domingo, 11 de novembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - 7 provérbios japoneses que transmitem muita sabedoria

Abaixo estão reunidos alguns provérbios populares desse país, que nos convidam à reflexão e transmitem profundas sabedorias:

7 provérbios japoneses

O povo japonês é muito admirado pelo resto do mundo, seja por sua resiliência, disciplina, tecnologia ou cultura. E, por mais que o Japão seja um dos países voltado para o futuro, com um dos maiores desenvolvimentos tecnológicos do mundo, os japoneses possuem um vínculo muito forte com suas tradições, mesmo na época atual, sua cultura é muito influenciada pela sabedoria ancestral.

1. “É melhor ser o inimigo de uma boa pessoa do que o amigo de uma pessoa má.”

As pessoas com as quais nos relacionamentos influenciam nosso comportamento, nossas atitudes e nosso caráter. Precisamos estar atentos aos relacionamentos que estamos criando e se eles realmente nos influenciam positivamente na vida.

2. “O peixe que escapa sempre parece o maior.”

Muitas vezes as coisas não acontecem conforme o planejado e, em grande parte das situações, nós passamos mais tempo lamentando o que não deu certo do que agradecendo por aquilo que temos. Nunca conseguiremos realmente apreciar as coisas boas em nossas vidas se sempre estivermos focados naquilo que “perdemos”.

3. “Se você já pensou sobre, decida-se. Se você já se decidiu, não pense mais sobre.”

Seja mais consistente sobre suas decisões. Se você já escolheu seguir um caminho, vá em frente e veja o que a situação lhe trará. Tomar uma decisão, mesmo que não seja a certa, é muito melhor do que ficar estagnado, vivendo a vida pela metade.

4. “Não se esquenta uma casa com a promessa de lenha.”

Não podemos viver apenas de promessas, é preciso atitude para criarmos as vidas que desejamos para nós mesmos. Realidades são construídas com atitude.

5. “O tempo que você gasta rindo é o tempo gasto com os deuses.”

Rir é uma das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos, faz bem para nossa saúde física e emocional. Poucas coisas nos fazem tão bem quanto um sorriso.

6. “Estudando o passado, você aprende o novo.”

Analisar nossas atitudes antigas é uma boa maneira de aprender a como nos comportar melhor e não repetir os mesmos erros. No entanto, não devemos viver no passado, apenas usá-lo com ensinamento para o que vem pela frente.

7. “Não diga: É impossível. Diga: Eu ainda não consegui realizar isso.”

Sempre temos tudo o que precisamos para conquistarmos aquilo que desejamos para nossas vidas. Às vezes, apenas não encontramos os melhores caminhos para seguir.
São provérbios motivadores, que nos incentivam a sempre enxergar o melhor lado da vida e trabalharmos em nós mesmos para nos tornarmos cada vez mais fortes.

LUIZA FLETCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário