sábado, 22 de junho de 2013

7 OBJETOS TRADICIONAIS DE CURA - FENG SHUI

7 OBJETOS TRADICIONAIS DE CURA - FENG SHUI

  



Moedas chinesas para ativar a prosperidade, mensageiros-dos-ventos para fazer circular a energia, cristais multifacetados para anular forças desfavoráveis – conheça as curas clássicas do feng shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, para ativar a energia vital da casa.

Quem começa a estudar os primeiros passos do Feng Shui se depara com uma palavra intrigante :  CURA. Será mesmo possível curar a energia ? Como se pode equilibrar, ativar ou retardar o seu fluxo? A linha mais popular do Feng Shui no Ocidente, a Escola do Chapéu Negro, criada pelo mestre do budismo tibetano Lin Yun, ensina que  é possível trabalhar a energia e fazê-la circular com a utilização de cores, formas, materiais e objetos.

Para isso, especialistas dessa escola utilizam objetos tradicionais, que, pelo seu formato e cor, ativam a energia vital, o ch´i. Essas peças tidas como auspiciosas (de boa fortuna) na cultura chinesa e ainda hoje usadas para trabalhar o fluxo energético.
“São peças de incrível força, ainda mais quando colocadas com a intenção de ativar uma das áreas de nossa vida : Relacionamentos, Trabalho, Saúde....”, sugere Sandra Siciliano, consultora da Escola do Chapéu Negro, de SP. Segundo essa linha de Feng Shui, a intenção de ativar o amor ou a prosperidade ajuda a focalizar a energia, aumentando o efeito da forma dos objetos.
Mesmo especialistas de outras escolas ocasionalmente se voltam para os objetos tradicionais. “Eles dão efeito, mas é preciso saber com precisão onde e como coloca-los”, lembra a consultora paulista Cláudia d´Ávila, que  trabalha com a Escola Ba Zhai, uma vertente da Escola da Bússola, a mais tradicional da China.

Veja agora como funcionam e como devem ser aplicados os sete objetos de cura mais usados no Feng Shui da Escola do Chapéu Negro.



FLAUTAS DE BAMBU

Na tradição chinesa, elas representam estabilidade, segurança e paz em lares e empresas. Segundo a tradição, os nós das flautas ativam a energia – nos casamentos tocava-se a flauta de bambu para trazer os efeitos benéficos do ch´i sobre o casal, pois acreditava-se que a flauta chamava a felicidade. Assim como nos tubos dos mensageiros-dos-ventos, o ch´i entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local.
Como cura, pode ser colocada perto de vigas, consideradas como desfavoráveis no Feng Shui. Nesse caso, deve-se pendurar duas delas na viga, amarradas com um fio vermelho e com o bocal para baixo. As flautas também atuam como proteção quando colocadas na entrada da casa ou do escritório.


BA – GUÁ

É um dos mais poderosos objetos tradicionais do Feng Shui. Deve ser usado somente do lado de fora de casa, em cima da porta da entrada. A seqüência dos oito trigramas, conjuntos de três linhas contínuas ou partidas dispostos em forma circular, cria um potente campo de energia vital (ch´i) direcionado para a moradia.
O espelho no meio rebate ou anula a energia negativa que vem de fora, principalmente se chegar de lugares não auspiciosos, como cemitérios e delegacias.
É muito importante que a disposição dos trigramas do ba – guá siga a seqüência do céu anterior, com o trigrama CHIEN  em cima (com três linhas contínuas) e o KUN (com três linhas partidas) embaixo. Chien representa o Céu e Kun a Terra; essa seqüência representa a ordem perfeita entre o cosmo e o plano material.
O ba-guá também pode ser colocado em cima de uma janela externa que dê para um lugar ou pontos desfavoráveis, como um transformador de energia elétrica ou um hospital, por exemplo.
Ao colocar o ba-guá, os especialistas aconselham fazer uma pequena oração ou a mentalização da proteção da casa, assim o efeito é intensificado.


BOLA DE CRISTAL MULTIFACETADO

Usada para dispensar a energia sha (estagnada) dos corredores e para dividir ambientes, a bola de cristal multifacetada deve ser dependurada num fio vermelho com 9 cm (ou múltiplo de 9, como 18, 36 cm).
O número nove, para os chineses, representa o ciclo completo de energia entre céu e a terra, por isso, é considerado um número forte e mágico. Além disso, cada um dos losangos lapidados esconde o encontro de dois triângulos, que representam, também, o encontro entre o céu e a terra.
A refração da luz do sol espalha arco-íris e reflexos, mas acredita-se que o ch´i, uma força invisível, brinque com a bola mesmo quando não há luz. Assim ele permanece mais tempo no local, espalhando sua força benéfica e impedindo a formação de energia estagnada.


AQUÁRIOS

Na Escola do Chapéu Negro, os aquários são usados para ativar o ch´i e podem ser colocados em qualquer lugar da casa, menos nos quartos, pois o movimento dos peixes ativa a energia YANG, de agitação. A água, associada à riqueza na cultura chinesa, é energizada com o movimento dos peixes – assim eles ajudam a trazer prosperidade.
O mestre Lin Yun aconselha colocar 8 peixes vermelhos e 1 preto; o nove é considerado um número de boa sorte. Em certos países, como Malásia, Cingapura e Tailândia, também se usa muito o peixe arowana, cujo corpo prateado com matizes rosa é considerado bom Feng Shui.
Segunda maioria dos consultores, as fontes têm a mesma função dos aquários.


ENVELOPES VERMELHOS

Alguns especialistas de Feng Shui só recebem seus honorários dentro de envelopes vermelhos. Mais : determinadas curas custam um número preciso destes pequenos envelopes (9 envelopes, por exemplo, ou múltiplos de 9). Ao recebê-los, os consultores fazem uma pequena oração pedindo a prosperidade de quem as oferece, para manter a circulação de energia.
Consideradas como uma cura de Prosperidade, também são oferecidos como presentes no Ano-Novo, com uma moedinha dentro – quem recebe e quem dá têm a promessa de viver um ano abundante. Os envelopes, vindos da China, são recobertos de símbolos e desenhos auspiciosos, gravados em dourado.


MOEDAS CHINESAS

Um dos mais simpáticos objetos tradicionais do Feng Shui, elas são utilizadas para  atrair a prosperidade. As peças, cópias de antigas moedas chinesas, são furadas no meio e amarradas em um fio vermelho.
A forma das moedas, com um buraco quadrado no meio, é tida pela cultura chinesa como muito favorável – o círculo lembra o céu, e quadrado, a materialidade da terra.
Muitos consultores afirmam que é o fio vermelho que conduz a energia YANG (ativa, masculina) que energiza as moedas.
Os chineses acreditam, inclusive, que, se o fio vermelho terminar com o nó da felicidade, em forma de laço duplo, o resultado é ainda melhor.
Três moedas são suficientes (às vezes, são usadas até nove).
As moedas podem ser colocadas no canto da Prosperidade da casa, dentro da bolsa ou carteira, ou mesmo, atrás da porta de entrada.


MENSAGEIROS – DOS – VENTOS

São utilizadas pela Escola do Chapéu Negro do budismo tibetano, mas também por outras linhas do Feng Shui. A forma, o som e o material (tubo de metal) são importantes nessa cura.
O ch´i, a força vital, entra e sai dos tubos na linguagem poética chinesa, ele brinca com as formas tubulares e, assim, espalha boas energias. O som produzido também interage com a energia de cada pessoa, acalmando o estado de espírito (por isso, é melhor deixar os sinos onde bata uma leve brisa para que o som seja suave e não estridente).
Na Escola do Chapéu Negro, os mensageiros-dos-ventos devem ficar perto das janelas, mas também em locais onde é preciso retardar o ch´i, como no final de um corredor e na quina de uma parede em L.
Eles ainda têm outra função : separar energeticamente os ambientes (por isso, são pendurados entre a sala e a cozinha, por exemplo).
Um sino com cinco tubos é ideal para equilibrar a energia de um espaço. Já para criar ou ativar o ch´i, melhor optar por peças com seis, oito ou nove tubos. Para dar sorte, um mensageiro de seis ou oito tubos é colocado na área da casa que se quer ativar.
Os sinos também são muito utilizados na área da Criatividade, cujo elemento é o metal (com que é confeccionado o sino).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário