segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Como ter uma higiene mental adequada

Como ter uma higiene mental adequada

 

Os hábitos saudáveis são importantes tanto para o corpo como para a mente. No entanto, os hábitos de higiene mental não costumam estar incorporados dentro das caraterísticas de um estilo de vida saudável. Se tivermos hábitos de higiene mental adequados, podemos prevenir várias doenças e transtornos que têm raiz nos nos nossos medos, ansiedades, representações. É por isso, que se considera de extrema importância, tratar de incorporar certos hábitos para ter uma adequada higiene mental.

Instruções
 
Como ter uma higiene mental adequada 
 
 
 
 
 
  
Auto-estima. É fundamental cuidar da sua auto-estima, não se deixe levar pelos modelos sociais. Tem que começar a valorizar as suas aptidões e capacidades. Para ter uma higiene mental adequada deve começar por si.
Pensamento positivo. A realidade não vai mudar, mas nós podemos mudar a nossa atitude perante ela. Trate de evitar as preocupações excessivas e seja otimista. Pense se estas situações merecem que lhe dedique tanta energia.

Enfrente situações. Muitas vezes a resolução de um conflito depende da nossa atitude, outras vezes, não depende de nós. Centre-se apenas naquelas questões que estão ao seu alcance.
Exercício físico. O exercício físico permite a libertação de endorfinas, também conhecidas como as hormonas da felicidade. Desta forma, não cuidamos apenas do nosso corpo, mas também da nossa mente.

Exercício mental. Os exercícios de relaxamento e respiração são fundamentais para ter uma higiene mental adequada. Também se recomenda a realização de atividades que mantenham a mente ativa, como por exemplo, fazer crucigramas, ler, etc.

Necessidades básicas. Um descanso adequado e uma alimentação adequada, são fundamentais para poder enfrentar o dia. A nossa mente também necessita de energia para funcionar corretamente.
Relações sociais. Os nossos afetos são uma parte importante da nossa vida. Partilhar momentos, sentir-se amado e contar com ente queridos, faz parte da nossa saúde mental.

Balanço do dia. Um exercício que nos permite melhorar este hábitos, é anotar os aspetos positivos e negativos do dia. Desta forma, podemos avaliar como podemos melhorar aquilo que consideramos como negativo e valorizar o que foi positivo.

Desfrutar. Para ter uma boa higiene mental, temos que nos permitir desfrutar das pequenas coisas que nos acontecem durante o dia, valorizar o que temos e sentirmo-nos agradecidos pelas oportunidades que temos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário