terça-feira, 30 de julho de 2013

Manter a saúde do cérebro atrvès da alimentação - nada melhor que manter a “massa cinzenta” bem nutrida...

Manter a saúde do cérebro

Manter-a-saude-do-cerebro-1.jpg iStockphoto/thinkstock
É possível manter a saúde do cérebro consumindo os nutrientes adequados ao seu funcionamento. Mantê-lo em bom funcionamento é garantir a prevenção de doenças, e também, o bem-estar emocional. Prazer, riso, tristeza, dor, lágrimas, alegrias, surgem a partir do cérebro, já dizia Hipócrates, o pai da medicina. Nosso computador central é o órgão mais complexo do corpo. Trabalha com 300 bilhões de conexões intercelulares, executadas por 20 bilhões de células. Tudo isso para processar o que sentimos, pensamos, falamos ou fazemos. Apesar de tudo o que faz, é muito compacto, e pesa cerca de 3 quilos. E para que todos os seus mecanismos trabalham sem cessar e sem falhar, há alimentos que são indispensáveis.

Menu cerebral

Comer para alimentar o cérebro não o tornará um gênio. Porém, uma dieta destinada a melhorar a função cerebral irá otimizar o seu Qi (Quociente de Inteligência), aguçar a memória, melhorar o humor, e garantir a juventude da mente.
É importante saber que o cérebro precisa de 10 vezes mais nutrientes e glicose que qualquer outro órgão, ou tecido do organismo. Para que trabalhe em sua capacidade máxima, necessita principalmente de carboidratos complexos, presentes no arroz, farelo e nos legumes (como espinafres, beterraba, couve de bruxelas e pimentões vermelhos).
Manter-a-saude-do-cerebro-2.jpg iStockphoto/thinkstock
Uma memória sempre ativada e uma coordenação motora equilibrada, dependem de que as conexões do cérebro estejam fortalecidas com antioxidantes vindo de frutas, como os mirtillos, amoras, morangos, kiwi, cerejas, laranjas e abacates. Um detalhe importante é que por outro lado, a deficiência de ferro pode sabotar sua memória. Se quer parar de esquecer as chaves, ou a data do seu casamento, por exemplo, há que comer carne, feijão e espinafres regularmente.
O cérebro é composto por mais de 60% gordura, logo, comer "gorduras boas" é uma das chaves para manter as engrenagens em bom estado. As fontes mais recomendadas são as nozes, castanha de caju – sem sal -, amêndoas, peixes do mar, sementes de linhaça e azeite de oliva, entre outros.
É indispensável que o cérebro receba um fluxo contínuo e suficiente de oxigênio. Precisa de pelo menos 20% do fornecimento de oxigênio que lhe chega através do fluxo sanguíneo. Alimentos que ajudam neste processo devem ser consumidos com regularidade semanal, e entre estes estão a cebola, o tomate, a salsa e o rabanete.
Manter-a-saude-do-cerebro-0.jpg iStockphoto/Thinkstock
Para que a condução dos impulsos nervosos ocorra de maneira adequada é importante manter o cérebro alimentado com cálcio, zinco e cobre, sendo que este último é essencial para manter os nervos saudáveis. Esta é uma maneira de evitar condições como o estresse, ansiedade e a depressão.
E como dizia o poeta americano, Robert Frost: “o cérebro é um órgão maravilhoso. Começa a trabalhar no momento em que você se levanta e não para até que você chega ao escritório”. Para não correr o risco de fazer justiça esta afirmação, nada melhor que manter a “massa cinzenta” bem nutrida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário