terça-feira, 2 de outubro de 2018

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dor no bico da mama, o que pode ser?

CUIDADO INTIMO

Dor no bico da mama, o que pode ser?


A dor no mamilo ou bico da mama pode afetar homens ou mulheres e, em algum momento da vida, é normal sentir dor nesta zona do corpo. Contudo, a verdade é que, anatomicamente, as mulheres são muitos mais propensas a sentir este tipo de dor. As causas da dor no bico da mama, seja o esquerdo, o direito ou ambos, podem ser muitas. É por isso que, nesse artigo do ONsalus, respondemos à questão: dor no bico da mama, o que pode ser?

Sensibilidade mamilar por mudanças hormonais

As mudanças hormonais são uma das principais causas da dor no bico da mama. O aumento ou descida de hormônios faz com que o corpo experiencie diferentes mudanças, tanto a nível psicológico como a nível fisiológico. Entre elas, está a dor no bico do peito, uma vez que a sensibilidade nessa zona aumenta. Em seguida, explicamos os diferentes momentos em que ocorrem mudanças hormonais que podem provocar dor no bico da mama:

Dor no mamilo durante a puberdade

A dor no bico da mama ocorre com maior intensidade durante a puberdade, já que essa é a fase em que existem as mudanças hormonais mais intensas e em que os órgãos sexuais se desenvolvem completamente. Nesta etapa, as mamas começa a crescer, um processo no qual a dor no bico do peito pode ser muito intensa. Esta condição é normal em homens e mulheres, contudo, se a dor perdura por muito tempo, é necessário consultar um médico para que ele avalie se existe algum problema.

Dor no bico da mama pode ser gravidez ou menstruação

Depois da puberdade, existem outras etapas vitais na vida da mulher que podem alterar a sensibilidade dos mamilos e provocar dor. Uma ocorre todos os meses, a outra poucas vezes na vida. Efetivamente, a menstruação é um momento em que a produção hormonal aumenta, tanto de progesterona como de estrógenos. Isso se traduz em bico da mama dolorido, sensível e tenso.
O mesmo acontece durante a gravidez, mas como saber se a dor no bico da mama é gravidez ou menstruação? Neste caso, é necessário notar os demais sintomas. Consulte o artigo sobre Os primeiros sintomas de gravidez para identificar o seu estado atual.
Contudo, esta dor não termina no parto. A verdade é que a lactância é um dos momentos em que os seios mais sofrem já que, além da sensibilidade, experienciam a irritação e incômodo nos mamilos derivados da sucção do bebê. Também é importante saber que, neste período, o aparecimento de mastite (o bloqueio das vias do leite) é habitual.

Dor no bico do peito durante a menopausa

A menopausa é outra das etapas da vida da mulher que inclui grandes alterações a nível hormonal e, como consequência, pode provocar dor no bico da mama. Em seguida explicamos algumas das causas da dor no bico do seio na menopausa:
  • A diminuição da produção de progesterona e estrógenos.
  • A retenção de líquidos que incha e deixa o peito mais sensível.
  • A irregularidade do hormônio prolactina.
  • Se você se submete a terapia de reposição hormonal, um excesso de estrógenos pode provocar dor na mama.
  • Dor no bico da mama por fricção

    Como mencionado até agora, os câmbios hormonais costumam ser uma das principais causas das dores no bico da mama, mas não são a única. Frequentemente, com a paixão da relação sexual, fazemos determinadas estimulações que não incomodam no momento mas que podem provocar dor mais tarde, incluindo dias depois.
    Uma estimulação excessiva dos mamilos, quer seja manual ou oral, pode provocar irritação na zona e produzir dor no bico da mama. Para evitar esta situação, o melhor é ter algum cuidado durante a relação e falar com o parceiro ou parceira sobre a força ou insistência usada para acariciar a zona. Outra boa opção é usar lubrificantes ou óleos que facilitam a massagem e previnem a irritação.
    Dor no bico da mama, o que pode ser? - Dor no bico da mama por fricção

    Dor no bico da mama no frio

    Como em todas as zonas do corpo, os bicos da mama são sensíveis às mudanças no ambiente que nos rodeia. Um dos fatores que pode afetar severamente a pele e, em particular, o bico da mama é o frio. Quando as temperaturas baixam, os mamilos ficam duros e retraídos, provocando dor e incômodo. Além disso, o frio é um dos agentes externos que mais afetam a nossa pele, ressecando e desidratando a derme. Por esse motivo, recomendamos:
    • Usar sutiã com enchimento nos dias frios.
    • Usar roupas quentes que protejam o seu corpo das temperaturas baixas.
    • Hidratar a pele e os mamilos durante todo o ano.

    Dor no bico do mamilo ao tocar a roupa

    Nem todos temos o mesmo tipo de pele, sendo que algumas pessoas possuem uma derme mais sensível que outras. Por esse motivo, algo que não faz qualquer tipo de diferença para uma pessoa, pode representar um grande incômodo para outra. Para as pessoas que possuem pele sensível, o atrito com a roupa pode provocar muita dor no bico da mama. No geral, esta irritação é causada por tecidos sintéticos e o ideal é dar preferência aos tecidos naturais como o algodão.
    A irritação dos mamilos é, neste caso, chamada de dermatite de contacto e provoca sintomas como vermelhidão e dor. Esta condição pode surgir como consequência do uso de tecidos irritantes, mas também do uso de cosméticos e produtos de higiene demasiado agressivos.
    Dor no bico da mama, o que pode ser? - Dor no bico do mamilo ao tocar a roupa

    Dor no bico da mama pode ser câncer?

    É importante destacar que a dor no bico do seio isolada não é considerada um sintoma de câncer de mama. Contudo, pode sim ser um sinal de que é necessário fazer exames. É essencial consultar um ginecologista de forma regular, ainda mais na presença de dor. Ele fará uma avaliação do formato, tacto e aparência do peito. Além disso, você deve fazer auto-exames regulares para detectar possíveis alterações na mama.
    Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
    Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no bico da mama, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

DICAS TERAPÊUTICAS - 4 dicas para combater a micose vaginal

Soluções naturais para manter a sua saúde íntima

micose vaginal

As infecções fúngicas vaginais, também conhecida como micose ou candidíase, são ocasionadas pela proliferação de fungos da espécie Candida albicans. Em geral, o que acontece é algum tipo de desequilíbrio no pH da região, promovido por algum fator específico como doenças ou excesso de produtos de limpeza.
Sintomas como alergia, coceira e vermelhidão são determinantes para diagnosticar a causa.
Ela é muito mais comum no período mais quente, devido alternância entre ao calor excessivo e umidade proporcionado pelo verão. A micose vaginal também pode estar relacionada com mudanças hormonais, mudanças na alimentação e até mesmo a erros na hora da higiene.
Resultado de imagem para limpa a vagina

Remédios caseiros para micose vaginal

Apresentamos algumas soluções simples e naturais para aliviar, prevenir e diminuir esses sintomas desagradáveis.

Infusão de alecrim

Antiviral natural e analgésica, alivia a coceira e a inflamação vaginal.
Modo de preparo:
Prepare uma infusão de alecrim, deixe esfriar, filtre-a, e depois a utilize para lavar as partes íntimas.
Você  pode também umedecer com essa água de alecrim um absorvente e usar por algumas horas, aliviando assim a sensação de ardência.

Iogurte

O iogurte é uma fonte rica de probióticos, permitindo a restauração do equilíbrio natural da acidez dessa região.
Modo de preparo:
Faça uma máscara de iogurte natural, deixando-a agir na região da vulva por alguns minutos.
Se incluir o iogurte da sua alimentação diária, ele irá fortalecer sua imunidade e equilibrar seu organismo, evitando coceiras e irritações.

Infusão de camomila

A camomila com suas propriedades calmantes é um bálsamo que alivia com eficiência as irritações nas áreas íntimas. Porém, vale lembrar que ela não possui ação antibacteriana.
Modo de preparo:
Faça um chá com as flores de camomila e lava a região afetada.

Óleo de coco

Antifúngico e antiviral, o óleo de coco é ótimo para aliviar a coceira vaginal.
Modo de preparo:
Aplique diretamente na região que sofre com a irritação.

Dicas para evitar a micose na vagina

Prevenir é sempre o melhor remédio. Confira algumas dicas para isso:
1. Evite o açúcar; ele favorece a proliferação e desenvolvimento de fungos;
2. Sempre que possível, utilize sempre produtos com pH neutro na hora de realizar sua higiene íntima;
3. Dê preferência por calcinhas de algodão, elas são mais finais e evitam o calor e umidade na região;
4. Não fique muito tempo com o biquíni molhado; seque bem a vulva após o banho, mantenha a região sempre seca, evitando assim novos focos de contaminação.
São dicas simples que você pode fazer hoje mesmo e com certeza irão ajudar a melhorar sua higiene íntima e evitar o desconforto ocasionado por fungos e micoses.
Imagem relacionada
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

DICAS TERAPÊUTICAS - Você deve ter esta erva no jardim, mas não sabe que ela limpa a vagina, elimina fungo e trata cisto no ovário

CUIDADO INTIMO - VAGINA


Resultado de imagem para limpa a vagina
Neste post, vamos ensinar um antigo tratamento que é excelente para a saúde das mulheres.
Ela é que, como a gente diz, uma receita do tempo da vovó.
Trata-se de um banho de vapor à base de plantas medicinais.
Este banho permite a limpeza e desintoxicação da vagina.
É importante que o tratamento seja feito um ou dois dias após o período menstrual.
Se você estiver suspeitando de uma gravidez, recomendamos que não o faça.
Antes de aprender a receita, entenda como ela é vantajosa para o corpo da mulher:
Resultado de imagem para Você deve ter esta erva no jardim, mas não sabe que ela limpa a vagina, elimina fungo e trata cisto no ovário
– Equilibra a flora vaginal
– Cuida do útero e cólon
– Oxigena o sangue
– Limpa as membranas do tecido vaginal e do útero
– Remove toxinas do corpo
– Regula o ciclo menstrual
– Trata infecção fúngica e cistos vaginais
– Trata miomas uterinos
Este banho de vapor deve durar entre 20 e 45 minutos.
Você deve tomar dois cuidados indispensáveis:
1. A água não deve estar muito quente
2. Não aproxime muito a vagina da preparação

banho_de_vapor_-_erva

Essas duas medidas vão ajudar a proteger contra queimaduras e irritações.
As ervas que podem ser usadas para o banho são:
– Lavanda/alfazema
– Orégano
– Camomila
– Alecrim
– Manjericão
Basta escolher uma, tendo o cuidado de verificar se você não tem alergia a ela.
Veja como fazer:
INGREDIENTES
4 litros de água filtrada
1 xícara da erva seca que você escolher
Observação: Se só tiver ervas frescas, use duas xícaras.
MODO DE PREPARO
Ferva a água por dez minutos.
Depois adicione a erva.
Feito isso, deixe descansar por cinco minutos, com a panela tampada.
Em seguida, despeje o chá numa bacia e sente-se na pontinha de uma cadeira, sem roupa, a fim de receber o vapor da água em sua vagina.
Envolva uma toalha na cintura para criar uma faixa, assim fica melhor para não deixar o vapor escapar.
Fique assim por 20 ou 30 minutos, que é o tempo para o tecido vaginal absorver as propriedades das ervas medicinais.
Talvez você sinta um pouco de cólica ou tenha um corrimento vaginal depois de receber o vapor, mas isso é normal, principalmente quando for a primeira vez.
Repita uma ou duas vezes a cada seis meses.

DICAS TERAPÊUTICAS - Fim da infecção urinária e problemas no útero, ovário e rins

PODEROSO CHÁ DE SALSA


Resultado de imagem para Fim da infecção urinária e problemas no útero, ovário e rins

Esta receita é especialmente indicada para desintoxicar os rins.
Os rins são um dos órgãos-chave para o metabolismo do corpo.
Infelizmente, eles sofrem muito com a alimentação dos dias atuais, cheia de sal (ou melhor, cloreto de sódio), açúcar e de alimentos industrializados.
O segredo da eficácia desta receita é a salsa.
Ao longo da história, esta planta tem sido utilizada para facilitar e manter um ciclo menstrual regular.
Alguns fitoterapeutas, recomendam a salsa como um remédio para o retorno do útero à sua posição original depois do parto.
Ela  é utilizada no tratamento de todos os problemas associados aos rins.
O chá de salsa impede a absorção de sal no tecido e, por isso, é um grande protetor dos rins e do fígado, deixando-os praticamente limpos.
Este chá deve ser bebido em caso de uma infecção da bexiga e de pedras nos rins.
Ele é utilizado na prevenção e tratamento de câncer do cólon em homens e mulheres, bem como de tumor cervical em mulheres.
Salsa é rica em ácido fólico, que é essencial para a saúde cardiovascular.
É também muito rica em vitaminas A, C, E e minerais, e seu uso regular ajuda a reduzir o mau colesterol.
Se você sofre de pressão alta, você também deve usar este chá milagroso para a redução da sua hipertensão.
Salsa chá também podem ser utilizados para acalmar os intestinos, melhorar a digestão e eliminar gases.
Salsa é rica em ferro, portanto, seu uso é recomendado em casos de anemia.
Outra virtude desta planta é o combate ao mau hálito.
Imagem relacionada

  • Como fazer o chá de salsa
  1. Ferva um litro de água.
  2. No fim do cozimento, adicione duas colheres (sopa) de salsa fresca ou seca.
  3. Feche a panela salsa deve e espere 10 minutos.
  4. Depois, adicione algumas gotas de limão.
  5. Beba duas xícaras por dia.
  • Em caso de infecção urinária, pedras nos rins e problemas no útero e ovários, você deve beber três vezes por dia.
  • O chá de salsa causa aumento da micção.
  • Por isso não é recomendado antes de dormir, já que pode prejudicar o sono.
  • As mulheres grávidas não devem beber este chá devido a possíveis alterações hormonais