sexta-feira, 24 de agosto de 2018

EQUILÍBRIO E HARMONIA - YIN & YANG, O MOVIMENTO DA VIDA

A harmonia do Tao

YIN & YANG, O MOVIMENTO DA VIDA

Imagem relacionada

A harmonia do Tao é primordial, ativada pela passividade e inatividade. Mas, como o Tao é expresso no ser, ele gera um jogo intermutável e dinâmico de opostos: yin yang, a manifestação do Tao no mundo. Sua reciprocidade produz cada um deles como polaridades que fazem parte da existência.
yin refere-se a características como a leveza, a passividade, a feminilidade, a escuridão, o vale, o negativo, o não-ser. O yang refere-se a características como a rigidez, a atividade, a masculinidade, a clareza, a montanha, o ser.
Toda energia ativa é manifestada como a dualidade yin e yang. O não-ser acompanha o ser. O Tao manifesta-se como transformação devido à natureza polar fluida da energia. A energia não é estática. A segunda lei do movimento de Newton diz que para toda força existe uma contraforça oposta e de mesma intensidade. Os sábios taoistas acreditam que toda força age com seu oposto como potencial. Assim, se um governo pune severamente um determinado grupo, por exemplo, talvez venha a causar sua própria punição mais tarde, por aquele mesmo grupo. A força oposta e complementar acontece, às vezes, quando a noite sucede o dia, ou quando o inverno sucede o verão. Os sábios taoistas aprendem a ficar em harmonia com esses ciclos de atividade e inatividade.
yin e yang trazem um equilíbrio dinâmico de forças de movimento e repouso, de atividade e passividade, de modo que o ponto de equilíbrio sempre retorne ao centro, fazendo emergir a unidade dos opostos. Em muitas aplicações do Taoismo essa unidade é a fonte de orientação por onde o correto pode ser desenvolvido, quando se recorre à razão para definir as coisas.


yin-yang-movimento-da-vida-energia-tao-taoismo-sintese-ser-imagem-1.jpg


A PERCEPÇÃO DO YIN E YANG

yin e yang são construídos dentro de nosso processo de percepção. O contraste entre eles é absolutamente essencial para nos tornarmos capazes de notar as coisas. Nós percebemos as diferenças. Existe uma boa evidência experimental de que quando somos expostos ao mesmo, ou a um estímulo constante, paramos de observá-lo após um certo período de tempo.
Todos já vivenciamos isso com um barulho de fundo, como o ruído de um ar-condicionado ou aquecedor; por exemplo. No início, talvez fiquemos incomodados com o som, mas, depois de um tempo, ele deixa de ser percebido. Se sairmos da sala e retornarmos mais tarde, voltaremos a ouvir o barulho. A tendência mais comum é a de não notar algo a não ser que se observe uma diferença. A estabilidade leva a uma percepção vazia. Esse mesmo fenômeno ocorre tanto com os sons quanto com as cores, ou os cheiros. Para algo ser notado, ele precisa fazer alguma diferença. O Taoismo prevê isso, uma vez que tudo está relacionado ao seu oposto.
yin e yang estão tão atados entre si que suas formas puras se inverteriam no final. A troca de forças é uma lei dinâmica do Tao, uma propriedade misteriosa da interação yin-yang.


yin-yang-movimento-da-vida-energia-tao-taoismo-sintese-ser-imagem-2.jpg


INTERAÇÃO DE OPOSTOS

Na teoria psicológica amplamente aceita de como as crianças desenvolvem-se para a fase adulta, Jean Piaget propôs que o funcionamento intelectual maduro requer sair de nossa própria perspectiva para imaginar outra. Sem isso, o desenvolvimento intelectual atrofia e se limita. Para a pessoa madura e sensata, nosso ser não é o centro do universo. A reciprocidade é fundamental para entender a realidade. Incluímos nesta relação a compreensão das pessoas, coisas e fatos.
Piaget diz: "À medida que as crianças crescem, elas não pensam mais em expressões como 'em frente' ou 'atrás' em termos absolutos que indicam os atributos dos objetos. Em vez disso, elas começam a captar a natureza relacional de objetos no mundo. Um termo como 'estrangeiro' é interpretado não como uma propriedade absoluta de uma pessoa, mas como uma relação que é recíproca, de modo que se A é estrangeiro para B, B é estrangeiro para A. Em uma relação recíproca, o indivíduo é capaz de ver as coisas através do ponto de vista do outro, e não apenas do seu próprio."
Com isso, Piaget quis dizer o que o Taoismo vem sustentando há muito tempo: o ponto de vista maduro da realidade é baseado na compreensão das relações verdadeiras. Seja uno com a natureza intuitiva das coisas e o entendimento das relações acontecerá sozinho. Por meio da visão do yin e yang, o equilíbrio das relações como percepção passa a englobar também os pontos de vista dos outros.
O desenvolvimento na vida é interativo, não apenas uma via de mão única. Os pais influenciam seus filhos, e os filhos, em troca, exercem um efeito sobre seus pais. A sociedade influencia os membros, assim como os membros individuais podem realizar grandes mudanças na sociedade. Todos estamos em uma interação mútua dentro do fluxo.
Podemos intuir essas forças elementares quando cultivamos a sensibilidade correta. Ao seguir o fluxo do yin e yang, navegamos seguros pelo oceano da vida. Confie nessas forças e aceite o inevitável fluxo de vitalidade. O equilíbrio vem naturalmente. A relação entre yin e yang nos oferece uma compreensão inteligente da realidade.


Fonte: Taoismo no Dia a Dia, C. Alexander Simpkins e Annellen Simpkins, JBC


Uma canção clássica sobre a interação dinâmica dos opostos em direção à unidade:


MASCULINO FEMININO
(Pepeu Gomes / Baby Consuelo / Didi Gomes)

Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino

Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi

E vem de lá
O meu sentimento de ser
E vem de lá
O meu sentimento de ser
Meu coração
Mensageiro vem me dizer
Meu coração
Mensageiro vem me dizer

Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia
Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário