segunda-feira, 29 de julho de 2013

DICAS TERPÊUTICAS - Benefícios da batata-doce

Benefícios da batata-doce

Benefícios-da-batata-doce2.jpg
Os benefícios da batata-doce incluem reforço do Sistema Imunológico, manutenção da juvenude das células, e garantia da Saúde Cardiovascular. Rica em fibras, este tubérculo é essencial para manter a saúde em dia. Encontrada nas cores branca, vermelho e marrom – dependendo da variedade – também fornece vitaminas e minerais, fazendo com que seja um alimento indispensável.

Uma das raízes mais com maior poder nutricional

A batata-doce é uma excelente fonte de flavonoides, de betacaroteno e de vitamina A. Consumir alimentos com esse conjunto é garantir uma visão saudável, e proteção do pulmão e da cavidade bucal.
Rica em ácido pantoténico, piridoxina, riboflavina, niacina e tiamina, é essencial na alimentação diária, pois o corpo necessita de fontes externas para reabastecer-se. Vale citar que esses nutrientes são fundamentais para as enzimas que promovem o processo metabólico.
Benefícios-da-batata-doce3.jpg
Apesar da crença de que “batata engorda”, quando se trata da doce, não é bem assim. Ainda que forneça 90 calorias por cada 100 gramas (o teor calórico é produzido pelo amido), não possui gorduras saturadas, nem colesterol. Numa comparação com os açúcares simples, o amido aumenta os níveis de açúcar no sangue de uma forma muito mais lenta, é por isso que trata-se de um alimento saudável mesmo para diabéticos.
As folhas também podem ser comidas, com o detalhe de que contêm muito mais fibras e nutrientes que outros vegetais folhosos, como o espinafre, num exemplo. Também abastecem o organismo com folatos, Vitamina C, ferro, Vitamina K e potássio.
Todavia, quem possui tendência para problemas no trato urinário deve comer batata-doce com muita moderação. A presença do ácido oxálico pode cristalizar-se nessa área do corpo, agravando o problema. Ou, se é amante deste alimento, pode-se aumentar o consumo de água afim de manter a produção normal de urina, minimizando o risco de que pedras sejam formadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário