sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Corpo Físico, o Sistema Glandular e os Chacras

Corpo Físico, o Sistema Glandular e os

Chacras


Para entendermos mais facilmente os Chacras, é imprescindível estudarmos a nosso sistema glandular endócrinoparte importantíssima do nosso corpo físico; já que os dois sistemas estão intimamente ligados.

Nosso Sistema Glandular e os Chacras.

Uma glândula endócrina é um orgão que segrega substâncias-hormônios- que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

Sistema Glandular Endócrino

As Glândulas de Secreção Interna conhecidas como Sistema Endócrino, são focos de Energia que estimulam as estruturas Fisiológicas e servem de base material das estruturas Psicológicas. 

Nosso Sistema Glandular Endócrino.

Sistema Endócrino ou de Secreção Interna exerce função tríplice dentro do nosso Organismo. Vejamos: 
1) Função Reguladora das Formas _ regula e estimula a diferença das formas individuais das LINHAS do corpo. As principais são: 
Tireóide 
Paratireóide 
Hipófise 
Gônadas ou glândulas Sexuais. 

Regulam as FORMAS do corpo.

2) Função reguladora da Nutrição dos Tecidos _ favorece a vida vegetativa e causa o Desenvolvimento e o Crescimento do Volume do corpo. São: 
Supra renal 
Timo 
Hipófise 

Crescimento e Desenvolvimento do VOLUME do Corpo.

3) Função reguladora do Sistema Nervoso Vegetativo,controlando toda a atividade que tende à conservação do indivíduo e da espécie; isto é; das funções de Nutrição, Desenvolvimento e Reprodução que o homem tem em comum com os demais seres vivos - animais e plantas . 
Divide-se em dois subsistemas que trabalham em conjunto equilibrando as funções onde atuam:
Simpático e 
Parassimpático

 

Simpático e Parassimpático-Sistemas correlatos
  
As glândulas Nunca Atuam Sozinhas; agem em mútua correlação, seja - de forma: Harmônica ex. a Hipófise que favorece a ação da Tireóide e das Glândulas Sexuais; 
- ou de forma Antagônica ex. a Tireóide e a supra-renal 

As Glândulas: Timo, Córtex, Supra-renal e Paratireóide exercem ação conjunta de Assimilação, de Integração, favorecendo os processos de: Construção e Conservação do Organismo. 

Outras colaboram num trabalho de Desassimilação, de Desintegração como: Tireóide, Supra-renal, Medular, Hipófise e Sexuais...




Glândulas Endócrinas produzem 
"Energia Vital" para o corpo.


A ciência já comprovou fartamente a existência de uma correlação entre a atividade Bioquímica de cada Glândula ou grupo delas, em determinados traços Psicológicos do ser humano. Daí, o resultado do funcionamento dessas constelações de glândulas é que irá determinar aConstituição Física e Funcional do indivíduo.

Alegria, Equilíbrio...resulta do
 bom funcionamento das glândulas

A ação glandular pode manifestar-se através de funcionamentoNormal-propiciando alegria, bem-estar, equilíbrio; mas pode ocorrer também Desequilíbrio, se houver atividade anormal seja por Excesso - Hiper ou por Deficiência - Hipo .




De tudo isso, dá pra perceber a importância do Bom Funcionamento Glandular, tanto do ponto de vista da Saúde e da Energia como igualmente do Caráter e da Conduta do homem.
 
Defeitos de Caráter pode ser 
mau funcionamento glandular.
 
Infelizmente, por mais que a ciência e a medicina tenham avançado, muitas pessoas ainda ignoram que a Maior Parte das Dificuldades com que se defrontam na vida, assim como osDefeitos e as Deficiências de seu Caráter, que geralmente consideram "sem remédios"são apenas o Resultado de um Funcionamento Glandular Defeituoso e , portanto,Modificável mediante Ação Perseverante.

Glândulas ou Chacras em desequilíbrio
causam transtorno em todo corpo.

As Glândulas Endócrinas emitem energia para os corpos sutís, que se apresentam girando em forma de turbilhões ou redemoinhos, conhecidos por Chacras (ou Chakras) cuja finalidade também parece ser o de UNIR os Sete Corpos.
Os vórtices -Chacras-que partem das 
gl. endócrinas, unem os sete corpos

 Assim é que: se cada chacra maior – em número de sete- está ligado a uma glândula endócrina e atuando sobre ela, o funcionamento-bom ou mau- de um, acaba interferindo no funcionamento de outro e vice-versa.

 
As Glândulas e os Chacras correspondentes
 
Hoje em dia, muitas terapias e exercícios de diversas correntes como Yôga, Tay Chi , Lian Kung , Respiração/ Renascimento; Reiki; Reflexo etc estão concebidos de forma a atuar sobre essas glândulas endócrinas apresentando notáveis resultados e efetivas modificação de personalidade. (mais detalhes num capítulo à parte, sobre saúde dos corpos)


Exercícios que atuam na Glândulas-Chacras

Na verdade, essas terapias e exercícios geralmente não vão influir diretamente sobre as glândulas do corpo, mas sim sobre os Centros  de Energia Fluídica, de PRANA - os Chacras- que são os verdadeiros Elementos Ativos, os Centros Criadores e Sustentadores das referidas glândulas.

Pelo exposto entendemos que o Sistema Endócrino é o Resultado; a Manifestação Física do Sistema de Centros Prânicos, mais conhecidos por CHAKRAS que, a maioria já ouviu falar, alguns já conhecem bem; mas nunca é demais estudarmos mais um pouco, por isso, adiante detalharemos mais este assunto.

As Glândulas Endócrinas e os Chacras.
_____  ***  _____

Sobre o assunto ainda falaremos mais quando tratarmos das Glândulas Mistícas e quando falarmos dos Chacras.
Para ler a próxima parte de "Como Somos Feitos 5ª parte A- Gl. Místicas", clic:

_____   ***   _____
Postado por Geni Mafra Souza
Fonte de Consulta 
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística; 
Também baseado nas obras:
SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.
PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade- 1ª edição, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
- BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
- Revista de Terapias Alternativas, Cromoterapia, ed. Escala, São Paulo. 
- Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS



Bons sites consultados (além dos citados nas outras postagens) e para ler:
www.healer.ch/po/chakras.htm
www.caminhosdeluz.org/A-119.htm
www.comunidadeespirita.com.br/.../os%20chakras%20e%20suas%20
www.eusouluz.iet.pro.br/setechacras.htm
www.harmoniearomaterapia.com.br/index.php?option...id
www.viveralternativo.com.br/esoterismo/artigo/chakras/
www.anacleliamattos.med.br/.../39-chakras-e-as-glandulas-endocrina...