quinta-feira, 23 de julho de 2015

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DA GRATIDÃO

ORAÇÃO DA GRATIDÃO


Agradeço-te Senhor!
Por tudo que me dás, pelo ar, pelo pão, pela Paz.
Quero agradecer-te pela beleza que meus olhos vêem no altar da natureza, pela ave ligeira que voa fagueira no céu cor de anil, e pelas folhas verdes em tonalidades mil.
No entanto,diante de minha visão, eu te formulo umA oração pelos que não podem enxergar.
Deixa-me Senhor, por eles orar
Porque sei que depois desta vida, depois desta lida de prova e expiação, eles também, enxergarão.
Muito obrigado Senhor, pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro, A melodia do vento nos ramos do salgueiro, As lágrimas que choram nos olhos do mundo inteiro, E a voz melancólica do boiadeiro.
Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar...
As melodias dos imortais que a gente ouve uma vez e não esquece jamais.
Pela minha faculdade de ouvir eu te quero pedir pelos que não podem ouvir.
Muito obrigado Senhor, pela minha voz.
E também pela voz que canta,
Pela voz que ama,
Pela voz de ternura
Pela voz que liberta da amargura.
Pela voz da consolação.
Mas diante desta melodia,
Eu quero pedir-te pelos que sofrem de afasia,
pelos que não cantam de noite,
pelo que não falam de dia.
Muito obrigado Senhor, pelas minhas mãos.
Mas também pelas mãos que tecem, que amam, que lavam,
Que aram,que semeiam, que colhem.
Pelas mãos da caridade,
Pelas mãos da solidariedade,
Pelas mãos do amor,
Mãos que escrevem cartas, que psicografam,
Mãos que embalam no seio, o corpo de um filho alheio.
Muito obrigado Senhor, pelos meus pés,
Pela possibilidade de caminhar.
Diante de um corpo perfeito, deixa-me louvar
Pelos que estão num leito de dor,
Paralíticos, raquíticos,
Alquebrados,amputados,marcados, infelizes,desgraçados.
Deixa-me por eles orar,
Porque sei, que na outra encarnação, eles também bailarão.
Obrigado Senhor, pelo meu lar,
É tão importante ter um lar.
Mesmo que seja uma tapera,
Um casebre na favela,
Um ninho, uma mansão do caminho.
Um bangalô, um apartamento duplex,
Seja lá o que for.
Mas o importante que dentro dele
Exista a figura do amor.
Amor de pai ou de mãe, de mulher, de marido
De tio, de tia
De um amigo, de um irmão,
Ou mesmo de um cão.
O que importa é que seja amor,
É tão terrível viver na solidão!
* * * Mas se eu não tiver ninguém,
Ninguém para me escutar,
Nem uma cama para me deitar,
Nem mesmo um lar.
Eu terei a ti Senhor,
Muito obrigado pela minha vida que é bela sentida,
Porque tenho a Ti,
E porque nasci,
Muito obrigado Senhor pela crença que me faz resistir.
Por tudo que me deste,que me dás,
Muito obrigado Senhor.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - ALECRIM E SEU GRANDE PODER DE CURAR.... NOVAS DESCOBERTAS DE SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS

Descobertas novas propriedades

medicinais no alecrim

Resultado de imagem para Descobertas novas propriedades  medicinais no alecrim

Pesquisadores americanos fizeram descobertas de novas propriedades medicinais no alecrim. Passou a ser, também, um grande aliado para a agilidade mental e pode ser usado para combater e tratar a Doença de Alzheimer, forma mais comum de demência, que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.
Para testar por si mesmo o resultado deste estudo, experimente esmagar, ou picar, um punhado de folhas de alecrim e cheire profundamente. Em seguida resolva palavras cruzadas. Verá que poderá atingir um tempo recorde.
A descoberta ocorreu depois de um estudo junto a 20 trabalhadores de escritório. Aos voluntários foram dados testes matemáticos de subtração, e tarefas específicas para avaliar a rapidez de processamento mental de novas informações. As avaliações foram repetidas antes e depois de cheirar folhas de alecrim.
Os funcionários com melhor desempenho eram aqueles com maior concentração do composto 1, 8-cineol, abundante no alecrim. Com este resultado os pesquisadores mostraram-se empenhados em desenvolver novos estudos, que acreditam, podem elevar a aromaterapia a outro patamar.
O grande impulso que proporciona à função cerebral só reforça a lista de benefícios do alecrim. Esta erva possui um longo histórico de cura. Popular como ingrediente principal em produtos de higiene pessoal, também pode ser usada para repelir pulgas e piolhos, ou tratar problemas capilares. O alecrim é tão versátil em suas propriedades que funciona como analgésico, adstringente, antidepressivo, antireumático, antisséptico, e antiespasmódico.
Suas folhas são ricas em antioxidantes, que protegem nossas células contra os radicais livres. Estes, os responsáveis pelo surgimento do câncer e de doenças cardíacas, entre outros malefícios à saúde.
O alecrim é cheio de estatísticas positivas em todo o planeta. Nos países onde seu uso é tradicional nas refeições diárias o câncer e as doenças degenerativas têm índices significativamente baixos.
Experimente incorporar esta erva como tempero para garantir o acesso a seus benefícios. E na próxima vez que comprar alecrim, separe um galho, ou dois, e plante num vaso pequeno. Assim, estará mais à mão todas as vezes que precisar de maior clareza mental, de cuidar dos cabelos, ou de aliviar dores, num exemplo.
Alecrim te deixa mais inteligente!
O alecrim, de acordo com aromaterapeutas, pode ser usado para tratar uma série de dores e mal-estares como dores de cabeça, fadiga e dores musculares. Agora, uma nova descoberta da ciência nos mostra que a mesma erva utilizada para fazer chá e temperos pode nos deixar mais rápidos e mais inteligentes.
Um grupo de cientistas britânicos da universidade de Northumbria descobriu que um dos componentes principais na composição do alecrim é capaz de melhorar a velocidade e precisão em tarefas cognitivas.
Para o experimento, os cientistas fizeram os voluntários executarem problemas de subtração em série e tarefas de processamento visual (como jogos da memória e quebra-cabeças) em um ambiente onde estava sendo dispersado o óleo essencial de alecrim. Após a análise dos dados e dos grupos de controle, fora constatado que os indivíduos que fizeram as tarefas com a fragrância de alecrim não só foram mais rápidos como também mais precisos durante os testes.
Esta descoberta traz novas implicações para os conceitos de Marketing Olfativo, pois afeta diretamente a produtividade das pessoas. Em um escritório, por exemplo, o uso de alecrim pode criar um ambiente mais focado para a criatividade além de relaxar os funcionários, como em qualquer outro lugar onde um impulso no campo cognitivo seja benéfico.


SAÚDE E EQUILÍBRIO - Ataques de pânico: o que fazer durante uma crise de ansiedade?

Algumas atitudes e pensamentos podem ajudar o paciente durante o ataque



Os ataques de pânico são mais frequentes em pessoas portadoras de transtornos de ansiedade, como a síndrome do pânico e o transtorno de ansiedade generalizada, pois o pânico pode ser compreendido como um levar a ansiedade a limites extremos. Se fizermos uma pequena reflexão, a ansiedade também está relacionada com a antecipação de eventos que irão acontecer, principalmente com a possibilidade de "resultados ruins acontecerem" com o medo das coisas darem errado. Há então uma íntima relação entre ansiedade e pânico.
A frequência dos ataques de pânico irá depender de inúmeras variáveis, que didaticamente podemos reduzir a situações de ameaça: ameaças externas à integridade do indivíduo e ameaças internas (orgânicas, não raro desconhecidas ou não percebidas pelo paciente). 
O pânico ocorre principalmente em pessoas de 14 a 45 anos e é mais frequente em mulheres do que homens, em uma proporção de 2 para 1. Produz grau elevado de incapacitação. 90% dos pacientes com pânico acreditam terem uma doença física na seguinte distribuição: 
  • 10% queixas gastrointestinais
  • 15% desordens vestibulares, como vertigens e labirintoses
  • 16% queixas cardiológicas
  • 35% queixas de hiperventilação
  • 30% queixas psíquicas.

O que fazer quando percebe que está tendo um ataque de pânico?


É muito importante não tentar lutar contra o pânico, pois este não é um mecanismo consciente, ele é decorrente de mecanismos automáticos cerebrais localizados em regiões automáticas ou não conscientes. Faz parte de um complexo sistema de defesa do organismo. 
Mas a pessoa pode tomar algumas ações: 
  • Recorrer a técnicas de relaxamento, como meditação ou preces, por exemplo
  • Usar qualquer técnica de distração como uma conversa suave, música suave, palavras que acalmem, massagem em regiões do corpo que produzem relaxamento
  • Controlar da respiração.
O controle da respiração, principalmente, é muito importante: inspirar lentamente e expirar lentamente, sem pressa. Em seguida, é recomendado o relaxamento de grupos musculares mais tensos (ir relaxando a face, a nuca e pescoço, os ombros, os braços, o tórax e assim sucessivamente). Um terceiro passo seria acomodar-se em local agradável, bem ventilado com vista o mais aberta possível e evitar locais fechados e abafados, afrouxar as roupas, sentir-se o mais confortável possível. 
Além disso, os pensamentos no momento do ataque são muito importantes. A matriz do pânico é o medo, e um medo incontrolável. Só quem já passou por um ataque de pânico entende o que estou escrevendo. É difícil conter esses pensamentos, por isso escrevemos todas as medidas anteriores para evitar os piores pensamentos. Dentre os piores temos o medo de morrer, o medo de perder o controle, a certeza de que algo muito ruim realmente irá acontecer, a certeza de que realmente estou muito doente e ninguém descobre ou me leva a sério, pois as sensações são reais. 
Os pensamentos que devem ser priorizados nesses momento são aqueles que nos afastam do medo: a certeza lógica que é só uma ataque de pânico do qual não tenho controle, mas que irá passar; a fé de que nada me acontecerá de mal, a coragem para enfrentar situações adversas ("já passei por coisas piores e sobrevivi, vou sobreviver a esta também" - novamente a lógica tentando se impor sobre o "tsunami" ilógico do medo); tentar não ter medo do medo, e sim aprender com o medo. O medo existe para nos defender de algo e não para nos escravizar. O medo é nosso aliado e não nosso inimigo. 
Quero acrescentar que essas são medidas imediatas e paliativas, até que a pessoa possa procurar um especialista competente, pois somente com o uso de medicamentos especializados pode-se tratar adequadamente uma síndrome de pânico. 


Dr. Persio Ribeiro Gomes de Deus PSIQUIATRA - CRM 31656/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDA