terça-feira, 4 de outubro de 2016

DICAS TERAPÊUTICAS - REFLEXOLOGIA SAÚDE E EQUILÍBRIO - Mapa da reflexologia nos pés


Mapa da reflexologia nos pés



Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - O Mapa dos pés

Pontos de reflexoterapia nos pés

Reflexoterapia é uma das técnicas mais usadas das Terapias Naturais. Mas o que é e qual a base exatamente? O que sentimos ao receber uma sessão de reflexologia? Em que partes do corpo pode receber? Todas estas questões são o que fazemos quando falamos de uma terapia ou técnica que não conhecemos.
reflexologia é uma técnica antiga, que já foi gravada no período egípcio e hindu.
No início do século XX, reflexologia foi sintetizada e estruturada pelo Dr. William Fitzgerald, que com base no conhecimento fornecido pela medicina científica ea medicina tradicional, criou esta terapia manual, que chamou de Terapia por áreas.
Ao longo do século passado, Eunice Ingham, Dr. Joe Reilly e Hanne Marquardt, entre outros, continuaram a praticar e desenvolver os princípios da terapia por áreas, aplicada somente nos pés.
Nas últimas décadas, tem vindo a descobrir novos campos de projecção holográfica do corpo em áreas localizadas do corpo, tais como o ouvido, crânio, nariz, mão e boca. Mas o tratamento aplicado no microssistema representado pelo pé pode ser considerado como o mais antigo, o mais usado eo mais eficaz na experiência terapêutica de reflexologia.
reflexologia é a ligação entre o sistema nervoso e os órgãos internos. Eles estão localizados em diferentes pontos ou zonas reflexas, que estão nos pés, mapa reflexo das estruturas do corpo. Estimulação produz uma resposta em diferentes órgãos, obtendo melhorias importantes em relação aos sistemas e estruturas do corpo humano.
diagnóstico Reflexoterápico é feito com pressão sobre as zonas reflexas, sentindo o órgão bloqueado por mudanças na sensação da pressão. Uma vez que o diagnóstico é conhecido é tratado através das técnicas de pressão nas áreas microreflexas que causam um aumento ou uma libertação de energia, de acordo com o tipo de bloqueio. Isto irá alcançar o equilíbrio necessário para o bom funcionamento dos órgãos, tanto preventivo como terapêutico, que activam o sistema imunitário e encontram a solução do bloqueio.
Mapa da reflexologia nos pés

Algumas indicações para a reflexoterapia


A Reflexologia é indicada como tratamento complementar em alguma patologia:

_Muitos angiologistas recomendam a Reflexoterapia a seus pacientes porque ela auxilia na circulação de retorno . Também é indicada para pessoas diabéticas que também apresentam problemas de circulação sanguínea.
_No sistema digestivo : úlcera, gastrite, azia, Prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarréias e hemorróidas.
_Também é eficaz em infecções como: asma brôquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, Resfriados, pneumonia e tosse.
_Ainda nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, caimbras e reumatismo ...
Resultado de imagem para DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - O Mapa dos pés

A técnica não apresenta efeitos colaterais pois é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.

Massagem nos pés para acalmar a tosse


Para aliviar a tosse noturna, causada por gripe ou resfriado, espalhe uma camada de Vick-vaporub na planta dos pés, massageie e coloque meias. Mantenha os pés aquecidos, assim a tosse passará em poucos minutos.

Mas, atenção: o uso de Vick-vaporub é contra-indicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

Reflexologia e Dor de cabeça


Tratamento da cefaleia na reflexoterapia

Você já teve dor de cabeça? Estima-se que 78% das pessoas do mundo sofrem ou já sofreu deste mal. A dor de cabeça ou cefaleia tem diferentes causas. Existem, obviamente, causas orgânicas para a cefaleia, como resfriados, infecções dentárias ou auditivas, sinusite, problemas de visão ou tumores cerebrais, mas como diz o cardiologista brasileiro, Marco Aurélio Dias da Silva, e ele não é o único a dizer isso, as razões de ordem emocional, psicológica ou afetiva, predominam. A própria expressão “dor de cabeça” para o surgimento de um problema já sugere esta relação.

Estas dores de cabeça de fundo emocional podem ser divididas em cefaleias tensionais e vasculares, esta última conhecida também como enxaqueca.

A cefaleia tensional é causada pela tensão que os problemas do dia a dia provocam. A contração excessiva ou contínua dos músculos do couro cabeludo e dos poderosos músculos do pescoço que sustentam a cabeça leva a cefaleia. Todos nós convivemos com algum grau de tensão física ou emocional no nosso dia a dia, mas existem pessoas mais propensas a padecer cefaleias tensionais.

Enxaqueca é um tanto diferente. Na maioria dos casos a dor só atinge a metade da cabeça. Contrastando com a dor de cabeça de “tensão” a dor logo se torna latejante ou pulsante devido a sua origem ser principalmente as artérias distendidas demais fora do crânio. Há miúde, a sensação de náusea, ou outra perturbação digestiva, e a dor talvez seja tão intensa a ponto de interferir no trabalho e obrigar a pessoa a deitar-se. Esse estado anormal das artérias é desencadeado por substâncias químicas, como a serotonina. É interessante que a mesma serotonina tem um papel importante nos quadros depressivos, por isso admite-se que a enxaqueca possa ser uma forma mascarada de depressão.

Sendo a reflexologia podal uma terapia que busca o equilíbrio hormonal, o afastamento da ansiedade excessiva, o bem estar emocional e físico, tem se verificado bons resultados no tratamento tanto da cefaleia como da depressão através da reflexoterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário