terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA.....Olhos (conjuntivite – estrabismo- hipermetropia – miopia - olhos vermelhos)

Olhos 
(conjuntivite – estrabismo- hipermetropia – miopia - olhos vermelhos)


Se sua visão enfraqueceu e você já não consegue ler ou enxergar como antes, ou mesmo se você trouxe essa deficiência desde o nascimento, está na hora de refletir sobre seus pensamentos e atitudes passados. Consulte o “arquivo” das emoções e procure aquele sentimento de recusa e inflexibilidade em acreditar que tudo pode mudar.
Provavelmente, algum fato, ou a própria vida o feriu, fazendo com que você prefira não ver tal ou tais coisas ou pessoas que o fizeram sofrer.
Você diz que já esqueceu o problema e que até já perdoou. Entretanto, seu inconsciente não mente e você pode estar sendo vítima de sua consciência orgulhosa. Há muitas maneiras de “negarmos” a visão:
- quando estamos em estado de depressão constante;
- quando um fato desagradável em família nos “cega” de raiva ou ressentimento;
- quando passamos certos momentos, em nossa vida, que não nos agradam, ou teimamos em não ver o outro lado das questões;
- ou, mesmo, quando não queremos mais cruzar com a pessoa ou situação que nos atormentam, etc.

Para exemplificar, vou contar um fato.
Certa ocasião, conversando com uma mulher que havia perdido a visão repentinamente ouvi dela que ficara cega do olho esquerdo por causa do rompimento do nervo óptico - segundo diagnóstico dos médicos. Perguntei-lhe há quanto tempo o fato havia acontecido. “há cinco anos”, respondeu-me. Passei, então, a fazer-lhe novas perguntas para que eu, através de suas próprias respostas, pudesse auxiliá-la em sua reabilitação.
Perguntei-lhe se guardava mágoa de alguém ou não queria ver algum homem que lhe fizera tanto mal. Ceticamente respondeu-me que não tinha problemas com homem algum. Resolvi ir mais fundo e direto na questão: perguntei-lhe qual o fato marcante que lhe ocorrera há cinco anos... Envolvendo algum homem.
A essa pergunta sua reação foi imediata: deixou vir à tona suas emoções escondidas. Era o que eu buscava. Ressentida, revelou-me que naquela época seu pai havia falecido e que isso fez com que ela sofresse muito. As cenas descritas e a seqüência de detalhes sobre a morte de seu pai mostraram-me que carregava em seu coração o trauma de sua perda. Disse-lhe, então, queenquanto ela não perdoasse o pai por tê-la deixado e não passasse a aceitar os acontecimentos da vida com compreensão e gratidão, sua vista não voltaria ao normal.

Todo e qualquer esforço no sentido de exteriorizar a força interior através de rituais, alegorias, frases longas, orações, etc., esbarra na dificuldade da realização total, ou seja,quanto mais complicamos a mensagem que deve ser dirigida à mente subconsciente, menos ela assimilará o objetivo que você deseja.
Ela responde com maior rapidez às frases simples, curtas, objetivas, firmes (positivas) e coerentes com as emoções.
Para sua mente inconsciente, basta pensar com emoção e crença para que ela se manifeste psicossomaticamente ou através do ambiente em que vivemos.
Queira ver! Deseje ver! Faça amizade com seu ego e elimine a vaidade extrema, o orgulho, o medo, que “proíbem” o ser humano de ver o que tem de ser visto.
Pare de se incomodar com as coisas feias da vida. Pare de comentar a parte feia do mundo, o que há de errado na política, na família e com os amigos e colegas. Observe o mundo, veja como ele sobrevive pelas coisas boas e aprenda a conviver com as más, usando-as como experiência e ferramenta para cavar mais fundo a jazida das coisas boas do seu coração.
Não é criticando o lado ruim das pessoas que você fará com que elas mudem. Pelo contrário: é elogiando suas boas intenções e seus pequenos atos corretos que as fará melhorar. Todo ser humano deseja ser elogiado e tende a não aceitar críticas, proibições e não melhora, às vezes, por simples orgulho ferido.

Conjuntivite



Significa que você está se frustrando ou com a vida em geral, ou com um fato em particular. Tente solucionar essas coisas com paz em seu coração e não com essa raiva embutida. Lute pelos seus ideais de forma amistosa e paciente, acreditando que no tempo certo, você se realizará.




Estrabismo
Muitas crianças nascem estrábicas e seus pais, obviamente, se preocupam em levá-las ao oculista para resolver o problema através de cirurgia ou de correção com lentes próprias. Mas o fator principal que acarretou esse defeito nos nervos oculares da criança é a desarmonia entre seus pais. Quando o casal diverge, rigidamente, de opinião, não admite erros do parceiro e vive uma vida de emoções extremas, causa um reflexo psicológico no subconsciente do filho que está para nascer. Pensamentos cruzados dos pais provocam verdadeira declaração de guerra e isso acaba projetando o estrabismo na criança, como símbolo dos propósitos divergentes dos pais.
A própria criança traz consigo determinadas indecisões que a atormentam. Normalmente, crianças estrábicas são seres muito sensíveis espiritualmente e tanto podem tornar-se pessoas com inteligência acima do padrão normal ou pessoas revoltadas e propensas a serem revolucionárias.
Muitas destas crianças nascem canhotas e percebem a vida de forma diferente das outras. Por isso os pais devem harmonizar-se para que a criança possa canalizar todo seu potencial para um caminho saudável. (...)
O que quero dizer é que a criança, no ventre da mãe, percebe inconscientemente os problemas que estão do lado de fora de seu mundo; sente uma certa impotência e revolta, que fazem com que ela “não queira ver” o que está acontecendo.
Quanto mais você se aceitar e dirigir sua vida, sem se deixar ferir com as opiniões dos outros, colocando atenção num objetivo “seu”, mais rápido seus olhos voltarão ao normal. Acredite!

Hipermetropia
Os hipermétropes não conseguem focalizar objetos muito próximos.
Pessoas com este tipo de problema têm medo do presente. Poucos percebem este fato porque o presente lhes passa despercebido. Na verdade vivem das sensações do passado, preocupando-se com o futuro. O indivíduo que não toma decisões rápidas, está sempre vivendo o futuro e não se dá o direito de aproveitar o presente, torna-se hipermétrope como reflexo de seu modo de pensar.
A hipermetropia é o reflexo da mente que só consegue ver longe, isto é, de quem vive se preocupando com fatos e coisas referentes aos outros e se descuida de si mesmo.
Descuidando-se de si mesmo a pessoa não percebe o que se passa ao seu redor e, como reflexo disso, pode ter uma anomalia casual que consiste na dificuldade de ver objetos próximos.
Pessoas com esse problema têm tendência a se incomodar com assuntos alheios e com coisas que não lhe dizem respeito. Portanto, mude sua atitude mental para que possa restabelecer a visão das coisas que estão perto. Inteligentemente, busque o equilíbrio entre cuidar dos outros e cuidar de si próprio. Entendeu?

Miopia

(...) Pessoas míopes não conseguem aceitar fatos e determinados acontecimentos que estejam fora do alcance de sua crença. Normalmente ”enxergam curto” quanto a determinados problemas e nunca reconhecem que são radicais em suas posições.
Os míopes, por não se deixarem envolver por idéias adversas, concentram-se no que sabem fazer e, naturalmente, entendem muito bem do assunto a que se dedicam.
A miopia manifesta-se em pessoas egocêntricas que não se importam com os outros ou não aceitam facilmente opiniões alheias. Na verdade são pessoas que possuem uma visão muito estreita do mundo e enxergam somente seus próprios problemas particulares e vêem apenas os aspectos imperfeitos das pessoas e coisas. Miopia é vista curta.
Solte-se para a vida e veja como você pode crescer ainda mais e abandonar, definitivamente, os óculos sem precisar de cirurgia.

Olhos vermelhos
Significam “irritação” com o que você está vendo ao seu redor e que você está convivendo com pessoas que o contrariam e que vivem com padrões de felicidade diferentes dos seus. Você não é obrigado a conviver com aquilo que seu coração não deseja. Aprenda a aceitar a solidão, pois o tempo é o nosso melhor amigo.
Sentimento de revolta contra pessoas mais velhas: patrão, sogro, sogra, pais, marido, esposa, irmãos mais velhos, ou pessoas que ocupam posição mais elevada, provocam doenças que se manifestam na parte superior da cabeça. 


Você já parou para pensar o quanto você ainda depende deles? 
Ou o quanto você quer impor-lhes a sua verdade? 
Ou o quanto você não aceita a verdade das outras pessoas?

fonte: (trechos do livro “A LINGUAGEM DO CORPO” de Cristina Cairo)

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA...Articulações (cotovelos / joelhos / ombros / tornozelos) QUAL O SIGNIFICADO DA DOR E COMO RESOLVER

Articulações (cotovelos / joelhos / ombros / tornozelos)


As articulações simbolizam a gratidão no relacionamento humano e facilidade para compreender as mudanças obrigatórias no seu rumo. 

Quanto mais natural e confortador for seu jeito de aceitar a vida com suas atribulações e mudanças repentinas, mais saudáveis serão suas articulações. 

Quem não sente gratidão e alegria pelas coisas simples, que tanto as outras pessoas quanto a natureza lhe proporcionam, não reconhece, docilmente, os favores e gentilezas que lhe dedicam e não percebe a grandiosidade de cada gesto, por menor que seja, está sujeito a ter problemas nas articulações, e principalmente na articulação da coxa com o quadril (cabeça do fêmur) que simbolizará a avareza e a mente inflexível e apegada. 

Portanto, quanto mais você for compreensivo e flexível com as atitudes alheias, melhores e mais livres serão as suas articulações. Articule-se com sabedoria.

Cotovelos
Correspondem às surpresas da vida quando precisamos mudar de caminho, mas resistimos porque achamos que ainda não é necessário. A resistência a mudanças e movimentos causada por dúvidas quanto à posição a ser tomada, gera cotovelos rígidos ou inflamados, simbolizando rejeição pelas coisas novas ou, simplesmente, que a pessoa não consegue acreditar que o novo será bom.






Joelhos
Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas). Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais, para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe opõem.

Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou tudo para mudar uma situação desagradável que a aflige.

Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho, porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente.
Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente. As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões, acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.
A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc. Para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.

Ombros
Simbolizam tudo que carregamos de responsabilidade e qualquer inflamação nessa área significa que os nossos superiores, ou as pessoas que exercem alguma autoridade sobre nós, não estão reconhecendo o nosso esforço, não elogiam nosso trabalho, tomam para si idéias nossas, criam conflitos desnecessários, não colaboram conosco e, ainda, negam que estejam nos causando qualquer infortúnio.
Se seus ombros estão inclinados para frente é porque estão se sentindo sobrecarregados e vítimas da fatalidade. Solte-se plenamente e acredite que, da mesma forma que você conheceu seu potencial, assim outras pessoas - pais, filhos, marido, esposa, etc. - também necessitam exercitar-se a fim de desenvolverem suas capacidades. Incentive-os positivamente mostrando-lhes as qualidades que possuem, mas que ignoram.
Quanto mais esperança você tiver, mais seus ombros se corrigirão.



Tornozelos
Tornozelos com problemas mostram que a pessoa não está conseguindo seguir seu caminho com convicção, que se sente impedida de agir e torna-se inflexível a ponto de provocar várias entorses ou rompimento de ligamentos.
Tornozelos inchados significam que o fluxo dos seus pensamentos está bloqueado por medo ou ira contra os opositores.





fonte: (trechos do livro “A LINGUAGEM DO CORPO” de Cristina Cairo)

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA.... DORES DE MAMAS E SEIOS QUAL O SIGNIFICADO E COMO RESOLVER.

Mamas ou seios


Quando uma mulher nutre em seu coração sentimentos de revolta contra o pai ou marido, seus seios passam a ter problemas. 

Nódulos, mastite ou tumores nos seios significam descontentamento ou ressentimento profundo em relação às pessoas que desempenham o papel simbólico de pai, tais como marido, sogros, cunhados, etc.

Se uma mulher está com insuficiência de leite materno, isso simboliza a falta de consideração para com o pai ou para com o marido. 

A insuficiência de leite materno indica também que a mãe tem medo de que o bebê esteja roubando as proteínas de seu corpo.

Quando a mulher se reconcilia com todas as pessoas que a palavra pai evoca, ela se cura completamente, pela associação de idéias.

Quando a mulher sente dores ou pontadas nos seios isto significa que ela está muito irritada com alguém próximo ou ainda que está tentando controlar a vida de alguém. 

Normalmente as mulheres possessivas passam a ter problemas nos seios - que simbolizam doação e fluxo livre da vida. 

Estes problemas ocorrem também se a mulher tiver comportamento de domínio sobre a pessoa amada, tirando-lhe a liberdade ou impondo-lhe suas opiniões, e aparecem principalmente quando a pessoa dominada começa a reagir ao comportamento da mulher.

Se você está suportando todos os problemas da casa; está aflita com um filho doente; tem muitas responsabilidades e sente que está sem o mínimo apoio de seu marido (que nem reconhece seus esforços) com certeza esse seu sentimento de “fera ferida” causará danos nos seus seios e, mais provavelmente, no seio esquerdo, que significa revolta contra o sexo masculino. 

Se você pretende ter algum reconhecimento por parte de alguém do sexo feminino e não o tem, terá problemas com o seio direito. 

Se você se cobrar demais a respeito do seu fracasso em possuir a atenção alheia, também sofrerá com o seio direito.

Somos todos passageiros de um mesmo barco que navega por este universo, buscando a felicidade sob formas diferentes.


fonte: (trechos do livro “A LINGUAGEM DO CORPO” de Cristina Cairo)

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O corpo fala.... Dor no pescoço qual seu significado e como resolver.

Dor no pescoço


dor no pescoço 

E comum a presença de dor na região do pescoço, causada pelo estresse e depressão. 

Esses estados emocionais refletem-se nos músculos acima dos ombros, causando contrações contínuas. 

A contratura muscular da cervical pode provocar dor de cabeça, que pode ser acompanhada de tonturas e zumbidos no ouvido.

As causas mais comuns das dores no pescoço são: comprometimento das vértebras, causado por processos de artrose; comprometimentos articulares, que diminuem ou dificultam os movimentos, posturas e inflamações.

Nos casos de hérnia de disco na cervical, a raiz do nervo é pressionada, irradiando a dor para o membro correspondente.

Dentre os problemas mais graves que afetam o pescoço destacam-se os traumas provocados por acidentes, geralmente de automóveis, nas colisões de frente. 

A cabeça é projetada à frente com alta velocidade, em seguida, volta bruscamente. 

Chamado de “chicote”, esse impacto pode ser fatal ou deixar sequelas graves. 

O uso do cinto de segurança diminui o impacto, provocando apenas uma distensão muscular.

Um dos fatores psico-energéticos das dores no pescoço é a pessoa não saber lidar com as frustrações, geradas pela impossibilidade de constituir na realidade externa o que criou internamente.

O universo racional é muito ativo nas pessoas que sofrem desses ataques súbitos de dores. 

Elas constituem modelos mentais bem definidos e fazem muitas expectativas sobre as situações ao redor. 

Tornam-se rígidas para consigo mesmas, consequentemente, exigentes com aqueles que as cercam.

Um comportamento muito frequente nas pessoas que sofrem de dores no pescoço é o de assumir responsabilidade demasiada sobre o que acontece ao seu redor. 

Essa condição está relacionada a um problema específico dessa região: o torcicolo.

Elas permanecem ligadas a tudo o que se passa, não conseguem desligar-se dos acontecimentos, tampouco se despreocupar. 

Estão sempre pensando no que pode acontecer e como evitar as ocorrências desagradáveis. Geralmente, suas hipóteses são ruins. 

Costumam imaginar o pior, aumentando o grau de preocupação e ansiedade acerca das condições externas.

São pessoas centralizadoras, que adotam uma posição estratégica e querem dar conta de tudo. 

Com isso, preocupam-se demasiadamente com o andamento das coisas. Dedicam-se ao meio para garantir o melhor resultado. 

Quando algo sai errado, culpam-se pelos insucessos, que, às vezes, são dos outros e não propriamente seus.

Também são muito relutantes para acatar o novo, não sabem lidar com as situações inusitadas. 

Preferem que tudo aconteça conforme o previsto, assim conseguem manter certo controle sobre os fatos, evitando as surpresas desagradáveis. 

Quando algo foge ao estabelecido, a pessoa se abala e vivência intensos conflitos emocionais.

Para reverter esses padrões, metafisicamente nocivos para o pescoço, desenvolva a habilidade de interagir com o meio de maneira mais sensorial ou afetiva. Seja menos racional. 

Não premedite os acontecimentos, tampouco programe todos os seus passos nem o dos outros. 

Caso os resultados não sejam exatamente como o previsto, saiba lidar com as adversidades, sem se frustrar ou ser relutante.

Renda-se aos mecanismos existenciais e aceite o sincronismo dos acontecimentos. 

Mesmo que os fatos sejam alheios aos seus anseios, existe algo de valioso nas diferenças; aprenda a admirar as diversidades.

Seja menos premeditado e mais espontâneo.
Aprenda a delegar aos outros e confiar neles. Isso reduz suas preocupações, minimiza o estresse e evita os males do pescoço, colaborando para o alívio das dores dessa região.


Problemas no músculo do pescoço  

Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à autocobrança. 

A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e recusa-se duramente a mudar seus hábitos, vai ganhar um pescoço duro, igual à sua cabeça. 

Pessoas perfeccionistas normalmente têm muitos torcicolos.

Muitas vezes, as pessoas que acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: dormi de mau jeito, por isso estou assim; tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal, e assim por diante.

Acontece que estas são apenas justificativas e não explicações reais para as dores.

Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. 

Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.

Se você estiver com dor no pescoço ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou alguém. 

Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Será que você não está sendo teimoso com alguém ou com alguma idéia fixa? 

Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você?

Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão.

 E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.

fonte: (trechos do livro “A LINGUAGEM DO CORPO” de Cristina Cairo)

ORAÇÕES, AFIRMAÇÕES E DECRETOS - Abençõe todos os fatos! Afirmações de Luz - ENTRANDO NA SINTONIA DO UNIVERSO!

Abençoe todos os fatos! Afirmações de Luz



Por mais difícil que seja a lição, assimilo-a totalmente para elevar minha alma.
Sou uma parte do Universo.

Aos olhos de Deus, que é a Vida universal, sou perfeito.

Agradeço a Deus, que me deu a oportunidade de aprimorar a Alma e entender a finalidade da vida.

Abençoo tudo que se aproxima de mim.

Vivo perfeita e plenamente o meu dia-a-dia.

Sou o Caminho, sou a Luz.

Sou perfeito na essência.


Dentro de mim está presente Deus, que é a Vida universal.

Do livro: “Minhas Orações” – Masaharu Taniguchi

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O que faz você ter ciúme? Como controlar o ciúmes?

O que faz você ter ciúme?















A possessividade.

O ciúme propriamente dito não é a raiz.

Você ama uma mulher, você ama um homem, e quer possuir essa pessoa só por medo de que amanhã ela talvez possa abandoná-lo por outro. 

O medo do amanhã destrói o seu hoje, e trata-se de um círculo vicioso.

Se o dia-a-dia é destruído por causa do medo do amanhã, mais cedo ou mais tarde a pessoa vai procurar outro parceiro, porque você é simplesmente um chato de galocha.

E, quando o homem começa a procurar outra mulher, ou a mulher começa a se voltar para outro homem, você acha que tinha razão de ter ciúme. Na verdade, foi o seu ciúme que provocou a coisa toda.

Portanto, a primeira coisa a lembrar é: não se preocupe com o dia de amanhã. 
O hoje é suficiente!
 
Alguém ama você — deixe que hoje seja um dia de alegria, um dia de celebração. 
Viva esse amor tão totalmente hoje que a sua totalidade e o seu amor seja suficientes para evitar que a outra pessoa se afaste de você.

O seu ciúme só vai distanciá-la; só o seu amor pode mantê-la ao seu lado. O ciúme da outra pessoa vai afastar você; o amor vai mantê-lo ao lado dela.
Não pense no amanhã.
 
No momento em que pensa no amanhã, você passa a viver o hoje sem entusiasmo. 
Viva simplesmente o hoje e esqueça o amanhã, ele seguirá o seu próprio curso. 
E lembre-se de uma coisa: o amanhã é fruto do hoje. Se o hoje for uma experiência de grande beleza, for uma bênção, por que se preocupar com ele?

Osho

Como aprender a controlar os ciúmes

Como aprender a controlar os ciúmes
Os ciúmes e as inseguranças podem tornar-se num dos piores inimigos do relacionamento num casal, e uma vez que se instalam em força é difícil fazer desaparecê-los. Quando aparecem ocasionalmente através de um olhar ou de um elogio de uma terceira pessoa até pode ser bom pois é um sinal de que a outra pessoa está interessada em si, mas no momento em que se tornamexagerados e surgem sem motivo aparente, o que antes parecia uma graça torna-se num conflito. Se este é o seu caso aprenda como controlar os ciúmes para melhorar a sua relação.
Também lhe pode interessar: Como saber se sou ciumento

Instruções

Determine de onde provêm os seus ciúmes, por vezes é falta de confiança em si mesmo, o que o faz acreditar que a outra pessoa o pode abandonar por outra qualquer, por vezes poderá ser devido a experiências anteriores, nesse caso está na hora de o superar e entender que cada relação é diferente. Para além disso, a influência de ter crescido num ambiente familiar onde os seus pais têm ciúmes de parte a parte poderá torná-lo mais predisposto ao assunto, por isso é importante determinar a raiz do sentimento.

Trabalhe a confiança em si mesmo, saber o que vale, perceber quais são as suas qualidades e saber porque é que o seu parceiro ou as pessoas à sua volta escolhem a sua companhia é muito importante para aprender a controlar os seus ciúmes, pois à medida que se sente mais seguro, menor será a obsessão de ser abandonado.
Lembre-se de que todos nós precisamos do nosso espaço, absorver o seu parceiro ou querer estar com ele em todos os momentos, não só não evitará que o outro o engane, como pode desgastar a sua relação rapidamente,pois todos queremos um espaço pessoal. À medida que vai trabalhando a confiança no seu parceiro, conseguirá obter espaço.

Faça as suas próprias atividades e hobbies sem o seu parceiro, não se esqueça que antes da pessoa entrar na sua vida, você era um ser um humano individual com gostos e paixões próprias, é importante que durante a relação o mantenha, e assim como a outra pessoa deve ter um espaço próprio, você também. Fazer outras atividades ajudarão a acalmar ansiedades e a sentir-se seguro de si mesmo descobrindo outras coisas em que é bom.

Evite os pensamentos negativos e destrutivos e separe a realidade da ficção. Por vezes, os ciúmes fazem perder a objectividade e ver coisas onde não existem, por isso é importante controlar a hostilidade tanto física como verbal numa situação em que considera ameaçadora.

Dado o início iminente de um ataque de ciúmes, faça um esforço para parar, pensar e manter a calma. Procure um espaço tranquilo para acalmar os ânimos e pense sobre o que o está a incomodar, por vezes com a cabeça fria conseguimos ver melhor e mais claramente a situação que nos incomoda e detectar se faz parte do nosso exagero ou se é uma situação real.

Preste atenção à questão da "propriedade", ninguém pertence a ninguém, o casal existe porque duas pessoas decidem voluntariamente estar juntas, mas as relações também sofrem mudanças ou acabam, quando vê que o mundo não acaba porque uma relação o fez, entenda que em muitas ocasiões os ciúmes e as reações irracionais levam a um possível abandono ou a nada, pois isso não fará que a união dure mais tempo.

Se o seu atual parceiro lhe foi infiel várias vezes e isso fez com que se torna-se numa pessoa demasiado ciumenta, talvez seja o momento certo para pensar e avaliar se realmente estar a seu lado é o mais indicado para si. Os ciúmes excessivos são um círculo vicioso que nos esgotam e desgastam, se está constantemente submetido a situações de infidelidade, será muito mais difícil ser objectivo, superar os seus medos e melhorar a sua auto-estima.

Se deseja ler mais artigos parecidos a como aprender a controlar os ciúmes, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

Conselhos

Se notou que os seus ciúmes são excessivos, traduzindo-se em violência psicológica ou física, poderá estar na hora de falar com um especialista.

Pode recorrer a um conselho de um amigo, mas não procure alguém demasiado ciumento como você, pois só irá aumentar as suas inseguranças, recorra a alguém mais objectivo.

Lembre-se que, apesar de todos os casais terem os seus problemas, o objetivo é ter uma união feliz e não uma montanha-russa emocional negativa.

Sara Veiga