. Ou seja, existem mais tipos de TPM por aí do que nós gostaríamos de imaginar. Como saber qual é o seu tipo de tensão pode ajudar a lidar melhor com o problema, especialmente para quem apresenta a TPM com maior intensidade, a nutricionista Alessandra Rocha lista os tipos de TPM e os sintomas mais comuns. No entanto, ela afirma que antes de mais nada, é preciso consultar o ginecologista para saber se os sintomas apresentados estão dentro do nível de normalidade ou se há necessidade de algum tratamento mais específicos, pois , às vezes, as cólicas menstruais muito fortes podem sinalizar algum outro problema.
Veja abaixo os principais tipos e sintomas relacionadas a TPM:
Ansiedade - essa TPM é causada por baixos níveis de estrogênio e maior liberação de cortisol e adrenalina, substâncias responsáveis pelo estresse. Além da ansiedade, os sintomas mais frequentes são irritabilidade e oscilações de humor. Para combatê-la, é bom investir na prática de exercícios de alongamento, pilates ou yoga, e também em uma alimentação rica em fibras, vitamina B6 e vitamina C. "As fibras, encontrada nas frutas, sementes e alimentos integrais, ajudam a eliminar as toxinas e outras substâncias que agravam os sintomas. A vitamina B6, presente na soja e nos peixes, está relacionada à produção de serotonina, o neurotransmissor que traz a sensação de bem estar. E a vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas, ameniza a fadiga e o estresse emocional", destaca a nutricionista.
Compulsão - aqui, os níveis de glicose sofrem uma queda e surge uma compulsão por doces, com fadiga e dor de cabeça. Neste caso, a regra de se alimentar a cada três horas deve ser observada. "A baixa concentração de glicose prejudica a produção de serotonina", alerta Alessandra. Associar carboidratos e proteínas é uma boa alternativa para driblar o desejo por guloseimas. Segundo Alessandra, a compulsão por doces é mais frequente na hora do lanche, mas ao invés de se render, a pessoa deve optar por frutas ou lanches naturais, com pão integral, requeijão light e fatias de peito de peru, por exemplo. "Leguminosas, grãos, carnes magras e frutos do mar também ajudam a regular os níveis de glicose", recomenda a nutricionista que completa que atividades aeróbicas, como natação e corrida, estimulam a produção de endorfina, o neurotransmissor que aumenta o bem estar e estabiliza a taxa glicêmica.
Depressão - neste tipo de TPM, é comum a insônia e ter as emoções à flor da pele. Os sintomas têm origem na redução dos níveis de dopamina - neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação - e estrogênio. Embora seja de consenso evitar a cafeína no período de TPM, neste caso, ela pode ajudar. "Café, chá verde e outras bebidas à base de cafeína, contém propriedades psicoativas que podem afastar a depressão e levantar o ânimo", diz Alessandra. Porém, sem exageros. Um copo de chá ou uma xícara de café é o suficiente. "A vitamina B2, presente em óleos de peixe, leguminosas e ovos, é precursora da serotonina e altamente eficaz contra os sintomas", explica Alessandra lembrando que bebidas alcoólicas e laticínios aumentam os sintomas e, por isso, devem ficar fora do cardápio esse período. Fazer exercícios aeróbicos também amenizam os sintomas depressivos.
Retenção de líquidos - a TPM que propicia a retenção de líquidos (com consequente aumento de peso, cerca de 1 a 2 kg a mais), inchaço e dores nos seios é a mais comum. Esses sintomas decorrem de um aumento na produção de prolactina, o hormônio que surge no período de amamentação. "O sal é, sem dúvida alguma, o grande inimigo da retenção de líquidos. Ele pode ser substituído por temperos naturais como o orégano, por exemplo, ou ervas", recomenda Alessandra que dá a dica para fazer o contra-ataque: "o nutriente mais importante é a vitamina B6, encontrada na lentilha, soja e carne branca, pois ela aumenta os níveis de substâncias diuréticas e facilita a eliminação de líquidos. Atividades físicas como natação e hidroginástica ainda são as mais indicadas, já que ajudam a reduzir a sensação de desconforto", finaliza.
Por Paula Perdiz

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Alimentos que atenuam os sintomas da TPM E RICOS EM VITAMINA B6

Alimentos que atenuam os sintomas da TPM


ALIMENTOS-COMBATE-TPM_vc&b

Hoje o assunto é de meninas! A mulher que não sofre de TPM definitivamente tem muita sorte na vida! Quem tem TPM sabe como é a tortura de todos os meses, mudanças de humor, ansiedade, inchaço, cólica, dor nos seios, dor de cabeça, apetite fora do normal e embora os nossos namorados/namoridos/maridos sofram com isso, com certeza somos nós quem sofre muito mais! A Tensão Pré Menstrual, quando em níveis “normais”, pode ter alguns dos sintomas controlados e o tipo da alimentação é um dos agravadores ou atenuantes desses sintomas. Existem alguns alimentos que atenuam os sintomas da TPM. Para quem sofre ao extremo, é importante consultar um ginecologista.

FONTE DE NUTRIENTES

VITAMINA B6
A vitamina B6 auxilia no controle de dores de cabeça e irritabilidade.
 Onde encontrar: arroz integral, aveia, amendoim, nozes, banana, batata e peixes como salmão e atum.
 tpm-vitamina b6_VC&B
VITAMINA E
A vitamina E também auxilia no controle de dores, além das dores no seios e cólicas.
 Onde encontrar: nozes, castanhas, azeite de oliva e azeitonas, óleos de soja e de girassol, milho, gema do ovo e agrião.
tpm-vitamina be_VC&B
CÁLCIO
O cálcio alivia as cólicas e controla a irritabilidade e o nervosismo.
 Onde encontrar: vegetais e folhas verde escuro, leite e derivados.

tpm-calcio_VC&B

ÁCIDOS GRAXOS
Os ácidos graxos também reduzem a irritabilidade e as dores nas mamas.
 Onde encontrar: frutos do mar e peixes marinhos como salmão e atum.

tpm-acidos-graxos_VC&B
DICA EXTRA
Para driblar a TPM, eu evito carnes gordurosas e embutidos (embora tente evitar durante todo o ano) e me policio a beber mais líquidos.

por 

5 alimentos para aliviar a TPM

Conheça os itens que valem pôr a mesa para encarar a chegada daqueles dias com bom humor e livre de incômodos.
1. Cogumelo De acordo com um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, os cogumelos reduzem em até 35% os sintomas típicos da TPM. A substância responsável pelo alívio é a riboflavina (vitamina B2), presente em porções generosas especialmente no tipo portobello.
2. Maracujá Conhecido por deixar as pessoas mais calmas, o maracujá pode ser consumido no período, já que tem propriedades calmantes, que melhoram a insônia e a irritabilidade na TPM.
3. Linhaça Por ser fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6 e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos), a linhaça combate a inflamação nas células, preserva as artérias e diminui a ansiedade e a compulsão a doce, típicas da TPM.
4. Salmão Ele é parceiro da malhadora de carteirinha, pois possui ômega-3. Essa gordura do bem aumenta a disposição, alivia os sintomas da TPM e diminui os triglicérides, o colesterol ruim e a pressão arterial.
5. Rúcula Rica em magnésio, que regula a taxa de estrogênio e colabora para a disponibilidade de serotonina, a rúcula ajuda a combater o mal-estar e a depressão, além de reduzir o inchaço e desejo de doces.