segunda-feira, 16 de junho de 2014

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Respiração Divina

Respiração Divina


 O xamã escolhe uma flor, e vai olhando até confirmar a sabedoria ancestral. Nós que estudamos xamanismo, devemos ver a Criação inteira como uma flor desenvolvendo. A escondida semente, da semente para o broto, do broto para o florescimento, da flor para a semente, e ai para a semente escondida novamente. Da causa invisível para o efeito visível. Da unidade para a diversidade. Do centro para a circunferência. O xamã vai consciente que existe uma energia vital cósmica vital, que vai em constante movimento e é absorvida pela respiração. A energia da vida foi passada com a respiração, e é vital para o funcionamento não sómente do corpo físico, mas de um outro corpo sutíl de cujo ser humano é composto.
   Místicos do Oriente são conscientes da existência dessa energia, usualmente chamam de     “Prana”.O principal veículo deste prana, não é do corpo físico, mas é a energia que o vitaliza, assim como os nervos e o sistema endócrino. 
A força vital é retirada da reserva cósmica com a respiração, assim como o peixe extrai oxigênio da água. Essa energia é absorvida e refinada através dos chakras, antes de ser distribuída para o corpo físico e sutíl.
A essência de toda a vida é o que alguns xamãs chamam de “Respiração Divina”, ou de “Respiração do Invisível”. A respiração de vida, contém substância de fogo, força vital que encapsula a essência de que toda a matéria é, por último, formada e emerge de blocos de manifestação física.
A cada inalação, pegamos energia de canais tubulares que nos círculos orientais são conhecidos como “Nadís”. Existem 3 nadis maiores localizadas na energia corporal, na linha que corresponde a coluna, para uma póosicionada na cora da cabeça. As outras 2 entrelaçadas em volta da nadi central. A nadí que começa do lado direito, carrega a corrente positiva, e a que começa do lado esquerdo carreda a corrente negativa. Elas zigue-zagueam de lado a lado da nadí central, que é neutra.
As nadís, positiva e negativa, são lincadas com as narinas e extraem substâncias para o corpo físico. As 2 correntes de energia cruzam os pontos, girando os chakras onde as energias são absorvidas e distribuídas. Sete dos poderes centrais são localizados verticalmente e aproximadamente na linha da espinha (os sete chacras). Existem 3 outros chacras maiores : umn localizado abaixo dos pés (chacra raiz), um entre os tornozelos (chacra dos pés), e um na base do cérebro.
A raiz e a coroa realizam propósitos concernentes a polaridade e fluem de energias áuricas circundantes do corpo físico. Os oito são organizados em uma oitava, conforme a Lei Universal de Harmônicos, a estrutura do ciclo de oito. Esta lei é a fundação dos ensinamentos da Roda Medicinal e das tradições esotéricas. Estes arranjos também indicam que a raiz e a coroa, estão em diferentes dimensões de oito chacras maiores.
O conhecimento do entrelaçamento das nadís e suas funções era guiado por anciãos no símbolo do Caduceu – 2 cobras dançando em volta da varinha. O Caduceu simboliza o fluxo de energia dentro da entidade humana. Não é sem significado que o Caduceu, mais tarde, tornou-se um símbolo associado com a cura na profissão médica.
Segundo o ensinamento ancestral, o fluxo através das nadís, são alternados. Os chacras estão localizados ao longo da linha da espinha, onde acumula fina luz de energia – de cuja aura é composta . A saida de energias é experimentada pelo humano através da ação, e a entrada de energia através dos sentidos. O sistema nervoso parassimpático é altamente complexo, uma sofisticada rede comunicação através de impulsos de energia elétrica e química carregando e operando o motor de funções corporais em oposição ou em combinação com o sistema nervoso simpático que reage a estímulos recebidos pelos sentidos. Nós reagimos, portanto, para imputar altos e baixos níveis de energia.
O chakra pode ser um pequenino disco que está inerte e carente de brilho e intensidade. Este é o caso de uma pessoa sériamente doente ou motivada por cobiça ou egoísmo, ou, ainda, pode ser totalmente ampliado e radiantemente ativo no caso da pessoa estar vivendo saúde e espiritualidade.
Os místicos afirmam que no desenvolvimento espiritual, os chakras são como esferas de fogo, funcionando em perfeita união um com o outro e criando um efeito de grande beleza. Então, o grau do chakra em atividade, dependa da combinação do desenvolvimento emocional, mental e espiritual, bem como do físico em boa saúde. Em outras palavras, eles refletem a qualidade da vida individual como uma entidade holística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário