segunda-feira, 1 de outubro de 2018

SAÚDE E EQUILÍBRIO - CORRIMENTO VAGINAL – TRATAMENTOS E CAUSAS

corrimento vaginal é um dos problemas que mais afeta as mulheres, e uma das principais causas da ida ao ginecologista.

Para quem não tem bem a percepção do que se trata, o corrimento vaginal é uma irritação ou um corrimento anormal, que pode ter um cheiro desagradável. Além deste desconforto, o corrimento vaginal pode provocar ainda ardor, comichão, ou uma vontade exagerada de ir à casa de banho.
Se tem notado que o seu corrimento vaginal é muito intenso e se apresenta algumas das características que atrás referimos, a primeira medida a tomar é dirigir-se ao seu ginecologista.

Outros factores que possibilitam a proliferação de bactérias que causam corrimentos vaginais
  • Roupas muito apertadas e tecidos sintéticos, são grandes possibilitadoras de ambientes favoráveis às bactérias,
    as calças também deveriam ser mais folgadas, facilitando a circulação de ar na região.
  • O uso de papel higiénico com perfume
  • desodorizantes íntimos
  • sabonetes comuns e perfumados
  • amaciador de roupas perfumados
  • uso de toalhas e roupas íntimas alheias
  • gravidez
Corrimento Vaginal

Certas regras de higiene íntima que poderão ajudar a evitar certos tipos de corrimentos:
  • higiene anal: deve ser feita sempre da frente para trás
  • logo após a relação sexual, é importante urinar, mesmo que seja pouca quantidade, já que, assim, bactérias que se alojem na uretra, são expelidas
  • durante o ciclo menstrual, fazer lavagens da vagina durante o dia, pode ser apenas com água fria, para que o ambiente húmido e quente não favoreça a proliferação de bactérias

Tratamento Natural para Corrimento Vaginal

O Papanicolau é o exame chave para saber se está tudo bem consigo, e deve ser feito anualmente, mesmo que não tenha estado envolvida com ninguém sexualmente. Deve ser realizado, de preferência, uma semana antes da menstruação.

HIGIENE ÍNTIMA
O excesso de higiene e o uso de roupas muito apertadas podem favorecer o surgimento de infecções nos genitais. Dormir sem calcinha ajuda a prevenir esses problemas porque deixa a região íntima arejada.....
Para evitar que a temperatura nessa região aumente, é preciso evitar também roupas apertadas, quentes e com tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração e favorecem a proliferação inadequada de microorganismos.

Há tratamentos naturais usados para a diminuição do corrimento vaginal, ou para restabelecer o equilíbrio natural do corpo e o corrimento voltar “ao normal”.


Quiabo
quiabo auxilia na remoção do muco do sistema o que, consequentemente, reduz o corrimento vaginal. Para ingerir ferva os pedaços de quiabo em meio litro de água por 20 minutos e use uma parte desta solução junto com um pouco de mel e beba três vezes diariamente.
Tratamento Natural para Corrimento Vaginal
Romã
Preparar chá com a casca da romã, utilizando 50 gramas de cascas para 1 litro de água. Tomar 4 chávenas diariamente.
Vinagre de Maçã Cidra
Possui propriedades ácidas e anti-séptica que ajudam a restaurar a qualidade ácida da flora vaginal e reduzir o odor. Para usar basta misturar com água destilada e usar como uma lavagem vaginal todos os dias. O vinagre com a água pode ser ingerida também, durante uma vez por dia.

O tratamento depende da condição subjacente. É possível que seja recomendado o uso de cremes ou supositórios e podem ser prescritos antibióticos. Em casos mais difíceis, pode ser necessário o uso de medicamentos orais para o tratamento de fungos ou tricomoniose. Além disso, o parceiro ou parceiros sexuais também podem necessitar de tratamento.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação pode ajudar no tratamento do corrimento. Deve-se investir em uma alimentação natural, à base de frutas, legumes e verduras, evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados.
Os alimentos mais indicados para complementar o tratamento são: Iogurte natural, chicória, couve Limão, melão, romã. Esse tipo de alimentação altera o pH sanguíneo e da região íntima feminina, facilitando o reequilíbrio da flora bacteriana da região.

Remédios Naturais para Tratar o Corrimento Vaginal em Casa

corrimento vaginal tratamentos caseiros

Há tratamentos naturais usados para a diminuição do corrimento vaginal, ou para restabelecer o equilíbrio natural do corpo e o corrimento voltar “ao normal”. Esses tratamentos podem ser feitos com produtos encontrados facilmente e sem a presença de intervenção médica (porém, é sempre necessário procurar um profissional). Entre os tratamentos estão:

1) Vinagre de Maçã Cidra

Possui propriedades ácidas e antisséptica que ajudam a restaurar a qualidade ácida da flora vaginal e reduzir o odor. Para usar basta misturar com água destilada e usar como uma lavagem vaginal todos os dias. Um copo de água com vinagre de maça pode ser ingerida também, uma vez por dia.

2) Sementes de Feno-Grego

Sementes de feno-grego melhoram o PH da vagina e ainda, acredita-se que afeta os níveis de estrogênio no corpo. Para beber, você deve mergulhar uma colher de chá de sementes de feno-grego na água e deixar durante a noite, na manhã seguinte coe a água e adicione meia colher de chá de mel. Beba em jejum.

3) Groselha Indiana

Groselha indiana, também conhecida como amla, possui características antibióticas e um elevado conteúdo de vitamina C, o que reforça o sistema imunológico e ajuda o organismo a combater o problema. Para usar basta misturar duas colheres de chá de groselha indiana com mel para formar uma pasta grossa e usar esta mistura duas vezes ao dia, por cerca de uma semana.

4) Banana

banana é muito benéfica para controlar o corrimento. Ela ajuda também em problemas paralelos que podem aparecer como um distúrbio digestivo e letargia. O recomendável é comer duas bananas maduras diariamente.

5) Quiabo

quiabo auxilia na remoção do muco do sistema o que, consequentemente, reduz o corrimento vaginal. Para ingerir ferva os pedaços de quiabo em meio litro de água por 20 minutos e use uma parte desta solução junto com um pouco de mel e beba três vezes diariamente.

Como prevenir?

Porém, se você acredita que as causas do corrimento são naturais e não sente nenhum desconforto ou sinal de anormalidade, pode fazer uso de alguns tratamentos caseiros para amenizar o corrimento.

A) O Pau d’arco:

É uma erva que pode ser uma boa opção para tratamento caseiro. Ela possui propriedades antivirais e antibióticas. Basta colocar 15 gramas da casca de pau d’arco em 500ml de água. Ferva e deixe em infusão. Quando estiver morno, beba o chá de 3 a 4 vezes por dia.

b) O banho de assento:

Feito de folhas de goiabeira também é uma opção bastante benéfica. Ferva 1 litro de água, desligue o fogo e em seguida acrescente 30 gramas de folhas, abafe e deixe em infusão por 5 minutos ou até que fique morno. Faça o banho de assento lavando bem a região de 2 a 3 vezes ao dia.

C) Usar roupas de tecidos leves: 

Não muito apertadas, preferira calcinhas de algodão para o dia a dia, não fazer uso de duchas vaginais, não exagerar na limpeza vaginal e nem fazer uso de muitos tipos de produtos de higiene nesta região, dando preferência àqueles que mantenham o pH vaginal equilibrado.
Essas 3 opções irão ajudar consideravelmente a prevenir e combater o aparecimento de corrimento vaginal fisiológico.
Porém, se o corrimento vaginal persistir por mais de 3 dias, mesmo com os tratamentos caseiros, recomenda-se uma consulta médica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário