sexta-feira, 24 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Chá e Medicina Chinesa

Um banho refresca o corpo, um chá refresca a mente – Provérbio Oriental
cha medicina chinesa
A utilização de folhas de Camelia Sinensis na Medicina Tradicional Chinesa tem vindo há séculos a comprovar os benefícios para a saúde e a promoção da longevidade dos seres humano.
A lenda mais comum na cultura do chá conta que um dia, o imperador da China Shennong, (2737 AC – 2697 AC) –  cujos feitos são inúmeros na área da medicina e da agricultura – ao ferver água, ele incentivava este costume para sua purificação, caiu no sono e sem perceber algumas folhas de uma árvore que estava próxima haviam caído na sua água. Ao acordar, experimentou a infusão que lhe revelou possuir muitos benefícios, assim foi descoberta a planta do chá.
Com tamanha ligação ao mundo das plantas, o imperador Shennong era um grande investigador de plantas com finalidades medicinais. É dito que ele conseguia provar, por dia, mais de 70 tipos e discernir as suas propriedades e efeitos tóxicos.
Shennong Ben Cao Jing (Divine Farmer’s Materia Medica) é o nome da obra que reúne os seus estudos e inclui 365 substâncias – entre plantas, minerais e animais – foi escrita e atualizada por outros após a sua morte. As informações que esta obra contém foram baseadas no conhecimento passado por tradição oral e que foram atualizadas conforme a prática clínica de inúmeros médicos na China.
Estudos modernos e prática empirica
Existem inúmeras alegações de saúde feitas por estudos científicos mais recentes, desde propriedades fantásticas na queima de gorduras localizadas, propriedades anti-cancro devido ao número elevado de antioxidantes presentes nas suas folhas.
A propriedades mais mágicas como refrescar a mente, despertar os sentidos ou aclarar a visão.
Apesar de haver séculos de tradição do consumo de chá nas suas 5 variedades mais comuns:
branco,
verde,
preto,
oolong,
pu-erh
Existem muito poucos estudos que cheguem a um consenso dos reais benefícios e contra-indicações de beber chá.
Cada pessoa deve sim, fazer o seu estudo e chegar às suas próprias conclusões sobre que tipo e que quantidade de chá deve beber todos os dias para a sua saúde.
Cafeína ou teína
O chá contém teína, também conhecida por cafeína do chá. Uma chávena de chá tem cerca de 40 a 50 mg de teína enquanto uma dose equivalente de café contém 70 a 130 mg de cafeína. Apesar da má reputação desta substância, vários investigadores têm vindo a verificar que o consumo inferior a 300 mg por dia não tem efeitos adversos na maioria da população adulta.
Alguns estudos sugerem mesmo que quantidades moderadas de cafeína ou teína podem aumentar a capacidade de concentração do cérebro.Benefícios do CHÁ
Segundo Giovanni Maciocia, famoso autor de Medicina Tradicional Chinesa o chá:
1. Acalma a Mente;
2. Desperta os sentidos e aumenta a inteligência;
3. Faz com que o corpo pareça mais leve;
4. Clareia os olhos;
5. Elimina toxinas;
6. Beneficia o Cérebro dos jovens, adultos e séniores;
7. Diminui a irritabilidade;
8. Elimina estagnações, move o Qi e Sangue;
9. Elimina o mau hálito;
Enfim,
já bebeu a sua caneca de chá hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário