sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - COMO SOMOS FEITO - PLANOS E CORPOS


COMO SOMOS FEITO - PLANOS E

CORPOS




As doutrinas secretas (ao contrário do que muitos pensam !) explica-nos como somos feitos, de modo absolutamente científico.Os cientistas modernos esquematizaram toda a vida, física ou química, numa escala de átomos que vibram em diferentes velocidades. Os antigos já chamavam esta escala de Plano Físico.
Plano Físico abrange os sólidos, os líquido, os gases e os éteres e inclui, naturalmente, o nosso Sistema Solar.
Antigas Civilizações já conheciam 
nossos "outros corpos"

Seria muita ingenuidade nossa pensar que “CORPO” é apenas este corpo físico que vemos. Mesmos os filósofos, estudiosos e escolas mais antigas, já admitiam a existência de "outros corpos".

Freud e Jung trouxeram isto para a medicina psiquiátrica e psicanalista, na explicação do Inconsciente e Inconsciente Coletivo e, o assunto começou a ser visto de uma nova forma, mas simplesmente tornando científico, aquilo que tão bem os místicos já viam e ensinavam, principalmente os Yogues do Oriente, a mais de mil anos antes. 

Freud e Jung trouxeram explicações dos outros corpos
para a Medicina, na explicação do Inconsciente.

A parcela do nosso Espírito que encarna no corpo terrestre corresponde apenas ao tamanho de nosso dedo polegar. Na verdade somos seres vastos. Se nosso corpo terrestre ou físico representasse tudo o que somos, teríamos cinco metros de altura e nossa aura, ou "luz" emitida pelo nosso corpo físico e que nos envolve, simplesmente falando, se estenderia a mais de um quilômetro em todas as direções.

Seríamos muito altos se nosso corpo físico
mostrasse tudo o que somos...


Para exemplificar melhor, podemos comparar o conjunto de nossos corpos com uma cebola onde cada camadas corresponde a um corpo. Outro exemplo, talvez até melhor, são as Matryoshkas- as bonecas russas, de madeira, de figuras iguais, ocas, de tamanhos decrescentes encaixadas uma dentro da outra, normalmente em número de sete, onde a última apenas, a menor e mais interna de todas, que representa na comparação nosso Corpo Físico; não é oca.

Matryoshkas- as bonecas russas encaixadas
uma dentro da outra, como nossos corpos.

Ou também com os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses Orientais da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas e, de onde a idéia parece ter sido tirada. Estes brinquedos se assemelham aos nossos corpos onde o mais interno, o de menor tamanho, seria o nosso corpo físico. 


PLANOS e CORPOS

A vida é feita de diversos Planos, dos quais o Plano Físico é apenas um, o mais denso, o de freqüência mais baixa e o mais conhecido. Tudo na vida, do planeta a um grão de areia, está interpenetrado por esses Planos ou “mundos” e, na maioria dos casos, possui um “corpo” para com ele atuar em cada um. 

Nossos sete corpos.

Assim vemos que, no Plano Físico o homem tem um Corpo Físico que contém substâncias químicas em estado sólido, liquido e gasoso. Este corpo é interpenetrado por outroque é sua cópia e que se constitui de éteres (do fogo), o chamado “Corpo Etéreo” ou "Duplo Etéreo", forma uma delicada textura, através da qual as vidas-forças, elétricas e radiantes, partindo do universo interior, vão alimentar seu corpo físico. A seguir vem um outro corpo chamado“Corpo Astral ou Emocional” onde estão localizados os nossos sentidos, os desejos, as nossas emoções. 

O próximo plano é o Plano Mental formado pelo “Corpo Mental” que , como o próprio nome já diz, guarda nossas idéias, nossos pensamentos, abrigando também o Inconsciente e aquelas formas pensamentos, que juramos nunca tê-las criado conscientemente, mas que atuam de forma contundente na nossa realidade física. 

*Os sete corpos e suas denominações

O Plano que vem a seguir é o Plano Espiritual (ou Etérico, não confundir com corpo etérico) desconhecido de grande parte das pessoas, pouco explorado nos livros pois, é tão pouco denso e tão sutil que, até algum tempo atrás somente os “ iniciados “ tomavam conhecimento deles, sendo que a maioria dos autores se negava a trazê-los a público por tratar-se de conhecimentos herméticos, só estudados pelas religiões ou pelos mais altos graus das iniciações, de sociedades secretas como a Cabala, a Maçonaria, Rosacruz etc.Neste plano estão três “corpos” - Corpo Espiritual ou Crístico; o Corpo Galáctico, Celestial ou Chama Trina; e o Corpo Causal, Ketérico ou Búdico.

Os Sete Corpos e suas Formas

Cada corpo, de qualquer um dos planos, corresponde a um elemento. * E as denominações dos "Corpos" aqui citadas, podem variar segundo o autor ou  a linha que se segue ou se pesquisa.

Segundo especialistas no assunto, sabemos hoje em dia que além destes existem outros corpos, mais sutis, mas que nossa mente não consegue ainda entender ou estudá-los (a não ser as pessoas extremamente evoluídas ou espiritualizadas) porque para o homem atual, de mente materialista, é difícil “visualizar” esses “ planos” e “ corpos" e, até mesmo, acreditar que eles existam. Se bem que hoje, a medicina, bem como ciência como um todo, já reconhece a existência de, pelo menos três corpos além do corpo físico; o corpo mental, o emocional e o espiritual.

Os sete Corpos com os Elementos

Se quisermos seguir nosso caminho Espiritual, precisamos conhecer-nos antes de tudo"Conhece-te a Ti mesmo"-não é uma máxima nova- porque só assim podemos nos defender de ataques diversos, mudar nossos pensamentos e controlá-los, pois são eles que irão criar nossa realidade -"Assim como é em cima, é embaixo "- e promover nossa real CURA, admitindo e curando nosso EGO -"Me decifra ou Eu te devorarei "- curando um pouco também a terra, nosso berço, nossa Mãe; servimos ainda de Cura, uns aos outros.

Reumindo

    Planos    __________     Corpos    ________     Elemento

                                           ___       1)  Corpo Físico _______   Terra
A) Plano Físico         ___      2)  Corpo Etérico ou
                                                          Duplo Etérico  ________   Fogo
                                           ___       3)  Corpo Astral
                                                          ou Emocional  ________    Água

B) Plano Mental       ___    4)  Corpo Mental   ______   Ar


                                             ___   5) Corpo Espiritual
                                                         ou Crístico        _______      Éter
C) Plano Espiritual ___   6) Corpo Galáctico
                                                          Ceslestial-Chama Trina _Éter
                                             ___    7) Corpo Causal
                                                          Ketérico-Búdico  ______   Éter
                                   

_____  ***  _____






Fontes de Consulta:
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística; também baseado nas obras:
SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.

PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade- 1ª edição, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
- MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
Revista de Terapias AlternativasCromoterapia,ed. Escala, São Paulo. 
Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS

Bons sites consultados e para serem lidos:

http://www.kirlian.com.br/informativa_por.asp 
http://www.cultodavida.com/list/aura/0.html 
katryoska-wiccasolitaria.blogspot.com
espacorenascerdafenix.blogspot.com/.../chakraslocalizacoes-e-influen...-
www.samshiraishi.com/matrioshkas-kokeshis-e-os-sete-deuses-da-fort...
padmashanti.blogspot.com
universonatural.wordpress.com
krystalverde.blogspot.com
cnckai.blogspot.com
sonoo.com.br
sgi.org.br
wdicas.com

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Corpo Físico, o Sistema Glandular e os Chacras

Corpo Físico, o Sistema Glandular e os

Chacras


Para entendermos mais facilmente os Chacras, é imprescindível estudarmos a nosso sistema glandular endócrinoparte importantíssima do nosso corpo físico; já que os dois sistemas estão intimamente ligados.

Nosso Sistema Glandular e os Chacras.

Uma glândula endócrina é um orgão que segrega substâncias-hormônios- que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

Sistema Glandular Endócrino

As Glândulas de Secreção Interna conhecidas como Sistema Endócrino, são focos de Energia que estimulam as estruturas Fisiológicas e servem de base material das estruturas Psicológicas. 

Nosso Sistema Glandular Endócrino.

Sistema Endócrino ou de Secreção Interna exerce função tríplice dentro do nosso Organismo. Vejamos: 
1) Função Reguladora das Formas _ regula e estimula a diferença das formas individuais das LINHAS do corpo. As principais são: 
Tireóide 
Paratireóide 
Hipófise 
Gônadas ou glândulas Sexuais. 

Regulam as FORMAS do corpo.

2) Função reguladora da Nutrição dos Tecidos _ favorece a vida vegetativa e causa o Desenvolvimento e o Crescimento do Volume do corpo. São: 
Supra renal 
Timo 
Hipófise 

Crescimento e Desenvolvimento do VOLUME do Corpo.

3) Função reguladora do Sistema Nervoso Vegetativo,controlando toda a atividade que tende à conservação do indivíduo e da espécie; isto é; das funções de Nutrição, Desenvolvimento e Reprodução que o homem tem em comum com os demais seres vivos - animais e plantas . 
Divide-se em dois subsistemas que trabalham em conjunto equilibrando as funções onde atuam:
Simpático e 
Parassimpático

 

Simpático e Parassimpático-Sistemas correlatos
  
As glândulas Nunca Atuam Sozinhas; agem em mútua correlação, seja - de forma: Harmônica ex. a Hipófise que favorece a ação da Tireóide e das Glândulas Sexuais; 
- ou de forma Antagônica ex. a Tireóide e a supra-renal 

As Glândulas: Timo, Córtex, Supra-renal e Paratireóide exercem ação conjunta de Assimilação, de Integração, favorecendo os processos de: Construção e Conservação do Organismo. 

Outras colaboram num trabalho de Desassimilação, de Desintegração como: Tireóide, Supra-renal, Medular, Hipófise e Sexuais...

SAÚDE E EQUILÍBRIO - FIBROMIALGIA E DOENÇAS DA TIREÓIDE

FIBROMIALGIA E DOENÇAS DA TIREÓIDE



Para pacientes com Fibromialgia invariavelmente é pedido o exame TSH (hormônio tireo-estimulante), para a avaliação da glândula tireoide. Mas existe alguma relação das doenças desta glândula, localizada no pescoço, com a Fibromialgia?
Esta relação é incerta por várias razões. Acredita-se que pacientes com Hipotireoidismo, isto é, um mau funcionamento da tireoide, pode apresentar sintomas semelhantes ao da Fibromialgia, como fadiga, alterações do sono, alterações intestinais, ganho de peso e dores pelo corpo.
Na prática, só pacientes com uma função muito baixa da tireoide apresentam estes sintomas. O que mais se observa em pacientes com Fibromialgia é que uma proporção razoável dos mesmos apresenta alterações nos testes da tireoide, tanto para o Hipotireoidismo como para o Hipertireoidismo (aumento da função da glândula). Muitas vezes, as alterações encontradas são ditas “sub- clínicas”, consistindo apenas nos achados laboratoriais.
O tratamento do Hipotireoidismo e do Hipertireoidismo é feito de maneira bastante diferente; quando a glândula diminui a produção do hormônio da tireoide, este geralmente é causado por uma inflamação silenciosa na tireoide, causada por auto-anticorpos (Tireoidite de Hashimoto). O tratamento consiste em substituir o hormônio que a glândula deveria produzir através de um comprimido diário. A dose ideal do hormônio da tireoide para cada paciente é controlada pelo TSH. No Hipertireoidismo, há um excesso de produção de hormônio, pela presença de auto-anticorpos estimulatórios (Doença de Graves). Neste caso, há a necessidade de bloqueio da glândula com medicações ou até mesmo a administração de iodo radioativo, para diminuir o tamanho e a função da tireoide.
O funcionamento da tireoide é vital para a função de todo o organismo. Ela é responsável pelo “ritmo de trabalho” do corpo. Se o ritmo fica muito lento, como no Hipotireoidismo, há diminuição da rapidez do pensamento, o coração bate devagar, o intestino para de funcionar, existe uma intolerância ao frio e o paciente aumenta de peso. No caso do Hipertireoidismo, acontece o contrário: a pessoa perde peso, existe um aumento da frequência cardíaca, com o risco de arritmias, intolerância ao calor e aumento da velocidade de pensamento. Em resumo, hoje se acredita que pacientes com Fibromialgia apresentam uma maior chance de problemas da tireoide, mas é difícil dizer se o tratamento destas condições melhorará os sintomas de Fibromialgia. Porém, é imprescindível que estes problemas sejam tratados, em prol da saúde geral do paciente.


Eduardo S. Paiva
Reumatologista
Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba.
Diagnóstico de tireoide por termografia
A disfunção da glândula tireoide pode aumentar o fluxo sanguíneo e sua atividade química e produzir mais calor o que é detectável por câmeras térmicas ultrassensíveis. A identificação de doenças da tireoide é fundamental para seu correto tratamento e a termografia permite isto de forma precoce e não invasiva.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - FIBROMIALGIA COMPROMETE A VIDA SEXUAL

FIBROMIALGIA COMPROMETE A VIDA SEXUAL



Dor, fadiga, depressão e modificações no padrão de sono que são, em geral, provocados pela Fibromialgia, podem ser a causa da diminuição do desejo sexual, excitação e até possibilidade de atingir o orgasmo. Atualmente, um terço das mulheres relata falta de interesse sexual e quase um quarto não consegue experimentar o orgasmo, segundo dados do National Health and Social Life Survey, nos Estados Unidos.
Vinte por cento delas também apresentam dificuldades de lubrificação durante a relação e a mesma porcentagem considera o sexo uma experiência desagradável.
Além de problemas psicológicos que levam às disfunções sexuais, as causas orgânicas também podem atingir severamente a atividade sexual feminina. Estudos populacionais demonstram, por exemplo, que a disfunção sexual é mais prevalente em mulheres (43%) do que nos homens (31%). O problema é que, muitas vezes, elas passam anos sofrendo duplamente: de uma doença para a qual nunca receberam o diagnóstico e a perda gradativa do desejo sexual, provocada pela enfermidade.
Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, do Hospital Albert Einstein, a fibromialgia, doença caracterizada por dores generalizadas no corpo sem explicação aparente, pode incidir diretamente também na atividade sexual feminina.
Estudo coordenado por Evelin na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 40 mulheres (20 com Fibromialgia e 20 do grupo controle), mostra que entre mulheres que tinham Fibromialgia, 19 relataram problemas para chegar ao orgasmo contra 13 do grupo controle.
“Sabemos que as mulheres portadoras de Fibromialgia apresentam diminuição de sua função sexual e maior dificuldade para atingir o orgasmo.
No estudo, verificamos que elas também apresentaram maior necessidade de estimulação prévia por meio da masturbação antes da relação sexual”, explica Evelin. “Isso pode acontecer por conta das dores pelo corpo, da sensação de fadiga e até dos distúrbios do sono, problemas que também são provocados por essa doença”, revela a especialista.
Estudos americanos mostram que a Fibromialgia atinge principalmente as mulheres, cerca de 80% das pessoas que sofrem com o problema são do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 60 anos. “Além de dor persistente em pontos específicos espalhados pelo corpo, a Fibromialgia também causa depressão em 25% dos casos e 50% das pacientes relatam histórico de depressão ao chegar no consultório”, alerta Evelin. A especialista é enfática ao concluir:”a depressão é uma doença que também influencia diretamente na vida sexual da paciente”.
Vida sexual deve ser questionada
Evelin acredita que questões que abordam desejo sexual, freqüência de relações, dificuldade para certas posições, lubrificação, bem como a qualidade do orgasmo devem ser questionadas pelo médico. “Vários fatores podem ser responsáveis para a insatisfação sexual como problemas conjugais”, lembra. “Um dado curioso da pesquisa é a relevância estatística da ocorrência de fibromialgia entre as mulheres casadas. Entre as 20 que tinham o problema, 15 eram casadas”.
A prevalência nos consultórios médicos é alta: 2% das pessoas com alguma reclamação referente às dores músculo-esqueléticas sofrem com a doença. Nos hospitais, esse índice pula para 5% dos pacientes que chegam com reclamações de dores pelo corpo.
A Fibromialgia
Para a reumatologista Evelin Goldenberg, que realizou uma tese de doutorado sobre o tema na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Fibromialgia é de difícil diagnóstico e muitas vezes ignorada pelos médicos. “Muitas vezes, a paciente chega ao consultório com uma sacola de shopping repleta de exames feitos e nenhum diagnóstico. Outras, ela já está com úlcera de tanto tomar antiinflamatório e a dor não passar. Tudo isso, sem contar o descrédito da família”, afirma a reumatologista.
Evelin destaca que existem também outros sintomas associados à doença, como tensão pré-menstrual, bruxismo, dificuldade de digestão, vertigens e depressão. “É imprescindível uma longa conversa com o paciente para se diagnosticar a Fibromialgia. Não existe um exame específico que revele o problema”, explica. “Porém, quanto mais cedo o problema for detectado maiores as chances de recuperação, do paciente voltar a se sentir bem e conseguir retomar sua rotina”.
Fique atenta aos sintomas:
•  Reclamação permanente de cansaço
•  Dores pelo corpo
•  Enxaqueca
•  Alterações de humor
•  Formigamentos em braços e pernas
•  Um sono que não restaura as energias.
Como a Termografia pode ajudar
Todo tratamento bem sucedido começa com um diagnóstico correto. A termografia é um poderoso meio auxiliar do médico no controle da fibromialgia e identificação das comorbidades que podem estar associadas, como hipotireoidismo, fadiga, insônia, enxaqueca, constipação, diarreia, neuropatias, mãos frias, dor lombar, tendinites, dor de cabeça, artrites, sacroiliítes e outros.


SAÚDE E EQUILÍBRIO - COMO TRATAR FIBROMIALGIA

COMO TRATAR FIBROMIALGIA



O que é Fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome comum em que uma pessoa sofre de dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles.
A fibromialgia também está relacionada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão, ansiedade, mãos frias (fenômeno de Raynaud), distúrbios do intestino e estômago.
Causas
A causa é desconhecida. As possíveis causas ou os desencadeadores da fibromialgia incluem:
  • Trauma físico ou emocional
  • Resposta anormal à dor, em que áreas do cérebro responsáveis pela dor podem reagir de forma diferente em pacientes com fibromialgia
  • Distúrbios do sono
  • Infecção, como um vírus, embora nenhum tenha sido identificado
  • A fibromialgia é mais comum em mulheres com idade entre 20 e 50 anos.
As seguintes doenças podem acompanhar a fibromialgia ou imitar seus sintomas:
  • Dor crônica no pescoço ou nas costas
  • Síndrome da fadiga crônica
  • Depressão
  • Hipotireoidismo (tireoide inativa)
  • Doença de Lyme
  • Distúrbios do sono
Exames
Para ser diagnosticado com fibromialgia, é preciso ter pelo menos 3 meses de dor generalizada, além de dor e sensibilidade em pelo menos 11 de 18 áreas, incluindo:
  • Braços (cotovelos)
  • Nádegas
  • Peito
  • Joelhos
  • Região lombar
  • Pescoço
  • Caixa torácica
  • Ombros
  • Coxas
Os exames de sangue e urina geralmente estão normais. Entretanto, podem ser feitos exames para descartar outras doenças que apresentem sintomas similares.

Sintomas de Fibromialgia
A dor é o principal sintoma da fibromialgia. Ela pode ser leve ou intensa.
  • As regiões doloridas são chamadas de pontos de sensibilidade. Os pontos de sensibilidade se encontram no tecido mole da nuca, ombros, tórax, região lombar, quadris, canelas, cotovelos e joelhos. A dor então se espalha a partir dessas áreas.
  • A dor pode ser percebida como profunda ou uma dor aguda e ardente.
  • As articulações não são afetadas, embora possa parecer que a dor venha das articulações.
As pessoas com fibromialgia tendem a acordar com dores no corpo e rigidez. Em alguns pacientes, a dor melhora durante o dia e piora à noite. Outros pacientes sentem dor o dia inteiro.
A dor pode piorar com atividades, clima frio ou úmido, ansiedade e estresse.
Fadiga, estado deprimido e distúrbios do sono são observados em quase todos os pacientes com fibromialgia. Muitos afirmam que não conseguem dormir ou continuar dormindo e que se sentem cansados quando acordam.
Outros sintomas de fibromialgia podem incluir:
Síndrome do intestino irritável (SII)
  • Problemas de memória e de concentração
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  • Palpitações
  • Redução na capacidade de se exercitar
  • Cefaleia tensional ou enxaqueca
Tratamento de Fibromialgia
O objetivo do tratamento é reabilitar o paciente para as atividades diárias, além de aliviar a dor e outros sintomas, ajudando-o a enfrentar os sintomas. O primeiro tipo de tratamento pode envolver:
  • Fisioterapia
  • Programa de exercícios e preparo físico
  • Métodos para alívio de estresse e técnicas de relaxamento
    Se esses tratamentos não funcionarem, seu médico poderá prescrever um antidepressivo ou relaxante muscular. O objetivo da medicação é melhorar o sono e aumentar a tolerância à dor. O medicamento deve ser usado junto com exercícios e terapia comportamental. A duloxetina, a pregabalina e o milnaciprano são medicamentos aprovados especificamente para tratar a fibromialgia.
Entretanto, muitas outras drogas também são usadas para tratar a doença, incluindo:
  • Medicamentos anticonvulsivos
  • Outros antidepressivos
  • Relaxantes musculares
  • Analgésicos
  • Hipnóticos
A terapia cognitivo-comportamental é uma parte importante do tratamento. Com ela, você aprenderá a:
  • Lidar com pensamentos negativos
  • Manter um diário de seus sintomas e dores
  • Reconhecer o que agrava seus sintomas
  • Buscar praticar atividades agradáveis
  • Estabelecer limites
    Os grupos de apoio também podem ser úteis.
Entre outras recomendações, estão:
  • Seguir uma dieta balanceada
  • Manter uma boa rotina de descanso para melhorar a qualidade do sono
  • Acupuntura
    Casos graves de fibromialgia podem necessitar encaminhamento a uma clínica multidisciplinar de dor.
Expectativas
A fibromialgia é um distúrbio de longa duração. Às vezes, os sintomas melhoram. Outras vezes, os sintomas podem piorar e continuar durante meses ou anos.
Prevenção
Não há formas de prevenção para a fibromialgia.
Fontes e referências:
Abeles M, Solitar BM, Pillinger MH, Abeles AM. Update on fibromyalgia therapy. Am J Med. 2008;121:555-561.
Häuser W, Bernardy K, Üceyler N, Sommer C. Treatment of fibromyalgia syndrome with antidepressants. JAMA. 2009;301:198-209.
Wolfe F, Rasker JJ. Fibromyalgia. In: Firestein GS, Budd RC, Harris ED Jr., et al., eds. Kelley’s Textbook of Rheumatology. 8th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008:chap 38.
Wolfe F, Clauw DJ, Fitzcharles MA, Goldenberg DL, Katz RS, Mease P, et al. The American College of Rheumatology preliminary diagnostic criteria for fibromyalgia and measurement of symptom severity. Arthritis Care Res. 2010;62(5):600-610.
Termografia:
A termografia tem valor legal como exame complementar no diagnóstico clínico da fibromialgia quando realizada por profissional habilitado e em centro de referência. O diagnóstico definitivo da fibromialgia deve ser corroborado pela correta avaliação clínica que pode ou não, conforme a indicação médica, utilizar a termografia para averiguar a dor miofascial associada à fibromialgia ou seu diagnóstico diferencial com outras doenças, uma vez de que se trata de exame para este fim.