segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O GIF CAPAZ DE ACALMAR E DIMINUIR SEUS NÍVEIS DE ANSIEDADE

ESTÍMULOS VISUAIS PARA CONTROLAR A RESPIRAÇÃO

O Gif capaz de acalmar e diminuir seus níveis de ansiedade

A ansiedade se mostra um distúrbio cada vez mais frequente em pessoas de todo o mundo, sem distinção de gênero, idade ou classe social. Diante da crescente agitação diária, um grande fluxo de informações precisam ser absorvidas a cada dia, onde cada vez mais responsabilidades agravam os fatores que contribuem para o avanço dessa doença.
Acerca desse assunto, poucos já devem ter parado para pensar a respeito, mas a sua respiração tem um importante papel sobre os estados físico e emocional. Aliás, aqueles que em alguma momento apresentaram sinais de ansiedade intensa, provavelmente já ouviram alguém pedir para que respire devagar e profundamente.
Portanto, da mesma forma que a sua respiração oscila como resposta a alterações em seu ritmo cardíaco, por exemplo, é possível utiliza-la no caminho contrário para ajuda-lo a se acalmar.
Segundo estudiosos, como a psicóloga Christina Hibbert, executar exercícios de respiração pode trazer muitos benefícios ao paciente. Ao manter o foco na respiração, obtendo controle sobre ela, é possível diminuir a intensidade com que se leva ar aos pulmões, reduzindo então os níveis de ansiedade.
Ela complementa ainda que o fato de respirar mais intensamente durante momentos de grande ansiedade apenas eleva a frequência da inspiração e expiração, o que não permita uma correta e eficiente oxigenação do cérebro.
Como o ideal seria uma respiração mais profunda que a praticada nas horas de ansiedade, o site Mother Nature Network recentemente publicou um GIF, justamente com a intenção de auxiliar no controle da respiração e torna-la mais eficiente. O GIF se trata basicamente de um ciclo onde formam-se diversas imagens geométricas; começando por um ponto, uma linha, e passa por formas como um triângulo, um quadrado, um pentágono, e assim Como o ideal seria uma respiração mais profunda que a praticada nas horas de ansiedade, o site Mother Nature Network recentemente publicou um GIF, justamente com a intenção de auxiliar no controle da respiração e torna-la mais eficiente. O GIF se trata basicamente de um ciclo onde formam-se diversas imagens geométricas; começando por um ponto, uma linha, e passa por formas como um triângulo, um quadrado, um pentágono, e assim sucessivamente até que se forme um octógono. A partir desse ponto, todas as formas regridem até que se retorne à linha, e então ao ponto.
GIF
A questão principal deste GIF não são as formas, mas o ciclo de formação, que deve ser acompanhado de longas e profundas respirações. A formação das imagens servem como um exercício de respiração, tirando o foco dos problemas e se concentrando apenas na imagem e na respiração que a segue, colocando ambas em uma calma e tranquila sintonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário