sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SÍMBOLOS BUDISTAS: EXPLORE A SIMBOLOGIA DELICADA DO BUDISMO

O budismo é uma religião que prega a iluminação e o conhecimento da mente em primeiro lugar. 

Símbolos budistas: explore a simbologia delicada do budismo


É necessário que mantenhamos sempre a nossa mente esclarecida e iluminada para que a vida seja mais leve e tocante aos nossos olhos. Quando possuímos muita luz em nós mesmos, a nossa evolução enquanto seres humanos se dá num ritmo mais rápido, enquanto as pessoas a nossa volta não se apercebem disto. Assim, muitos monges, como foi Dalai Lama, ganham notoriedade e simpatia pela intensa inteligência, sabedoria e caráter.
Hoje veremos os oito principais símbolos do budismo, também conhecidos como os símbolos auspiciosos.

Símbolos budistas - roda do Dharma


  • SÍMBOLOS BUDISTAS: RODA DO DHARMA

    Muitas vezes representada nas pinturas dos deuses hindus, a roda do dharma é a representação que Buda fez em seu primeiro sermão em estado de iluminação. A roda possui oito repartições, cada uma representando: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta. Todos estes, princípios fundamentais do budismo.
  • Símbolos budistas - Flor de Lótus

    SÍMBOLOS BUDISTAS: FLOR DE LÓTUS

    A flor de lótus define a pureza e fragilidade da vida e do amor budista para com a sociedade. Nos lembra que devemos ser sensíveis a luz e amá-la sempre, com a pureza de quem nunca se sujou com o lamaçal da ignorância.
  • Símbolos budistas - Nó infinito

    SÍMBOLOS BUDISTAS: NÓ INFINITO

    O nó infinito é um desenho de muitas ligações, que nos mostra a relação da causa e do efeito. Assim, este nó é o exemplo claro do infinito para Buda. E não há infinito sem compaixão.
  • Símbolos budistas - Bandeira da vitória

    SÍMBOLOS BUDISTAS: BANDEIRA DA VITÓRIA

    Esta bandeira é movimentada quando os pensamentos negativos são vencidos pelos positivos. Assim, quando nos curamos do mal que nos infligíamos, esta bandeira precisa ser fincada em nossa mente para que nunca mais nos esqueçamos deste aprendizado.
  • Símbolos budistas - concha

    SÍMBOLOS BUDISTAS: CONCHA

    A concha é o símbolo do poder no budismo. Ele mostra que devemos respeitar as autoridades e saber que a vida é feita de aprendizados, assim, quando escutamos alguém, temos que aprender a “aprender” com este. Ele define também o “som da verdade”.
  • Símbolos budistas - guarda-sol

    SÍMBOLOS BUDISTAS: GUARDA-SOL

    Usado exclusivamente como amuleto de proteção, você pode encontrá-lo em diversas gravuras. Protege também os deuses.
  • Símbolos budistas - peixes dourados

    SÍMBOLOS BUDISTAS: PEIXES DOURADOS

    Os peixes, assim como na astrologia, são seres muito infindos e imaginativos. Assim, no budismo, eles exprimem a liberdade do ser humano.
  • Símbolos budistas - Vaso

    SÍMBOLOS BUDISTAS: VASO

    O vaso nos faz lembrar da abundância e das riquezas da vida. Como podemos guardar coisas dentro de um vaso, Buda dizia que devemos reter o nosso conhecimento, pois este sim é a nossa maior riqueza.
Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos



Nenhum comentário:

Postar um comentário