segunda-feira, 9 de setembro de 2013

VERDADES E MITOS - Por Que a Orelha Fica Vermelha? e O MUNDO DOS TÍMIDOS

Por Que a Orelha Fica Vermelha?  e o MUNDO dos TÍMIDOS



Por Que a Orelha Fica Vermelha?

Por Que a Orelha Fica Vermelha?

Você certamente já ouviu algumas respostas da sabedoria popular para isso e a mais comum entre todas as outras é: “Tem alguém falando mal de você!” e além do diagnóstico ela ainda oferece uma profilaxia: morder a gola da camiseta para que a pessoa que está falando de você morda a língua – acredite, isso não funciona! A verdade é que essa sensação é bem comum quando os vasos sanguíneos das orelhas se dilatam, o que consequentemente aumenta o fluxo de sangue que por ali passa. Além da sensação de queimação, você ainda perceberá que suas orelhas estão vermelhas se olhar no espelho, não se preocupe, isso também é consequência do aumento do sangue passando por ali, é o que afirma a professora de dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Ana Elisa Kiszewski Bau.

Se a Dilatação Ocorre em Outras Regiões do Corpo, Por Que só na Orelha há Sensação de Queimação?

Por Que Só na Orelha?

Por Que Só na Orelha?
A resposta é simples: a pele dessa região é muito fina e além da maior sensação de queimação, é possível ver até mesmo os vasos sanguíneos, ficando clara a vermelhidão quando há a vasodilatação. Essa mesma dilatação ocorre nos músculos, mas nem por isso eles passam a queimar ou a ficar visivelmente vermelhos.

Mas, Por Que Isso Acontece?

Por Que Isso Acontece?
Por Que Isso Acontece?
Situações de estresse e nervosismo são as campeãs para contribuírem com a vermelhidão não só das orelhas, mas também do rosto e a famosa sensação de queimação. A ingestão de bebidas alcoólicas, enxaqueca e febre também podem desencadear o fenômeno. Agora sempre que sua orelha começar a arder, como se estivesse queimando, lembre-se de nossa explicação.

Os Tímidos

Os Tímidos

Os Tímidos

Você conhece aquela pessoa que se sente envergonhada muito facilmente e fica vermelha rapidinho se um ou mais olham diretamente para ela? Se sim, você deve ter se dado conta de que a vermelhidão delas acontece muito mais rápido que a de uma pessoa mais extrovertida, pois é, os tímidos têm mais chances de passarem pela situação descrita. A timidez é um traço de temperamento absolutamente normal, havendo casos que são gerados pelo simples fato de a forma como os pais criam seus filhos os impedir de interagir com outras crianças e outros aparentemente genéticos, pois desde o berço há bebês que se sentem à vontade na presença de estranhos, diante de novos estímulos, brinquedos e desenhos, enquanto outros se retraem. Esse segundo grupo, o dos bebes retraídos, provavelmente irá compor uma nova categoria de adultos tímidos. A retração também pode ser adquirida ao longo do crescimento da criança, exemplo: um garoto que chama uma garota pra sair, mas é rejeitado; talvez ele não tenha coragem para chamar outra, surgiu aí um tímido.

O Que há em Comum Entre Eles

O Que Há de Comum Entre Eles

O Que Há de Comum Entre Eles

No geral, os tímidos têm alguns desconfortos em comum: o medo de virar motivo de piada, de falar alguma coisa errada e também virar motivo de piada, de se expor e de passar vergonha em público. Eles costumam se importar muito com a opinião alheia e acabam desenvolvendo um jeito estranho de se portar, ensaiando mentalmente cada movimento e fala a todo tempo, tudo isso para evitar gafes e pode representar seu papel com perfeição. Com isso eles acabam se tornando fingidores, o que dificulta a eles agirem com espontaneidade. A essa altura, eles acham que todos irão reparar neles, imaginando que tudo conspira para dar errado, numa mistura de insegurança, pessimismo e narcisismo, é nesse momento em que ele se cala. Se permitir errar é o primeiro passo a ser dado por quem deseja superar a timidez.

Um Pouco Mais Sobre o Mundo dos Tímidos

O Mundo dos Tímidos

O Mundo dos Tímidos

Os tímidos vivem com mais intensidade um comportamento que todos têm às vezes: o desconforto de estar e de interagir com outras pessoas. Para muitos é estranho aceitar o fato de que o tão sociável homo sapiens possa temer seu próximo, mas a verdade é que pelo menos 90% das pessoas já se sentiram, se sentem ou se sentirão assim algum dia, enquanto aproximadamente 45% delas permanecerão assim para o resto da vida. Quando a timidez atinge níveis alarmantes, como a dos fóbicos sociais, que preferem evitar a todo custo ter de interagir com outra pessoa, nesse caso é altamente recomendável procurar ajuda, mas nos casos de simples retração isso pode ser considerado até mesmo um charme e acredite: empresas lideradas por chefes tímidos costumam evoluir mais que as outras. Isso porque quando o líder ou a líder dela são acanhados, eles normalmente estão preocupados apenas em fazer um bom trabalho e não estão interessados no ostracismo de ganhar fama e reconhecimento. De acordo com o psicólogo da USP, Ailton Amélio da Silva, “A timidez pode ser um ótimo regulador do convívio social, já que levar em consideração o que o outro está pensando contribui também para que as pessoas não vivam em conflito o tempo todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário