terça-feira, 18 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - A MELHOR POSIÇÃO PARA DORMIR, SEGUNDO A AYURVEDA

A MELHOR POSIÇÃO PARA DORMIR 

A melhor posição para dormir, segundo a Ayurveda

Ayurveda é mais do que simplesmente uma terapia de cura; ela é montada sobre toda uma filosofia de vida e um modo de comportamento que inclui uma serie de hábitos diários capazes de manter e proporcionar uma boa saúde. Dentre as técnicas da Ayurveda incluem-se até mesmo a definição da melhor posição para dormir.
Como a Ayurveda é um conjunto de práticas que levam a uma vida mais saudável, é natural que houvessem recomendações sobre o sono e qual a melhor posição para dormir visando benefícios à saúde. Lembrando que na Ayurveda o foco principal é a prevenção de problema antes mesmo que eles surjam.
Muito provavelmente você já deve ter ouvido algum conselho sobre qual lado da cama deveria dormir ou qual seria a melhor posição para dormir. Igualmente provável que não deva ter dado muita atenção ao conselho no momento. Afinal, todos nós sabemos que a quantidade de tempo e qualidade de sono que recebemos toda noite importa, mas poucos se lembram que a posição de sono também pode ser muito importante.
Fora da Ayurveda, dentro da medicina tradicional, há muitos profissionais que recomendam que se durma voltado para seu lado esquerdo, afirmando que essa posição é mais favorável a sua saúde. De fato, a Ayurveda acredita que seus hemisférios, esquerdo e direto, sejam diferentes e também se comportam de forma diferente durante o sono. Portanto, a técnica indiana também aconselha que dormir voltado para seu hemisfério esquerdo será mais benéfico à sua saúde.
Alguns podem até achar curioso que a Ayurveda e a medicina tradicional coincidam nesse ponto; outros podem achar totalmente lógico, já que muito da medicina tradicional moderna vem de antigas e milenares ciências como a própria Ayurveda.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE DORMIR NESSA POSIÇÃO SEGUNDO?

A seguir vamos listar alguns dos benefícios que tanto a ciência moderna como a Ayurveda relatam ao dormir na posição “correta” de sono. Estas são as vantagens de adotar uma melhor posição para dormir :

MELHORA DA DIGESTÃO

Boa parte de nosso sistema digestivo está localizado do lado esquerdo do corpo humano; isso inclui órgãos que vão desde o estômago até o pâncreas. Ao dormir voltado para este lado estamos permitindo que eles se posicionem de uma forma mais natural e assim funcionem melhor.
A própria força da gravidade irá favorecer que o alimento faça seu caminho naturalmente pelo estômago, e as enzimas pancreáticas também serão liberadas quando e da forma em que elas são necessárias. Além disso, a eliminação de resíduos de alimentos também se torna fácil; o alimento não digerido e as toxinas resultantes da digestão primaria movem-se naturalmente do intestino delgado para o grosso, chegando finalmente ao cólon de onde serão eliminadas provavelmente na manhã seguinte.
Na verdade, especialistas em Ayurveda sugerem que você deve ter uma rápida “soneca” de 10 minutos após as refeições, ficando deitado voltado para seu lado esquerdo; assim haverá uma melhor digestão e sua energia irá aumentar. Isso também pode ajudar no tratamento de azias ou indigestão. Nestes casos também se recomenda que experimente o método depois de uma refeição pesada.

MELHOR A SAÚDE DO CORAÇÃO

Isso é relativamente fácil de compreender, já que o coração ocupa boa parte de seu lado esquerdo. Assim faz sentido dormir voltado para esse lado, já que com isso a própria ação da gravidade irá favorecer o fluxo sanguíneo para esse importante órgão. Com isso ele é poupado de boa parte do esforço que seria feito para vencer a gravidade e bombear o fluxo sanguíneo para cima.

MULHERES GESTANTES

Mulheres grávidas também podem encontrar bons benefícios em dormir voltadas para seu lado esquerdo. Especialistas recomendam que as mulheres grávidas devem passar a maior parte do tempo de sono, o quanto for possível, dormindo voltadas para o lado esquerdo, uma vez que ajuda a aliviar a pressão de suas costas e também aumenta o fluxo de sangue para o útero e o feto.
Como alivia a pressão aplicada em sua coluna é provável que durma melhor e mais confortável. Além disso, também ajuda no bom fluxo de nutrientes para a placenta para manter o bebê saudável.

PREVINE O RONCO

Acredite ou não, dormir voltado para a sua esquerda pode reduzir consideravelmente a frequência do ronco noturno. Um dos motivos é que ao assumir essa posição, tanto sua língua como sua garganta ficam em uma posição neutra, permitindo que respire melhor e sem obstruções. É uma posição mais natural e totalmente contrária a posição onde se dorme de costas – que á a mais utilizada de um modo geral. Ao dormir de costas o ronco é praticamente garantido, pois seus músculos são pressionados para a parte traseira da garganta e dificultam a respiração.
Enquanto todas as razões acima justificam o por que você deveria dormir voltado para o lado esquerdo, pode ser que se sinta um pouco desconfortável em mudar para esta posição agora. Afinal, muitas vezes dormimos tanto tempo de uma mesma maneira que qualquer outra forma simplesmente não parece confortável. É como ter de passar uma noite fora de casa e estranhar o travesseiro ou o colchão por exemplo; não quer dizer que eles sejam ruins, mas podem ser diferentes dos seus em uma série de aspectos.
Por esse motivo é importante que não desista logo na primeira tentativa de mudança. Todos os velhos hábitos são difíceis de largar e a transição deve ser gradual e respeitar os próprios limites. Tome seu tempo e faça a mudança de posição conforme for sentindo-se mais confortável. Caso sinta dificuldades na primeira tentativa, não force e não tente passar a noite toda nessa posição; sua noite não terá a melhor qualidade e assim o objetivo não será comprido.
Inicie a transição com pequenos períodos na posição recomendada para que vá se acostumando aos poucos com ela, de modo que ela vá se tornando natural para você. Gradualmente aumente o tempo de permanência nessa posição até que que fique totalmente confortável e nem perceba mais que está deitado de forma diferente do habitual. Lembre-se que além da posição correta, um sono verdadeiramente restaurador precisa contar com outros fatores, como o colchão e o travesseiro certo para você, levando em consideração seu peso e altura por exemplo.
Isso é ainda mais importante para aquelas pessoas que tenham alguma condição especial de saúdecomo desvios de coluna. O colchão deve permitir que sua espinha dorsal assuma a posição mais neutra possível, não devendo em hipótese alguma colocar pressão demais em seu quadril e ombro quando se deitar.
Siga estes conselhos sobre a melhor posição para dormir e tenha noites de sono mais tranquilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário