domingo, 30 de outubro de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - ALFAZEMA UMA PLANTA PODEROSA...

O PODER DA ALFAZEMA


Quando ouvimos a palavra “alfazema”, logo lembramos do perfume tão popular há muito tempo. Mas poucas pessoas sabem que a alfazema é a mesma coisa que a lavanda! Esta planta medicinal é um arbusto de flores azul-violeta lindíssimas, mede de 30 a 80 centímetros e possui um cheiro penetrante e bem aromático – principal característica da alfazema.


  É conhecida há tanto tempo que até os gregos e romanos a utilizavam em seus banhos, e também teve um importante papel (o principal, na verdade) na expansão e desenvolvimento da arte da perfumaria e cosmética na Europa; mais tarde, viria a ser usada durante a II Guerra Mundial, para limpar os ferimentos dos soldados.

 Possuindo uma característica tão forte como o seu aroma, a alfazema acaba passando um pouco despercebida quando o assunto são os chás. O chá de alfazema é cheio de benefícios que merecem mais reconhecimento.

 Propriedades do chá de alfazema
Analgésica Antisséptica Antiemética Antiespasmódica Anti-inflamatória Antiperspirante Aromática Calmante Carminativa Cicatrizante Desodorante Tônica.
























BENEFICIOS:
Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
Auxilia no tratamento para gota e depressão.
Ajuda quem está com flatulências.
Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados.
Problemas circulatórios podem ser aliviados ou combatidos com o chá.
Possui um efeito calmante, ótimo para quem sofre de tensão nervosa.
Mas, como toda planta medicinal, a alfazema possui contraindicações e efeitos colaterais. Quanto às contraindicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem:
Você irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral.
- Ferva a água pura.
- Quando levantar fervura, despeje sobre as folhas de alfazema.
- Deixe tampado por mais ou menos 10 minutos.
- Coe o chá e beba.
A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se você possuir tendência para a sonolência, tome menos xícaras (2 a 3 xícaras durante o dia serão suficientes).


Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa

Regularmente é bom borrifar spray de alfazema pela casa, pois esta planta atrai dinheiro, amor e sexo. Ou seja, a gente nem precisa dar mais explicações, afinal quem não quer nenhum dos três, não é mesmo?
Outra solução que você pode espirrar é uma misturinha de 50% de água de rosas e 50% de água filtrada, que ajuda a afastar as tristezas. Ótimo para quem sofre de depressão ou acabou de perder alguém querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário