domingo, 30 de outubro de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - ALFAZEMA UMA PLANTA PODEROSA...

O PODER DA ALFAZEMA


Quando ouvimos a palavra “alfazema”, logo lembramos do perfume tão popular há muito tempo. Mas poucas pessoas sabem que a alfazema é a mesma coisa que a lavanda! Esta planta medicinal é um arbusto de flores azul-violeta lindíssimas, mede de 30 a 80 centímetros e possui um cheiro penetrante e bem aromático – principal característica da alfazema.


  É conhecida há tanto tempo que até os gregos e romanos a utilizavam em seus banhos, e também teve um importante papel (o principal, na verdade) na expansão e desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética na Europa; mais tarde, viria a ser usada durante a II Guerra Mundial, para limpar os ferimentos dos soldados.

 Possuindo uma característica tão forte como o seu aroma, a alfazema acaba passando um pouco despercebida quando o assunto são os chás. O chá de alfazema é cheio de benefícios que merecem mais reconhecimento.

 Propriedades do chá de alfazema
Analgésica Antisséptica Antiemética Antiespasmódica Anti-inflamatória Antiperspirante Aromática Calmante Carminativa Cicatrizante Desodorante Tônica.
























BENEFICIOS:
Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
Auxilia no tratamento para gota e depressão.
Ajuda quem está com flatulências.
Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados.
Problemas circulatórios podem ser aliviados ou combatidos com o chá.
Possui um efeito calmante, ótimo para quem sofre de tensão nervosa.
Mas, como toda planta medicinal, a alfazema possui contraindicações e efeitos colaterais. Quanto às contraindicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem:
Você irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral.
- Ferva a água pura.
- Quando levantar fervura, despeje sobre as folhas de alfazema.
- Deixe tampado por mais ou menos 10 minutos.
- Coe o chá e beba.
A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se você possuir tendência para a sonolência, tome menos xícaras (2 a 3 xícaras durante o dia serão suficientes).


Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa

Regularmente é bom borrifar spray de alfazema pela casa, pois esta planta atrai dinheiro, amor e sexo. Ou seja, a gente nem precisa dar mais explicações, afinal quem não quer nenhum dos três, não é mesmo?
Outra solução que você pode espirrar é uma misturinha de 50% de água de rosas e 50% de água filtrada, que ajuda a afastar as tristezas. Ótimo para quem sofre de depressão ou acabou de perder alguém querido.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SE ACALMAR

9 DICAS PARA SE ACALMAR E VENCER O NERVOSISMO, IRRITAÇÃO...E ATAQUE DE ANSIEDADE.


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)


Se você já sofreu de ansiedade grave, provavelmente conhece muito bem o modo como ela pode controlar sua vida.
Os transtornos de ansiedade e pânico podem causar sensações intermináveis de medo e incerteza -- e esse sofrimento muitas vezes provoca comentários que são mais prejudiciais que úteis. Segundo o psicólogo clínico Scott Bea, professor-assistente de medicina na Clínica Cleveland, embora geralmente venha de pessoas amadas, a incompreensão dos outros pode tornar incrivelmente desafiador superar uma crise de pânico.
"Por isso, muitas coisas que você poderia dizer acabam tendo um efeito paradoxal e agravam a ansiedade", diz Bea a The Huffington Post. "A ansiedade pode ser como areia movediça -- quanto mais você tenta resolver a situação imediatamente, mais você afunda. Dizer às pessoas coisas como 'fique calmo' pode realmente aumentar sua sensação de pânico."
Apesar de tudo, existem maneiras de ainda dar apoio sem causar mais perturbação. Aqui estão sete comentários que você deve evitar fazer para alguém que sofre de transtorno de ansiedade -- e como você pode realmente ajudar essa pessoa.
BANHO
Um banho quente (ou gelado se você preferir) acalma até as pessoas mais nervosas em dias de estresse. A água tem um poder terapêutico único!

ORGANIZAÇÃO

Pegue algo que esteja bagunçado e organize. Focar numa atividade dessas ajuda a afastar os pensamentos do que está te incomodando e ainda deixa suas coisas mais arrumadas.

COCHILO

Um cochilo, nem que seja por apenas dez minutos, pode fazer toda a diferença em seu dia para dar aquela relaxada e acalmada.

DANCE

Coloque uma música bem animada e dance como se ninguém estivesse vendo. Isso é muito libertador!

MÚSICA

Ouvir uma música calma e que te traga boas lembranças é uma ótima forma de se acalmar. Você pode até mesmo montar uma playlist para ouvir toda vez que quiser ficar mais calmo.

COMEÇAR ALGO NOVO

A ideia é manter os pensamentos afastados dos problemas. Comece a ler um livro, assista a um programa de TV ou faça algo que te mantenha entretido por, pelo menos, meia hora.

TOME CONSCIÊNCIA


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)

Se estiver muito nervoso, pare por uns segundo e pergunte a si mesmo: vale a pena gastar toda essa energia com isso? Tomar consciência do real tamanho do problema pode ajudar a não dar importância para coisas que não valham a pena.

CONVERSE


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)
Conversar com amigos ou pessoas que você gosta é uma ótima forma para desabafar e se sentir melhor. Um ombro amigo sempre ajuda nessas horas.

RESPIRAÇÃO


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)

A respiração relaxa e acalma o corpo, desde que feita com consciência. Inspire lentamente pelo nariz por cinco segundos, prenda o ar por mais cinco segundos e depois expire pela boca durante cinco segundos. Repita esse processo até se sentir mais calmo.

DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)

Como ser uma pessoa melhor no dia a dia


São muitos os que se propõem a ser mais agradáveis, amáveis ou bons na sua vida quotidiana, mas depois de algum tempo a insistir, porque desistem? Ser uma melhor pessoa, não implica tornar-se a Madre Teresa de Calcutá da noite para o dia, apenas requer melhorar comportamentos quotidianos. Se realmente deseja alcançar este propósito, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para descobrir como ser uma melhor pessoa no dia a dia de forma simples. 
Instruções
Como ser uma pessoa melhor no dia a dia 


















Seja educado: dê os bons dias, as boas noites, cumprimente os seus vizinhos se os encontrar no edifício ou na rua, os seus companheiros de trabalho ao chegar ao escritório, um "Oi, tudo bem?" não requer nenhum esforço e não lhe levará mais de dois segundos para o dizer. 


Na mesma linha seja agradecido: quando alguém se deu ao trabalho de lhe fazer um favor, de fazer algo por si, de ajudá-lo, para atender uma solicitação faça saber que o nota com um simples "obrigado". Evitar isto, irá fazê-lo parecer rude, mal-educado e para muitas pessoas uma má pessoa.

Se quer ser melhor pessoa tente estar mais disponível para o outro: quando a sua mãe o chama para contar-lhe o que se passou, quando alguém precisa de ajuda inclusive um desconhecido na rua pedindo direções, sempre que seja algo com que possa lidar, invista uns minutos do seu dia a estar disponível para o outro e escute-o ou faça um favor. 

Partilhe com as pessoas que ama e aprecia, apesar de não lhe pedirem, retribua o seu amor, o mínimo que pode fazer é tratá-las da mesma forma, seja amável com elas e planeie tempo de qualidade junto a estas pessoas importantes para si.

Para muitos é fácil ser amável com quem o trata bem, mas o verdadeiro desafio consiste em sê-lo com quem demonstra constantemente a sua má educação. É claro que tudo tem os seus limites, mas muitas vezes uma saudação educada ou um gesto amável é a melhor forma de mostrar ao outro a sua conduta, sem a necessidade de agir como tal. Tente ser boa pessoa ou pelo menos não ser mau com quem não é tão agradável consigo. 

Pratique ser mais paciente na vida quotidiana: enquanto está numa fila de supermercado, com os idosos, com os seus pais, com os seus filhos. Quando uma situação o põe ao limite, tente inspirar e expirar, muitas vezes explodimos de forma injusta com quem não merece devido a tensão acumulada, evite-o e tente ser uma pessoa melhor. 

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)


Não confunda bondade com estupidez. Há quem pense que as pessoas bondosas, nobres e que ajudam o outro são estúpidas, se pensa desta forma, deverá repensar as suas ideias e dar uma mão para a outra, ser educado e estar acessível quando precisam, não compromete em nada a nossa inteligência, aprenda a ser intuitivo e a saber quando alguém se aproveita de si e quando realmente precisam da sua ajuda.

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como ser uma pessoa melhor no dia a dia - (7 PASSOS)

Sara Viega

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa - PEDRAS E CRISTAIS PARA O DIA A DIA

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa

Cristais para borrifar em casa




Em um recipiente de vidro transparente, de preferência sem desenhos ou relevos, coloque os cristais, encha o recipiente com água mineral e cubra-o com um pano de algodão branco. Deixe o recipiente ao ar livre, durante pelo menos duas horas, preferencialmente no sol da manhã.
Borrife essa água em casa, na véspera da virada ou no primeiro dia do ano. O spray ajuda a deixar o ambiente impregnado de boas energias energia, além de propiciar um “bom princípio”.

PEDRAS E CRISTAIS PARA O DIA A DIA

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa

Em várias situações na nossa vida, precisamos de uma "forcinha" extra. Então que tal contar com a ajuda das pedras e cristais? Esses materiais nos encantam há milênios e a energia que emanam podem nos ajudar em situações cotidianas. A diversidade de conflitos, desequilíbrios e situações problemáticas no nosso dia-a-dia é imensa. Às vezes, a ajuda externa é o apoio que precisamos para transformar esse momento de crise em aprendizado e evolução.
As pessoas sempre perguntam qual cristal ou pedra devem utilizar em determinada situação. Sim, eles ajudam a dar aquela forcinha extra, mas não é mágica. Nada e nem ninguém pode colocar dentro de você uma característica que já não tenha. O trabalho funciona com o intuito de ressaltar um determinado aspecto em alguém, como, por exemplo, a autoestima em uma entrevista de emprego.
Para trabalhar com as pedras e os cristais basta colocá-los no chakra correspondente à área que você quer trabalhar, de 10 a 20 minutos, de uma a três vezes na semana. Em ocasiões especificas é válido levá-los dentro do bolso ou bolsa.
AUMENTE A AUTO-ESTIMA:

Resultado de imagem para citrino
O Citrino é uma das melhores pedras para lidar com a autoestima. Associado ao chakra do umbigo ou plexo solar, sua energia assemelha-se a do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida. Por manifestar-se com firmeza, transfere esse senso de certeza interior, ajudando as pessoas que necessitam de confiança e segurança.
ATENUE A ANSIEDADE:

Resultado de imagem para ametista pedra
A Ametista pode ser usada no chakra frontal (testa), induzindo a um estado meditativo. Afasta a mente de padrões egocêntricos de pensamento, atraindo-a para uma compreensão mais profunda.
EXPRESSE SUAS IDEIAS COM CLAREZA:

Resultado de imagem para água-marinha

A Água-Marinha é uma pedra extremamente suave e pode ser utilizada no chakra laríngeo (garganta). Ela ajuda a sair do turbilhão de emoções e a expor o que se sente em palavras. Perfeita para ajudar na exteriorização da criatividade.
AGUCE SUA SENSUALIDADE

Resultado de imagem para Ágata de Fogo
Como o nome diz, a Ágata de Fogo tem ligação com este elemento e é utilizada para estimular e ativar o chakra sacro, localizado abaixo do umbigo.
BUSQUE SUCESSO NO SEU ROMANCE

Resultado de imagem para quartzo rosa como usar
O Quartzo Rosa é um cristal relacionado ao quarto chakra (coração), que é o centro energético que rege as nossas emoções. Esta pedra dissolve as cargas acumuladas no coração que nos impedem de dar e receber afeto. O sucesso no romance é diretamente ligado à nossa capacidade de amor-próprio, do amor incondicional e do amor pelo amor.
ATRAIR PROSPERIDADE:

Resultado de imagem para pirita pedra
A Pirita é muito usada como amuleto para atrair riqueza e prosperidade. Atua principalmente no chakra do umbigo ou plexo solar, estimulando a junção de forças para o sucesso pessoal.
COMBATA A TRISTEZA:

Resultado de imagem para cristal de enxofre comprar
O Cristal de Enxofre trabalha no chakra do umbigo ou plexo solar e sua principal função é a de eliminação. Não deve ser colocado em água, pois se dissolve muito facilmente. Sua utilização no plexo solar ajuda a eliminar sentimentos negativos como raiva, tristeza profunda, irritabilidade e egoísmo.
AFASTAR AS ENERGIAS NEGATIVAS:

Resultado de imagem para turmalina negra
A Turmalina Negra desvia as energias negativas, ao invés de absorvê-las. Pode-se usá-la ou carregá-la quando vamos a ambientes negativos ou ao encontro de energias densas ou
pesadas. Ela dá proteção e rumo.

Fonte-www.personare.com.br
Por Mavi Hostettler/www.essencia.ning.com

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para ter a energia da cor laranja - ANTI-DEPRESSIVA E VITALIDADE

Dicas para ter a energia da cor laranja


Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para ter a energia da cor laranja - ANTI-DEPRESSIVA E VITALIDADE

Cor localizada no segundo chakra, chakra umbilical. É uma cor quente, representada pela forma da lua crescente, o elemento é a água e o sentido é o paladar.


A cor laranja na Cromoterapia corresponde ao metal ouro.  O planeta é a Lua. Para a Musicoterapia, esta cor corresponde à nota musical ré. A polaridade do laranja é Yang; logo, é positiva, solar, diurna e simboliza o verão. 
O laranja influencia o dia de segunda-feira. Todas as pessoas vivenciam, segundo a Cromoterapia, sete anos de vida para cada cor do Spectro ou Arco-Íris. 
Nos sete primeiros anos de vida a criança vive sob a influência da cor vermelha que lhe dá muito dinamismo. Na pré-adolescência, isto é, dos sete aos quatorze anos, a criança é influenciada fortemente pela cor laranja. Ela não quer se relacionar com outras crianças mais novas, procura sempre os mais velhos ou até adolescentes de modo a captar experiências menos infantis; ela quer se portar como adolescente, embora ainda não seja.

A cor laranja representa a intelectualidade. Como exemplo disto, para as crianças preguiçosas com os estudos, deve-se forrar suas bancadas de trabalho com toalhas plásticas na cor laranja. Esta cor atrai a atenção das pessoas, e fixa melhor no intelecto o que estiver sendo estudado durante a exposição conjunta da leitura com a cor.

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para ter a energia da cor laranja - ANTI-DEPRESSIVA E VITALIDADE

Na Cromoterapia, quando detectamos que alguém traz esta cor de nascimento;  isto é, como cromotipo, identificada pelos pêndulos cônico e cromático sobre a palma da mão da pessoa, podemos afirmar que ela é estudiosa, inteligente e muito preocupada na luta por um bem maior para a coletividade. Sua fragilidade será percebida nas mulheres através de problemas ginecológicos como miomas, cistos, cálculos renais ou biliares, e nos homens hérnia umbilical, inguinal e cálculos renais ou biliares.

É uma cor jovial, antidepressiva, alegre, leve e transmitindo psicologicamente prazer, despreocupação, fazendo superar a repressão e inibições, abrindo a mente para novos objetivos. É uma cor desaconselhável para pessoas que precisam usar sua autoridade em algum segmento da sociedade, e traz bem estar físico seguido de relacionamento.
Seu efeito nos compartimentos de sua residência ou local de trabalho é o de equilíbrio sem muita amplitude. Cor desaconselhada para o interior de quartos, consultórios de psicologia, psiquiatria, psicanálise e setores onde haja atendimento ao público sujeito a tensão e desentendimentos como setores de cobranças e ouvidoria (SAC).

Você pode utilizar a cor laranja nas circulações (corredores), salões de festas e em uma das paredes da sala de jantar ou de um restaurante. Por ser uma cor não muito quente, ativa o apetite e faz com que as pessoas comam rápido e liberem o espaço. Você pode observar esta situação nos fast-foods, onde conjugam as cores laranja (estimulador do apetite) com o vermelho (ativador da adrenalina), fazendo com que as pessoas comam rápido e vão embora.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para ter a energia da cor laranja - ANTI-DEPRESSIVA E VITALIDADE

A cor laranja tem sua preferência em 8% das pessoas. Na vestimenta utilizada pela companhia de limpeza urbana no Rio de Janeiro, a cor laranja é de grande importância para ressaltar a atividade fundamental daquelas pessoas que exercem a função de conservar limpa a chamada “Cidade Maravilhosa”. Esta cor é fundamental ou de equilíbrio da cor azul turquesa.
Você pode optar por um ambiente com paredes azuis, o teto poderá ser branco neve e dispor os estofados, objetos ou quadros decorativos nas paredes contendo a cor laranja.
Como o laranja está associado à reprodução, ao movimento, à sensualidade e à atividade, também está ligado ao regime da Lua e das marés, e a todos os ciclos e ritmos que afetam o nosso corpo. 
É uma cor que aumenta a vitalidade ajudando-nos a lidar melhor com a depressão.
Quando você está num ambiente onde o laranja predomina, você se sente como se estivesse num fluxo de bondade, prosperidade, saúde, amor e a satisfação de ter uma vida plena.
A cor laranja é muito ligada à maternidade e tolerância, e sugere sol, calor e profundidade.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Dicas para ter a energia da cor laranja - ANTI-DEPRESSIVA E VITALIDADE