blog16


Quem resiste a uma sessão de massagem? O problema é que nem sempre a correria do dia-a-dia ou as condições financeiras permitem recorrer a um bom profissional. Neste caso, o jeito é aprender os toques e aplicá-los no próprio corpo com a técnica de automassagem.

Simples de fazer, a automassagem é uma das muitas variações da massoterapia. E, além de relaxar, esses toques terapêuticos aliviam dores musculares e desconfortos como dor de cabeça, cólicas de menstruação, sinusite e alergias, além da retenção de líquido, entre outros.

A automassagem causa efeitos benéficos atuando de diferentes maneiras. “A pressão em pontos específicos estimula o funcionamento de todo o organismo. Aumenta a circulação sanguínea em determinada região, elimina toxinas metabólicas e também atua no sistema linfático. 

Por isso, recomenda-se aplicá-la no pós-cirúrgico e para complementar tratamento estético, combatendo a retenção de líquidos no corpo. O ideal é fazer de duas a três vezes por semana”.

Se o objetivo é relaxar, as dicas: “Após um banho morno, escolha um ambiente aconchegante, deite-se num colchonete e comece os toques pelos pés, que têm ligação com todas as áreas do corpo. Use óleo ou creme hidratante, faça pressão com os polegares e movimentos circulares. Depois, deslize as mãos por todo o corpo, com movimentos de baixo para cima, alternando com circulares”.