sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - OLHOS DE BUDA: O SIGNIFICADO DOS PODEROSOS OLHOS QUE TUDO VEEM

Enigmáticos e intrigantes, os chamados Olhos de Buda representam através do budismo o sentido dos “olhos que tudo veem e tudo sabem, mas nada falam”

Olhos de Buda: o significado dos poderosos olhos que tudo veem


A bela e impactante imagem, entretanto, permanece gravada em praticamente todos os santuários budistas (estupas) – com destaque para o Templo do Macaco, no Nepal -, consistindo em um gigante par de olhos que olham para fora a partir dos quatro lados da torre principal de tais monumentos; estes são os olhos da sabedoria, vendo em todas as direções, simbolizando a onisciência de Buda.
Devido à curiosidade despertada por tal imagem, surgem diversas lendas e crenças ao redor de Buda e a interpretação dada às pinturas nos santuários, uma vez que esta possui diversos elementos e uma serenidade pouco compreendida.

O SIGNIFICADO DOS OLHOS DE BUDA


Além de dois grandes olhos e elementos altamente gráficos, os Olhos de Buda apresentam fortes simbologias, inclusive um pequeno “terceiro olho”, sugerindo novamente a sabedoria e a visão de tal divindade.
Acredita-se que a imagem por si só representa o mais verdadeiro e puro amor; aquele que de nada tem a ver com aparências ou ego, que são libertos da cobiça ou da ambição. Estes olhos simplesmente estão ali para testemunhar, permitir e sintonizar-se sem julgamentos; os Olhos de Buda não dizem nada, ao mesmo tempo que dizem muito e penetram à espera de um despertar da natureza individual evoluída.
Cheios de compaixão e poder, obter a sintonia com este elemento é um ponto de partida para mudança espiritual, substituindo então o pessoal pelo universal. Diz-se ainda que o ato de meditar sob a imagem dos Olhos de Buda será o suficiente para causar tal despertar espiritual aguardado por eles. Já outros afirmam que o simples fato de ver os olhos pintados do tempo de Boudhanath, também no Nepal, já tornariam tal espectador abençoado.
Além de sua atribuição em larga escala, ilustrado em templos budistas, a imagem dos Olhos do Buda também simbolizam a proteção poderosa contra más energias, podendo ele ser utilizado na forma de estampas no vestuário, na pintura em paredes de casa ou mesmo de maneira mais discreta, como em pingentes em colares, chaveiros ou pulseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário