sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O POVO CIGANO E SEU PODER DE PAZ E EQUILÍBRIO

O POVO CIGANO 

O povo cigano e seu poder de paz e equilíbrio

Todos conhecem os lugares comuns e preconceitos sobre a população cigana, não apenas em nosso país em todo o mundo e continentes em que passaram: “O cigano rouba criancinhas” “Faz feitiçospoderosos” ou mesmo o horrível nome de ladrões e trapaceiros.
Nada mais longe da realidade de uma das populações mais perseguidas em todo mundo, as mentiras e injúrias inventadas contra esse valente povo, provém principalmente da ignorância, do medo e do preconceito.

O POVO CIGANO E SUA HISTÓRIA

O povo ciganos são uma das culturas mais antigas do mundo, tem relatos que sua origem esteja na Índia há séculos e séculos atrás, de lá eles viajaram praticamente para todos os continentes do mundo, levando consigo a sua identidade marcante e cultura única, baseada na riqueza da alma, no respeito à natureza e a vida humana.
Os ciganos desenvolveram a arte da quiromancia como ninguém, orientando as pessoas sobre os passos que deveriam tomar para ter um futuro melhor, ou evitar a má sorte no amor ou nas empresas econômicas.
Conhecidos também pelo seu artesanato principalmente na confecção de facas e outras armas brancas, ricas em desenho e ornamentos, são verdadeiras obras de arte que encontramos inúmeros exemplos até mesmo em museus espalhados pelo mundo.
Apesar de serem excelentes artesãos, o povo cigano usa armas somente para defesa, pois possuem um forte cultura de paz e não conflito, tanto que não ouvimos relatos de pessoas de origem cigana envolvidos nos grandes conflitos mundiais, apesar de serem exímios guerreiros.
Vivendo uma escolha que prega o desapego, por serem um povo que nunca tiveram uma solo para chamar de pátria, a maioria dos ciganos viajou pelo mundo e certamente essa escolha os tornaram um dos povos mais sábios da história, por saberem observar e aprender com todos os povos com quem mantiveram contato durante séculos de emigração.
Resultado de imagem para O POVO CIGANO E SEU PODER DE PAZ E EQUILÍBRIO

E OS ENSINAMENTOS MAIORES DESTA CULTURA DE SÉCULOS A SE PERDER DENTRO DA HISTÓRIA SÃO:

  • Conviver em paz e harmonia com seu próximo
  • Tirar da natureza apenas aquilo que irá precisar
  • Respeitar à sua comunidade e sua família
  • Respeitar o poder das mulheres
  • Ser humilde porém nunca se humilhar na frente de um desconhecido
  • Amar as crianças e deixá-las serem livres para aprender com o mundo e a natureza
  • Não temer o desconhecido
Essas são apenas algumas das incontáveis lições que podemos aprender com essa civilização ancestral que vem há séculos percorrendo seu caminho calmamente e pacificamente, mesmo com a perseguição e desconfiança dos países em que passaram, são um povo resiliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário