quinta-feira, 27 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Além da força de vontade, alguma essas dicas podem te ajudar a largar o cigarro de uma vez por todas

Dicas que vão te ajudar a parar de fumar

Imagem relacionada

Durante muito tempo, o cigarro era “da moda” e até designava certo prestígio social. Na televisão, eram comuns publicidades com celebridades, o que faziam com que o cigarro fosse associado ao sucesso.
Atualmente, essa realidade mudou e divulgam-se os males causados pelo cigarro à saúde. O cigarro possui várias substâncias potencialmente prejudiciais para a saúde, tanto do fumante como de todos aqueles que o cercam.
Dentre os males do cigarro, os mais comuns são:
  • Enfraquecimento das defesas do organismo;
  • Falta de sono e dificuldade para dormir;
  • Maior chance de um diagnóstico de esterilidade;
  • Oscilação dos hormônios;
  • Complicações no estômago e no intestino;
  • Aumento dos níveis de açúcar no sangue;
  • Maior risco de desenvolver osteoporose;
  • Tosse e inflamações na garganta;
  • Manchas amareladas nas unhas, dedos e dentes.
Mas, deixar de fumar não é algo fácil, especialmente para quem já está habituado ao cigarro. Quem decide abandonar esse vício passa por períodos de estresse, dificuldade de concentração e momentos de maior irritabilidade.
Pensando em auxiliá-la(o) a deixar o cigarro, indicamos alguns produtos e ações que podem te ajudar nessa tarefa:

Magnésio

Ele auxilia a inibir a dependência pela nicotina.

Limão e lima:

A acidez presente nessas frutas diminui a vontade de fumar.

Estévia (planta utilizada como adoçante)

Triture as suas folhas com os dentes ou respingue gotas na língua quando sentir impulso por fumar. Lembrando de não ultrapasse 8 folhas diárias.

Terapia

Existem diversos métodos com profissionais que podem auxiliar a largar o cigarro. Se achar necessário, procure aqueles que são oferecidos na sua cidade.

Acupuntura

Essa técnica oriental pode ajudar a diminuir a ânsia pelo cigarro. Procure por profissionais que possam te ajudar nessa questão.

Atividades físicas

A prática diária de exercício, além de todos os benefícios que traz para a saúde, pode auxiliar no processo de parar de fumar. Sem contar que a prática de exercício dá uma boa ideia de como o cigarro está afetando o seu corpo. Faça o teste: faça uma caminhada e vá, aos poucos, acelerando o passo. Veja em quanto tempo você fica ofegante.

Mindfulness ou “Atenção plena”

É um estado meditativo que prega que devemos estar completamente plenos no “agora”, e fazer nossa mente se concentrar em tudo o que está acontecendo nesse exato momento. Isso diminui a ansiedade e, consequentemente, a vontade de fumar, facilitando no processo de largar esse vício.

Dieta saudável e equilibrada

De nada adiante largar o cigarro e continuar com diversos outros hábitos nocivos, como uma alimentação cheia de açúcar e gorduras. Verifique ainda se há algum alimento ou bebida que aumente a sua vontade de fumar – isso costuma acontecer com as bebidas alcoólicas e café – e corte esses alimentos da sua dieta, pelo menos no começo.
De todas as dicas, a mais importante é a força de vontade. Mas isso não significa que você precisa fazer tudo sozinho; não tenha medo de pedir ajuda ou procurar algum profissional para ter uma vida mais saudável.
Veja o que acontece quando uma pessoa para de fumar
Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário