terça-feira, 4 de dezembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É ESPIRITUALIDADE? ENTENDA O CONCEITO

O CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE

O que é espiritualidade? Entenda o conceito



Aqui no WeMystic publicamos semanalmente diversos artigos sobre o conceito de espiritualidade e como ela é importante para o nosso bem-estar e equilíbrio. Mas o que exatamente é a espiritualidade? Qual o significado deste conceito? Ele está diretamente ligado à religiosidade? Veja uma reflexão sobre o tema abaixo.

O CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE

Quando buscamos no dicionário o conceito de espiritualidade, encontramos a seguinte definição:
  1. qualidade do que é espiritual.
  2. característica ou qualidade do que tem ou revela intensa atividade religiosa ou mística; religiosidade, misticismo.
  3. tudo o que tem por objeto a vida espiritual 
  4.  elevação, transcendência, sublimidade.
Este conceito é demasiado amplo para conseguir exprimi-lo em algumas linhas, pois ele dá margem a diversas perspectivas e interpretações. De uma forma geral, a espiritualidade é a busca de conexão com algo maior do que nós mesmos, envolve também a procura por um sentido na vida. É uma busca muito particular, que alguns podem descrever como uma experiência sagrada ou transcendental enquanto outros sentem apenas um sentimento de vivacidade e ligação com uma divindade superior – seja ela um Deus, deuses, a força da natureza, seu Eu interno, etc. Independente de qual seja a definição deste conceito, a espiritualidade pode mudar o significado que possui dentro da vida de cada um, adaptando-se às suas próprias experiências de vida.

A RELAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO

Normalmente estes dois conceitos aparecem interligados, entretanto uma pessoa espiritualizada não é necessariamente uma pessoa religiosa. Enquanto algumas pessoas ligam a sua vida espiritualintrinsicamente à uma religiosidade, uma igreja, um templo, mesquita ou sinagoga, outros encontram conforto em um relacionamento pessoal com Deus (ou poder superior) sem o intermédio de dogmas.
Apesar de diversos elementos da religião estarem incorporados ao conceito de espiritualidade, este último é um conceito mais amplo. Não são conceitos iguais, mas também não são totalmente distintos. Para ficar mais fácil de entender, vejamos como os questionamentos da espiritualidade são diferentes dos questionamentos religiosos.
Na espiritualidade: onde eu encontro pessoalmente o significado da vida? Como descobrir os meus próprios valores? Como encontrar conexão espiritual?
Na religiosidade: o que é o certo e o que é errado? O que Deus (ou a divindade em que acredita) nos guia a fazer? O que devo fazer para alcançar o caminho dos céus/vida eterna?
Apesar das diferenças, há também nestes dois conceitos uma interceção, um ponto de encontro no que diz respeito à crença, à busca de conforto, de reflexão, de ética, na reverência e respeito por algo sagrado e superior à nossa efêmera existência.

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE EMOCIONAL

É muito comum as pessoas começarem a despertar interesse pela vida espiritual quando a sua saúde física ou emocional não vai bem. Independente desse ser ou não o melhor motivo para buscar essa ressignificação da sua vida, é fato que a espiritualidade traz um controle emocional e equilíbrio notável à quem a pratica diariamente. Na verdade, à medida que encontramos bem-estar emocional na espiritualidade, temos mais vontade de nos tornar espiritualizados, e isso é um ciclo benéfico, saudável e prazeroso. A busca de uma conexão consigo mesmo e com algo maior do que nós traz emoções positivas aos nossos dias, sentimento de paz interna, gratidão, aceitação, contentamento, completude. As emoções e a espiritualidade são distintas mais profundamente integradas, quando elas se unem o resultado é maravilhoso para o equilíbrio emocional e espiritual da pessoa.

PERGUNTAS PARA DESENVOLVER A ESPIRITUALIDADE

Desenvolver a sua espiritualidade passa por enfrentar questionamentos sobre si mesmo, sobre a sua essência, sobre sua vida, como por exemplo:
1- Eu sou uma boa pessoa?
2- Qual é o significado deste meu sofrimento? Qual a razão de eu estar sofrendo? Qual é o aprendizado que eu tenho que retirar desse momento?
3- Qual a minha conexão com o mundo ao meu redor? Qual diferença eu causo no ambiente e nas pessoas que me circundam?
4- Tudo acontece por alguma razão?
5- Como eu posso viver a minha vida da melhor maneira possível?
Essas são apenas algumas perguntas básicas. Se você tiver interesse em desenvolver a sua espiritualidade, independente se você tem ou não uma religião, convidamos a conhecer um pouco mais sobre este tema. Veja aqui como começar a exercer a sua busca espiritual e veja aqui 11 atitudes simples que potencializam a sua busca.

11 ATITUDES QUE POTENCIALIZAM A ESPIRITUALIDADE

11 atitudes que potencializam a espiritualidade

espiritualidade é algo que vai além da nossa compreensão – é difícil entender porque algumas pessoas têm maior facilidade para meditar, se conectar ao seu eu interior e ter fé do que outras. Mas sabemos também que a espiritualidade pode ser conquistada através do exercício de meditação, da persistência. Todos nós temos o dom da espiritualidade, mas em alguns ele está adormecido. Existem algumas atitudes que favorecem o florescimento da nossa espiritualidade. A espiritualidade cresce e ganha força através dos sentimentos, do humor e dos pensamentos e por isso podemos potencializá-la. Veja como.

ATITUDES QUE IRÃO TE AJUDAR A POTENCIALIZAR A ESPIRITUALIDADE


1- Respeito
A si mesmo, ao próximo, aos animais, a tudo. O respeito é um sentimento nobre e exercê-lo todos os dias potencializa a nossa espiritualidade.
2- Cuidar do corpo e da mente
Nosso corpo e nossa mente precisam estar sadios para que sejamos seres espiritualizados. Por isso cuidar da nossa saúde física e mental é tão importante.
3- Aceitar o próximo
Abandone a crítica não-construtiva, o ‘falar mal’, ser venenoso com as pessoas ao seu redor. Pratique a aceitação do modo como as pessoas são, entenda que cada um é diferente.
4- Ter pensamentos positivos
Seja positivo, otimismo irá sempre atrair energias positivas – o que potencializa a espiritualidade
5- Respeitar os limites do outro e os seus próprios limites
Muitas vezes forçamos a barra de outras pessoas para que elas se esforcem mais, mas precisamos ter cuidado para respeitar os limites de cada um e também os nossos.
6- Escrever todos os desejos e sonhos
Essa é uma ação muito simples e que ajuda a nossa espiritualidade pois nos coloca para pensar, analisar e refletir sobre os nossos desejos. Quando paramos e escrevemos em um papel quais são os nossos desejos e sonhos, os tornamos mais claros e definidos, o que nos ajuda a persegui-los e facilita a emissão de vibrações para que o universo nos ajude a concretizá-los.
7- Meditar, ler salmos e poesias que culminem em energias boas
Cerque-se sempre de boas energias. A meditação é repleta delas. As palavras também possuem muito poder sobre a nossa espiritualidade, portanto a leitura de salmos,textos e poesias que nos transmitem paz são repletos de boas energias.
8- Usar roupas coloridas e conhecer o significado das cores
As cores possuem poderes, elas vão muito mais do que uma mera estética. Pessoas que só usam roupas escuras, sem cor e sem vida deixam de aproveitar toda a energia positiva que cada cor emana e recebe. Estude o significado das cores e veja como elas podem influenciar na sua energia e espiritualidade.
9- Enfrentar obstáculos com serenidade
Todos nós enfrentamos obstáculos em nossa vida, eles são inevitáveis e nos tornam pessoas mais fortes e mais corajosas. Mas a forma como nós os enfrentamos também influencia muito a nossa energia. Enfrentar os problemas com calma e serenidade nos torna pessoas mais leves e potencializam a nossa capacidade de exercer a espiritualidade.
10- Fazer exercícios físicos
Ao se exercitar, além de cuidar do seu corpo físico e mental, você naturalmente relaxa. O corpo agradece, libera endorfina e faz com que você seja uma pessoa mais positiva, mais leve e satisfeita. O corpo precisa de exercício, ser sedentário é contra a nossa própria natureza.
11- Sorrir mais
Sorrir é o melhor remédio para todos os males!

Nenhum comentário:

Postar um comentário