sexta-feira, 21 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE KAIZEN: TÉCNICA JAPONESA CONTRA PROCRASTINAÇÃO

TUDO SOBRE KAIZEN

Tudo sobre Kaizen: técnica japonesa contra procrastinação


Na cultura japonesa existe a prática de Kaizen, que se resume no “princípio do um minuto”. No coração deste método está a ideia de que uma pessoa deve praticar algo por um minuto, todos os dias, cumprindo assim um pouco de cada tarefa por dia com o objetivo de completa-la ao fim de um período.
Claramente, este método não deve apresentar nenhum problema para ninguém – mesmo a pessoa mais preguiçosa do mundo – em para realizar uma determinada tarefa por tão pouco tempo. Considerando que, com mais frequência, você não encontrará uma desculpa para não fazer algo quando for preciso.
Se está fazendo ginástica ou lendo um livro em uma língua estrangeira, neste caso, a tarefa não deve parecer algo desagradável que você deve deixar de lado, mas sim uma atividade que lhe traz alegria e satisfação. Ao dar um pequeno passo de cada vez, você seguirá o caminho da auto-perfeição e alcançará ótimos resultados.

FALTA DE CONFIANÇA

É importante superar a falta de confiança que você possa ter em suas próprias habilidades, além de se libertar desses sentimentos de culpa e desamparo. Você precisa experimentar uma sensação de vitória e sucesso para avançar com qualquer tarefa.
Quando você está inspirado por tais sentimentos, você gradualmente começará a aumentar a quantidade de tempo que você gasta fazendo a tarefa que você definiu – talvez no início seja apenas por cinco minutos mais, mas então em breve se transformará em meia hora, e depois ainda mais e mais.
Desta forma, o princípio de Kaizen permite que você veja o progresso que você está fazendo bem diante dos seus olhos.

A ORIGEM DO KAIZEN

Kaizen tem origem no Japão. A própria palavra contém duas raízes – ‘kai’ (mudança) e ‘zen’ (sabedoria). Foi inventado por Masaaki Imai, que acredita que esta filosofia pode ser aplicada e bem sucedida tant para o mundo dos negócios como para a própria vida pessoal.
À primeira vista, esta prática pode parecer duvidosa e ineficaz para as pessoas que cresceram na cultura ocidental, com ênfase na ideia de que os resultados podem ser alcançados apenas realizando grandes esforços.
Mas programas elaborados e desafiadores de auto-aperfeiçoamento que privam uma pessoa de enormes quantidades de energia simplesmente acabam por esgotá-la e não deixam resultados tangíveis, enquanto o Kaizen é algo que qualquer um pode tentar em praticamente qualquer esfera de sua vida gerenciamento.

Tudo o que você precisa fazer é entender o que você quer alcançar, e você já está pronto para começar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário