sábado, 15 de setembro de 2018

SALMO 27: AFASTE OS MEDOS, INTRUSOS E FALSOS AMIGOS

Salmo 27: Afaste os medos, intrusos e falsos amigos

Popularizado entre o povo ocidental, o real significado e utilização de um Salmo remete ao povo hebreu, situado em meio ao Oriente Médio. Tal livro bíblico consiste, basicamente, em uma oração ritmada, onde existem 150 textos reunidos de forma a resultar nos Salmos do Rei Davi. Neste artigo iremos analisar o Salmo 27.
Produzidos em diferentes momentos da história de seu povo, Davi, o principal idealizador de tais orações, adicionou aos textos conteúdos dramáticos relativos às situações vividas por seu povo; os acontecimentos em questão solicitavam ajuda divina para enfrentar inimigos poderosos. Através das orações, buscava-se simplesmente um alento para os corações derrotados em batalha e outros que celebravam em louvor aos céus as vitórias alcançadas sobre seus inimigos.
Salmo 27
Essa característica muito presente no livro dos Salmos fez com eu surgissem versos ritmados para diferentes finalidades como superar vícios, pagar dívidas, trazer justiça, proporcionar mais harmonia no lar e entre casais, para atrair fertilidade, afastar a infidelidade, proteger tanto homens como animais, aplacar o ciúmes e até mesmo para progresso no trabalho.
O salmo 27 é conhecido pela versatilidade, a concepção de um Salmo se dá tanto pela maneira histórica como foram criados quanto por sua força espiritual. Com isso, foram proporcionados grandes benefícios através da leitura, onde destaca-se sua característica rítmica, permitindo aos textos serem declamados e cantados quase como um mantra; possibilitando a sintonia do canto com as energias celestiais, estreitando e fortificando seus lados com o Divino. Além disso, os versos carregam o poder de influenciar diretamente a alma dos fiéis, trazendo muitos ensinamentos e alento aos corações perdidos.

O Salmo 27 é um pouco mais extenso que a maioria dos 150 Salmos, sendo ele produzido para auxiliar aqueles que por algum motivo sintam-se cercados por falsos amigos. Segundo estudiosos, o texto se refere à rebelião de Absalão, com um apelo para que sejam afastadas aquelas pessoas que acusam e atacam de forma injusta.
Este Salmo é normalmente recomendado para quem deseja afastar medos e se defender dos riscos de ataques puramente malignos, mantendo longe as más companhias e se defendendo de intrusos. Ele é capaz de acalmar corações aflitos, mostrando que é preciso confiar em si mesmo e no apoio divino para conquistar suas batalhas.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.
Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos. Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário