segunda-feira, 29 de julho de 2013

DICAS TERPÊUTICA - Mirtilo: a frutinha poderosa - CONHECENDO UM POUCO MAIS.......


Mirtilo: a frutinha poderosa

mirtilo-a-frutinha-poderosa_0.jpg iStockphoto/Thinkstock
Ainda pouco divulgada no Brasil, o Mirtilo é uma frutinha poderosa e às vezes é mais conhecida por seu nome em inglês, blueberry, do que pela versão em português. Originária da America do Norte - onde os índios norte-americanos a consideravam mágica - a planta passou a ser cultivada no Brasil na década de 80, no Sul do país.
As propriedades medicinais do Mirtilo são tantas que trazem-o para a lista dos superalimentos, termo que passou a ser utilizado para denominar alimentos altamente benéficos e nutritivos. Descubra os superpoderes desta frutinha e incorpore ao seu cardápio!

Benefícios do Mirtilo ou Blueberry

Adeus a gordura abdominal

mirtilo-a-frutinha-poderosa-1.jpgJá ficou mais do que provado que a gordura abdominal - o odiado pneuzinho em volta da cintura - é um dos sinais de risco para doenças cardíacas. Além disso, quem faz dieta sabe que é um dos locais mais difíceis de perder gordura, não é mesmo? Pois o mirtilo pode ajudar nesta tarefa: a frutinha age na maneira como a gordura é armazenada no corpo e auxilia na queima da gordura localizada, além de baixar o colesterol e melhorar a forma como nosso organizmo utiliza a glicose, ajudando na prevenção da diabetes.

Superantioxidante

mirtilo-a-frutinha-poderosa-3.jpgEm sua composição, o destaque vai para os antioxidantes. A cor azul das bagas vem da alta concentração de antocianina, que ataca os radicais livres - que por sua vez danificam as células sadias podendo causar desde envelhecimento precoce até baixas na imunidade e surgimento do câncer. Outro antioxidante do mirtilo, o ácido elágico, mostrou-se capaz de inibir o crescimento de tumores. Some-se ainda vitamina C, E e A, complexo B, cobre, zinco, ferro e selênio e dá para ter uma boa ideia da potência da frutinha, que deixa o sistema imunológico mais forte e eficiente.

Rejuvenescimento e olhos saudáveis

mirtilo-a-frutinha-poderosa-2.jpgAo combater os radicais livres, o mirtilo ainda tem um efeito colateral ótimo: retardar o processo de envelhecimento precoce, afetando positivamente pele, cabelos e principalmente a visão, prevenindo ou retardando problemas como cataratas, degeneração macular e problemas de retina. Para completar, comer mirtilo ainda ajuda na digestão, principalmente a regular intestino preso e tendências a constipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário