segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - MEDITAÇÃO VIPASSANA: O QUE É E COMO FUNCIONA?

MEDITAÇÃO VIPASSANA

Meditação Vipassana: o que é e como funciona?

O QUE É A MEDITAÇÃO VIPASSANA

Buda descobriu que é possível apagar a causa de um sofrimento quando vemos nossa verdadeira natureza. Segundo essa visão, a nossa felicidade não tem dependência da manipulação do mundo externo. Tudo o que precisamos é nos ver claramente.
O principal objetivo desta meditação é a purificação da mente, eliminando assim o sofrimento ou o estresse cotidiano, deixando-nos assim mais conscientes dos sentimento que importam de fato.
A Meditação Vipassana é uma visão baseada na percepção convencional de se entender a mente e a matéria da forma como realmente elas são. Isso significa compreender que não são permanentes, que são insatisfatórias e impessoais.
A meditação Vipassana tem o poder de gradualmente purificar a mente, eliminando dela todas as formas de apego. Como os anexos são cortados, a ilusão e o desejo são diluídos gradualmente. Buda foi o responsável por identificar estes dois fatores: o desejo e a ignorância, como sendo as raízes do sofrimento. Quando ambos são removidos finalmente, a mente consegue alcançar algo permanente. E vale dizer que este algo é o imortal, a felicidade.
A preocupação da meditação Vipassana, de insight, é o momento presente. Ela tende a permanecer no agora no grau mais extremo possível. Ela consiste na observação do corpo e da mente com atenção nua. E isso permite que você se sinta e seja mais feliz consigo mesmo.

COMO FUNCIONA A MEDITAÇÃO VIPASSANA

Resultado de imagem para COMO FUNCIONA A MEDITAÇÃO VIPASSANA

A meditação de insight funciona pela prática contínua de muita atenção à sensação, através da qual é possível se ver, em última análise, a verdadeira natureza da existência. Há a crença de que esta forma de meditação tenha sido ensinada pelo próprio Buda e é ela a base de todas as tradições de meditação budista.
Contudo, ainda que tenha sido descoberta por Buda, a meditação Vipassana não é uma prática budista propriamente. Ele é apenas o método pelo qual Buda e seus discípulos conseguiram se livrar de todas as formas de sofrimento e assim alcançar o despertar. Esta técnica de meditação simples é um método democrático, podendo ser usada por pessoas de qualquer fé religiosa ou mesmo por ateus.
Ela não é uma fuga para a realidade. Pelo contrário, a meditação de insight é um confronto com a realidade final.
Existem duas formas de classificação para todas as técnicas de meditação: meditação de insight (Vipassana-Bhavana) e meditação de tranquilidade ou concentração (Samatha-Bhavana).
A prática meditação Vipassana cultiva a consciência dos fenômenos mentais e físicos que ocorrem no momento presente. Isso inclui movimentos do corpo, sons, imagens, sabores, cheiros, sensações de tato, dor ou sensações agradáveis, pensamentos negativos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário