terça-feira, 23 de outubro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Banho de aroeira: conheça os benefícios e como fazer

Para que serve o banho de aroeira?




Que as plantas medicinais trazem vários benefícios à saúde, você já sabe. Mas você também poderia imaginar que elas podem trazer uma melhor energia para a sua alma? Como assim? Uma ciência chamada de fitoenergética acredita que, além de curar os males do corpo, as ervas medicinais podem ajudar também a restabelecer o equilíbrio da alma.

Se isso é verdade ou não, o fato é que muitas delas são utilizadas para este fim, como é o caso da aroeira. Aqui no blog, você já conheceu o uso desta poderosa plantinha em forma de chá, que pode ser utilizado para consumo oral quanto para uso tópico. Neste último caso, o banho de aroeira tem se tornado bastante popular quando o assunto é curar doenças, do corpo e da alma.

Isso porque, além de tratar doenças comuns que afetam o nosso organismo, o banho de aroeira também pode ajudar a aumentar a imunidade e afastar o desânimo. Será que é verdade? E, afinal, para que serve o banho de aroeira? Fique de olho nos próximos parágrafos e descubra os principais benefícios para a saúde…

Para que serve o banho de aroeira?


banho de aroeira é uma espécie de descarrego, que funciona tanto para combater problemas que prejudicam o corpo quanto a alma. Para fazer o banho, é necessário utilizar a aroeira mansa(ou aroeira vermelha, como também é conhecida), pois os demais tipos da erva podem causar efeitos colaterais indesejados, como urticárias, edemas e eritemas.
Dentre os principais benefícios do banho de aroeira, nós podemos citar o combate a males como leucorreia, ínguas, problemas ginecológicos e sífilis, inflamações e feridas.
Também se faz o banho com folhas de aroeira, com o intuito de proteção energética. Esta prática está na ritualística das religiões afro-brasileiras, onde a aroeira é uma planta consagrada a Ogum, uma erva do elemento fogo.
O banho de descarrego com aroeira ajuda as pessoas com problemas de imunidade e fortalece sua saúde, evitando que ela seja prejudicada por problemas da rotina.
O uso do sabonete de aroeira também pode ser usado quando o assunto é banho de aroeira. Ele é excelente para diversos problemas de pele, como acnes, cravos, espinhas, manchas, rugas, frieiras, e pequenas escoriações. O uso desse sabonete também é recomendado em casos de psoríase e inflamações.
Neste caso, o produto só não é recomendado para pessoas com a pele sensível e, ainda, para uso durante o dia, já que o efeito dos raios solares sobre a pele com o sabonete pode causar manchas. Por isso, opte sempre por tomar banho com o sabonete de aroeira apenas à noite.

Como fazer?


Você pode fazer o banho de aroeira de duas maneiras diferente. Veja:
  1. Com a casca: Ferva 25 gramas de casca em um litro de água. Em seguida, coe e despeje na ferida ou parte do corpo a ser tratada, tão quente quanto se aguentar, por 15 minutos. Estes banhos com a aroeira são usados em caso de afecções de pele e reumatismos.
  2. Com as folhas (para proteção energética): Macere um punhado de folhas verdes em água quente, com as mãos. Em seguida, despeje no corpo, após seu banho higiênico, do pescoço para baixo.

Dicas importantes para potencializar o seu banho de aroeira

  • Quando for tomar o banho de aroeira, o ideal é sempre lavar do pescoço para baixo e, ainda, nunca ingerir a infusão. Após uma semana, se não tiver utilizado todo o líquido, pode dispensá-lo e fazer um novo, pois os benefícios da planta perdem efeito após esse período.
  • O banho de descarrego com aroeira não é recomendado para crianças ou menores de 12 anos, porque pode interferir com seu estado de espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário