quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Alimentos que atenuam os sintomas da TPM E RICOS EM VITAMINA B6

Alimentos que atenuam os sintomas da TPM


ALIMENTOS-COMBATE-TPM_vc&b

Hoje o assunto é de meninas! A mulher que não sofre de TPM definitivamente tem muita sorte na vida! Quem tem TPM sabe como é a tortura de todos os meses, mudanças de humor, ansiedade, inchaço, cólica, dor nos seios, dor de cabeça, apetite fora do normal e embora os nossos namorados/namoridos/maridos sofram com isso, com certeza somos nós quem sofre muito mais! A Tensão Pré Menstrual, quando em níveis “normais”, pode ter alguns dos sintomas controlados e o tipo da alimentação é um dos agravadores ou atenuantes desses sintomas. Existem alguns alimentos que atenuam os sintomas da TPM. Para quem sofre ao extremo, é importante consultar um ginecologista.

FONTE DE NUTRIENTES

VITAMINA B6
A vitamina B6 auxilia no controle de dores de cabeça e irritabilidade.
 Onde encontrar: arroz integral, aveia, amendoim, nozes, banana, batata e peixes como salmão e atum.
 tpm-vitamina b6_VC&B
VITAMINA E
A vitamina E também auxilia no controle de dores, além das dores no seios e cólicas.
 Onde encontrar: nozes, castanhas, azeite de oliva e azeitonas, óleos de soja e de girassol, milho, gema do ovo e agrião.
tpm-vitamina be_VC&B
CÁLCIO
O cálcio alivia as cólicas e controla a irritabilidade e o nervosismo.
 Onde encontrar: vegetais e folhas verde escuro, leite e derivados.

tpm-calcio_VC&B

ÁCIDOS GRAXOS
Os ácidos graxos também reduzem a irritabilidade e as dores nas mamas.
 Onde encontrar: frutos do mar e peixes marinhos como salmão e atum.

tpm-acidos-graxos_VC&B
DICA EXTRA
Para driblar a TPM, eu evito carnes gordurosas e embutidos (embora tente evitar durante todo o ano) e me policio a beber mais líquidos.

por 

5 alimentos para aliviar a TPM

Conheça os itens que valem pôr a mesa para encarar a chegada daqueles dias com bom humor e livre de incômodos.
1. Cogumelo De acordo com um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, os cogumelos reduzem em até 35% os sintomas típicos da TPM. A substância responsável pelo alívio é a riboflavina (vitamina B2), presente em porções generosas especialmente no tipo portobello.
2. Maracujá Conhecido por deixar as pessoas mais calmas, o maracujá pode ser consumido no período, já que tem propriedades calmantes, que melhoram a insônia e a irritabilidade na TPM.
3. Linhaça Por ser fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6 e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos), a linhaça combate a inflamação nas células, preserva as artérias e diminui a ansiedade e a compulsão a doce, típicas da TPM.
4. Salmão Ele é parceiro da malhadora de carteirinha, pois possui ômega-3. Essa gordura do bem aumenta a disposição, alivia os sintomas da TPM e diminui os triglicérides, o colesterol ruim e a pressão arterial.
5. Rúcula Rica em magnésio, que regula a taxa de estrogênio e colabora para a disponibilidade de serotonina, a rúcula ajuda a combater o mal-estar e a depressão, além de reduzir o inchaço e desejo de doces.






Nenhum comentário:

Postar um comentário