segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Como superar o transtorno da ansiedade generalizada

 

Como superar o transtorno da ansiedade generalizada 


O transtorno da ansiedade generalizada, ao contrário de outros transtornos de ansiedade, caracteriza-se por uma permanente preocupação sobre diversos acontecimentos e situações das quais a pessoa sente que não pode controlar. Este tipo de ansiedade perdura ao longo do tempo, e geralmente a pessoa não sofre de nenhum historial de ansiedade prévio no desenvolvimento do dito transtorno. É comum que o transtorno de ansiedade generalizada apareça acompanhado de outros transtornos, como por exemplo os transtornos relacionados com o estresse. A seguir, apresentamos-lhe, como superar o transtorno de ansiedade generalizada

Instruções
 
Como superar o transtorno da ansiedade generalizada  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consulte um médico especialista. Este transtorno pode estar acompanhado de outros distúrbios, por isso é fundamental um diagnóstico adequado. Os ansiolíticos são prescritos à maioria das pessoas que padecem deste transtorno para diminuir o nível de ansiedade. Também se recomenda a terapia cognitivo-comportamental, que visa a modificação de comportamento para estabelecer comportamentos e hábitos mais saudáveis.

Exercícios de relaxamento e respiração. Acompanhando o tratamento médico e a terapia cognitivo-comportamental, pode incorporar novos hábitos à sua vida que fomentem a diminuição da ansiedade. Os exercícios de relaxamento e respiração, tendem a conduzir o corpo e a mente a um estado de relaxamento, fomentando a libertação da tensão. Tente fazer este tipo de exercícios para poder controlar a ansiedade.

Exercício físico e hábitos alimentares. A realização diária de exercício, também ajuda a libertar tensão acumulada no corpo. Enquanto fazemos exercício, o nosso corpo liberta endorfinas, também chamada como a hormona da felicidade. A ansiedade faz-nos gastar mais energia que a energia consumida ou então faz com que consumamos mais alimentos do que o necessário, em qualquer destes casos, é fundamental estabelecer hábitos alimentares saudáveis para nos certificarmos que o corpo conta com as calorias necessárias para funcionar corretamente.

Descanso adequado. Um dos sintomas característicos deste distúrbio, é a dificuldade de manter e conciliar o sono, o que gera um estado de cansaço contínuo durante o dia. Por este motivo, recomendamos que estabeleça um horário de sono e crie um clima adequado quando vai dormir, evitando o consumo de produtos que contenham cafeína, mantendo o quarto em escuridão total e afastando-se de ruídos que perturbem o sono.

Faça um registro diário das suas preocupações. Faça uma lista de tudo aquilo que o preocupa e gera ansiedade. Tire um momento do dia para o ler e refletir sobre que coisas merecem ou não a sua preocupação. Pense também se estas preocupações justificam o seu estado e como pode fazer para que não lhe gerem ansiedade. Materialize numa folha todos os medos, muitas vezes, nos permitem ver a quantidade de situações pelas quais nos preocupamos e que não valem a pena.

Pensamentos. É importante começar a trabalhar os pensamentos negativos, estes são a causa de muitas das nossas doenças e distúrbios. Cada vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, tente fazer um raciocínio contrário e pensar positivo. Controlar os nossos pensamentos não é uma tarefa fácil, mas deve tentar praticar diariamente e verá as mudanças. Pense com otimismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário