segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O CORPO FALA - 10 dicas para combater a cólica

10 dicas para combater a cólica

 

Cólica já se tornou quase um sinônimo para o período menstrual. Isso porque cerca de 50% das mulheres sentem, em algum momento da vida, as dores pélvicas no baixo ventre. ” A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase”.
Para driblar a dor e acabar com o desconforto, temos 10 dicas a serem seguidas. Confira!

blog8



 1. Descanse: Claro que não é necessário interromper todas as atividades do cotidiano, mas como durante o período de menstruação é natural sentir-se cansada e sem animo, a recomendação é separar um tempinho para relaxar e descansar. “Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a”. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual.

blog8.2
Fonte:emagrecercomsaude.com.br


2. Faça exercícios físicos: a última coisa que uma mulher quer fazer nesse momento é alguma atividade que exija muitos movimentos. Contudo, os exercícios, se feita de forma regular e moderada, liberam endorfina, que diminui a dor. Aposte em alongamentos, ioga, caminhadas ou andar de bicicleta.


blog8.3
Fonte:blog.unimedfortaleza.com.br


3. Abuse de alimentos certos: na lista, estão: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-para. Eles servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.

 

Soybeans and Pod
Fonte:estopim-online.blogspot.com

 4. Esqueça os alimentos gordurosos: a tentação nessa fase sensível é grande, mas são as frituras, os hambúrgueres ou alimentos ricos em gorduras que aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Evite também alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante.

 


blog8.5
Fonte:gismarinutricionista.blogspot.com

5. Fuja do estresse: situações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Por isso, procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse.

 


blog8.6
Fonte:www.einstein.br


6. Chás milagrosos: existem algumas bebidas “milagrosas” que aliviam os sintomas. Beba chá de canela, pois a canela age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.


blog8.7
Fonte:www.magraemergente.com

7. Use bolsa de água quente: a bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. “O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero”.


blog8.8
Fonte:nikabianchi.icasei.com.br


8. Aposte em massagens: movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. O vaivém das mãos alivia a tensão muscular, melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.


blog8.9
Fonte:termasdosgeres.wordpress.com

9. Acupuntura: as agulhas aplicadas em pontos estratégicos, entre eles, a região abdominal e lombar, podem auxiliar na liberação de endorfina e reduzir o incômodo causado pela dor abdominal.


blog8.10
Fonte:www.radiestesia.net

10. Quando optar pelos medicamentos: pode parecer um sintoma simples, mas só um médico pode recomendar o melhor medicamento para diminuir a cólica menstrual. “Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual”. A mulher deve ser avaliada periodicamente pelo seu ginecologista para descartar doenças graves que podem se manifestar com dores do tipo cólicas. Apesar de muitas vezes ser intensa, a cólica pode sim ser tratada e praticamente passar despercebida, sem prejudicar o dia-a-dia da mulher.


blog8.11
Fonte:www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário