terça-feira, 30 de julho de 2013

Lúpus: o que é, sintomas e tratamentos - conhecendo um pouco mais......

Lúpus: o que é, sintomas e tratamentos

astrid-fontenelle-lupus.jpg Caio Duran e Francisco Cepeda/AgNews
Uma doença que tem sido bastante discutida é o lúpus. De difícil diagnóstico, poucas pessoas têm conhecimento sobre essa doença autoimune. Abaixo esclarecemos alguns sintomas, tratamentos e como o lúpus afeta o organismo.

O que é o lúpus?

O lúpus é uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo) que causa inflamações crônicas, podendo afetar a pele, as articulações, os rins, o cérebro e outros órgãos.
Existem dois tipos de lúpus: o cutâneo que se manifesta com manchas avermelhadas na pele, e o sistêmico que ataca órgãos internos.
O que causa o lúpus ainda não se sabe, mas ele acomete principalmente mulheres jovens, entre 20 e 30 anos.

Sintomas do lúpus

São vários os sintomas do lúpus, os principais são feridas na boca, fadiga, febre e dor nas articulações. Dependendo da parte do corpo afetada pela doença outros sintomas também podem aparecer: dores de cabeça, convulsões, mal-estar, perda de cabelo, problemas de visão, dor abdominal, náusea, arritmia cardíaca, dificuldade para respirar e manchas vermelhas na pele principalmente no rosto, em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponte do nariz.

Tratamento do lúpus

Não há cura para o lúpus, o tratamento da doença consiste em amenizar e controlar os sintomas pelo tempo que for necessário. A especialidade médica que cuida deste tipo de doença é a reumatologia. O lúpus pode atacar diversos órgãos, de forma mais rápida ou mais lenta, por isso é importantíssimo procurar um reumatologista o quanto antes.
Alguns cuidados devem ser constantes como: boa alimentação, boa higiene, proteger pele e olhos do sol, evitar o estresse, não fumar e praticar atividades físicas.
A psicoterapia também é indicada para pacientes depressivos e que sofrem com as alterações de humor. Com os cuidados certos a pessoa pode levar uma vida normal.
É importante ressaltar que ter lúpus não significa que uma mulher nunca poderá ter filhos. Além disso, a doença não é hereditária (não passa de pais para filhos) nem contagiosa.

Casos de famosos com lúpus

astridgabi1.jpg A cantora Lady Gaga e a apresentadora Astrid Fontenelle já declararam publicamente que têm lúpus. Astrid já falou bastante sobre sua luta contra a doença. Em entrevista a Marília Gabriela em fevereiro deste ano, Astrid disse que descobriu a doença após ver mãos e pés inchados e que sofreu com a perda de cabelo. “Perder o cabelo é muito forte. Meu cabeleireiro diz que não adianta mudar o visual sem mexer no cabelo. Quando vi aquilo caído, liguei para ele na hora e disse para cortar tudo e procurar uma prótese”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário