quinta-feira, 11 de abril de 2013

O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

A língua é um espelho da saúde.
A língua é um espelho da saúde.
Veja-se ao espelho e coloque a língua de fora. Nada por aí além, apenas um órgão para saborear e falar certo? Errado, os especialistas Ayurvédicos podem deduzir pistas estonteantes sobre a sua saúde através da língua. O tratado clássico Ayurvédico ‘Charaka Samhita’, escrito no séc. III a.C. diz que “a sujidade acumulada na base da língua cria obstruções à respiração e produz um mau cheiro, daí a necessidade em raspar a língua”.
Apesar de uma língua saudável ser cor-de-rosa e não ter quaisquer altos ou manchas, grande parte das pessoas têm uma cobertura nas suas línguas.
Se toda a sua língua tem um revestimento branco, significa que o seu Kapha dosha está com problemas. Esta camada indica que existem resíduos tóxicos não-digeridos acumulados no interior do seu sistema digestivo e que o seu ‘agni’ ou fogo digestivo tem a chama fraca. Não só deve limpar a língua, como também tomar as precauções necessárias para comer saudável e descarregar essas toxinas. Aumente o seu consumo de água. Planeie o horário das suas refeições. Evite alimentos gordurosos e sobremesas. Procure e siga uma dieta equilibrada Kapha.
Se a superfície da língua tiver uma cor entre o esverdeado e amarelado, então é porque a sua quota da bílis é alta e a culpa é do Pitta dosha que aumentou exponencialmente. Tente equilibrá-lo evitando alimentos picantes. Beba muita água. O Pitta dosha não tolera irregularidade nos horários das refeições, por isso assegure-se que está a seguir um ritmo predeterminado para comer as suas refeições.
Uma superfície escura da língua demonstra um desequilíbrio do Vata. Isto pode causar tanto prisão de ventre como insónia. O que a sua língua está a tentar dizer-lhe é que o seu sistema está ‘seco’ e precisa de muita hidratação. Uma vez mais, o consumo de muita água e muitas frutas sumarentas devem ajudar. Inclua um pouco de azeite na sua dieta. Hidrate bem a sua pele. Faça uma massagem a si mesmo diariamente com um óleo de boa qualidade, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Em suma, tente reequilibrar o seu Vata dosha ao aumentar a quota de hidratação do seu corpo.
Se prestar atenção à sua língua e aproveitar para saber mais sobre o seu estado de saúde pode aprender se está tudo bem e tomar as medidas necessárias para melhorar.
Adaptado de What Your Tongue Says About Your Health por Shubhra Krishan.

Um comentário: