terça-feira, 6 de novembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - 6 ESSÊNCIAS FLORAIS MAIS INDICADAS PARA COMBATER O STRESS

TERAPIA COM FLORAIS PARA COMBATER STRESS

6 essências florais mais indicadas para combater o stress


A escolha certa dos florais pode fazer com que este se torne mais do que um grande aliado nas batalhas contra diversos problemas. Praticamente um inseparável companheiro, as essências desenvolvidas pelo Dr. Edward Bach podem transformar a vida de quem luta contra um dos maiores males do mundo moderno: o stress. Conheça os florais para combater stress.
O stress é um dos grandes vilões de quem vive em meio ao caos da vida cotidiana, e provavelmente é a causa da grande e massiva maioria dos problemas emocionais enfrentados pela população, bem com a causa de muitas doenças de ordem física.
O rastro de destruição do stress é tamanho que sua presença já foi relacionada em muitos estudos a uma enorme variedade de doenças cardíacas, a desordens alimentares e até mesmo com a incidência do câncer. Por isso mesmo, quanto mais aliados pudermos ter contra ele, melhor.

TERAPIA COM FLORAIS PARA COMBATER STRESS

Já está muito claro que o stress é uma condição a ser mantida o mais longe possível de nossas vidas. Mas como sabemos, evita-lo é algo difícil no ritmo em que o mundo gira. Portanto, antes de recorrer à medicina tradicional para conseguir se acalmar, mudar seu estilo de vida e inserir a terapia com florais para combater stress no seu cotidiano pode melhorar em muito as suas chances de desenvolver uma saúde física e mental muito melhor.
Os florais para combater stress podem ser muito eficientes em manter afastado a pressão exercida pelo stress, mas para isso é preciso conhecer bem essa ferramenta e fazer a escolha certa para o seu caso.

  • florais para combater stress: Rescue Remedy

    RESCUE REMEDY

    Em primeiríssimo lugar, não poderíamos deixar de colocar nessa lista o famoso Rescue Remedy, um dos florais mais completos de todos os Florais de Bach. Esse floral é na verdade a Clematiscombinação de mais de uma essencial floral, onde cada uma delas é uma essência poderosa e relacionada a uma situação emergencial que precisa de ação rápida.
    As essências usadas são basicamente a Rock Rose, usada para trazer mais coragem quando enfrentarmos momentos difíceis; a Impatiens, para trazer a paciência, calma e para conseguir relaxar até chegar o socorro; a Cherry Plum, a essência da lucidez e da clareza nos momentos difíceis; a Star of Bethlehem, destinada a tratar choques e traumas físicos ou emocionais; e finalmente, Clematis, que ajuda a se manter acordado, ajudando também na recuperação.
    Como é possível observar, o floral Rescue Remedy faz jus ao nome de maneira exemplar. Como um floral criado para abranger a maioria das frentes de batalha possível em momentos difíceis, não à toa ele é recomendado muitas vezes para as pessoas que ainda não sabem exatamente quais problemas emocionais estão enfrentando.
    O Rescue Remedy pode ser utilizado desde pessoas que estão com problemas no trabalho, até mesmo a pessoas que estão enfrentando a quimioterapia ou radioterapia, por exemplo. Seus efeitos trazem mais clareza, ânimo e positividade na batalha contra seus problemas.
    Vale lembrar que, como não possui qualquer restrição, o Rescue Remedy pode ser utilizado durante todo o tratamento, desde que comunicado ao médico responsável, obviamente. Recorra ao Rescue Remedy em praticamente qualquer situação estressante onde você precise ser capaz de se recompor e se encarregar de controlar suas emoções para que as coisas não fujam do controle.
  • florais para combater stress: Oak

    OAK

    O floral Oak dá continuidade ao pensamento de perseverança, algo fundamental para se combater o stress – a vontade de desistir é uma das grandes forças negativas que vêm ao encalço durante nossa jornada.
    Esse é o floral das pessoas firmes e com fortes convicções; aquelas que não abandonam o que acreditam e tentam sempre lutar, sem jamais sequer pensar em desistir ou descansar. Oak faz com que se continue, mesmo após ultrapassar todos os limites e cair em exaustão.
    Pode parecer contraditório a princípio, mas estas são algumas das pessoas que mais sofrem com o stress. Afinal, já que não abandonam sua jornada facilmente, ela estão sempre se submetendo a altas cargas de trabalho e pressão, porém têm seus limites, e de todo modo, isso nunca é exatamente um estado saudável.
    Para estas pessoas impassíveis e persistentes, que avançam e aguentam além do limite das suas capacidades, o floral Oak é uma excelente escolha. Além de ajudar com que se mantenham firme em seus propósitos, acima de tudo, o floral ajuda a perceber que existe sim uma hora para parar. Ajuda a criar lucidez o suficiente para perceber que em alguns momentos é preciso recuar, ou apenas estará cultivando um stress desnecessário.
    • florais para combater stress: Sweet Chestnut

      SWEET CHESTNUT

      O Sweet Chestnut vem se encaixando muito bem nos momentos em que o stress está envolvido diretamente com uma sensação de angústia muito grande, beirando o insuportável – momento em que sente o peito prestes a explodir.
      Quando parece não haver não haver nada mais além de destruição, a energia floral contida na essência do Sweet Chestnut tem o poder de combater muito bem a angústia mental extrema, principalmente quando todas as opções parecem desastrosas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel. Não é à toa que ela é indicada para outras situações além do stress.
      Devemos sempre lembrar que o stress é um problema complexo e que pode tanto ser o produto de uma gama muito variada de emoções e situações, como pode ser a fonte geradora das mesmas.
      O Sweet Chestnut ajuda basicamente a renovar a esperança e a força que já temos dentro de nós, mas está turva pelo cansaço e o stress que tira nossa capacidade de enxergar uma saída.

    • florais para combater stress: Impatiens

      IMPATIENS

      Como podemos imaginar pelo próprio nome, esse é o floral da impaciência. Ele é especialmente indicado para aqueles que são rápidos em pensamento e em agir, que desejam que todas as coisas sejam feitas sem hesitação ou atraso, porém levam isso além do que deveriam.
      Quando estão doentes, estão ansiosos por uma recuperação apressada. Eles acham muito difícil ser paciente com pessoas que se “movimentam” de forma mais lenta; elas consideram como errado e uma perda de tempo qualquer coisa que não seja imediatista.
      Essas pessoas tentarão tornar tudo o mais rápido de todas as maneiras. Muitas vezes, eles preferem trabalhar e pensar sozinhos, para que possam fazer tudo em sue ritmo acelerado sem depender de ninguém.
      É muito claro que esse tipo de comportamento leva a situações de stress intenso na maioria das vezes. Para isso, o floral Impatiens trabalha as energias mais calmas do paciente, fazendo com que respire um pouco mais e não se sinta tão incomodado se as coisas não estão exatamente alucinantes.
    • florais para combater stress: Elm

      ELM

      Você se sente sobrecarregado com sua carga de trabalho e os assuntos de vida parecem se acumular? Você se sente um pouco deprimido e constantemente exausto, física e emocionalmente? Então talvez seja bom conhecer um pouco mais sobre esse floral.
      Mais uma vez temos o stress causando outros efeitos secundários. Nesse caso, diferente de como ocorre com o Oak, estamos falando de pessoas que se sentem realmente sobrecarregadas, e que percebem que estão caminhando com muito mais peso do que deveriam ou até mesmo suportam.
      São aquelas situações em que a pressão faz com que percamos o ânimo e a autoestima decaia, criando a sensação de que não seremos capazes de chegar ao fim. Atenção aqui: essa sensação também não precisa ser constante, ela pode muito bem vir repentinamente e lhe derrubar.
      O Elm não se aplica àquelas pessoas deprimidas e que desde o princípio acham que não serão capazes – e que estão fadadas ao fracasso. O estado emocional tratado pelo Elm é aquele em que se aceita os desafios que vem à frente e dão tudo de si para supera-los.
      Porém, devido aos elevados níveis de dificuldade, o stress aplicado sobre ela faz com que ocasionalmente, e em momentos mais decisivos, elas percam as forças e duvidem de si mesmas. O Elm vem utilizar uma energia floral específica para estimular a positividade, fazendo com que a pessoa se sinta mais confiante, recupere o fôlego, erga a cabeça e não perca o foco em seu objetivo. É preciso lembrar que mesmo com as manifestações físicas, o stress é também um estado mental.
    • florais para combater stress: Larch

      LARCH

      Por último nessa lista, vamos mencionar o floral Larch. Por mais que ele não seja exatamente dedicado ao stress, é muito frequente que ele seja indicado nestes casos. Isso por que o Larch trabalha emoções ligadas com a autoestima; algo que está muitas vezes ligado ao stress.
      Essa correlação pode ocorrer de diversas formas e se aplica a casos mais específicos. Por isso, é preciso entender bem o que está acontecendo com o individuo antes de fazer sua escolha de florais. No caso do Larch, ele vem a estimular sua confiança em suas próprias capacidades, reduzindo o stress presente na sensação do fracasso certo. Ele irá te ajudar a sentir-se estimulado a prosseguir em seus desafios e acreditar que tem uma real chance de conquista.
    • HELOISA VON A

Nenhum comentário:

Postar um comentário